Compartilhe:

Receita de Suflê de brócolis “Masterchef”

Aprenda a fazer uma receita deliciosa de suflê de brócolis além de ficas para não errar na receita e o seu suflê ficar perfeito!

Publicado por: Cida Ramos

eatingwell.com e justapinch
eatingwell.com e justapinch

A versão brasileira do programa de culinária Masterchef tem feito muito sucesso por aqui. Mas hora ou outra (#quase sempre) nos deparamos com alguns erros culinários básicos dos participantes, e na semana passada foi a vez de um deles dar adeus ao reality, em uma tentativa frustada de fazer um suflê.

Receita de suflê, seja do sabor que for, não é uma tarefa das mais fáceis até para as pessoas que já dão sabem o que fazer na cozinha.  Existem alguns truques que apesar de simples fazem toda diferença na hora de preparar o suflê.

Separamos uma receita deliciosa de suflê de brócolis inspirado na tentativa do “quase suflê” do eliminado do MasterChef. A receita é simples, porém é importante ter atenção no preparo para o bendito não baixar no meio do caminho ou ficar mole demais. Separe os ingredientes e mão na massa!

Receita de suflê espinafre

Ingredientes

– 350 gramas de brócolis

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de creme de leite

– 6 claras

– 3 gemas

– 1 ½ xícaras de chá de leite

– 1 colher café de raspas de limão (é pouquinho mesmo)

– 1 colher de café de sal. (aquela bem pequenininha)

– 1 dente de alho ralado

– Azeite para untar as formas

– Queijo ralado para polvilhar

Modo de preparo

– Coloque o brócolis para cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Corte em pedacinhos e reserve.

– Adicione em uma panela a farinha e o leite mexendo bem até ferver. Reduza o fogo e adicione o creme de leite, as raspinhas de limão, o sal, as gemas e o alho.

– Cozinhe até engrossar a mistura, mexendo sempre para grudar o fundo da panela. Esse processo é bem rápido e deve demorar no máximo uns 2 minutos.

– Despeje tudo em um recipiente e adicione o brócolis picadinho. Reserve e deixe esfriar a mistura.

– Agora é hora de bater as claras(Veja as dicas abaixo para bater as claras). Queremos que ela fique bem firme e sem reserva de água no fundo, assim a mistura vai ficar bem aerada para que a massa cresça fofinha quando estiver assando.

– Incorpore delicadamente as claras batidas na massa. Faça isso com movimentos leves de baixo para cima em círculos, não misture como uma massa comum porque as bolhas de ar contidas nas claras vão se perder e ai o seu suflê não vai decolar.

– Coloque a massa em um refratário untado com azeite. Polvilhe com um pouco de queijo o suflê.

Dica:  Além de ficar uma delícia, o queijo vai fazer uma crosta em cima do suflê evitando que a água evapore rápido demais, o que faz ele murchar no forno.

– Leve para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que o suflê fique douradinho.

Dica: As forminhas fazem diferença para assar o suflê. Prefira os potinhos fundos e de cerâmica lisa, que são ideais para esse tipo de receita.

– Retire do forno e sirva em seguida.

Dica para bater as claras

A função das claras batidas é fazer a massa ficar fofinha e aerada, é isso que dá a consistência e suporte para a massa crescer. Já percebeu que a mistura não leva fermento? Pois é, quem vai fazer esse papel são as claras.

–  Na hora de bater as claras (que deve ser por último, para não ficar dando água no fundo), lave bem as palhetas da batedeira e o recipiente, pois se tiver alguma sujeirinha, resíduo de água ou gema, as claras não vão ficar em neve como deveria.

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

# #

Recomendado para você

Comentários

2 Respostas para “Receita de Suflê de brócolis “Masterchef”

  1. Neli Lyra disse:

    O refratário usado em forno pré-aquecido não vai provocar “choque térmico”?!
    Pergunto porque aconteceu aqui em casa… Agora minha mãe está com medo de fazer qualquer receita que recomende esse procedimento… O pior é que várias receitas – apetitosas como essa -, recomendam que se faça isto!!! :'(

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Neli Lyra, Que estranho…Eu sempre fiz várias receitas com formas refratárias de todos os tipos. E nunca tive problema com o forno pré-aquecido. Até porque a maioria das receitas tem que ser executadas assim. Não sei o que pode ter causado os problemas que a sua mãe teve. Pode ser o forno quente demais e algo gelado demais na forma. Se descobrir me fala aqui para deixar a dica para as pessoas. Tudo o que eu sei é o que eu falei e que não pode retirar e colocar em uma superfície fria…lamento não poder ajudá-la. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *