Rio de Janeiro: Onde ir, o que fazer, onde comer!

Veja nesta matéria várias dicas sobre o Rio de Janeiro: Onde ir, o que fazer, onde comer!

Publicado por: Cida Ramos

Várias pessoas me pedem dicas do que fazer no Rio de Janeiro, isto porque vivi durante anos no Rio e conheço como a palma da minha mão. Então hoje você vai ver tudo sobre o Rio de Janeiro: Onde ir, o que fazer, onde comer!

Diversos lugares são comuns para a maioria dos turistas, mas outros só quem já morou ou mora conhece. Embora o meu post tenha ficado muito longo, eu não consigo em uma única matéria enumerar tudo o que eu gostaria de indicar para se fazer no Rio de Janeiro, principalmente onde comer.

Quanto a hotéis para se hospedar, eu não vou dar dicas, porque a rede hoteleira está enorme e isso todo mundo pode ver pelos sites de busca, de acordo com o seu bolso e necessidade.

Dicas de mestre para quem é marinheiro de primeira viagem no Rio de Janeiro

O que evitar e o que fazer para não cair na “fria” pelas noites cariocas!

  • Evite o Centro à noite. A região central da capital é linda, mas prefira visitá-la de dia.  Se você curte samba e choro, ritmos que são donos do Rio de Janeiro, reserve as noites de sexta e sábado para desfrutar da boemia da cidade especialmente na Lapa. Escolha Botafogo, Ipanema, Leblon e Gávea, se você gosta mesmo é de curtir um som mecânico.
  • Ao desembarcar no aeroporto ou na rodoviária, já tenha em mãos como chegar à sua hospedagem. A falta de conhecimento dos visitantes sobre as tarifas e rotas asseguram ainda mais o conhecido golpe dos valores extraordinários e a falta do taxímetro numa corrida. Informe-se previamente sobre os preços e prefira sempre veículos de cooperativas. Exija, também, que o motorista ligue o taxímetro.
  • Como outros grandes destinos, o Rio de Janeiro é uma cidade com imensas aglomerações de pessoas.  Não ande, com bolsas grandes, ou joias que possam chamar a atenção e nem celular exposto. Prefira carregar tudo em uma bolsa pequena que possa ser carregada junto ao corpo. Não deixe se perceber como um turista deslumbrado e inexperiente. Aproveite para relaxar e não ficar o passeio inteiro preocupado com seus bens.

Lugares para passear no Rio de Janeiro

Além dos já muito conhecidos pontos turísticos do Rio de Janeiro, há outros ótimos lugares na cidade para se visitar. O Rio de Janeiro merece o título de cidade maravilhosa e além de ser uma obra de arte em todos os sentidos, também conta com muitos pontos a serem apreciados em termos de passeios e gastronomia. Mas vamos começar pelos pontos turísticos e todos adoramos conhecer!

Pão de Açúcar

Todos os anos, aproximadamente 1,5 milhão de visitantes do mundo passam pelas estações do Bondinho do Pão de Açúcar, no bairro da Urca, com destino a um dos cartões-postais mais visitados do país e do mundo.

O primeiro trecho, que leva ao Morro da Urca, é percorrido em pouco mais de três minutos e inclui vistas deslumbrantes da Praia Vermelha e das orlas do Leme e Copacabana, pelo lado direito, e da Enseada de Botafogo com o Cristo ao fundo, pela esquerda.
Administrado pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA) — empresa privada de capital 100% nacional fundada em 1911 —, o teleférico foi o primeiro a ser implantado no país. O trecho inicial liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros e 220 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, o ponto mais alto do passeio.

Estação morro da urca

O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.

Pão de Açúcar – Avenida Pasteur, 520, Urca
Horário: 08h – 19h50 (cheguem cedo, pois o passeio é bastante concorrido e dessa forma você consegue um maior aproveitamento do dia).
Bondinho do Pão de Açúcar -Site: www.bondinho.com.br
Endereço: Avenida Pasteur, 520 – Urca – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2546-8433
Horário da bilheteria: diariamente, das 8h às 19h50min.

Veja fotos do passeio…

Caminhar pela Pista Cláudio Coutinho (Próximo ao Morro da Urca do Pão de Açúcar).

Pista Cláudio Coutinho

Antes de ir embora fomos conhecer a Pista Cláudio Coutinho. Ela está localizada do lado esquerdo da praia e a entrada é gratuita. O caminho é super bonito, de um lado o morro e de outro o mar da Praia Vermelha.

Localizada entre a costa do Pão de Açúcar e a Praia Vermelha, é o lugar ideal para refrescar a cuca e dar uma boa corridinha ou caminhada, seja pelo exercício ou apenas para curtir a brisa e o visual.
Detalhe, tem policiamento durante o dia, mas evite ir à noite ou desacompanhado(a).

Onde comer na Urca

Ali mesmo na praia da Urca, e com uma vista maravilhosa, você pode comer no restaurante Terra Brasilis, confira as fotos abaixo.

Restaurante Terra Brasilis

Do lado direito da praia em uma construção histórica encontramos um restaurante chamado Terra Brasilis com um buffet e na parte de trás tem mesas onde são servidos pratos à la carte. O restaurante é simples mas a vista é deslumbrante. Informações no site: Restaurante Terra Brasilis

Veja as fotos…

Restaurante Abençoado

Um Bar que também funciona como restaurante fica localizado no morro da Urca no Pão de Açúcar. É um restaurante com localização privilegiada e única.

Situado na primeira parada do Bondinho, no Morro da Urca, faz inveja para muitos restaurantes da cidade pela visão de tirar o fôlego.
Ele foi inaugurado em fevereiro de 2010 e desde então atrai diariamente turistas e cariocas, que passam lá para tomar um drink, comer um petisco ou querem almoçar e jantar com vista para o Pão de Açúcar.
Informações e reservas: (21) 2275-8925. – E-mail: [email protected]
Siteabencoado

Fotos via: Falando de Viagem

O Cristo Redentor

A primeira imagem que vem à nossa cabeça quando pensamos em Rio de Janeiro é, geralmente, o Cristo Redendor. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi escolhido como a melhor atração turística do Brasil pelos usuários do site de viagens TripAdvisor.

Os ingressos para visitar o monumento, que é um santuário da Igreja Católica, podem ser comprados pela internet ou nos quiosques da Riotur, para a viagem de trenzinho; mas também há vans que levam até o monumento e partem da Praça do Lido, do Largo do Machado e da Estrada das Paineiras. Os mais bem dispostos podem fazer o caminho em uma trilha até lá.
Então, prefira fazer o passeio ao Corcovado como um dos primeiros do dia. As filas são menores e você estará mais disposto. Antes de sair veja se o tempo está aberto, pois se estiver muito nublado, não adiantará subir até lá na esperança de fazer a foto tradicional aos pés do Cristo de braços abertos, pois sua visão não alcançará mais de poucos metros.
Outro ponto importante que você deverá ficar ligado é que na subida ao Corcovado, muitas empresas oferecem o transporte mais rápido e barato em vans. Acontece que eles levam apenas até a metade do morro. Na outra metade você tem que pagar para subir o restante com outra van o que torna a viagem mais cara. O legal mesmo é pegar o trem e desfrutar da subida, e do parque ao entorno, fazer compras e lindas fotos.

Endereço: Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista
Mais informações no Site: Corcovado

Veja mais fotos…

Centro do Rio de Janeiro  e  Praça Mauá / Zona Portuária

Quem deseja conhecer melhor a Zona Portuária da cidade, que desde 2013 passa por um processo de revitalização, pode planejar um tour que começa a bordo do VLT. A dica é saltar da Parada dos Museus, na remodelada Praça Mauá, onde estão o Museu do Amanhã (inaugurado em 2015) e o Museu de Arte do Rio – MAR (2013). Na estaçao Utopia, a atração é o AquaRio, inaugurado em 2016

No entorno da praça fica o Boulevard Olímpico, ponto de partida para um agradável passeio a pé ou de bike, pela pela Orla Conde, inaugurada em 2016. A nova orla leva à Praça XV e, no caminho de cerca de 3km, surgem atrações e cartões-postais como Jardins do Valongo, Igreja da Candelária, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Centro Cultural dos Correios, Ilha Fiscal. Se quiser ver o site do trenzinho >> VLT

Museu de Arte do Rio

CCBB

O CCBB Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios. O Site do CCBB.

Passeio de Barco da Marinha pela Baía de Guanabara

Poucos conhecem o Espaço Cultural da Marinha localizado no Centro do Rio, próximo a Praça XV. É um espaço muito interessante, pois além de visitarmos um submarino, uma das Naus do Descobrimento e um helicóptero museu, ainda temos a oportunidade de visitar o museu do espaço.

Outras atrações imperdíveis, acontecem a bordo de navegações da Marinha do Brasil:
Site para maiores informações: Passeio Marítimo Bahia de Guanabara 

Ilha Fiscal

A outra atração, vai até a Ilha Fiscal, onde os passageiros desembarcam e visitam a Ilha e algumas alas do Torreão, além de visitar exposições permanentes. O lugar também possui um café.

Posto alfandegário até 1913, o palacete da ilha ficou famoso por sediar o último baile do Império, em novembro de 1889. A construção, que remete a um pequeno castelo em estilo neogótico, é aberta para visitação e tem como principal atrativo o torreão, ornamentado com pinturas nas paredes e na abóbada, piso com mosaico em madeiras nobres brasileiras, vitrais e trabalhos em cantaria – colunas, arcos, florões e símbolos imperiais. O passeio dura 1h40 e o acesso é feito através de escunas que partem do Espaço Cultural da Marinha.
Visitação: terça a domingo, das 12h às 17h
Endereço: Av. Alfred Agache, s/n, Centro, próximo à Praça XV
Telefones: (21) 2104-5592 / 2104-6025
Agendamentos para grupos: (21) 2104-6992/ 2104-6721 (telefones de segunda a sexta)
Mais Informações: Ilha Fiscal

MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro).

O Museu de Arte do Rio, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra

A visita começa pelo 6º andar, de onde temos a vista da Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói e um pouco do centro da cidade. É bem bonito.
Obs: O Museu tem entrada gratuita às terças-feiras para o público em geral
Endereço: Praça Mauá, s/n
Tel: (21) 2203-1235
Mais informações: Site do Museu RioMar

Museu do Amanhã

Inaugurado no fim de 2015 e Museu do Amanhã coroou a Praça Mauá, que desde 2013. O Museu do Amanhã é um museu de ciências dedicado a explorar as possibilidades de construção do futuro.

Cinco perguntas norteiam seu percurso narrativo: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos conviver nos próximos 50 anos? O conceito fundamental é que o amanhã não é uma data no calendário: ele é uma construção, e começa hoje.
A exposição de longa duração se divide em cinco áreas principais: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhã e Nós. Elas resultarão em mais de 50 experiências diferentes. Em cada uma dessas cinco áreas, o público tem acesso a um panorama geral sobre os temas tratados e poderá aprofundá-lo, se tiver interesse. A tecnologia funciona como suporte para a expografia, contribuindo para enriquecer a experiência do visitante. O conteúdo do museu foi elaborado por um time de mais de 30 consultores brasileiros e internacionais de diversas áreas.
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita às terças. Endereço: Praça Mauá, 1 – Site do Museu do Amanhã

AquaRio – Aquário

Inaugurado em 2016, na Praça Mauá, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul, com 26 mil metros quadrados de área construída, cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada. Concebido pelo biólogo marinho Marcelo Szpilman, o espaço reúne cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes.

O público tem acesso aos 28 tanques e tem a oportunidade de ver mais de perto tubarões e peixes dos mais variados tipos. Além disso, o visitante pode interagir com alguns animais nos chamados tanques de toque; enquanto no Recinto Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade, uma atividade à parte oferece a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões.
Para os pequenos, uma atração a mais: “Dormindo no AquaRio”. A atividade acontece dentro do túnel que passa no meio do Grande Tanque Oceânico, onde estarão arraias, tubarões e muitos peixes. Podem participar crianças a partir de seis anos de idade (acompanhadas de pelo menos um dos responsáveis) e, para não dar trabalho, o espaço disponibiliza colchões, cobertas e travesseiros (mas sinta-se à vontade para trazer o seu de casa). E ainda tem lanche à noite e café da manhã. Imperdível!
O aquário funcionará todos os dias, de 10h às 20h e os ingressos podem ser comprados pela internet. Para garantir a entrada, basta acessar o site e escolher o dia e o horário da visita.
Endereço: Praça Muhammad Ali – Orla Prefeito Luiz Paulo Conde – Gamboa –  link para o website do AquaRio

Onde comer bem no Rio de Janeiro – Centro da Cidade

No centro do Rio você pode comer de tudo em um lugar cheio de surpresas agradáveis, desde a comida árabe no Saara, aos restaurantes portugueses próximo à Rua Uruguaiana, as lanchonetes diversas, casas de suco, restaurantes de massas, de saldas como o Delírio Tropical e muitos outros. Mas vou listar os mais procurados e que são os meus preferidos para dias especiais no Rio.

Confeitaria Colombo

O ambiente art nouveau tem enormes salões decorados com espelhos belgas, mármores italianos e mobiliário em jacarandá. É um dos meus preferidos!

Não deixe de conhecê-la, ela deve ser ponto garantido no seu roteiro. Localizada no centro histórico da cidade, ela foi eleita como um dos 10 mais belos cafés do mundo. Porém, não faça isso em feriados. Nestes dias, o centro fica literalmente vazio e o entorno mais perigoso.
Endereço: R. Gonçalves Dias, 32/36 – Centro – Tel: (21) 2232-2300
Horário: segunda a sexta, 9h às 19h30. Sábados e feriados, 9h às 17h.
O outro endereço em Copacabana
Endereço: Praça Cel Eugênio Franco nº1 – Posto 6, Copacabana – RJ (dentro do forte de copacabana)
Telefone: 21 99603-2171 • 21 3201-4049 (informações e recados)
Horário de Funcionamento:Terça-feira a domingo, das 10h as 20h. – Site Confeitaria Colombo

Casa Cavé

Há mais de um século a Casa Cavé é parada obrigatória em uma visita ao Centro da cidade do Rio de Janeiro. Também é um dos meus endereços preferidos e parada obrigatória! Entrar nela é voltar ao passado, reviver um pouco do Rio Antigo.

A Casa Cavé foi criada em 05/03/1860. É a mais antiga confeitaria da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada por Charles Auguste Cavé, francês que ficou a frente do negócio até 1922.
Não havia quem não passasse pela esquina das ruas Uruguaiana e Sete de Setembro e não parasse para conferir o belo prédio e ver sair da cozinha taças de sorvete tão enfeitadas que pareciam verdadeiras obras de arte. Eram criações tão mágicas e surpreendentes, que aguçavam o apetite até de quem não gostava muito de sorvete.
A arquitetura marcante da Casa Cavé possui influência de diversos países. Lustres, vitrais e vidros em geral eram franceses; as cadeiras e as mesas foram projetadas por Cólon, um espanhol que residia no Brasil; e as luminárias eram brasileiras. As linhas e formas também se aplicavam às famosas formas de sorvetes, cujos traços remetiam a galinhas, pirâmides e cestas de pêssego, por exemplo.
Rua Sete de Setembro, 133 – Rio de Janeiro – Centro
Tels. (21) 2224 – 2520 / 2507 0068 – Site da Casa Cavé

Restaurante Ancoramar (Antigo Albamar)

O prédio histórico localizado na Praça XV guarda o que sobrou do antigo Mercado Municipal. Do salão arredondado descortinam-se a Baía, os navios do porto, a estação das barcas e o palacete da Ilha Fiscal.

 Reinaugurado em 2008, tem decoração feita pelo arquiteto Chicô Gouvêa. O cardápio fica por conta de Luiz Incao, ex-chef executivo do Copacabana Palace e um dos donos do Albamar.
Alta gastronomia de frutos do mar com vistas da baía em antigo torreão com ambiente clássico e sofisticado.
Endereço: Praça Mal. Âncora, 184 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-200 – Telefone: (21) 2240-8378 – Site do Ancoramar (Albamar)

Bar Luiz

Fundado na época do Brasil Imperial, no ano de 1887, o Bar Luiz é um grande nome entre os restaurantes do Rio.

O estabelecimento foi criado pelo filho de suíços Jacob Wendling, na Rua da Assembleia (hoje fica na Rua da Carioca), e chamava-se “Zum Schlauch”. A ideia do empreendedor era criar um local para os apaixonados por cerveja. A mudança para o atual endereço ocorreu em 1927. O local foi palco de reuniões de intelectuais da história brasileira, como Ziraldo, Jaguar e o jornalista Sérgio Cabral. O Bar Luiz oferece pratos típicos alemães, como o salsichão, o Kassler (costela defumada) e o Eisbein (joelho de porco), servidos com salada de batata ou chucrute.
Endereço: Rua da Carioca, 39 – Centro – Rio de Janeiro/RJ – Telefone: (21) 2262-6900 / 2262-6900
Horário: De segunda a sábado, das 11h às 23h30 – Site do Bar Luiz

Restaurante Barracuda

Fica em um lugar muito charmoso, na Marina da Glória, é aconchegante e tradicional!

O Restaurante Barracuda conta, em seu cardápio, com diferentes pratos de bacalhau, de carne, de peixes e de frutos do mar, além de entradas como a `Salada Casa Grande´, a `Ostra Fresca de Santa Catarina´e Carpaccios de carne e de salmão. A casa também conta com coquetéis, vinhos e tira-gostos variados. Culinária:Brasileira , Portuguesa,Bacalhau , Frutos do Mar
Endereço: Av. Infarte Dom Henrique, 0 Marina da Glória
Flamengo – Rio de Janeiro – RJ – Telefone:(21) 2205-3346 / (21) 2265-4641-
E-mail:[email protected]
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábado e domingo, das 12h às 18h. – Face do  Barracuda

Passeios por Santa Tereza – Vista Chinesa e Outros

Uma forma interessante de passear pela cidade são os passeios em jipes conversíveis que podem durar o dia inteiro, dependendo do roteiro. Um dos mais interessantes é o que leva à Floresta da Tijuca com paradas na Cachoeira dos Macacos e na Vista Chinesa.

No caminho, paisagens das praias de Ipanema e Copacabana, da Baía de Guanabara e de Niterói. O passeio pode ser combinado com outras atrações, como Corcovado, Praia de Grumari, Jardim Botânico, Pedra Bonita ou Santa Teresa.
Se quiser ver estes e outros passeios entre no site: FeriasBrasil

Bondinho Santa Teresa

Apesar dos trancos que o bondinho dá, vale à pena! Afinal, passar sobre os Arcos da Lapa é por si só um espetáculo à parte! Mas cuidado, evite celular na mão, joias ou qualquer tipo de ostentação.

Dar ao menos um giro pela noite na Lapa principalmente à noite para quem gosta de samba, pagode ou funk. A Lapa é o lugar que abriga todas as tribos no Rio, das patricinhas aos hippies. Ambiente super democrático e rico em diversidade.
O monumento Arcos da Lapa é o cartão postal que representa o fervo da vida boêmia da Cidade do Rio de Janeiro. Na época colonial brasileira, sua estrutura foi batizada de Aqueduto da Carioca, e seu objetivo era conduzir as águas do Rio da Carioca para a cidade.
Atualmente, além de ser um dos locais de maiores opções de entretenimento do Rio de Janeiro, os arcos também servem de trilhos para o Bonde de Santa Teresa, uma boa dica de passeio turístico. Para quem curte bares com música ao vivo, há ótimos locais como o Carioca da Gema e Choperia Brazooka, e outros são propícios a um papo de boteco, como o Bar do Adão, Na Pressão, Bar da Boa e Boteco Belmonte. Ainda há o Rio Scenarium e o Lapa 40º, que é uma gafieira com muitas mesas de sinuca, ótimo para dançar, e o Lapa Irish Pub que foi feito para aqueles que apreciam o clima de um bom Pub irlandês. Já o público que prefere a agitação, vários depósitos de bebidas, barracas e ambulantes predominam no “fervo” das ruas movimentadas próximas aos arcos.
Na área de shows, a Fundição Progresso e o Circo Voador dominam a noite. A programação dos dois estabelecimentos é bastante variada, com diversos estilos musicais para todas as tribos. O Teatro Odisséia também anima por shows diferenciados, indo desde o rock até o samba e MPB, servindo também de casa noturna dependendo da programação.
Bondinho – Quanto? R$ 0,60
Onde? Rua Senador Dantas (entre as estações Cinelândia e Carioca), na altura do número 75 siga para a rua de trás, ao lado do grande prédio da Petrobrás.
Arcos da Lapa  – Endereço:Rua Mem de Sá, Centro – Rio de Janeiro – RJ –  Saiba mais >> site para ver os bares da Lapa

Armazém São Thiago: o melhor boteco de Santa Teresa, RJ 5

O Bar é de origem espanhola, apesar dos famosos bolinhos de bacalhau que saem de sua cozinha. E, olha só, ele está ali naquela esquina desde 1919.

Seu nome original, Armazém São Thiago, é uma referência a Santiago de Compostela, cidade natal de seu dono. Ali antes funcionava a mercearia de um português, que logo foi arrendada por Jesus, ex caixeiro que se tornou fundador do badalado e tradicional bar.
Todos os móveis e utensílios, muitos datados da década de 20, foram restaurados em 2003. E por isso o “Bar do Gomez” mantém um estilo antigo, que combina perfeitamente com o clima bucólico do bairro de Santa Teresa.
Rua Áurea, 26, Santa Teresa, Rio de Janeiro
Funciona de segunda a sábado, de 12h à 1h, e aos domingos, de 12h às 22h.
Tel: (21)2232-0822 – Email: [email protected] – Site Armazém São Thiago

Onde comer bem em Copacabana

Copacabana é uma ótima escolha para viajantes interessados em caminhadas na praia, passeios e praias com faixa de areia.

Além dos inúmeros butecos, bares, galetos, pizzaria, sorveteria e uma infinidade de quiosques à beira mar onde você pode desfrutar de todos os tipos de comidas, você ainda tem os destaques charmosos e cheios de glamour dos restaurantes dentro dos hotéis de luxo onde você não precisa estar hospedado para frequentar.

Hotel Belmond Copacabana Palace

O hotel é maravilhoso e se você não está disposto a pagar caro por uma estadia ali, vale a pena saber que pode ir ao restaurante ou mesmo tomar sorvete no hotel mesmo não estando hospedado. Então vale a pena aproveitar a ida ao calçadão e tomar ou comer alguma coisa no restaurante do hotel que é maravilhoso!

O elegante Belmond Copacabana Palace é um hotel 5 estrelas que oferece quartos de luxo com banheiro revestido em mármore e vista panorâmica do mar, à beira-mar de Copacabana, no Rio de Janeiro. A propriedade conta com um spa e centro de bem-estar e 3 restaurantes gastronômicos e uma sorveteria.

Você poderá desfrutar do café da manhã servido diariamente no restaurante Pérgula, que também serve especialidades nacionais e especialidades de frutos do mar frescos. O café da manhã também poderá ser servido no seu quarto, por um custo adicional. Copacabana Palace tem atrações abertas a não hóspedes; veja opções:

Restaurante Cipriani

Os principais pratos italianos são servidos no restaurante Cipriani, e diversas bebidas estão disponíveis no Copacabana Piano Bar. O Cipriani é o lugar ideal para ocasiões especiais, pois consegue juntar um estilo sofisticado a um ambiente intimista e aconchegante. Desde o piano bar, onde você pode experimentar os mais variados e deliciosos drinks (experimentem o Belini), até o serviço impecável e atencioso.

A decoração é um caso à parte, salões amplos no estilo clássico proporcionam uma atmosfera especial, isso sem falar na vista da piscina mais charmosa do Rio.

Restaurante Me

O novo Restaurante MEE oferece pratos da culinária pan-asiática, com um menu criado pelos chefs Kazuo Harada e Rafael Hidaka. Você ainda poderá desfrutar de uma grande variedade de saquês japoneses.

O Mee – que quer dizer beleza em coreano – tem decoração típica contemporânea do oriente, mas sem exageros. Além disso, são 92 lugares bem divididos, com  ótima distância entre as mesas.
Avenida Atlântica 1702, Rio de Janeiro, CEP 22021 001, Brasil (Dentro do Hotel Copacabana Palace).
Tel: +55 21 2548 7070
Email : [email protected]

Restaurante Marius – Marius Degustare

Reconhecido mundialmente como um lugar que todos deveriam conhecer, o restaurante Marius Degustare oferece uma seleção sofisticada e bem cuidada de carnes, peixes e mariscos, num ambiente encantador, exótico e divertido.

Há mais de meio século servindo com excelência, encantando e promovendo momentos de alegria, descontração e satisfação. Localizado na praia de Copacabana, o restaurante oferece um ambiente único, inteiramente decorado com elementos náuticos, antiguidades e materiais inusitados originários de fazendas centenárias.
Carnes orgânicas e frutos do mar em restaurante decorado com rochas, objetos marítimos e antiguidades.
Av. Atlântica, 290 -Rio de Janeiro, RJ – Cozinha Brasileira e Mediterrânea
Aberto até Meia-noite  – +55 21 2275-0652 – Site do Marius

O Forte de Copacabana

Também uma das atrações militares mais interessantes. O lugar possui monumentos interessantes e belíssimos cafés que podem servir de usufruto para com a grandiosa vista da praia de Copacabana.

Outro Restaurante da Confeitaria Colombo 

Forte de Copacabana (R$ 6,00) com o delicioso café da manhã da Confeitaria Colombo.  Nos fins de semana o café é servido o dia todo.  O serviço é muito organizado. Ao informar os dados para a espera, pelo celular e um aparelho que vibra informando a sua vez. Ah, você também informa se quer mesa interna ou externa.

Restaurante Galini – do Caesar Park

O hotel Caesar Park fica na orla mais nobre da cidade e o luxo deste cinco-estrelas já impressiona logo na entrada. Sua tradicional feijoada é servida todos os sábados no restaurante Galani, na cobertura do hotel. Se a primeira impressão é a que fica, o início não poderia ser mais promissor: o salão todo envidraçado traz um panorama deslumbrante da praia de Ipanema.

Recomendo muito todos os pratos e para quem gosta de uma boa feijoada a deles é a melhor!

Endereço: Av. Vieira Souto, 460 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22420-006
Telefone: (21) 2525-2525 – Restaurante Galani – Hotel Caesar Park – Face do Caesar Park

Praias Do Rio de Janeiro

Além da famosa praia de Copacabana, você conta com uma infinidade de praias para todos os tipos de gosto! Uma dica importante e que vale para não entrar em roubadas na praia, é verificar os pontos que estão liberados para banho antes de sair da hospedagem. Geralmente, as praias mais ao centro e na baia de Guanabara, são as mais poluídas, por isso, vale a pena escolher uma mais afastada para entrar na água.

Confira as que são – normalmente – próprias, como a Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Vidigal, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme e Vermelha.

Sim, maravilhosas, mas é sempre bom estar ligado. Toda vez que a pessoa que aluga cadeiras e guarda-sol à beira mar perceber que está tratando com turistas, ela vai dobrar o preço do aluguel da cadeira, da água de coco enfim de tudo. Dificilmente isso não acontece, portanto seja o mais natural possível e não carregue no sotaque. Lembre, também de levar dinheiro em menor valor para a praia, assim não entra em negociações por causa do troco.

Pedra do Arpoador na Praia de Ipanema

O lugar é lindo! No bairro de Ipanema, na orla da zona sul do Rio, fica o famoso Arpoador. Você encontra ele entre a Praia do Diabo e a Praia de Ipanema, na altura do Posto 7.

O Arpoador é uma formação rochosa que também dá nome a pequena praia ao lado. Ele ficou famoso em 1948, quando Miriam Etz apareceu por lá de biquíni, sendo a primeira mulher a usar este traje de banho em público no Brasil.
O nome do lugar vem da prática de caça às baleias com arpões a partir da pedra. Os índios já faziam isso antes dos portugueses chegarem. Até o final arpoador rjdo século XIX, havia empresas no Rio que ainda trabalhavam com isso.
A Pedra do Arpoador é uma pequena península de pedra que se estende em direção ao mar de Ipanema. Ao lado da pedra fica a Praia do Arpoador. São apenas 500 metros de praia, já que ela muda nome e segue sendo chamada de Praia de Ipanema.

Praia de Ipanema

Dificilmente encontrará esta praia vazia nos fins de semana, mas mesmo com muitos banhistas, barracas e camelôs vendendo Matte gelado e “Bixcoito” Globo, “kit gastronômico” das praias do Rio de Janeiro, as areias branquinhas e fofas e o mar azul de Ipanema faz valer a pena até para quem prefere praias menos tumultuadas. O movimento nas areias e principalmente no calçadão continua mesmo depois que o sol, sob o ritual de palmas, se despede do ladinho do emblemático Morro Dois Irmãos.

Mais Restaurantes no Rio

Se quiser ver mais restaurantes no Rio entre no site:

Butecos no Rio

Se quiser ver botecos no Rio entre no site : Botequins de Responsa

Roteiro das Feijoadas : Feijoadas no Rio  – Restaurante Galine no Caesar Park (endereço acima) Face do Caesar Park.

Em Niterói…

Atravesse de barca para Niterói num fim-de-semana, tome um taxi (ou ônibus, é bem perto) e vá até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado por Oscar Niemeyer.

Museu de Arte Contemporânea – Oscar Niemeyer

Sobre o Mirante da Boa Viagem, a icônica obra do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, além de ser parada obrigatória para apreciar os traços modernos da construção, é o ponto principal para os caçadores de exposições artísticas e culturais. Existente desde 1996, o MAC – Museu de Arte Contemporânea, com toda sua exuberância arquitetônica tornou-se um dos cartões postais de Niterói e abriga um acervo com obras pertencentes à arte moderna, desde artes abstratas até obras que retratam a ilusão da Monarquia Brasileira. Além disso, o museu dono de um fachada futurista, com vista panorâmica para os visitantes, dispõe de um bistrô com um cardápio que varia entre opções da culinária brasileira e internacional.

MAC – Praça Mirante de Boa Viagem, s/n – Boa Viagem | Tel.: (21) 2629-1416
Praça Mirante de Boa Viagem, s/n – Boa Viagem | Tel.: (21) 2620-2400 | Site Museu Oscar Niemeyer

O prazer de um almoço em Niterói

Em uma das obras mais conhecidas do famoso  Oscar Niemeyer, mais precisamente, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o BistrôMAC se estabelece no subsolo do museu, onde o ambiente esbanja uma decoração moderna e ainda oferece uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara. O cardápio é uma variação dos sabores brasileiros com a culinária internacional e tem como carro chefe o escalope ao molho de mostarda djon com batatas gratinadas. São cerca de 90 rótulos pertencentes à carta de vinho, todos excelentes para acompanhar um dos pratos do menu.

Restaurante Gruta de Santo Antônio – Niterói

Se quiser pode almoçar também em Niterói no restaurante Gruta de Santo Antônio, o melhor de Niterói. O site do Restaurante Gruta de Santo Antônio

Praias do Rio mais afastadas

Cabo Frio / Búzios/ Arraial do Cabo (é tudo ali juntinho)

Arraial do Cabo está localizada a 165 km do Rio de Janeiro, na área conhecida como Região dos Lagos, onde também estão as cidades de Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. A melhor maneira de chegar a Arraial do Cabo é a partir da cidade do Rio de Janeiro. Carro e ônibus são as opções mais comuns de transporte. A viagem de carro tem tempo médio de 2h35, enquanto o trajeto de ônibus tem três horas de duração.

De carro
Para quem optar pelo trajeto de carro, há muitas opções de locadoras de veículos tanto no Aeroporto Santos Dumont quanto no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão. O trajeto até a Região dos Lagos começa após a travessia da Ponte Rio Niterói, com acesso à BR 101 e depois à Via Lagos (RJ-124). Esta segunda parte do trajeto é em rodovia privatizada e há cobrança de pedágio. O preço do pedágio nos dias de semana, para veículos de passeio, é de R$ 10,30; nos finais de semana e feriados, o valor sobe para R$ 17,20. A estrada, especialmente no trecho da Via Lagos, é muito bem sinalizada e não há grandes dificuldades ou desvios no trajeto.
De Van
Viajar para Van Rio X Cabo Frio em Rio de Janeiro e Região nunca foi tão fácil. Use o Moovit para receber direções passo-a-passo detalhadas a partir da sua localização atual, uma atração principal ou qualquer grande estação de transporte. Visualize rotas detalhadas no mapa, horários dos ônibus e trens, previsões de chegada e alertas de serviço para saber exatamente como chegar até Van Rio X Cabo Frio.
Ao viajar para Van Rio X Cabo Frio, use o recurso “Vamos” com notificações para desembarcar para saber exatamente onde descer, o quanto é preciso caminhar, o tempo de espera pela sua linha e quantas paradas ainda restam. O Moovit irá lhe alertar quando for a hora de descer do veículo – não é preciso ficar constantemente conferindo se a próxima parada é a sua. Site de Movitap
De ônibus
O trajeto de ônibus para Arraial do Cabo também é muito tranquilo. Para quem chega ao Rio de Janeiro de avião e precisa ir até a Rodoviária Novo Rio para pegar o ônibus, a melhor opção para começar o trajeto é usar o ônibus conhecido como “frescão”. Ele é operado pela Real Auto Ônibus e parte tanto do Aeroporto Santos Dumont quanto do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e deixa os passageiros na Rodoviária Novo Rio ( itinerários e horários do Frescão). Muito prático, rápido e barato. O custo do trajeto, e média, 16 reais. Bem menos do que custaria um táxi.
Há ônibus de turismo que partem da Rodoviária Novo Rio durante todo o dia para Arraial do Cabo e também para a vizinha Cabo Frio. As duas cidades estão localizadas a apenas 20 minutos uma da outra e diariamente ônibus urbanos ligam as duas. Por isso, caso não haja passagem para Arraial do Cabo, compre para Cabo Frio e faça o final do trajeto de táxi ou de ônibus urbano.
O custo médio de cada trecho entre o Rio de Janeiro e Arraial do Cabo é de 65 reais, sendo possível encontrar promoções por menos de 50 reais. As passagens de ônibus podem ser compradas com antecedência pela internet ou na hora, no guichê da companhia. A principal operadora de ônibus a realizar o trajeto para a Região dos Lagos é a Auto Viação 1001.
De avião
O pequeno Aeroporto de Cabo Frio (CFB) é um alternativa ainda pouco viável para quem deseja chegar de avião à Região dos Lagos. O local recebe principalmente voos fretados. Os voos comerciais são bastante limitados e ainda com alto custo, não sendo uma boa opção para a maioria dos turistas que procura a região. Os voos são operados a partir do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, e a única companhia aérea a realizar o trajeto é a Azul.
Saiba mais no site: Melhores Destinos
De Taxi
A viagem de taxi pode sair muito cara, mas se for combinada como uma corrida fechada pode sair em torno de uns Cr$ 400, 00 (Quatrocentos Reais) preço pesquisado há 2 meses atrás. Com mais ou menos 500 reais você pode alugar um caro. Ai dá para circular melhor por toda Cabo Frio e Búzios aproveitando cada praia de cair o queixo!

Esse texto sobre Como chegar a Arraial do Cabo faz parte do guia de Arraial do Cabo no Melhores Destinos.

Angra dos Reis

Lugar lindo, paradisíaco, fantástico! Mas não é a cidade que é linda e sim as ilhas. Quando chegar você pode ficar em algum hotel e providenciar passeios com direito a almoço nas ilhas. Como chegar?

          De Van
Que tal ter uma van com motorista para levá-lo  até o cais de embarque para a Ilha Grande? Não ter que se preocupar com o transito, procurar o cais correto para embarcar, levar o carro para o estacionamento depois de descer as bagagens, ter que pegar outro ônibus ou taxi e assim por diante… Apenas relaxe e aprecie a vista!

Como você já se informou, não vai chegar com seu carro até a pousada. Chegar até a Ilha Grande pode não ser fácil, pois tem relação com a maneira que você vai chegar ao Estado do Rio, se de avião, ônibus ou carro e em qual localidade da Ilha Grande vai ficar hospedado. São diferentes roteiros e horários que variam também com relação aos dias úteis e final de semana.

É preciso estar ciente de que Angra dos Reis possui 3 diferentes pontos de embarque de onde os barcos partem para as diferentes comunidades da Ilha Grande. É importante tomar muito cuidado para não entrar a bordo de um barco que parte para outra parte da ilha, diferente daquela que você quer ir.
O transporte ou transfer em Van entre o Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba e bem utilizado na região. Existem várias empresas que operam este tipo de transporte mas também existem as vans piratas – que não são legalizadas para o serviço. Fica aqui então um alerta.
Dicas sobre transporte em van :
Por questões de segurança, não é aconselhável entrar em qualquer van, sem identificação clara, que ofereça o serviço nas proximidades do cais;
A sugestão é  investigar primeiro o serviço dos fornecedores, antes de comprar o serviço;
Os serviços com menores preços quase sempre se referem a van ilegais ou que pertençam a empresas que não são do ramo de transporte;
Tenha em mente que mais qualidade e segurança tem um custo agregado.

Veja mais no site: Ilha Grande

De Ônibus
Rodoviária de Rio de Janeiro – Endereço: Francisco Bicalho, 1 – Santo Cristo – CEP: 20220-310 Tel>: (21) 3213-1800
De Ônibus ou Van com passeio turístico
Angra dos Reis – Carioca Rio

Resumo: Transporte em Ônibus ou Van com ar condicionado; Guia EMBRATUR; Almoço; Passeio de Veleiro (escuna); Paradas para banho e caminhada ecológica; Saídas diárias

Veja mais no site: Carioca Rio

Passeio de ônibus pelo Rio

5 passeios de ônibus para conhecer o Rio gastando quase nada

São 5 linhas de ônibus no Rio de Janeiro mais importantes para conhecer diversos pontos turísticos da cidade em uma só viagem – e sem se perder. Monte seu próprio city tour pelo Rio de Janeiro, sente na janela e suspire com as belezas cariocas.

Linha 110  – Rodoviária Novo Rio

O itinerário do ônibus 110 passa pela Rodoviária Novo Rio, ponto inicial para quem quer conhecer cidades perto do Rio de Janeiro usando os ônibus intermunicipais, como Búzios, Cabo Frio ou Petrópolis. Porém, vamos falar do 110, um ônibus normal que passa por pontos turísticos cariocas imperdíveis.

Para chegar na Zona Sul, esse ônibus passa por áreas pouco exploradas, como um pedaço do bairro de São Cristóvão e do Santo Cristo, por partes sem grandes atrativos turísticos.
O principal ponto de ligação entre a Zona Norte carioca e a Zona Sul é o Túnel Rebouças, que passa perto do Cosme Velho, onde está o acesso ao Morro do Corcovado, o mesmo do Cristo Redentor. Ao sair do túnel, o ônibus passa pelas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, que rodeiam a belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões postais cariocas e um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro. Nesse sentido Rodoviária x Leblon, é melhor sentar na janela ao lado direito, para ver a lagoa em todo seu esplendor. Para sair da Lagoa, o ônibus entra no bairro do Leblon, passando pelas avenidas Henrique Dumont e General San Martin, até chegar na Bartolomeu Mitre, pertíssimo do Estádio da Gávea, casa do Flamengo, time de futebol mais popular do Brasil.

Linha 2014 – Gávea x Praça Mauá

ônibus Rio de Janeiro – Museu do Amanhã

A linha Gávea x Praça Mauá tem como ponto final a Praça Mauá, pertinho do Museu do Amanhã

Essa é uma nova linha de ônibus que passa por diversos pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro. A viagem começa pela Gávea, bairro da Zona Sul carioca, com ares bucólicos. Logo depois, entra no bairro do Jardim Botânico, onde, como o nome diz, está o jardim botânico da cidade, um dos mais bonitos do mundo. Fundado pelo Imperador Português João VI e um de seus pontos é o caminho de palmeiras reais.
Logo depois, o 2014 passa por Botafogo, um dos principais bairros da Zona Sul do Rio, com diversos bares, cinemas e shopping centers importantes. A vista da janela começa a ficar ainda mais interessante quando o ônibus cruza a Praia de Botafogo, em seguida a Praia do Flamengo e a Avenida Beira Mar. Tudo com vistas para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, um dos cartões postais mais famosos da cidade.
Chegando no Centro do Rio de Janeiro pela Avenida Antônio Carlos e passando perto do Aeroporto Santos Dumont, o ônibus cruza a Rua Primeiro de Março, uma das principais ruas históricas do Rio Antigo, com o Centro Cultural Banco do Brasil e o Paço Imperial. Nesse momento, o 2014 entra na Avenida Presidente Vargas, onde você poderá ver a famosa igreja da Candelária, uma das mais importantes da cidade. Finalmente, o ônibus termina seu trajeto na reformada Praça Mauá, o novo cartão postal do Rio de Janeiro. Lá, está o Museu do Amanhã, inaugurado em 2015 e com design feito pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Linha 107 – Central x Urca

ônibus Rio de Janeiro – Urca

O seu passeio de ônibus pelo Rio de Janeiro garante uma belíssima vista da Urca

A Urca é um dos lugares mais encantadores do Rio, porém o acesso a essa área não é dos mais fáceis. Ao lado de Botafogo, a Urca é um bairro “sem saída”, já que na outra ponta, está a Baía de Guanabara, sem nenhum outro bairro na continuação. As ruas são calmas e bucólicas e o bairro é seguro, já que é uma zona militar. Na Urca, você encontra a Praia Vermelha, com uma geografía bem diferente das outras praias do Rio de Janeiro, a pista Gago Coutinho, que rende lindas caminhadas e claro, o famoso Pão de Açúcar. Mas como chegar até a Urca? Tome o ônibus 107.
O 107 é um ônibus circular e por isso, não existe um ponto de partida específico. Ele passa pelo Centro do Rio de Janeiro, na histórica Rua Primeiro de Março e na Avenida Presidente Vargas, veia importante que liga o Centro à Zona Norte carioca. Esse ônibus cruza outros pontos importantes do centro do Rio, como o Largo da Carioca, Praça Tiradentes, Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Presidente Wilson. Logo depois, passa pela Praça do Passeio Público, uma zona logo ao lado da Lapa. Nesse momento, o 107 passa pela Praia do Flamengo e Praia de Botafogo, proporcionando cenas cariocas espetaculares da Baía de Guanabara. Ao final de Praia de Botafogo, entra na Avenida Pasteur e finalmente chega na Urca. Hora de sair do ônibus e explorar o bairro. Não deixe de tomar uma cerveja de garrafa com pastel na famosa mureta do Bar Urca e aprecie a linda vista do Rio de Janeiro.
Linha Integrada 1 – Alvorada x Rio Sul

ônibus Rio de Janeiro – Ipanema

A linha Alvorada x Rio Sul vai te garantir uma vista dessas quando passar por Ipanema…

A nova Linha Integrada 1 liga a Zona Sul à Zona Oeste e passa por alguns dos lugares mais estonteantes do Rio de Janeiro.

A grande dica é: no sentido Rio Sul x Alvorada, sente na janela do lado esquerdo para ver as praias mais lindas da orla carioca. Se você estiver no sentido contrário, é só sentar do lado direito.
Começando a viagem no Shopping Rio Sul, um dos mais completos da cidade e com famosas marcas de moda carioca, ele atravessa o Túnel do Leme e cruza integralmente a Avenida Atlântica, mais conhecida como a Praia de Copacabana. Não satisfeita, a Linha Integrada 1 entra na Rua Joaquim Nabuco para passar por toda a Avenida Vieira Souto, onde está a descolada Praia de Ipanema. Logo depois, o ônibus entra na Avenida Delfim Moreira, a da Praia do Leblon, conhecida por ser mais família que sua vizinha Ipanema, porém não menos bonita. Ou seja, a linha integrada 1 é perfeita para conhecer a maioria das praias da zona sul do Rio em uma só viagem.
A viagem, com vistas para o Oceano Atlântico, não para por aí. A Linha Integrada cruza o Túnel Zuzu Angel e passa pela Avenida Niemeyer, que tem uma das melhores vistas do mar no Rio de Janeiro. Seguindo pela autoestrada Lagoa-Barra, passando pelo bairro de São Conrado (o mesmo da Rocinha), o ônibus chega finalmente no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca. Aqui, as praias são maiores e menos urbanas que as da Zona Sul. Infelizmente, a linha integrada 1 não passa em frente às praias da Barra, porém cruza a Avenida das Américas, até o ponto final, no Terminal Alvorada. A Barra da Tijuca é um bairro importante para as Olimpíadas de 2016 e fica perto da Cidade Olímpica, em Jacarepaguá.

Linha Circular 1 – Leblon x Cosme Velho

ônibus Rio de Janeiro – Praia de Botafogo

Aprecie a vista da praia de Botafogo durante seu passeio de ônibus pelo Rio de Janeiro

Essa linha de ônibus também é nova na cidade e passa por diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, começando pelo Leblon. O bairro, com suas praias e vida noturna intensa nos bares, é o ponto de partida nessa viagem. Passando pela Avenida Delfim Moreira à beira da praia e continuando pela Avenida Vieira Souto, pela Praia de Ipanema. A viagem continua por dentro desse mesmo bairro, pela Visconde de Pirajá até Copacabana, atravessando a mítica e intensa Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A Linha Circular 1 passa por Botafogo, entra no bairro da Urca (o mesmo do Pão de Açúcar), dá um passeio pelo bairro e volta para a Praia de Botafogo. Mais vistas da Baía de Guanabara, até o momento que o ônibus entra no bairro do Flamengo, passando pela Avenida Senador Vergueiro. A viagem segue até a Rua do Catete, história por abrigar o Palácio do Catete, sede do antigo governo quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil e onde Getúlio Vargas se suicidou. A linha então segue em direção ao bucólico e familiar bairro das Laranjeiras, sede do time de futebol Fluminense, até chegar no Cosme Velho, passando perto da estação de trem que sobe o Morro do Corcovado até o Cristo Redentor. Já que o ônibus é circular, ele volta pelo caminho contrário para fazer a volta. Ufa, uma viagem e tanto pelos lugares mais lindos do Rio de Janeiro.

Para saber mais visite o site: Momondo

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *