Compartilhe:

Receita de panetone caseiro

Receita de panetone caseiro tradicional com frutas cristalizadas.

Publicado por: Cida Ramos

receita de panetone caseiro

Massa leve envolta de frutas cristalizadas ou gotas deliciosas de chocolate que deixa o ambiente com o aroma inconfundível de flores cítricas de laranjeira. Sim minha gente! Adoro panetone e fora minha descrição de gordo feliz ao abrir uma embalagem do famoso pão doce natalino, nos damos conta que o final de ano está chegando quando vemos os supermercados e padarias apinhados de panetones de diversos tipos.

Cada um tem uma preferência quando o assunto é panetone, pois versões diferentes do mesmo não faltam por aí. Mas de acordo com historiadores a receita de panetone teria surgido quando um nobre milanês do século XV, apaixonado por uma plebeia de nome Adalgisa teria criado o pão doce com frutas cristalizadas para o pai da moça, padeiro, levantar dinheiro para o casamento e assim ter as benções dos familiares do noivo, que não aceitavam o tal casório.

Relembrando isso, fucei por ai para tentar achar uma receita de panetone que fosse o mais tradicional e original possível, onde encontrei uma versão do padeiro Felipe Benjamim Abrahão. A massa fica bem leve e o sabor é muito bom. E para quem quiser de aventurar a fazer em casa, segue a receita de panetone caseiro tradicional.

Receita de panetone caseiro

Ingredientes

– 500g de farinha de trigo
– 40g de fermento biológico
– 100g de manteiga
– 35g de leite em pó
– 35g de mel
– Essência de laranja a gosto
– 100g de açúcar
– 5 gemas
– 5 g de sal
– 400g de frutas cristalizadas
– 300g de uvas passas
– 1 copo de água

Modo de preparo

Receita de panetone caseiro

1- Misture o fermento biológico, 100 gramas de farinha de trigo e um pouco de água morna (3 colheres de sopa). A essa mistura dá-se o nome de esponja. Deixe-a descansar e crescer por cerca de 20 minutos em local seco e coberto por um filme plástico.

2- Despeje a farinha em uma superfície lisa e limpa, e abra um buraco no centro. Acrescente os ingredientes um a um. Primeiro a esponja, depois a manteiga e o leite em pó. Em seguida o mel, o açúcar e as gemas. Por último, o sal e algumas gotinhas de essência de laranja.

3-  Vá misturando com as mãos e incorporando os ingredientes. Mexa a massa e acrescente pequenas quantidades de água, aos poucos, para ajudar a dar o ponto.

4- A massa deve ficar lisa e macia, ao ponto de véu como se diz. Puxe a massa e veja se ela estica com facilidade, esse é ponto.

5- Com a superfície já limpa, unte com um pouco de óleo (as mãos também), abra a massa e despeje as frutas cristalizadas. Vá enrolando e envolvendo até formar uma bola.

6- Divida a massa em três, coloque em formas de papel e deixe crescer por 50 minutos até que dobre de tamanho. Corte a massa levemente em cima em forma de cruz, e leve ao forno por 40 ou 50 minutos a 180C.

A receita rende 3 panetones. Quem não gosta de frutas cristalizadas pode usar pedacinho de chocolate, fica uma delícia!

Fotos: Ig

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *