Por: Cida Ramos em: 2 de janeiro de 2014

Receitas com sobras do Natal e Festas

Veja nesta matéria várias receitas deliciosas feitas com sobras do Natal e Festas

receitas-com-sobras-de-natal2

Para celebrar o Natal as donas de casa costumam fazer ceias completas, com diversas opções para toda família. Algum mandam fazer para facilitar a vida pela falta de tempo, o fato é que sempre sobra alguma coisa e as vezes muitas coisas depois de uma ceia de Natal tão farta.

Se você não sabe o que fazer com o que sobrou do Natal, e a sua geladeira está entulhada de coisas pela metade, veja algumas dicas que temos pra você fazer delícias e evitar o desperdício de comidas tão especiais.

 

 

Vamos às receitas feitas com sobras de Natal:

 

Salpicão com sobras do peru

salpicao

Ingredientes:

5 xícaras (chá) de peru assado e desfiado
3 batatas médias cozidas e picadas
1 cebola média picada
1 ½ xícara (chá) de bacon cortado em cubos e frito
100 g de queijo tipo prato cortado em tiras
½ xícara (chá) de azeitona preta picada
½ xícara (chá) de ervilhas
½ xícara (chá) de salsinha picada
½ xícara (chá) de maionese
1/2 xícara(s) (chá) de uva passa
2 xícara(s) (chá) de batata palha
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:

Misture bem em uma tigela o peru, a batata, a cebola, o bacon, o queijo, a azeitona, a salsinha, a maionese, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe no refrigerador até o momento de servir. Rendimento: 8 porções

Escondidinho de peru

escondidinho-de-peru

Ingredientes:

4 mandioquinhas
3 batatas
½ xícara de leite
1 colher de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
½ kg de sobras de peru assado
1 colher sopa de parmesão
1 dente de alho espremido
1 cebola picada
1 erva doce fresca fatiada
1 colher de chá de semente de erva doce

Modo de Preparo:

Cozinhe a mandioquinha e a batata, esprema e faça um purê com a manteiga e o leite. Tempere com sal e pimenta e reserve. Refogue a erva doce, cebola e alho no azeite. Coloque a semente de erva doce e as sobras do peru desfiado. Num refratário, alterne uma camada de purê com o refogado de peru, cubra com o purê restante, polvilhe parmesão e leve ao forno para gratinar. Rendimento: 6 a 8 porções

 

Macarrão Gravatinha feito com sobras de Tender ou Perú

natal_sobras_gravata_molho_tender-perú

Ingredientes
1 embalagem de gravata sal a gosto
500g de tender, assado e em lascas
500ml de creme de leite fresco
200g de requeijão cremoso sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão ao dente refogue as lascas de Tender com temperos sugeridos ou a gosto acrescente os demais ingredientes despeje sobre o macarrão salpique queijo ralado

Farofa feita com sobras do Natal

farofa com sobras do Natal

Farofa de Biscoito com Ervas e Abacaxi com Uva Passa

Ingredientes:

½ embalagem de biscoito manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, picados ervas variadas a gosto, picadas (alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco, tomilho, entre outras)
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de açúcar
200g de abacaxi, em cubinhos
100g de uvas passas, brancas

Modo de Preparo

Prepare o molho cremoso com tender. Numa panela média, aqueça o creme de leite, acrescente o requeijão cremoso, mexa bem e deixe ferver. Junte as lascas de tender. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve. Prepare a farofa de biscoito com abacaxi e uva passa. Leve ao processador o biscoito manteiga e bata até obter uma farofa. Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, junte a farofa de biscoito e as ervas e deixe no fogo por mais 3 minutos, retire do fogo e reserve. Numa frigideira pequena, aqueça a manteiga ou margarina, junte os cubinhos de abacaxi, polvilhe o açúcar e deixe grelhar. Retire do fogo, acrescente as uvas passas e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o gravata basilar. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 11 a 13 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acrescente o molho cremoso com tender e envolva tudo com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima o abacaxi com as uvas passas, polvilhe a farofa de biscoito com ervas e sirva a seguir.

Empada com sobras do Perú ou Chester

empadão com sobras de peru ou chester

Receita de empada

Ingredientes:

2 folhas de massa folhada fresca restos de peru desfiado (ou frango, ou qualquer outra carne)
1 lata de milho doce
1 lata de cogumelos queijo ralado
1 embalagem de molho bechamel pronto (ou feito em casa)
1 chávena (xícara) de ervilhas congeladas 1 chávena de cenouras baby congeladas
1 ovo sal, pimenta e noz moscada

Modo de Preparo:

Numa forma redonda de mola coloque uma das folhas de massa congelada de modo a cobrir todo o fundo e paredes da forma. Numa taça misture o queijo ralado, as ervilhas e cenouras congeladas, os cogumelos e o milho escorrido e a carne desfiada. Junte o bechamel, rectifique de temperos e coloque sobre a massa folhada presionando bem. Coloque por cima a outra folha de massa folhada usando um pouco de clara de ovo para unir as duas folhas de massa. Feche a empada unindo das duas bordas da massa formando um rolinho. No centro da massa faça um buraquinho para deixar sair o vapor durante a cozedura no forno. Pincele a empada com gema de ovo e leve a forno bem quente durante 40 minutos ou até a massa estar cozinhada. Sirva com uma salada verde!

Receita com sobras do Perú ou Chester -Tiras e Perú com molho de Yogurte

receita tira de perú com yogurte
Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes de peru grandes
1 iogurte natural
50 ml de leite magro
1/2 sopa de cebola

Modo de Preparo:
Corte os bifinhos de peru em tirinhas e coloque-os num pirex ou assadeira que possa ir ao forno. Misture a sopa de cebola aos bifinhos envolvendo bem. Misture depois o iogurte com o leite e deite sobre a carne. Leve a forno moderado (180ºC) durante 20 minutos ou até a carne estar cozinhada. Sirva com arroz branco e brócoles cozido ao vapor.

Bife de perú recheado

receita com sobra de perú ou chester

A carne de peru tem, para mim, a particularidade de ser bastante versátil. Desta vez, fiz uns bifinhos recheados, e estufados que ficaram muito saborosos e que são uma altenativa ao afamado “Cordon Bleu” que apesar de ser muito bom, tem o inconveniente (para a saúde!) de ser frito.

Ingredientes:
Bifes de peru finos,grandes e inteiros
mozarela fresca em bola
espinagres congelados sal e pimenta sumo de limão azeite cogumelos frescos ou de lata Leite

Modo de Preparo:
Começe por bater ligueiramente os bifes de modo a ficarem bem espalmados, e tempere-os de sal, pimenta e sumo de limão. Entretanto coza os espinafres em água temperada com sal. Assim que estiverem cozidos, escorra e esprema-os bem. Reserve. Escorra bem os bifes de peru e retire o excesso de líquido sobre papel absorvente. Sobre cada metade de bife de peru coloque os espinafres bem escorridos e por cima destes fatias de queijo mozarela. Dobre a outra parte da carne sobre o recheio e feche com palitos. Leve ao lume uma frigideira e coloque-lhe um fio de azeite, apenas o suficiente para dourar a carne de ambos os lados. Junte depois os cogumelos laminados e 1 dl de leite, rectifique de sal e pimenta e deixe estufar em lume brando, tapado, durante 15 minutos. Sirva com uma salada e arroz branco ou esparguete.

Bifinhos de Perú com Bacon e vinho branco

Ingredientes para 2 pessoas: 2 bifes de peru grandes e finos cortados em quartos 1 colher de chá de azeite 75 gr de cubinhos de bacon 50 ml de vinho branco sal e pimenta Preparação: Comece por temperar os bifinhos de peru com sal e pimenta. Leve depois uma frigideira ao lume com o azeite e junte o bacon, deixando fritar até estar dourado e crocante. Retire-o e reserve. Frite depois os bifinhos de peru de ambos os lados na gordura bem quente, de moda a que fiquem dourados. Retire para uma travessa. Coloque novamente o bacon na frigideira e adicione o vinho branco, deixando ferver alguns minutos para perder o alcool. Deite sobre os bifes e sirva com uma salada verde e arroz.

Bolinho de Frago (ou Perú)

Ingredientes . 1 colher (sopa) de manteiga . 1 colher (sopa) de cebola picada . 1 colher (sopa) de farinha de trigo . 3/4 xícara (chá) de leite . 1 peito de frango sem osso cozido e desfiado . Salsinha e cebolinha picados . Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Para empanar: . 2 ovos batidos . 1 xícara (chá) de farinha de rosca. Para fritar: 4 xícaras (chá) de óleo Modo de preparo Derreta a manteiga numa panela, junte a cebola e frite por alguns minutos. Acrescente a farinha de trigo e mexa até dourar. Adicione o leite, deixe engrossar e tempere com sal e pimenta. Junte o frango e a noz-moscada e espere esfriar. Com ajuda de uma colher (sopa), modele os croquetes. Passe-os no ovo e na farinha de rosca. Numa frigideira, aqueça bem o óleo e frite os croquetes. Deixe escorrer sobre papel-toalha e sirva. Conteúdo do site ANAMARIA

Receita com sobras de Panetone

torta gelada de panetone

Torta de Panetone

Ingredientes
. 1 panetone de 500g
. 1 xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de cacau em pó
. 300ml de creme de leite fresco
. 300g de sorvete de chocolate
. 200g de mix de frutas secas picadas (nozes, damasco, cereja etc)
. 150g de chocolate ao leite.

Cobertura:
200g de chocolate picado,
1/2 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Forre uma tigela média de 16 cm de diâmetro com filme plástico. Corte o panetone em fatias finas, (reserve algumas fatias) umedeça-as no leite com cacau e forre o fundo e as laterais da forma. Reserve uma xícara (chá) de creme de leite e bata o restante na batedeira em ponto de chantilly. Faça uma camada de 2 cm de chantilly sobre as fatias de panetone. Leve ao freezer até endurecer. Sobre o chantilly coloque uma camada de sorvete de chocolate e leve novamente ao freezer até endurecer. Esfarele as fatias de panetone reservadas e umedeça no restante do leite com cacau. Acrescente as frutas picadas, o chocolate derretido no microondas e o restante do creme de leite fresco. Misture bem até formar uma pasta. Coloque sobre o sorvete de chocolate, completando a fôrma. Leve ao freezer por 6 horas. Cobertura: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Misture o creme de leite e leve a geladeira até começar a endurecer. Bata na batedeira, até formar um creme. Desenforme o zuccoto e cubra com o creme. Decore com raspas de chocolate e frutas secas. Conteúdo do site ANAMARIA Aproveite com saúde Bom Apetite

Receita com sobras de Arroz

receita com sobras de arroz

Coxinhas com sobras de arroz

coxinhas com sobras de arroz

Ingredientes Massa:
. 3 xícaras (chá) de sobras de arroz
. 2 xícaras (chá) de leite
. 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
. 1 colher (sopa) de margarina . Sal a gosto
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Recheio:
. 1 peito de frango temperado cozido e desfiado
. 2 cebolas picadas
. 2 dentes de alho
. 1 colher (sopa) de azeite
. 1 tomate sem pele e sementes picado
. 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes
. Salsa a gosto
. Sal e pimenta a gosto
. 2 claras
. Farinha de rosca para empanar

Modo de preparo Massa:
Em uma panela coloque o arroz, o leite, o queijo, a margarina e o sal. Leve ao fogo e quando ferver, coloque de uma só vez a farinha. Mexa com força até que a massa solte do fundo da panela. Deixe cozinhar por 3 minutos e desligue o fogo. Cubra a massa e deixe esfriar. Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte o tomate o frango e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe por 2 minutos, acrescente a azeitona, a salsa e desligue o fogo. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove. Faça bolinhas no tamanho desejado. Abra cada bolinha recheie com o frango. Molde as coxinhas. Passe na clara de ovo batida e na farinha de rosca. Frite no óleo quente até dourar. Dica: Aproveite sobras de arroz para preparar as coxinhas.

Receita com sobras de batata

receita-com sobras de batata-bolinhas-batata-recheada

Bolinhas de batata recheadas com queijo

Ingredientes
.1 xícara (chá) de leite
.sal a gosto
.2 colheres (sopa) de margarina
.2 xícaras (chá) de farinha de trigo
.500g de batatas cozidas e espremidas

Recheio:
.200g de mussarela cortada em cubos
.1 tomates picado
.sal e pimenta
.folhas de manjericão
.2 ovos batidos
.farinha de rosca para empanar

Modo de preparo:
Em uma panela misture o leite, o sal e a margarina. Leve ao fogo até o leite ferver. Retire do fogo e acrescente a batata e a farinha de uma só vez. Mexa rapidamente e firme para não empelotar. Volte ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até formar uma bola. Deixe esfriar, modele as bolinhas e recheie com a mistura de mussarela e tomate, temperada com o sal, a pimenta e as folhas de manjericão. Passe no ovo batido e na farinha de rosca. Frite no óleo quente até dourar. Dica: Sirva as bolinhas de uma maneira diferente: espete porções de bolinhas em palitos de churrasco e sirva com salada.

Receita com sobras de chocolate

receita com sobra de chocolate

Trufas de brigadeiro

Ingredientes Recheio:
. 1 lata de leite condensado
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 2 colheres (sopa) de chocolate em pó Trufa:
. 500 g de chocolate branco
. 5 colheres (sopa) de licor de amêndoa
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. 2 colheres (sopa) de rum
. 1/2 colher (sopa) de manteiga

Cobertura: . 500 g de chocolate ao leite . Chocolate granulado para decorar Modo de Preparo Recheio: Misture os ingredientes, leve ao fogo baixo e mexa sem parar até soltar do fundo da panela. Despeje em uma travessa úmida e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros. Reserve. Trufa: Derreta o chocolate branco em banho-maria e acrescente o restante dos ingredientes. Mexa bem e leve à geladeira por 5 horas. Enrole o brigadeiro na massa de chocolate branco e reserve. Cobertura: Derreta o chocolate ao leite e mexa até esfriar. Banhe as trufas e decore-as com o chocolate granulado.

Receita com sobras de frutas

receita com sobras de chocolate-Bombom-de-morango

Bombom de morango (ou uvas)

Ingredientes

· 100 g de morangos
· 1 lata de leite condensado
· 200 g de leite em pó desnatado
· 300 g de chocolate ao leite ou meio amargo

Modo de preparo

Lave bem os morangos, retire os talinhos e coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de líquido. Em uma tigela média, misture o leite condensado com o leite em pó e mexa até formar uma massa macia. Se necessário, acrescente mais leite em pó. Molde bolinhas e achate-as com a palma das mãos. Envolva cada morango com a massa. Coloque-os sobre papel-manteiga e deixe secar durante 15 minutos. Derreta o chocolate ao leite ou amargo de acordo com as instruções da embalagem. Com a ajuda de um garfo, banhe os bombons no chocolate. Leve à geladeira até secar. Sirva em seguida. Dica: Se quiser recheie com uva passa, nozes ou cereja. Conteúdo do site ANAMARIA

Receitas com sobras de Carne

receita com sobra de frango

Receitas com sobras de carnes variadas

Torta de forno recheada com carne

Ingredientes Recheio:
. 4 colher (sopa) de óleo
. 3 colher (sopa) de água
. 4 colher (chá) de farinha de trigo
. 500g de carne moída
. 1 tablete de caldo de carne esmigalhado
. 2 ovos cozidos picados
. 1 cebola picada
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Massa:
. 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 xícara (chá) de leite morno
. 1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
. 1 colher (sopa) de açúcar
. 2 tabletes de fermento biológico
. 2 gemas
. 1 pitada de sal

Acessório: . Assadeira grande untada com manteiga Para pincelar: . 1 gema ligeiramente batida

Modo de Preparo Recheio: Numa panela, frite a cebola no óleo até ficar transparente. Junte a carne e mexa por três minutos. Ponha o tablete de carne e misture. Cozinhe em fogo médio até a carne começar a dourar. Adicione a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e acrescente a água. Mexa bem e deixe esfriar. Junte o ovo e misture ligeiramente.

Modo de preparo da Massa: Numa tigela, polvilhe o açúcar sobre o fermento e deixe descansar por 10 minutos. Junte a farinha, o leite, as gemas, a manteiga e sal. Amasse até obter uma mistura homogênea. Deixe descansar por cinco minutos. Divida a massa em cinco partes. Com cada parte, faça um rolinho com 3 cm de diâmetro e corte em pedaços de 2,5 cm. Abra com a mão, formando um círculo de 8 cm de diâmetro. Sobre cada pedaço de massa, ponha meia colher (sopa) do recheio. Aqueça o forno em temperatura alta. Levante as bordas, fechando-a bem. Pincele com manteiga e ponha na assadeira. Asse por 30 minutos ou até dourar.

Receita com sobras de Frango

receita com sobra de frango

Coxinha de Frango

coxinha de frango

Ingredientes

Recheio
. 1 kg de peito de frango sem osso
. 1 colher (sopa) de corante rosado em pó
. Sal, alho, cebola, pimentão verde e coentro a gosto

Massa
. 2 cubos de caldo de galinha
. 1 e ½ litro de água
. ½ litro de leite
. 1 kg de farinha de trigo
. 1 clara de ovo misturada com água e farinha de rosca a gosto

Modo de fazer

1. Recheio
Cozinhe os ingredientes e desfie o frango. Reserve o caldo.

2. Massa No caldo do cozimento do frango, acrescente os cubos do caldo de galinha, a água e o leite. Deixe ferver. Então, coloque a farinha de trigo. Misture tudo até a massa ficar homogênea. Quando começar a desgrudar da panela, desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco e abra a massa.

3. Modele, recheando com o frango. Passe na clara de ovo com um pouco de água e farinha de rosca. Frite em óleo não muito quente. Tire quando estiver durinha.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta