Compartilhe:

Receita de Nhoque de mandioca: Nhoque da sorte

Aprenda a fazer essa receita simples e deliciosa de nhoque de mandioca que todos vão adorar!

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-nhoque-de-mandioca

Uma receita italiana das mais antigas e conhecida por nós como “inhoque” ou Nhoque, deriva do termo italiano “gnocci”. A receita tradicional é confeccionada à base de batata, farinha de trigo, mas essa é uma versão feita com a mandioca. Pode ser servido com molho bolonhesa, molho sugo ou molho branco, mas você pode personalizar o prato e usar qualquer molho que preferir.

Você conhece a origem da mandioca? Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer.

Veja também:

Receita de Bolo Baiano de Mandioca com coco
Receita de Bombocado de mandioca
Receita Torta salgada de mandioca
Receita de Rocambole de Mandioca

História da Mandioca

O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro. A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

Receita de Nhoque de  Mandioca

Ingredientes para a massa:

2 xícaras de chá de massa de mandioca cozida espremida
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 ovo
1 colher de sopa de margarina
4 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cheiro verde sal a gosto

Modo de preparo:

Em menos de meia hora de fervura, a mandioca fica molinha e pronta para servir de base para o nhoque. É que nessa receita a mandioca ocupa o lugar da batata. Daí, é espremer bem, até virar uma massa, e misturar os outros ingredientes. “Coloca agora a farinha de trigo e dá uma mexida aqui. Aí depois você coloca o ovo, a margarina e coloca o sal. Você pode cozinhar a mandioca com sal, mas, às vezes, fica um pouco sem sal. E se a massa ficar mole, você pode colocar um pouquinho mais de farinha de trigo. Agora, eu vou botar a mão na massa”. Em cima de uma superfície com farinha, enrole as tirinhas, corte em pedacinhos e coloque cozinhar em água quente.

Ingredientes para o molho:

1 pitada de orégano
1 cebola grande ralada
1 colher de sopa de óleo
4 tomates maduros, sem pele e sem sementes
1 tablete de caldo de galinha esfarelado
1 colher de massa de tomate
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de cheiro verde.

(Obs.: Pode ser feito com o molho da sua preferência, de carne moída, de frango etc.) Refogue todos os ingredientes e deixe tudo cozinhar até quase desmanchar. Depois é só arrumar na travessa. Coloca o nhoque, joga o molho por cima, polvilha com queijo ralado e está pronto para ir ao forno para gratinar ou se preferir pode comer sem levar ao forno.

Fonte: Casinhadamãe

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *