Compartilhe:

Receita de Mini Pudim de Caneca feito no micro-ondas

Se você gosta de pudim mas não quer fazer um inteiro, aprenda a fazer essa receita de mini pudim feito no microondas. Você pode assar na caneca ou em um ramekin, vai ter uma porção individual e poder matar aquela vontade de doce em apenas 3 minutinhos!

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-mini-pudim-de-caneca-de-micro-ondas

Tem muita gente que adora doce e o pudim é um dos preferidos dos brasileiros e brasileiras que como eu são fãs incondicionais do docinho mais popular aqui e acho que em muitos outros países. Desde o tempo da minha avó já existiam receitas desde a básica, o pudim de leite comum, as mais variadas possíveis. Com o tempo a receita ganhou um ingrediente extra, o leite condensado. Depois ele passou a ser feito também no micro-ondas e agora a moda é fazer também na caneca.

A receita é menor e assim uma pessoa só pode comer aquela porção menor sem ter que fazer uma forma grande e correr o risco de comer ele inteiro, rs. Claro que é muita tentação um inteiro na geladeira. Meu marido por exemplo adora! E diferente de mim não consegue se controlar ahaha 😛

Então se o seu caso é uma vontade de comer doce mas não quer fazer muito aqui vai a receita curtinha do doce que você pode fazer em uma caneca ou ramekin. Aquelas forminhas pequenas que são próprias para porções individuais.

A outra opção é fazer a receita completa de um pudim inteiro, guardar na geladeira sem assar e usar a quantidade de uma porção sempre que quiser fazer o pudim. Dá para ficar uns 3 dias na geladeira. Porque não pode ser mais tempo? Por causa dos ovos entendeu? Então é isso. Não dá para guardar por muito tempo mesmo, mas se você for receber visitas e quiser fazer a receita completa para depois colocar nas canecas ou ramekins, para adiantar o expediente pode fazer um ou dois dias antes e guardar na geladeira, na hora de fazer pode dar uma misturadinha ou bater de novo no liquidificador para dar aquele “up” e fazer o procedimento no micro-ondas.

 

Receita de Mini Pudim de Caneca feito no micro-ondas

receita-de-mini-pudim-de-caneca-de-micro-ondas-PTA

Ingredientes

1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água
1 ovo
½ xícara de leite
½ xícara de leite condensado
½ colher de essência de baunilha (tira o cheiro do ovo).

Modo de preparo:

Comece pela calda, misture o açúcar e a água no dentro da caneca ramekin, leve o micro-ondas por duas ou três vezes de 30 em 30 segundos até ficar dourado. Não coloque por um minuto direto para não correr o risco de queimar a calda e ficar amarga.

No liquidificador ou outro recipiente, bata o ovo, com o leite condensado e o leite comum. Depois de batido a mão ou no liquidificador, acrescente a essência de baunilha. Depois disso preencha a caneca até ao meio. Leve ao micro-ondas na potência máxima por 1 minuto, se ficar muito líquido coloque por mais 1 minuto ou de 30 em 30 segundos até dar o ponto mais grossinho. Depende de cada micro-ondas, no meu fica pronto em 3 minutos, mas eu faço de 1 em 1 minuto para não queimar.

Se quiser pode colocar em banho maria, basta colocar uma vasilha maior com água e colocar a caneca dentro, tapar com a tampa plástica que vai ao micro-ondas e fazer o mesmo processo acima.

A diferença é que o primeiro ficar mais seco, e mais grudento. Fazendo no banho maria ele ficar com aquela mesma consistência do feito no forno sabe? Vai do gosto.

Você não pode encher a caneca ou ramekin até a boca, tem que deixar até a metade se for assar no micro-ondas, porque se não ele transborda. Se for assar em um forno tradicional pode encher, mas asse em banho maria.

Dicas

Depois de tirar do microondas e o pudim estiver borbulhando é normal, pois ele ainda está “assando” deixe esfriar e desenforme.

Se não quiser fazer a calda com açúcar pode usar calda pronta que se usa no sorvete.

Para quem está de dieta, pode fazer com leite condensado light e com leite desnatado. A calda com adoçante de uso culinário ou açúcar light.

Se quiser fazer a receita completa para um pudim grande e depois fazer as porções individuais,para quem não sabe a receita: Coloque 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite,  3 ovos e 1 colher de sopa de baunilha. Para a calda de caramelo use 1 xícara de açúcar e a mesma medida de água.
Para assar o pudim em uma forma grande no micro-ondas você vai precisar fazer com mais ou menos 6 minutos. Eu faço de 1 em 1 minuto para não transbordar.

Espero que tenham gostado da receita, deixe seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *