Compartilhe:

Receita de Pão de torresmo Mineiro

Aprenda a fazer essa receita deliciosa de Pão de Torresmo Mineiro. Um pão especial para receber os amigos, para qualquer tipo de festa ou lanche.

Publicado por: Cida Ramos

Foto: sosimplesassim.com.br

O pão com torresmo é uma iguaria muito comum na minha terra natal, Minas Gerais. E a minha mãe como uma boa mineira sempre fazia esse pão para o deleite da família que adora uma coisa gordinha. Com o tempo a gente passou a fazer o pão apenas em ocasiões especiais como festas de aniversário ou Natal e Ano Novo, por exemplo. Que é quando a gente costuma esquecer as dietas e pensar apenas em comer comer!

Essa semana uma amiga leitora aqui do site, a Denise. Me perguntou se eu tinha uma receita de pão de torresmo e é claro que eu lembrei dessa receita secreta de família e resolvi compartilhar. E são tantas receitas como esta que eu ainda não tinha colocado essa preciosidade aqui. Tanto que nem tinha uma foto minha ai coloquei uma foto que encontrei em outro site, mas em breve, para o Natal pretendo fazer para nós aqui e vou fazer uma bela foto para colocar aqui para vocês. Mas hoje vai no improviso mesmo.

Uma das partes mais importantes dessa receita é escolher uma boa barriga de porco, daquelas com carne. O outro detalhe é o ponto da massa para o pão ficar com uma boa massa, macia e fofa. Então capriche nas etapas do preparo porque vale muito a pena.

 

Veja também:

Receita de Rocambole trançado de calabresa

Pão enroladinho de presunto e queijo – Pão segura marido

 

Receita de Pão de Torresmo Mineiro

Ingredientes para Massa

500g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento fresco para pão (ou duas colheres de sopa de fermento granulado)
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) sal
1 colher (sopa) de açúcar
3 ovos
2 xícaras de chá de leite
1 xícara ( chá ) de gordura  retirada do torresmo
1 gema para pincelar

Ingredientes Para recheio

500 gramas de barriga de porco com carne.
1 xícara de óleo
1 colher de sobremesa de sal ou tempero pronto
100g de queijo ralado

Modo de preparo do recheio de torresmo – Você pode ver o passo a passo aqui

barriga-porco-para-torresmo

Compre a barriga de com traços de carne. Os torresmos ficam mais saborosos. Retire a pele pique com tiras ou cubos frite em óleo quente. Escorra e coloque sobre papel toalha. Vai reduzir para mais ou menos 200 gramas. Deixe esfriar. Reserve

Depois de frio, em um recipiente, coloque o torresmo, o queijo ralado e o tempero pronto ou orégano ou manjericão. Misture e reserve.

Dicas:

Quem gosta dos pães mais recheados pode adicionar maior quantidade de torresmo e até esfarelar um pouco, molhar a superfície dos pães e polvilhar sobre a casca imediatamente antes de enfornar.

Quando a gente faz torresmo com a pele, aquele para comer a pururuca, a gente deixa esfriar, leva à geladeira por meia hora depois frita novamente em óleo bem quente, para ele “pururucar”, mas para fazer o pão com torresmo não precisa, porque você já retirou a pele entendeu?

Você pode substituir o torresmo por bacon e se quiser pode acrescentar linguiça calabresa.

Modo de preparo da massa do pão

Em um recipiente, esfarele o fermento junte o açúcar, misture e junte o leite morno, misture até obter um líquido. E reserve.
Em uma bacia coloque a farinha (reserve um pouco para ver o ponto), acrescente o tempero pronto ou o sal, a margarina, o ovo levemente batido e o fermento reservado.
Misture para se agregarem (neste momento, se necessário, utilize a farinha reservada).
Sove sobre superfície enfarinhada.

Dica do ponto da massa

O ponto correto da massa é que desgrude da mão com uma certa dificuldade, não pode ser uma massa muito seca, que desgruda fácil porque vai ficar dura, um pão muito denso e seco. Então atente para o ponto correto, ela não fica grudenta como o pão doce, mas não pode ser desgrudando fácil entendeu?

Deixe descansar por 10 a 15 minutos.
Depois de disso abra a massa com auxílio do rolo.
Empregue o recheio,(reserve um pouco para salpicar por cima do pão). espalhe o torresmo por toda a superfície e dobre a massa 4 vezes. Abra novamente em forma de retângulo e corte em tiras de acordo com o tamanho e o número de pães que deseja fazer: 2 ou 3. Eu prefiro fazer apenas 2 para que o pão fique alto, bonito e caprichado.
Enrole as tiras como canudos torça e junte as pontas para fazer uma rosca redonda. Faça picotes sobre ele com auxílio de uma tesoura.
Pincele com a gema salpique alguns torremos esfarelados misturado com o queijo ralado . Deixe descansar por mais ou menos 30 a 40 minutos até dobrar de volume.
Leve ao forno preaquecido 150°C por 20 minutos e a seguir aumente para 200°C por 10 mais minutos para finalizar.

Outras maneiras de montar o pão

E depois é só saborear com uma boa cerveja, vinho ou a bebida que você quiser. Especial para festas de Natal, Ano Novo, aniversário, ótimo para qualquer tipo de festa, mas também serve para um lanche especial ou um chá de aniversário, por exemplo.

 

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *