Compartilhe:

Saiba tudo sobre os riscos de uma maquiagem vencida

Uma maquiagem vencida ou compartilhada por causar danos a sua saúde, saiba como evitar e se proteger os perigos.

Publicado por: Cida Ramos

maquiagem-vencida-ou-compartilhada-perigo-para-saude

Todo mundo sabe que existem riscos em usar um produto fora do prazo de validade, aquela data que costuma vir estampada na embalagem, mas nem todo mundo obedece essa data e acaba se arriscando e usando sem saber ou ignorando os riscos dessa prática.

Então, o que se deve fazer é sempre estar atenta a estas datas e por mais que dê aquele aperto no coração e pena de jogar fora, você precisa fazer isso, mesmo que o produto tenha custado os olhos da cara, você pode correr riscos de ficar em apuros com alergias causadas por microorganismos que venham a se proliferar ou se depositar ali posteriormente a data da validade. O produto até pode aparentemente estar bom, mas quem garante?

Vale lembrar que quando o prazo de validade expira, significa que, além do produto poder perder sua eficácia, existem grandes chances de seu conservante não estar mais ativo. E isso representa sérios riscos!

Veja também>> Aprenda como organizar seus produtos de maquiagem

Pois é,utilizar maquiagem vencida é um verdadeiro atentado à saúde. E isso precisa ser levado à sério! Existem várias maneiras para identificar, para evitar e coisas que você não deve fazer para não se ariscar, saiba quais são elas:

Alguns produtos vencidos  mudam de cor, consistência ou cheiro – Jogue fora!

Você pode ficar atenta a alguns digamos “sintomas” como o mal cheiro que as bactérias acabam exalando quando se proliferam, ao gosto estranho que os batons acabam apresentando, a aparência aguada dos cremes e a alteração na cor ou até mesmo o  mofo. Isso entre outras coisas já ajudam na identificação de um produto vencido e ai é fato, não dá para usar.

Alguns produtos vencidos NÃO dão sinal de mudança – Fique atenta

Enquanto alguns dão sinais de mudança, outros podem ser atacados por microorganismos que não dão sinal de sua presença, e ai é que eles podem te enganar. E prolongar o uso desses produtos vencidos pode acabar se tornando uma cilada e causar  danos como irritação, vermelhidão, coceira e até infecções.

Muito cuidado com produtos da região dos olhos

O perigo existe de um modo geral, mas os produtos destinados à região dos olhos, tais como lápis, delineador, rímel, sombras entre outros. O risco de um produto contaminado para os seus olhos é que pode gerar uma alergia, conjuntivite, ou algo mais difícil de ser tratado como uma inflamação córnea. E ter um gasto muito maior com consulta e tratamento médico do que o custo de qualquer produto, e com saúde não se brinca, muito menos com a saúde dos olhos. 

Produtos compartilhados e/ou não higienizados oferecem riscos

Pode parecer uma bobagem, afinal quem nunca? Quem nunca experimentou um batom da amiga, ou na loja de cosméticos? Mas a prática de compartilhar não é legal! Esse hábito pode causar danos tão perigosos quando o uso da maquiagem vencida. Um batom ou produto usado por várias pessoas, facilita o trânsito das bactérias, fungos e vírus entre as pessoas. Ao compartilhar um batom você pode correr o risco,  de pegar herpes labial. E a pessoa aparentemente não tinha nada, mas os microorganismos podem estar lá na boca daquela moça tão legal que aparentemente não tem doenças. Eles são resistentes, vivem no corpo de pessoas que muitas vezes nem desenvolvem a doença, mas podem transmiti-las ainda assim.

Outra coisa, pinceis se não lavados adequadamente, são perigosos. Muitos maquiadores que não fazem o procedimento corretamente e periodicamente, podem acabar te passando bactérias, fique atenta ao profissional que vai contratar.

Quanto a validade

A validade da maquiagem pode variar de acordo com cada fabricante, e também de acordo com as condições de armazenamento. A data de validade costuma vir indicada na caixa, na embalagem e em alguns casos também no próprio produto. Essa data se refere ao “prazo mínimo” em que o fabricante garante a validade do produto, mas é claro que se usado e armazenado em condições adequadas.Observe portanto que a data começa a valer a partir do momento em que o produto é aberto. (Desde que ele não passe muitos anos guardado é claro).

– A consistência do produto também influencia na validade, quanto mais denso e seco for mais vai durar. A sombra ou base ou corretivo,  em pó dura mais do que a cremosa e esta dura mais que a liquida. Um bom exemplo disso é o rímel, que tem a durabilidade muito curta, justamente por ser liquido e porque na hora do uso as pessoas costumam ficar bombando e acabam injetando muito ar para dentro da embalagem, isso ajuda na proliferação das bactérias.

A maquiagem para o rosto costuma durar em média 6 meses para os produtos líquidos e 2 anos para os produtos secos. Então fique atenta na hora de comprar, se você usa diariamente pode investir em uma make liquida, mas se usa menos prefira uma make em pó. Você vai poder aproveitar por mais tempo.

 Tabela de validade média dos produtos de beleza e afins

Existem muitas controvérsias quanto ao prazo de validade dos produtos. Respeite principalmente o que vem escrito na embalagem. Via de regra os prazos são os que pesquisamos e que relacionamos abaixo:

-Base liquida: 6 meses
-Base em pó: 12 meses
– Blush em creme: 12 meses
– Blush em pó: 24 meses
– Creme de olhos: 3 meses
– Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes: 6 meses
– Corretivo: 8 meses
-Esmaltes: 2 anos
– Filtro solar: 12 meses
– Gloss e batom: 12 meses
– Lápis de olhos/sobrancelhas/lábios: 12 meses
– Pó de rosto: 12 meses
– Sombras em pó: 12 meses
– Pó bronzeador: 24 meses
-Perfumes: 2 anos
-Produtos para os cabelos: 1 ano
-Rímel: 3 meses
– Tônicos de rosto: 12 meses

Onde guardar os produtos de beleza perfumes

– Se possível conserve guardados nas embalagem, e dentro de uma gaveta em lugar seco e escuro. Como penteadeira ou armário no quarto são os melhores lugares desde que arejados e ventilados. Nunca no banheiro, ele é o pior lugar para se guardar qualquer tipo de cosméticos. Até os Shampoos e afins você deve deixar apenas o que estiver usando.

Dicas para conservar os produtos de beleza/perfumes por mais tempo

– Não jogue fora a caixinha do produto: ela costuma ter a data de validade e funciona como uma segunda proteção ao produto.
– A maquiagem levada dentro da bolsa deve estar sempre muito bem fechada. Quente, escuro e com vários compartimentos, torna-se um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Portanto leve apenas o mínimo possível.
– Não guarde os seus produtos no banheiro. Por ser úmido e com oscilação de temperatura ele se torna um ambiente rico em microorganismos. Procure guardar seus produtos no quarto, sempre longe de luz direta e calor.
-Lave as mãos antes de manipular qualquer produto e de preferência  use a espátula que vem no creme! Quando manipulamos o produto com os dedos, crescem as chances de contaminá-lo com bactérias e  afins.
– Esponjas Devem ser lavadas com frequência de pelo menos 1 vez por semana e substituídas depois de 4 lavagens para evitar que se acumulem fungos e bactérias.
-Para um pó compacto ou pancake que não tenha separação para esponja, use um pedaço de lenço de papel para proteger da contaminação.
-Evita a autocontaminação: Se você está com espinha, use um cotonete para não contaminar a sua esponjinha. Se teve herpes, não use aquele baton sem antes cortar a ponta. Não utilize a máscara de cílios se teve uma conjuntivite e contaminou o pincel e por conseguinte o próprio rímel.

Vale lembrar que você deve comprar apenas o que deseja usar, e não precisa também comprar uma embalagem enorme de produto, compre de acordo com a sua demanda.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *