Compartilhe:

Receita de Risoto de tomate seco e rúcula

Aprenda a fazer essa receita simples e deliciosa de risoto de tomate seco rúcula que vai impressionar pelo sabor incrível. Ideal para um jantar leve e romântico!

Publicado por: Cida Ramos

risoto-de-tomate-seco-com-rucula

Hoje vamos mostrar como fazer um risoto de tomate seco com rúcula, ideal para um jantar romântico, leve e com sabor maravilhoso! Simples e fácil de fazer ele leva apenas 4 ingredientes principais, e um toque de vinho branco seco para realçar o sabor e dar mais sofisticação ao prato.

Com essa receita você pode fazer um jantar romântico, um jantar para amigos, para receber em festas e causar boa impressão sem fazer muito esforço. O prato é sofisticado por si só e não se engane pela simplicidade porque ele agrega muito sabor. Se quiser pode acrescentar outros ingredientes como camarão ou fazer uma carne para acompanhar, mas nem precisa mais do que ele para ter uma refeição especial e completa! 🙂

Risoto de tomate seco e rúcula

Ingredientes

  • 2 copos de arroz arbóreo (arroz para risoto, encontra nos mercados)
  • 1 maço de rúcula
  • 250g de tomate seco
  • 3 dentes de alho picados
  • Azeite a vontade
  • 2 caldos de galinha e/ou carne dissolvidos em meio litro de água (eu uso caldo caseiro que reservo de outros preparos e congelo)
  • 250 g de queijo parmesão ralado (ralo na hora o queijo em pedaço)
  • 1 copo de vinho branco seco (não serve vinho suave, demi sec, apenas o seco)
  • Sal à gosto

Modo de preparo

– Primeiro coloque a água para ferver junto com o caldo de galinha, deixe  fervendo em fogo bem baixinho até dissolver o caldo.

– Em um panela frite o alho no azeite, deixe fritar até dourar (cuidado para não queimar o alho), quando dourar levemente acrescente o vinho e o arroz. Mexa para evaporar o álcool e secar um pouco o vinho, acrescente o tomate seco e uma concha do caldo, mexa e deixe cozinhar.

– Quando estiver secando, acrescente outra concha, repita operação algumas vezes, e mexa de vez em quando para não grudar.

– Quando verificar que o arroz está al dente,(+/- 15 minutos) desligue o fogo, tempere com sal e coloque toda a rúcula picada e mexa bem.
Procure deixar bem molhado nesse final e só então acrescente o queijo ralado, misture bem e complete com mais 2 colheres de azeite.

Sirva como prato principal ou acompanhamento.

Dica: Se quiser pode acrescentar ervas finas, páprica picante, açafrão ou cúrcuma para temperar. Pode se desejar acrescentar também camarões salteados no alho.

Veja também:

Receita de Funghi Secchi

risoto-funghi2812

Receita de Risoto de Camarão

risoto-de-camarao

 

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *