Por: Cida Ramos em: 17 de julho de 2012

Roupa certa para trabalho em ambiente informal ou para o casual day

Dicas de roupas adequadas ao dia em que você pode ir com uma roupa menos formal para o trabalho,como na sexta-feira, ou mesmo para o seu trabalho não pede uma roupa tão cerimoniosa.

roupa-certa-trabalho-ambiente-informal-capa

A maioria dos escritórios ou ambientes de trabalho, não exigem que a roupa seja extremamente formal e por isso trouxemos dicas de fotos de roupas adequadas a este tipo de ambiente.

Veja também:

Roupa certa para trabalhar em um ambiente formal
Roupa e maquiagem certa para o trabalho

A roupa certa para uma entrevista de emprego: Para eles e elas

Se vestir de maneira discreta, dando prioridade às peças clássicas é sinônimo de elegância – desde que você se sinta confortável dentro da roupa (e aí é que tá o problema do preconceito) – e no ambiente de trabalho passa a mensagem de que você não se utiliza da vestimenta pra chamar a atenção. Seu trabalho fala por si só, saca?

 roupa-certa-para-trabalho-ambiente-informal

Por isso, deixe as roupas justas,  fendas, decotes, transparências, maquiagem pesada e maxi bijoux para o fim de semana e para as noites onde o seu currículo e capacidade intelectual não chamam atenção ou contam pontos extras – pelo menos à princípio.

 roupa-certa-para-trabalho-ambiente-informal

O grande X da questão, que eu super compreendo que exista é: já que meu ambiente de trabalho é formal, sou obrigada a sempre usar as mesmas cores, os mesmos tecidos, as mesmas peças clássicas e montar um guarda-roupa da Mônica, que enjoa qualquer ser humano? Não, não precisa. Super dá pra trocar o preto e branco por outras cores sóbrias, pra apostar em peças clássicas com tecidos diferenciados e até ousar um pouquinho na modelagem. Tudo sem exageros, claro.

Como já disse antes, transparência, decotes, fendas, roupa curta, barriga de fora, lingerie aparecendo, maquiagem pesada e acessórios muito chamativos e/ou barulhentos estão fora de cogitação. Contudo, como o ambiente não é super formal a grande maiorias das peças, acessórios e cores estão liberadas – principalmente se quem vai vestir é jovem. O essencial é montar um guarda-roupa de trabalho que seja confortável e elegante e entender que tipo de roupa, cor, cabelo e maquiagem transmitem o recado que você quer passar.

roupa-certa-para-trabalho-ambiente-informal

Por exemplo, peças rígidas e bem durinhas dão a impressão que você está com uma “armadura”, “pronta pra briga”, o que transmite a mensagem de mulher agressiva. Cabelo solto, cheio de cachos e com muito volume deixam as mulheres naturalmente mais sedutoras. Cores clarinhas e suaves são super românticas e transmitem fragilidade. Por isso, saber como vai ser o seu dia (reuniões, encontros com clientes e etc.) já facilita na hora de definir que roupa usar.

 roupa-certa-para-trabalho-ambiente-informal

Mas ó, não é pra ninguém ficar com medo do rosa e do babado, ou das cores escuras e das peças estruturadas, temendo ser reconhecida como menina moça ou mulher destruidora. O equilíbrio é o melhor remédio! Se, por exemplo, você tem uma reunião com investidores, onde serão apresentados números importantes e a seriedade é imprescindível, você pode optar por uma calça + blazer, mas a peça de baixo pode ser uma blusa mais leve de cor bem suave.

roupa-certa-para-trabalho-ambiente-informal

Os acessórios também podem ser alegres (mas cuidado com o barulho para não incomodar os colegas, hein?) e a calça jeans está liberada!!! Mas cuidado com o corte e modelagem, ok? Nada de calça jeans muito justa, com cintura baixa, com rasgos e muito desbotada. O correto é optar por calças retas, de jeans escuro (sem lavagem), com cintura no lugar e boca reta – elas são as mais elegantes.

roupa-certa-para-trabalho-ambiente-informal

 

Aliás, nesses ambientes com formalidade “em cima do muro”, a terceira peça (blazer, cardigan, colete, casaqueto, suéter) é coringa em qualquer look – ela pode servir como ponto de cor, ou pra “amenizar” uma estampa um pouco mais chamativa e também serve para acrescentar formalidade ao visual. Por isso, vale apostar em peças com bom caimento e tecido bacana, que combinem facilmente com vários outros elementos do seu guarda-roupa.

roupa-certa-para-trabalho-ambiente-informal

A bolsa pode até ser desestruturada, desde que tenha uma cara “boa”. Não vai usar uma bolsa com cara de sacola de praia que pega mal, hein?! Assim como é péssimo e imperdoável fazer do casual day o dia da “cara lavada” – a não ser que você seja abençoada por todos os Deuses. Um corretivo, blush e rímel sempre fazem bem ao visual.

Agora, uma coisa importante deve ser lembrada em todos os casos: mesmo na sexta-feira é sempre bom levar algum acessório ou peça extra que traga mais formalidade ao look (um blazer estruturado ou uma bolsa mais fina) – que podem ficar guardados no carro para algum tipo emergência. Caso surja algum compromisso de última hora ou um encontro importante com algum cliente é essencial estar prevenida para voltar ao dresscode “normal” da empresa que você representa.

Fonte: http://fashion4fun.com.br

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta