Compartilhe:

Receita e Agnoline ou Cappeletti ao molho bolonhesa

Se você gosta de comida italiana deve conhecer o Agnoline ou Cappeletti, como costumam ser chamados por aqui. É uma massinha, com recheio dentro servida com molho. A receita de hoje é com recheio de carne e com molho de carne, o Agnoline ao molho à bolhonhesa. Experimente!

Publicado por: Cida Ramos

Receita e Agnoline ou Capeletti ao molho bolonhesa

Uma das maneiras mais tradicionais de se fazer um Agonline ou Cappeletti,  é fazendo a massa, o recheio e o molho. Tudo de modo caseiro, com carinho, sem pressa tomando um bom vinho como costuma ser feito aqui na família do meu marido.

Mas no dia-a-dia nem todos podem fazer o mesmo, por isso vou dar hoje a receita apenas do molho. Ai,  basta comprar o Agnoline no mercado, onde tem várias marcas que você deve encontrar ai perto da sua casa, e fazer o meu molho especial que vai ficar uma delícia também.

Antes de me casar, eu comprava no mercado, e fazia exatamente esse molho para acompanhar o que vem com recheio de carne. Mas hoje em dia, eu  tenho a sorte de morar em uma cidade que vende a massa que a minha sogrinha ajuda a fazer todos os dias.

É que aqui tem uma fabrica pequena e artesanal, e ela trabalha lá com mais duas outras amigas. Ai eu posso comprar diretamente nessa fabrica, ou comprar no mercado que revende a massa pelo mesmo preço. E de todas as formas eu como o Agnoline caseiro sempre.

O recheio que você vai encontrar ai na sua cidade deve ser de frango, de carne,  ou  de ricota que são os mais comuns. Mas em outra matéria futuramente eu vou mostrar como fazer a massa em casa, e se você quiser fazer  vai poder fazer o recheios variados e à gosto. De ricota com nozes e tomate seco, por exemplo entre outros que vamos falar depois.

 

Veja também:

Receita de Sopa de Agnoline ou Cappeletti in Brodo 

 

Sobre o Agnoline e o Cappeletti

Aqui no Brasil o Agnoline também é conhecido como Capeletti, mas na Itália o Angoline não é o mesmo que Cappeletti. Pesquisando descobri um site chamado oriundi.net, um pouco da história dessas massas deliciosas que tanto adoramos.

Agnolini ou Anolitti

Diz a história que o Agnolini também conhecido como Agnolitti, surgiu em Piemonte- norte da Italia, no século XIV.Tem seu nome derivado do termo  Anolot, que era um pequeno aro de metal que era utilizado para dar a forma circular a um tipo de massa recheada. Essa massa era de forma circular   e dobrada sobre seu recheio lembrando um pequeno pastel.

O Cappelletti ou Tortelli

Tem esse nome por lembrarem um pequeno chapéu. São derivados dos Raviolli, (massas recheadas na forma de um quadrado).

Quanto ao recheio em ambos os tipos de massas podemos ter desde carne, frango, peixe, legumes, ricota ou ainda várias misturas entre  si. Assim como também  conforme a região da Italia podem ser servidos in Zuppa ou asciutta. Igualmente em outras regiões da Italia esses dois tipos de massas tem outros nomes dialetais, mas o importante é  independente do nome  são massas muito saborosas e apreciadas aqui e em todo mundo.

Receita de Agnoline ou Capeletti com Molho Bolonhesa

Receita e Agnoline ou Capeletti ao molho bolonhesa-portaltudoaqui

Ingredientes

Massa

500 g  Capeletti carne (ou o que você preferir)

Água para o cozimento
Molho

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de manteiga

500 g Carne moída

1 Cebola picada

4 Dentes de alho (picado)

1 Sachê molho de tomate (eu uso Heinz de manjericão)

1 Sachê de água (uso o sache do molho para medir)

1 Colher (café) páprica picante (aquele coloral com pimenta)

folhas de manjericão

Sal a gosto (eu uso Arisco tempero completo com pimenta)

1 taça pequena de vinho tinto seco (se não tiver pode usar o branco seco mesmo, mas a carne combina mais com vinho tinto.

Queijo ralado para salpicar (eu prefiro parmesão)

Modo de preparo

Massa
Cozinhe o Agnoline ou Capeletti em água e uma pitada de sal, até ficar al dente
Escorra e reserve.

Molho

Refogue a cebola e o alho no azeite. Eu deixo a cebola dourar bem, até queimar as pontinhas, depois coloco o alho,e deixo dourar um pouco.

Adicione a carne moída, e deixe ela fritar, mexendo sempre.

Acrescente o molho, a páprica com a água e deixe ferver por mais ou menos 20 minutos, se precisar coloque mais água.

Quando estiver praticamente pronto adicione o cheiro o manjericão, o vinho e teste o sal, não precisa ferver muito, mais um minuto e está pronto.

Monte os pratos e regue o molho por cima com um pouco azeite extra virgem e salpique queijo ralado.

 

Dicas:

Se quiser fazer como uma sopa, basta colocar mais água no molho de carne moída e acrescentar alguns legumes de sua preferência (cozidos) antes de colocar a massa para cozinhar nessa mistura.

Para acompanhar pode ser um bom vinho tinto seco ou demi sec. O vinho tinto combina mais com a carne vermelha.

Bom apetite!

 

Veja também:

Receita de Sopa de Agnoline ou Cappeletti in Brodo 

sopa-de-capeletti-ou-anholine2944

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *