Receitas de glacê e coberturas para confeitar bolos

Aprenda a fazer as melhores receitas de glacê, pasta americana e todos os tipos de coberturas para confeitar bolos e ter o bolo de aniversário ou festa perfeito! Dos clássicos aos mais populares e mais pedidos, todos os mais saborosos e que vão deixar o seu bolo ainda mais gostoso!

Publicado por: Cida Ramos

Hoje vamos mostrar as melhores receitas de glacê para confeitar bolos. As coberturas mais clássicas, as que estão na moda e é claro as mais pedidas, todas deliciosas para conseguir a finalização perfeita para o seu bolo de festa.

Como sabemos o glacê é a camada final do bolo, aquela que desempenha três impostantes funções que são: melhorar a aparência da finalização do bolo, fazer uma camada protetora para o bolo não ressecar e dar mais sabor. E cada tipo de glacê tem uma característica, alguns glacês servem também para rechear além de cobrir.

Os glacês são classificados como cozidos ou crus. A sua escolha vai depender do uso pretendido, da temperatura no momento em que for usar, a quantidade que vai ser feita e da experiência de quem vai preparar. Então vamos explicar tudo a começar pelos tipos:

Veja também

Receitas de todos os tipos de recheios para bolos 

7 receitas de bolo de aniversário ou casamento ou festa

Bolo decorado com pasta americana – passo a passo

Os tipos de glacê

Glacê cozido

Os glacês suíços de creme de manteiga, os franceses e italianos, requerem que a calda quente seja adicionada às claras batidas (ou às gemas em alguns casos), para um glacê mais saboroso e estável do que a versão crua. Um exemplo disso é o ganache de chocolate, que é um glacê muito saboroso, feito de dois ingredientes básicos cozidos juntos: o chocolate e o creme de leite. Em alguns casos  também é adicionado, ao final do cozimento, um pouco de licor com sabor.

Glacês cozidos, também chamados de “glacê sete-minutos”, produzem uma cobertura leve e macia para cobrirem camadas de bolos clássicos, como o bolo de coco. E isso tudo usando ingredientes básicos de qualquer cozinha, como ovos, açúcar e baunilha.

Os confeiteiros, usam o glacê de ganache como um recheio cremoso, um acabamento na decoração do bolo ou como cobertura de chantili.

Glacê cru

Glacês crus exigem menos experiência e tempo, como as versões americanas dos glacês de creme de manteiga que ignora ingredientes cozidos e ovos, em favor do açúcar, gordura, manteiga e sabores que se misturam rapidamente.

O popular glacê real é uma mistura simples de açúcar de confeiteiro e claras de ovos, que cria uma cobertura viscosa que endurece quando se seca. Padeiros profissionais preferem os fondant -feitos de açúcar, xarope de milho e gelatina – para cobrirem a camada de creme de manteiga, criando uma superfície lisa para a decoração.

Como fazer glacê firme para confeitar bolos

Independente da sua escolha de glacê cozido ou cru, a chave para criar belas decorações de bolos ou cupcakes é preparar o glacê na consistência correta. Se estiver muito mole, não manterá o bom formato e pode deslizar.

Por outro lado coberturas muito espessas podem ser muito difíceis de manusear ou podem quebrar quando estiverem secas. Obter a consistência perfeita é um processo simples que envolve dois passos: fazer a base do glacê e então ajustar levemente os ingredientes, para torná-lo firme o bastante para confeitar o bolo.

Dicas para um Glacê perfeito

  1. A cobertura deve ser feita minutos antes da sua utilização;
  2. As claras, para serem usadas devem estar limpas, sem vestígios de gema;
  3. O ponto ideal do glacê é quando ele fica brilhantes e úmido, caso contrário as claras começarão a se separar;
  4. Os ovos precisam estar na temperatura ambiente;
  5. Os utensílios devem estar limpos e secos, sem resíduos de gordura;
  6. Uma pitada de sal pode ajudar a estabilizar as claras quando estas não ficam volumosas.

Receitas de glacês clássicas para confeitar bolos

A receita comumente usada é o glacê de chantilly para bolos de aniversário ou festa. Use uma receita simples para fazer um glacê de chantilly igual ao do seu confeiteiro favorito. Se você ama o glacê de chantilly que as padarias usam em seus bolos, pode fazer o seu próprio em casa.

 Glacê de chantilly

É uma receita simples pode ser usada para fazer um bolo de aniversário de 2 camadas, com um delicioso glacê de chantilly igual ao do seu confeiteiro favorito.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de gelatina sem sabor
  • 8 colheres de chá de água fria
  • 2 xícaras de creme de chantilly  (bem gelado)
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparo

1 -Refrigere a tigela de mistura e os batedores por cerca de 1h.

2-Misture a gelatina sem sabor e água fria em uma panela pequena. Deixe descansar, até engrossar.

3-Coloque a mistura engrossada em uma panela em fogo baixo e mexa constantemente até que a gelatina se dissolva. Não cozinhe demais. Retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco.

4-Adicione creme, açúcar e baunilha na tigela com a mistura refrigerada e, com uma batedeira, misture até que fique, ligeiramente, espesso.

5-Adicione gelatina, gradualmente, à mistura de creme de chantilly, enquanto usa a batedeira em velocidade lenta.

6-Bata em velocidade alta até que a mistura fique firme.

Dicas:

Bolos com coberturas de chantilly devem ser mantidos refrigerados.

Para uma versão de chocolate, substitua a metade do açúcar de confeiteiro por cacau.

Glacê branco para decoração – Glacê de açúcar

O glacê é o tipo de cobertura mais comum para a decoração de bolos. Ele pode ser alisado para cobrir bolos sozinho ou usado como plano de fundo para decorações mais elaboradas. Um corante alimentício pode ser adicionado a ele para criar flores coloridas e outras decorações.

O glacê também é uma excelente cobertura para biscoitos. Existem diversas variações da receita de base, algumas das quais incluem leite ou creme. Extratos aromatizantes podem ser adicionados para dar um sabor sutil.

Devido a sua simplicidade e utilização genérica, que pode ser colocado sobre bolos, pães ou biscoitos. O Glacê branco também conhecido como glacê de açúcar, deve ser preparado na sua forma mais simples, apenas com água e açúcar, ou ser misturado a calda de frutas como limão, claras em castelo e/ou manteiga. Então vamos as receitas de glacê simples e com clara e limão e a de açúcar com chocolate também.

Glacê de açúcar simples

Ingredientes

1 xícara de chá de açúcar refinado ou de confeiteiro

1 ou 2 colheres de água (ou suco de limão)

Modo de preparo

Mecha bem até obter um creme pastoso.

Utilize para cobertura de bolos, cupcakes, biscoitos, pães. O resultado é uma camada fina, elegante e levemente açucarada.

Glacê de açúcar com claras

Foto via: mdemulher

Ingredientes

  • 3 claras
  • 5oo gramas de açúcar refinada
  • 6 colheres de manteiga
  • 1 colher de suco de limão ou da fruta desejada para dar sabor

Modo de preparo

Bata as claras em castelo firme, adicione aos poucos o açúcar e em seguida a manteiga. Por fim o suco do limão. E está pronto.

Dica: Adicione uma colher de chá de água por vez se a mistura estiver muito espessa. Adicione um pouco mais de açúcar de confeiteiro para engrossar uma parte da cobertura se você quiser usá-la para detalhes decorativos, como flores.

Glacê de açúcar com chocolate

 

Entre os glacês de açúcar este também é um dos mais utilizados, o resultado é uma consistência cremosa, brilhosa e elegante.

Ingredientes

  • 140 gramas de açúcar refinado
  • 2 colheres de chá de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de leite

Modo de preparo

Leve ao banho maria os ingredientes e mexa até obter um creme fofo e brilhante. Use o glacê imediatamente depois de pronto e ainda morno.

Glacê espelhado – Cobertura durinha e brilhosa (vitrificada transparente)

A internet foi à loucura com uma nova cobertura de bolos que cria um efeito envidraçado por cima das guloseimas. A estética, de tão perfeita que fica, parece até tratamento de imagem, mas trata-se do glacê espelhado, ou bolo de vidro, fazendo com que o bolo fique brilhante e lisinho.

  • 5 folhas de gelatina incolor
  • 200g de açúcar
  • 150ml de água
  • 5g de raspas de laranja
  • 5g de raspas de limão
  • ½ fava de baunilha ou 3ml de extrato

Modo de preparo

Em uma vasilha, hidrate a gelatina em folhas com água fria.

Em uma panela, coloque a água, o açúcar, as raspas do limão e da laranja. Adicione a fava de baunilha, mas se for usar extrato só faça isso depois que a mistura estiver fria. Leve em fogo médio e mexa bem. Assim que a calda levantar fervura, pode tirar do fogo.

Enquanto ela ainda está morna, adicione a gelatina já hidratada e mexa até que ela derreta. A calda não pode estar fervendo, tem que estar morna, senão a gelatina não irá endurecer.

Coe e está pronta para brilhar em frutinhas, bolos, tortas,tortinhas e docinhos.

Cobertura brilhosa de chocolate – Glaçagem de chocolate

Para a cobertura de chocolate:

  • 4 folhas de gelatina (8g)
  • ¾ xícara (140g) de açúcar
  • ½ xícara (120ml) de água
  • 7 colheres de sopa (50g) de chocolate em pó amargo
  • ¼ xícara (60ml) + 2 colheres de sopa (30ml) creme de leite

Modo de preparo

Para fazer a cobertura de chocolate:

Em uma vasilha, hidrate a gelatina em folhas com água fria.

Em uma panela, coloque o açúcar, o creme de leite, a água e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio, até a mistura dissolver completamente, não podei deixar nenhum gruminho sobrando. Assim que estiver homogênea, pode tirar do fogo.

Jogue a gelatina hidratada no chocolate e mexa até que ela derreta.

Deixe-a esfriando por 10 minutos antes de cobrir os seus doces.

Quando ela estiver pronta, é só guardar na geladeira e aquecer em banho-maria quando for usar.

Glaçagem de Chocolate Branco ou Colorido

Ingredientes

  • 12 g de gelatina sem sabor em folha ou 13 g de gelatina sem sabor em pó + 57ml de água fria
  • 250 ml de leite aquecido
  • 50 g de glucose
  • 600 g de chocolate branco
  • Corante alimentício em pó (apenas para o colorido)

Modo de preparo:

Primeiro hidrate a gelatina em folha ou em pó por uns 10 minutos. Em seguida, aqueça em uma panela o leite e a glucose até quase ferver e então adicione o chocolate branco em pedaços, mexendo para que ele se derreta por completo. Se for fazer colorido é chegada a hora de adicionar o seu corante, colocando de pouco a pouco até obter a tonalidade desejada. Por último adicione a gelatina hidrata e misture bem.

Assim como a glaçagem de chocolate, transfira para outro recipiente passando por uma peneira e lembre-se dos pulos-do-gato, as dicas abaixo:

Dicas para não errar no Glacê vitrificado ou na Glaçagem de chocolate ou colorida:

Um delas é peneirar, de preferência com uma peneira fina e de metal, para que você consiga eliminar todos os gruminhos que possa ter, especialmente por causa da gelatina. Se por um acaso a sua peneira não for muito fina ou se você ainda achar que tem gruminhos, use um mixer ou um liquidificador para deixar a glaçagem mais lisa e depois peneire novamente.

Se você for cobrir um bolo, a dica é cobrir o bolo com uma camada fina de mousse e deixando o bolo na geladeira ou no freezer para que a cobertura fique fria, assim ao despejar a glaçagem, ela adere bem e você também consegue uma bela espessura de glaçagem por toda a sua cobertura.

Outra dica importante, praticamente uma obrigatoriedade para garantir um acabamento perfeito, é o uso de uma grade de confeiteiro ou um suporte dentro de uma assadeira para se colocar em baixo do bolo ou doce. Tanto a grade quanto o suporte dentro de uma assadeira grande faz com que a glaçagem escorra pelas laterais do doce e todo o excesso fique na assadeira, garantindo um acabamento liso e impecável.

A aplicação da glaçagem para uma cobertura total do doce deve ser feita pelo centro do doce, para que ela vá escorrendo para as bordas e consequentemente cobrindo as laterais. O uso de uma espátula grande ou angular também é essencial para ajudar a espalhar levemente a cobertura no topo do doce e o excesso escorra pelas laterais.

Dicas via: blog.barradoce.com.br

Glacê Real

Ingredientes

  • 3 unidade(s) de clara de ovo
  • 4 xícara(s) (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 colher(es) (chá) de cremor tártaro

Como fazer

Na batedeira bata as claras o açúcar de confeiteiro e o cremor de tártaro em velocidade baixa até que misturar bem.

Se quiser pode usar um fouet em vez da batedeira.

Desligue um pouco a batedeira e passe uma espátula na lateral da tigela, descolando a mistura.

Volte a bater em velocidade média, por cerca de 7 a 10 minutos, até que fique bem branca, firme e brilhante.

Caso precise endurecer mais um pouco adicione açúcar de confeiteiro até atingir o ponto.

Dicas:

– Se desejar, você pode adicionar algumas gotas de corantes para dar cor

– Se não tiver cremor tártaro, substitua por suco de limão, na mesma proporção

– Para prevenir que o glacê endureça antes de que você comece a trabalhar com ele, molhe um papel toalha e cubra bem a tigela onde está o glacê pronto, pois conservando a umidade é possível retardar o endurecimento.

-A dica para quem deseja uma cobertura de glacê real perfeita,  é ter atenção ao fato de que ela seca com muita rapidez de maneira é bom deixá-la sempre coberta mesmo enquanto você trabalha no bolo.

Cobertura de Marshmallow

Foto via: allaboutcampinas.blogspot.com.br

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar (340g)
  • 1/2 xícara (chá) de água (120ml)
  • 4 claras

Como fazer

Em uma panela média,misture o açúcar com água eleve ao fogo para ferver até obter o ponto fio.

Na batedeira, bata as claras em neve vá juntando a calda aos poucos,sem parar de bater até formar picos firmes.

Receita de Cobertura de Merengue Italiano para Tortas e Bolo

Foto via: delicitas.com.br

Esta é aquela cobertura clássica de bolo brilhosa e bem doce. As pessoas geralmente tingem ela para combinar com a cor do recheio, pode também fazer uma calda de chocolate para marmorizar e dar tons de chocolate para combinar com o bolo. Alguns pingos são suficientes e ai basta puxar com um garfo.

Ingredientes:

Para o merengue

  • 2 claras de ovo grande
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado

calda de açúcar 

  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de água

calda de chocolate

  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de água

Modo de fazer:

Merengue

Comece pelo merengue italiano. Coloque as claras para bater na batedeira e assim que começar a espumar junte o açúcar. Bata até formar picos firmes.

Calda de açúcar

Leve o açúcar e a água para ferver até alcançar ponto de fio. (Para saber se a calda está em ponto de fio, coloque um pouco de calda em um prato e espere esfriar um pouco. Depois, com as pontas dos dedos, aperte e puxe. Deverá se formar um fio que não se desmancha.)

Ligue a batedeira na velocidade baixa e bem devagar vá adicionando a calda de açúcar ainda quente. Bata até que a tigela da batedeira esfrie.

Espalhe a cobertura sobre o bolo ou use para decorar com saco de confeitar.

Calda de chocolate

Para a calda de chocolate, leve o chocolate em pó e a água para ferver até o chocolate se dissolver. Pingue a calda sobre o bolo e puxe com um garfo.

Glacê Creme Buttercream – Creme de Manteiga

Foto via: coisadegarota.blogspot.com.br

O creme de manteiga é também conhecido como buttercream, ele é bastante utilizado para enfeitar cupcakes. Em países da Europa e nos Estados Unidos essa cobertura é um clássico das coberturas de bolo. Trata-se de um creme feito a partir da mistura da manteiga e açúcar de confeiteiro, os dois bem misturados. É possível misturar a mão, contudo, com uma batedeira você obterá um resultado melhor.

Buttercream Acetinado

O Buttercream Acetinado é uma cobertura deliciosa e fácil de fazer que vai deixar seus bolos e cupcakes com um acabamento profissional. É só colocá-lo no seu bico preferido que o sucesso é garantido. Experimente!

Ingredientes

  • 200g de manteiga (não pode ser margarina) sem sal em temperatura ambiente
  • 450g de açúcar de confeiteiro peneirado duas vezes
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha ou fava (ou essência de baunilha de boa qualidade)

Modo de preparo

  1. Bata a manteiga em velocidade média por cerca de 2 minutos, até ficar bem clarinha e fofa.
  2. Desligue a batedeira, coloque a metade do açúcar de confeiteiro e volte a bater, começando pela velocidade baixa para não voar açúcar pela sua cozinha. Quando o açúcar já estiver misturado à manteiga, aumente a velocidade da batedeira para média-alta e bata por mais 2 a 3 minutos.
  3. Desligue a batedeira e repita o passo 2 com o restante do açúcar.
  4. Coloque a batedeira na velocidade mínima e acrescente o leite.
  5. Volte para a velocidade média-alta e bata por mais 2 a 3 minutos.
  6. Pare a batedeira e, com uma espátula, retire o creme que fica nos cantos da tigela e misture-o ao creme que está no fundo, para evitar que fique alguma porção sem bater.
  7. Volte a ligar a batedeira em velocidade média-baixa e acrescente o extrato de baunilha.
  8. Volte a bater em velocidade alta por 1 a 2 minutos.

Dicas: Se quiser um buttercream menos denso, coloque uma colher a mais de leite junto com a baunilha.

A durabilidade do buttercream é de 3 dias, se guardado em pote fechado na geladeira.

Buttercream Frosting ou Buttercream chantilly fresco

Foto via: Pinterest

Ingredientes

  • 1 1/4 de xícara de chá de manteiga sem sal, amolecida
  • 8 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
  • 120 ml de creme de leite fresco para chantilly
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de água
  • algumas gotas de corante de sua preferencia
  • suco de meio limão ou laranja (opcional)

 Modo de preparo

Bata o creme de leite fresco bem gelado com o suco do limão se for usar, por 2 minutos.

Em seguida  adicione a manteiga e o açúcar de confeiteiro por 5 minutos em velocidade baixa.

Adicione todos os demais ingredientes e bata bem em velocidade alta por 4 minutos.

Se a consistência estiver muito dura, adicione 1 colher de sopa de água e bata por 30 segundos.

Adicione mais água se julgar necessário.

Dica: Para dar sabor você pode adicionar raspas de laranja, limão, 3 colheres de sopa de suco de limão ou 5 de suco de laranja.

Buttercream de chocolate – Creme de Manteiga com Chocolate

Foto via: Pinterest

Esse creme é ideal para fazer a cobertura de um bolo que precise de um acabamento marrom. Por exemplo, quem deseja fazer um bolo com um formato específico como um cofre de tesouro de piratas pode usar essa cobertura. Trata-se de um creme bastante versátil e com muito sabor. Devido a isso esse creme pode ser usado também para fazer o recheio de bolos.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 a 4 colheres de sopa de leite
  • 1 xícara de manteiga  em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro

Como Fazer

Passo 1: Comece batendo  a manteiga até perceber que formaram picos. Depois disso adicione a baunilha, o cacau e o açucar, acrescente pouco a pouco. Vale a mesma dica de ir raspando os lados da vasilha para que tudo fique bem misturado.

Passo 2: A massa obtida deverá ser seca. Adicione então o leite e bata novamente até obter uma massa que fique leve e cremosa. Se desejar que a massa fique com um tom mais escuro acrescente ¼ a mais de xícara de cacau. Você pode substituir o cacau extra por 30 gramas de chocolate meio-amargo derretido. Coloque mais uma colher de leite.

Passo 3: Por fim tampe o creme usando um pano úmido e deixe coberto até o momento de utilizá-lo. Se quiser você poderá guardar na geladeira por até duas semanas num recipiente que deverá estar bem fechado.

Dicas para o creme  Buttercream

A coloração do creme deve ser feita com corantes que são encontrados na forma de pasta e são vendidos em lojas especializadas em bolos e doces. Mas tome cuidado com os corantes líquidos uma vez que eles podem acabar deixando a cobertura muito mole se você usar demais. É bom equilibrar com a quantidade de leite.

Para que a cobertura tenha uma consistência mais firme é interessante que antes de começar a decorar você dê uma primeira mão fina de creme de manteiga no bolo para garantir que a camada irá ficar bem fixa. A primeira camada ainda tornará mais fácil arrumar as irregularidades que surjam na superfície do bolo deixando-o mais firme.

Para que o creme se espalhe com mais facilidade use uma espátula de metal que seja estreita e fina. A decoração pode ser feita com o saco de confeitar e bicos diferentes.

Se quiser um buttercream menos denso coloque uma colher a mais de leite e mais uma de essência de baunilha.

Esse creme pode durar até 3 dias na geladeira em um pote bem fechado.

Pasta Americana

Foto via: PortalTudoAqui

A massa conhecida como pasta americana é uma massa que torna possível modelar diversas formas. Quando usada sobre o bolo essa pasta fica bem lisa. A aplicação dessa pasta exige uma técnica mais complexa e um pouco de experiência. Quem deseja começar a trabalhar mais ativamente com essa massa pode procurar um curso profissionalizante.

É possível encontrar versões dessa pasta que são vendidas prontas, para começar a usar a pasta é interessante que você use pouca quantidade apenas para fazer detalhes de decoração no bolo. A pasta americana é bastante parecida em textura com uma massa de modelar e dessa forma para abri-la você precisará de um rolo. Para fazer as esculturas com essa massa use cortadores de biscoito para chegar a novos formatos.

Receita da Pasta Americana 

Ingredientes

– Sete colheres de sopa de água
– Sete colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor
– Três colheres de sopa de glucose
– 100 g de manteiga “forno e fogão”
– Essência incolor com sabor de sua preferência
– Açúcar impalpável o quanto baste
– Corantes comestíveis em gel nas cores que preferir

Modo de preparo da pasta americana

Em uma panela, colocar a gelatina e as colheres de água e dissolver totalmente em banho-maria, mexendo sempre. Juntar a glucose e a manteiga e dissolver bem.

Por último, adicionar essência de sabor de sua preferência, sempre incolor.
Em uma superfície lisa, faça um monte de açúcar impalpável com um buraco no meio. Despeje o líquido no buraco.
Misture bem com as mãos, até adquirir consistência para abrir com rolo (como a massa de um pão).
Na superfície lisa, polvilhar um pouco de açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro), e abrir a massa com um diâmetro suficiente para cobrir o bolo e com espessura em torno de 3 mm.

Pegue o bolo e coloque a pasta americana por cima. Passe o alisador para tirar as imperfeições.

Com o cortador de pizza, corte a pasta que sobrou da forma de isopor.
Corte quatro palitos da altura do bolo e espete-os separadamente.
Isso serve para dar sustentação ao bolo e evitar que o primeiro andar afunde quando forem acrescentadas outras camadas.
Faça o mesmo procedimento em duas formas de isopor.

O primeiro andar é feito de pão de ló comestível. Os outros dois, de isopor, se preferir.

Receita da Pasta Americana que leva gordura hidrogenada

Para quem prefere a pasta americana com gordura vegetal faça como a receita abaixo.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
  • ¼ xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de glucose
  • 1 colher (sopa) de glicerina líquida
  • 2 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • Corante se houver necessidade
  • 900g de açúcar impalpável
  • Camada fina de geléia para fixar a pasta americana sobre o bolo no sabor da sua preferência

Como fazer 

Numa panela, hidrate a gelatina e leve ao fogo em banho-maria.

Acrescente a glucose, a glicerina e a gordura vegetal, mexendo sempre com uma colher de pau.

Antes que a gordura derreta completamente, retire a panela do banho-maria adicione a baunilha e o corante, mexendo sempre.

Deixe a mistura amornar.

Numa outra vasilha, coloque 500g de açúcar impalpável, faça um buraco no meio e jogue a mistura já morna.

Vá misturando com a colher e aos poucos vá acrescentando o açúcar até atingir o ponto.

Dicas sobre a pasta americana

-A pasta industrializada leva gordura hidrogenada. A feita em casa não precisa ser feita com gordura hidrogena,  é mais leve e mais saborosa, pois só leva glicose.

– A pasta americana pode ser armazenada por até seis meses, protegida da luz e da umidade.
Não leve à geladeira. – Se depois de preparada a pasta ficar muito dura, coloque-a no micro-ondas por 30 segundos.

– Antes de abrir com o rolo, polvilhe amido de milho em cima da massa. O trabalho ficará mais fácil.

– Unte o isopor com doce de leite ou água. A água serve de cola para a pasta americana.

– É importante que a pasta aberta não fique muito maior que o bolo para não atrapalhar a decoração.

– Quem tem as unhas grandes é aconselhável usar luvas, pois as unhas podem marcar a pasta.

– Nem a pasta americana nem o glacê real devem ficar à luz, pois podem desbotar.

– Atenção ao corante: a cor sempre fica mais forte quando pronta.

Receita de creme alpino

Um creme maravilhoso para fazer recheios de bolo e trufar. Você vai se impressionar com o resultado dessa receita simples e fácil.

Ingredientes

rendimento: 3 potinhos

  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 1 lata de doce de leite
  • 2 colheres de chocolate em pó
  • 300 gramas de chocolate meio amargo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

1 – derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas, conforme pede na embalagem e reserve.

2 – adicione na tigela da batedeira o creme de leite, o chocolate em pó, o doce de leite, a baunilha e ligue a batedeira.

3 – em seguida com a batedeira ainda ligada, adicione o chocolate que foi derretido.

4 – bata até que fique bem homogêneo.

5 – espere até que esfrie, para que fique um creme consistente.

Dica : para dar ponto de bico, leve para geladeira por alguns minutos. use para recheios ou coberturas. se quiser dar um toque a mais, salpique nozes picadas.

Cobertura de mousse de doce de leite

Essa é uma das coberturas mais simples, leva 2 ingredientes e menos de 10 minutos para ficar pronta. Não tem segredo nenhuma e a receita fica bem consistente.

Ingredientes

  • 200ml de chantilly líquido (ou faça o seu chantilly com nata ou creme de leite fresco).
  • 4 colheres de sopa de doce de leite consistente ( o de sua preferência, ou pode usar doce de leite condensado cozido na panela)

Modo de preparo

1 – bata o chantilly e o doce de leite na batedeira em velocidade máxima até obter um creme homogêneo e consistente. E pronto.

 Receita de Glacê de Leite Condensado Fácil

Foto via: Tereza Newmar

Embora esteja na categoria de Glacê, ele pode ser usado também como recheio.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite bem gelado
  • 10 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 colher (sopa) de emulsificante de sorvete bem cheia
  • 300g de chocolate branco derretido
  • Ingrediente opcional: 1 xícara suco de maracujá ou pó de sabor para sorvete (qualquer sabor). Esse ingrediente é opcional caso você queira acrescentar sabor ao glacê.

Modo de Preparo

Bater os 4 primeiros ingredientes por 3 minutos. Acrescente o chocolate branco derretido e continue batendo até dar o ponto desejado.

Dicas: Pode trocar o leite em pó por 3 a 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% e usar chocolate ao leite ou meio amargo no lugar do chocolate branco.
Pode trocar o leite condensado por doce de leite feito de (leite condensado cozido) e incluir opcionalmente nozes trituradas.

 Recheio de Glacê Creme Quatro Leites

Foto: Renata Paula

Esse é um dos  mais pedidos nas confeitarias e também um dos mais saborosos tanto pra cobertura como para recheios de bolo. Se você não conhece vai se surpreender com a receita, é muito fácil e saborosa.

Ingredientes

  • 395 g de leite condensado
  • 1/2 lata de creme de leite sem soro
  • 200 ml de leite de coco
  • 100 g de leite em pó

Modo de preparo:

1 – junte em uma panela todos os ingredientes, mexa até tudo se misturar bem.

2 – leve a panela ao fogo baixo, sempre mexendo até que o creme engrosse.

3 – retirar do fogo, deixar esfriar. pronto!

Dica: para render mais: espere esfriar, bater com 1 xícara de chantilly ou 2 colheres de sopa de emulsificante.

 

Espero que tenham gostado das receitas, deixe o seu comentário ou receita especial e obrigada pela visita 🙂