Compartilhe:

Top 3 Receitas de Curau – Milho de espiga, de latinha e Brulé

Aprenda a fazer 3 receitas deliciosas de curau, uma feita com milho de espiga e ralado, outra tradicional com toque gourmet, que é o curau brulé e outra mais prática feita com milho de latinha. Todas deliciosas e muito fáceis de fazer. Escolha a sua!

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-curau-de-milho-verde-de-espiga-ou-de-lata-ou brule-portaltudoaqui

Na época de inverno e também de festa junina, a vontade de comer certos quitutes típicos dessa época aumenta. Essas receitas que vamos dar hoje podem ser feitas para comer em casa ou para vender. Uma delas é de latinha a mais em conta, que dá um ótimo lucro e vende muito, eu sei porque algumas amigas da minha sogra fazem para vender nas festinhas juninas. A outra é tradicional mineira, e a última é tradicional mas com toque gourmet, um Curau Brulé. Todas deliciosas!

Então, eu sou mineira, criada no Rio de Janeiro pertinho do mar, adoro cozinhar e comer bem! E o curau é uma das delícias que eu costumava comer na fazenda nas férias, na casa da minha tia, e parentes em geral.

Não sei vocês, mas em Minas quando você chega pra visitar tem que preparar a barriga para comer na casa de cada parente ou amigo, se não comer é desfeita! rs

Ai você engorda é claro! Mas não dá para pensar em fazer regime ou dizer não a tantas delícias como as que a gente come na casa de quem você ama e que faz aquela comidinha especial que você gosta com tanto amor e carinho. E no meu caso, o gostar é uma lista imensa…rs porque é tudo muito bom!

Então, em época de milho, as comidas viram um festival do milho! São as broas de milho, sopa de frango com creme de milho, bolo de milho verde, pamonha, sorvete de milho verde, milho cozido, milho assado na brasa é milho de todo jeito! Veja algumas receitas dessas ai nos links abaixo…

 

Veja também:

Bolo de milho verde típico da roça

Frango gratinado com creme de milho

Receita de Sopa de frango com creme de milho

2 Receitas de creme de milho, uma tradicional e uma prática

 

E um das receitas que eu prefiro é essa de curau de milho verde, o da espiga que lá na roça a gente nem bate no liquidificador, é ralada mesmo, feito com todo carinho, por um monte de “muié” todas contando “causo” (não é fofoca) sem nem sentir o trabalho que dá.

E não fazem um pouquinho não, lá na minha terrinha é tudo exagerado, elas fazem um “panelão” para todo mundo de casa comer e as visitas que elas sabem que vão chegar só porque sentiram o cheirinho no ar.  Coisa boa né? O povo mineiro é hospitaleiro, simpático e não faz miséria! Como elas mesmo dizem!

E é claro que eu adorei ser criada no Rio de Janeiro, agora morar no MS, mas sempre sinto saudades da comida e admiro o “jeitinho” mineiro de receber. E por isso conservo em mim uma parte do jeito mineiro e a outra do jeito carioca de ser. Para mim essa mistura de mineiro com carioca que eu tive e tenho a vida toda, me faz muito bem.

Então, hoje vamos mostrar três  receitas de curau, uma tradicional com milho ralado, também com milho ralado mas com toque gourmet o curau brulé, e outra com milho de latinha, rápida prática e mais em conta.

Top 3 Receitas de Curau  –  Milho de espiga, de latinha e curau brulé

Esta receita de curau é um pouco mais cara, por causa do próprio milho em espiga, e de alguns ingredientes extras, mas vale a pena, fica muito mais gostoso.

Receita de Curau feita com milho de espiga – Receita número 1

receita-de-curau-de-milho-verde-de-espiga-ralada-portaltudoaqui

Você pode ralar a espiga como na foto acima…ou

receita-de-curau-de-milho-verde-de-espiga-liquidificador-portaltudoaqui

Pegar a espiga, retirar o milho com a faca e bater no liquidificador e depois cozinhar. Veja a receita completa abaixo:

Ingredientes

5 espigas de milho verde
1 xícara e 1/2 de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga
1 pitadadinha de sal
Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

Se tiver tempo, rale o milho em um ralo grosso. Ou se preferir retire os grãos do milho com uma faca.
Se não for ralar, bata os grãos no liquidificador com o leite coe (se preferir) com um coador grosso. Descarte o bagaço. (Eu prefiro coado quando é batido no liquidificador).
Passe para uma panela antiaderente de preferência e misture os demais ingredientes menos a canela.
Leve ao fogo baixo e mexendo até engrossar por mais ou menos 15 a 20 minutos. Vira um mingau grosso que depois de frio endurece ainda mais.
Unte uma travessa grande ou tacinhas, com azeite, manteiga ou óleo da sua preferência, e polvilhe com canela em pó.

Dica: Eu prefiro ralar porque fica fininho, sai todo caldo do milho e nem preciso bater no liquidificador ou coar depois. Quando uso o liquidificador o bagaço é mais grosso ai eu prefiro coar. Se não fica com textura de pamonha. Se mesmo ralado você quiser que ele fique com a textura bem lisinha e fininha, então pode coar.

Receita de Curau de milho de latinha – Receita número 2

Esta receita de curau com milho de latinha é mais simples e mais barata.

receita-de-curau-de-milho-verde-de-latinha-liquidificador-portaltudoaqui

Ingredientes

2 latas de milho escorrido
3 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho
Canela para polvilhar

Modo de Preparo

Bata o milho com 1 xícara de leite no liquidificador. Passe pelo coador se preferir e descarte o bagaço.
Passe uma água no liquidificador e volte este suco de milho juntamente com os demais ingredientes.
Bata até misturar bem e coloque numa panela antiaderente de preferência.
Leve ao fogo médio, e mexa até engrossar (uns 15 a 20 minutos).Vira um mingau grosso que depois de frio endurece ainda mais.
Depois unte forminhas ou travessa com azeite ou óleo ou manteiga da sua preferência e despeje o curau.
Espere esfriar para servir. Polvilhe com canela em pó, se preferir.

Obs: O Curau de latinha precisa do amido de milho para dar liga, o de espiga não precisa porque solta o do milho. Por isso não deixe de colocar o amido de milho.. Não leva leite condensado, leite de coco e manteiga. Mas se você quiser pode trocar o açúcar por leite condensado e colocar  o leite de coco. A manteiga não é necessária, porque o milho de latinha não dá tanta liga igual ao da espiga, e ai a manteiga vai atrapalhar o ponto.

Receita de Curau de milho verde Brulé – Receita número 3

Essa receita foi retirada do site do s.p.senac.br , de São Paulo, e eles mencionam que é do  livro Interpretações do gosto – por Mônica Rangel propõe uma harmoniosa combinação da comida tradicional mineira com conceitos modernos da gastronomia brasileira. De lá, seguem duas receitas especiais e práticas de se preparar em casa: curau de milho verde brulé. Adorei a receita, confesso que ainda não fiz, mas pretendo fazer em breve.

receita-de-curau-de-milho-verde-de-de-espiga-ralada-curau-brule-portaltudoaqui

Curau de Milho Verde Brulé

Foto via: sp.senac.br

Foto via: sp.senac.br

Rendimento: 4 unidades

Ingredientes:

4 espigas de milho verde;
80 mililitros de leite integral;
320 mililitros de creme de leite fresco;
8 gramas de amido de milho;
5 gemas;
160 gramas de açúcar refinado;
2 gramas de sal;
20 gramas de açúcar cristal para gratinar.

Modo de Preparo:

  1. Rale as espigas e bate bem o milho no liquidificador com o leite. Peneire cuidadosamente.
  2. Em uma vasilha, acrescente o milho peneirado, o creme de leite, o amido de milho, as gemas peneiradas, o açúcar refinado e o sal. Leve ao fogo em banho-maria e mexa até engrossar a mistura, cerca de 10 minutos. Retire do banho-maria e mexa até esfriar.
  3. Distribua a mistura em recipientes individuais e leve ao refrigerador.
  4. Na hora de servir, polvilhe o curau com o açúcar cristal e gratine com maçarico ou esquente bem uma colher velha no fogo e, logo em seguida, coloque sobre o açúcar que foi polvilhado, para criar uma capa de açúcar escura e dura. Também é possível usar o grill do forno.

 

Espero que tenham gostado das receitas, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *