Compartilhe:

Receita de Ganache de chocolate

Aprenda a fazer a receita de Ganache de chocolate que você pode usar de diversas formas em várias receitas para coberturas, recheios e molhos e deixar seus bolos e as suas sobremesas ainda mais maravilhosas!

Publicado por: Cida Ramos

ganhache-de-chocolate-3-tipos-cobertura-recheio-trufas

A ganache de chocolate é um curinga na hora de fazer qualquer receita de bolo ou sobremesa ficar maravilhosa!Imagina um bolo de chocolate simples com uma cobertura de ganache fica muito melhor né? E uma sobremesa como um sorvete com bolo ai você joga uma cobertura de ganache por cima fica maravilhosa. Tudo fica mais gostoso, perfeito e irresistível se tiver esse ‘molho’ de chocolate por cima. Mas ela tem outras utilidades além de cobertura. Ela pode servir de recheio para bolos ou para trufas, ai você vai precisar fazer uma pequena alteração nas proporções da receita e vai dar tudo certo.

Então se você não conhece, nunca viu ou adora mas não sabe como fazer, vamos te dar a receita e as dicas para não errar na hora de fazer o seu ganache.

Dicas para fazer a ganache de chocolate

A primeira dica é escolher o chocolate, ele pode ser branco pode ser ao leite, meio amargo ou amargo. De acordo com a sua receita você vai escolher o chocolate que combine. Depois você vai picar o chocolate se ele já não vier cortadinho. Ai você vai derreter o chocolate em banho maria, sem deixar pingar nenhuma gota de água dentro do seu chocolate, porque se não vai empelotar, desandar tudo. A outra opção é usar o micro-ondas, mas também tem que tomar cuidado para não passar do ponto, para que a temperatura do microondas esteja correta. Ai para quem não tem experiência eu recomendo o banho maria.

O creme de leite tem que ser sem soro, de preferência o da lata, o da caixa fica estranho, não dá a cremosidade desejada, ele tem farinha na composição então prefira o da lata mas retire o soro. Para retirar o soro lave a lata fechada, coloque na geladeira. Depois de uns 15 minutos pegue a lata, vire de ponta cabeça, devagar…ai faça2  furinhos na lata, um de cada lado, escorra bem devagar o soro. Depois é só abrir a lata e usar na mistura com o chocolate.

Você pode também usar a Nata, vende no mercado e normalmente o pote é grande, ai você tem que medir a quantidade na hora se for usar a Nata. Tem gente que gosta de esquentar o creme de leite ou a Nata antes de colocar o chocolate, mas eu prefiro fazer do jeito tradicional, o que considero o jeito certo, você derrete o chocolate depois coloca o creme de leite ou nata.

Outra coisa que costumam fazer por ai, e eu não faço é colocar manteiga dentro da ganache. Isso eu faço quando vou fazer mousse de chocolate que não tem nada a ver com ganache, certo? E se você quiser ver a receita vou deixar o link ai em baixo.

 

Veja também:

Receita de Mousse de chocolate

 

Os tipos de ganache que você pode fazer e as suas proporções:

A ganache para um bombon não é a mesma coisa que uma ganache para um molho, para o bombom ela precisa ser mais solida e cremosa, já para o molho ele precisa ser mais liquida e suave. Para conseguir então o efeito desejado de acordo com o uso basta mudar a proporção do chocolate para o creme de leite ou nata.

A Ganache Clássica para coberturas:

ganhache-de-chocolate-classica-para-cobertura

Para fazer a ganache clássica, a proporção é 1 barra de chocolate para 1 lata de creme de leite ou nata. Isto é o mesmo peso de chocolate e creme de leite ou nata.  Isso cria um creme espesso, este tipo de ganache  é usada para recheios ou coberturas grossas de chocolate.

Ganache para Molhos:

ganhache-de-chocolate-para-molhos

Para fazer a ganache para molhos a proporção é de 1 barra de  chocolate para 2 latas de creme de leite ou nata. Isso cria um creme suave e liquido, perfeito para coberturas liquidas ou molhos para molhar outras coisas.

Ganache para recheios e trufas:

ganhache-de-chocolate-classica-para-trufas

Para fazer uma ganache para trufas, a proporção é de 2 barras de chocolate para 1 lata de creme de leite ou nata. Isso cria uma massa suave, ideal especialmente depois de arrefecida para coisas como trufas ou recheios de bombons.

ganhache-de-chocolate-classica-para-recheios

Essa mesma proporção serve para quando você quer uma ganache para rechear bolos ou tortas, nos quais você precise de um recheio mais firme e consistente.

Receita de Ganache de chocolate (receita clássica)

Ingredientes

1 lata de creme de leite (pode ser feito com nata ou creme de leite fresco).

1 barra de chocolate meio amargo

1 barra de chocolate ao leite

Modo de preparo no banho maria

Ganache-Chocolate-Banho-Maria

Foto via: Uol

Como falei lá em cima eu acho que a melhor maneira é derreter em banho maria. Coloque o chocolate em um pote refratário (que pode esquentar). Dentro de uma panela ou frigideira com água. No banho maria, basta tomar cuidado para não entrar água. Vai mexendo aos poucos até derreter o chocolate. Depois acrescente o creme de leite sem soro. Misture bem até ficar um creme liso e está pronto.

Mas se quiser fazer no microondas pode ser também.

Modo de preparo no microondas 

Em uma vasilha de vidro, coloque o chocolate em pedaços pequenos, depois coloque essa vasilha em um pote de plástico com um pouco de água (isso vai ajudar a não errar e queimar o seu ganache). Leve ao microondas por 30 segundos, retire só o pote de vidro com o chocolate, misture bem, leve novamente por mais 30 segundos, depois retire misture e verifique se já diluiu todo o chocolate, se não estiver repita por mais 30 segundos, até que o chocolate esteja derretido por completo. Se estiver todo derretido coloque o creme de leite, misture e se resultar em um creme brilhante e liso está pronto e é só reservar! Utilize totalmente frio.

 

 Veja também:

Receita de bombom de morango na travessa

 

Então é isso, com esse tutorial nunca mais você vai errar na sua ganache, vai poder fazer uma receita de acordo com o tipo da receita, para cobertura, recheios ou para rechear trufas. Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *