Compartilhe:

Receitas de brigadeiro Gourmet

Quem disse que os brigadeiros são só uma exclusividade das festas de aniversário? O brigadeiro gourmet ganha destaque com receitas cada vez sofisticadas e deliciosas.

Publicado por: Cida Ramos

receitas-de-brigadeiro-gourmet2936

O famoso docinho típico brasileiro já não é uma exclusividade das festinhas de aniversário, mas claro, é quase impossível uma festa sem brigadeiro. Hoje a variedade de receitas, sabores tornaram o brigadeiro um requintado doce para qualquer festa. É só reparar nas docerias e delicatesses especializadas espalhadas pelo Brasil, algumas especializadas em brigadeiros, chamadas “brigaderias”.

Como todo doce que tem por base o chocolate, o que faz diferença então do brigadeiro gourmet em relação ao tradicional? O chocolate é claro. Uma receita que leva o chocolate e ingredientes de boa qualidade vai fazer toda a diferença no resultado final

Para exemplificar o que eu estou dizendo (para não ficar tão evidente a minha gordice), navegando por aí li um a entrevista da empresária Juliana Motter, de uma famosa brigaderia em São Paulo que explica o segredo do brigadeiro gourmet.

O segredo de um bom brigadeiro gourmet

O bom chocolate é fundamental. Ele deve ter o aroma e brilho típico, uma boa porcentagem de cacau. Fora os bons ingredientes, o ponto da receita tem que estar certo, ou seja o chocolate não pode queimar (passar do ponto). O chocolate deve ser derretido em banho Maria e para testar a temperatura, encoste nos lábios para verificar.

A criatividade conta muito nessa hora. Use um tipo de bebida alcoólica para dar um toque especial no sabor, frutas, castanhas, recheios diferentes e claro, produtos de boa procedência.

brigadeiro gourmet

Diferente do brigadeirão de panela que fazemos em casa (eu não disse isso), para um bom brigadeiro gourmet nunca use margarina no lugar da manteiga ou achocolatado no lugar do chocolate, ressalta Juliana.

Agora que você já sabe o que faz a diferença no brigadeiro gourmet, vamos ver a receita.

Receita de brigadeiro tradicional

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado;

– 1 colher (sopa) de manteiga extra;

– 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou 8 colheres (sopa) de raspas de chocolate ao leite;

– Raspas de chocolate para confeitar os brigadeiros;

Modo de preparo

Despeje o leite condensado na panela junte o chocolate misturando bem. Acrescente a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo até chegar ao ponto.

O ponto certo do brigadeiro: A mistura tem que desgrudar do fundo da panela onde o chocolate fique com o tom mais marrom-escuro e a misture fique pesada na colher.

Despeje a mistura em uma tigela untada com manteiga, deixe esfriar e molde as bolinhas do brigadeiro. Passe os brigadeiros nas raspas de chocolate e coloque nas forminhas.

Uma excelente oportunidade de negócio!

Que é gostoso todo mundo já sabe, mas o negócio é lucrativo e continua em alta para quem quer entrar nesse ramo. Já ouviram falar da Taciana Kallil? Ela fundou a “brigaderia”, especializada em brigadeiros especiais e que faturou uns bons milhões em 2010.

Como vimos anteriormente, a base para o brigadeiro é muito simples e o que faz a diferença são os bons ingredientes combinados na receita criando doces totalmente inéditos. Se você quer dar os primeiros passos nesse ramo, selecionamos algumas sugestões de brigadeiro para você se inspirar, veja.

receitas de brigadeiro para vender

Brigadeiro com nozes e uva passa: A diferencial desta receita é o acréscimo de 2 gemas, 1 xícara de chá de nozes e 1 de uva passa.

Brigadeiro com rum: Pode ser acrescentado a receita 1 colher de rum ou “Contreau de Laranja”, fica maravilhoso.

Brigadeiro com café: Adicione 175 gramas de chocolate amargo a receita original, mais 1 e ½ colher de sopa de extrato de café.

Brigadeiro de colher:  O segredinho aqui é acrescentar o creme de leite (sem o soro) para ficar bem cremoso. Teste o ponto ao seu gosto, ou ao gosto dos clientes, 1 lata de creme de leite fica mais cremoso, ½ fica mais consistente.

Brigadeiro de colher com maracujá: Nessa receita você pode usar ½ barra de chocolate branco, 2 latas leite condensado e ½ xícara de suco de maracujá concentrado.

Fonte: M de Mulher

# # # #

Recomendado para você