Compartilhe:

Rocambole trançado de calabresa

Esse rocambole é feito com uma massa básica que aceita recheios salgados ou doces, a sugestão de hoje é recheio de calabresa, faz ai!

Publicado por: Cida Ramos

rocambole-trancado-de-calabresa2946

Se você quer uma receita perfeita para os lanches da tarde ou mesmo para festa em família, dá para fazer para vender, para o que você quiser.Vi no blog margareth-saboreando e lembrei de uma trança que costumo fazer que também fica uma delicia. Essa receita tem uma massa básica, gostosa, macia e que você pode variar a vontade os recheios, que podem ser doces ou salgados. Fica uma delícia com calabresa, experimente você vai adorar!

Receita de rocambole trançado de calabresa

Massa:

¹/² k de farinha de trigo,
50g de fermento biológico ,
¹/² copo de leite,
1 ovo,
¹/² xícara(chá) de óleo,
¹/² colher(sopa) de sal,
¹/² colher(sopa) de açúcar.

Recheio:

150g de calabresa defumada ralada, (Se não tiver calabresa defumada use a que encontrar).
150g de mussarela ou queijo prato,
1 tomate picado,
1 cebola picada,
orégano a gosto

Modo de preparo:

Misture o fermento desmanchado em ¹/² copo de água morna, com o sal, o açucaro óleo, o leite e o ovo.

A farinha, de ser acrescentada aos poucos até dar o ponto certo da massa, que deve ficar solta das mãos, porém fofa, macia. Enquanto for sovando a massa, vá rasgando a massa para frente. E não se assuste, é uma massa fácil de trabalhar e cresce com facilidade.

Deixe a massa descansar até que ela dobre de volume, por uns 20 min. Enquanto isso prepare o recheio. Basta refogar os ingredientes do recheio e deixar esfriar.Menos o queijo que deverá ser colocado na hora da montagem por cima do recheio.

Montagem

Abra a massa  no formato redondo, como um disco de pizza.  Deixe um espaço retangular no centro, onde será colocado o recheio e deixe uns 4 dedos de borda para fazer o trançado da massa.

Corte tiras de 2 cm na lateral da massa. Onde for colocado o recheio, nas extremidades, não precisa cortar as tiras ,deixe essa tira larga, pois servirá de tampa para começar a trançar o rocambole.

Pincele com água toda a lateral cortada (as tiras) da massa. Vá sobrepondo uma tira de cada lado, uma de cada vez, trançando a massa até que acabem as tiras e cobrindo todo o recheio.

Pincele todo o rocambole com um ovo batido e leve para assar em forno preaquecido(de acordo com a reforma ortográfica) a 180º, até que a massa fique douradinha e assada.

Dica: Depois de aberta a massa, coloque-a sobre um papel manteiga, para facilitar o transporte para a assadeira, ou monte o rocambole direto, já na assadeira.

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *