Compartilhe:

Receita de sardinha na panela de pressão

Aprenda a fazer essa receita de sardinha na panela de pressão que pode ser usada em várias receitas deliciosas. Além de gostosa a sardinha é rica em Omega-3, faz bem para o coração e ajuda a controlar a glicemia entre outros benefícios.

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-sardinha-na-panela-de-pressao-portaltudoaqui

Hoje vamos dar uma receita deliciosa de sardinha feita na panela de pressão que pode ser usada como entrada (couvert), inteira ou em pastinhas e também em várias receitas deliciosas! Além de gostosa a sardinha é rica em Omega-3, faz bem para o coração e ajuda a controlar a glicemia entre outros benefícios.

Benefícios Nutricionais da Sardinha

Ela foi eleita um dos alimentos mais saudáveis do mundo no livro “Os 150 Alimentos mais Saudáveis do Planeta”, do psicólogo norte-americano e doutor em nutrição, Jonny Bowden, por sua grande quantidade de minerais como selênio, ferro e magnésio, indispensáveis ao bom funcionamento do corpo.

Além disso, a sardinha possui também pelo seu alto teor proteína e de gordura saudável, muito importante para a saúde do coração e para o bom funcionamento cerebral. Elá é rica em Omega-3 ácidos gordos encontra-se em grande quantidade na mesma. É uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como: Cálcio, Potássio, Fósforo, Magnésio, Ferro, sódio e Selênio. Além das Vitamina A, Vitaminas do Complexos B e Vitamina D.

Benefícios da Sardinha Para o Coração e controle da glicemia

As propriedades da sardinha as tornam capaz de ajudar o organismo a eliminar mercúrio, além de auxiliar no combate ao câncer e contribuir para a redução da pressão arterial. Graças aos seus ácidos graxos benéficos, a sardinha é uma grande aliada para quem luta contra o colesterol alto.

Elas são ricas em ácidos graxos ômega-3. EPA e DHA são o tipo de ácidos graxos presentes na Sardinha que promovem a saúde cardiovascular. Elas ajudam na diminuição do nível de colesterol mau e de triglicéridos no corpo. A coenzima Q10 é um antioxidante presente na Sardinha que também ajuda a restringir os depósitos de colesterol nas artérias. A vitamina B12 ajuda na manutenção do nível de homocisteína e Com o Aumento de homocisteína podem danifica as artérias causando a aterosclerose.

 

Veja também

Como escolher o peixe na hora da compra e a melhor forma de consumir

Na hora da compra o primeiro passo é verificar se as brânquias (camadas ao lado da cabeça do peixe) ainda estão vermelhas e se os olhos estão brilhantes – olhos “foscos” indicam que o alimento não está fresco. Além disso, analise o odor: a sardinha não deve ter odor rançoso, o que indica que está em processo de decomposição.

Para manter suas propriedades, especialmente o ômega-3, mais sensível às altas temperaturas, não é recomendável fritar o peixe. Ele pode ser consumido assado ou cozinho, como acompanhamento das refeições, sanduíches, sopas ou refogados.

Fontes de pesquisa: vix.com / saudedica.com.br

Receita de sardinha na panela de pressão

A Sardinha fornece 200 calorias para cada 100 gramas de seu consumo.

Ingredientes

  • 1 kg de sardinha congelada ou fresca;
  • 2 tomates grandes sem sementes;
  • 1 cebola grande em rodelas;
  • 1 pimentão em rodelas de preferência vermelho;
  • 1 pitada de cominho;
  • 1 pitada de pimenta-do-reino;
  • 1 colher de sopa de colorau em pó, urucum (opcional);
  • 150 ml de água;
  • 1 xícara de chá de vinagre de maçã ou suco de um limão;
  • 1 xícara de chá azeite;
  • 1 embalagem de molho de tomate de 300g;
  • 1 xícara de chá de shoyo (opcional);
  • 1 Pimenta dedo de moça (pequena e picadinha sem sementes);
  • Coentro ou salsinha a gosto;
  • Sal a gosto;

Modo de preparo

Se comprar congelado procure comprar limpa, ou se for comprar no mercado de peixe pode comprar já limpas também. Se as suas estiverem inteiras, limpe as sardinhas retirando as vísceras, as escamas, a cabeça e arrume na panela de pressão, reserve.

Você pode preparar de duas maneiras, picando os tomates, cebola e pimentão em rodelas ou batendo no liquidificador se não quiser que fique com pedaços. Ai você coloca o azeite, o vinagre, a água, o tomate, o pimentão, a cebola, o coentro ou salsinha, o cominho, a pimenta-do-reino, molho de tomate e o sal, e tudo mais e bata por 2 minutos. Faço isso quando não quero que fiquem aquelas “pelinhas” de tomate e pimentões, além dos pedaços da cebola. Principalmente quando vou usar em algum almoço ou jantar com visitas que não gostam de ver os temperos, melhor manter o mistério rsrs

Mas se preferir não precisa bater, é só colocar tudo junto e…

Coloque o molho na sardinha reservada, leve ao fogo por 20 a 30 minutos após pegar pressão. O tempo depende do tipo de panela, se for de aço cozinha mais rápido. Sirva quente ou frio.

Dicas:
Pode usar em entrada a sardinha em pedaços servida com pão, pode bater e fazer pastinhas, colocar nas receitas do dia a dia, como torta italiana, comer como “mistura” na hora das refeições, fazer com macarrão enfim, usar a sua criatividade à vontade!

Se quiser um molho com mais tomate sem usar molho de tomate pronto, use 8 tomates médios em rodelas (para cada sardinha grande coloca-se 1 tomate se a sardinha for média 2 sardinhas para 1 tomate) Como você pode ver na foto abaixo cedida pela nossa leitora Evenir, mineirinha prendada como eu 🙂 , que conheci através daqui do nosso site e que se tornou uma amiga muito querida. 🙂

sardinha-na-panela-de-pressao
Foto via Nossa leitora: Evenir 

receita-de-sardinha-na-panela-de-pressao-com-molho-de-tomate

Macarrão com Sardinha

macarrao-com-sardinha

Foto via Nossa leitora: Evenir

Aqui você pode ver outra foto da nossa leitora e amiga Evenir de macarrão integral com as sardinhas feitas na panela de pressão 🙂

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você