Compartilhe:

Sabão em pó ou sabão líquido? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

Sabão em pó ou sabão líquido? Em meio a tantos produtos diferentes vamos esclarecer as vantagens e desvantagens de cada um.

Publicado por: Cida Ramos

sabao-em-po-ou-sabao-liquido2911

Antes eram só as marcas de sabão em pó que disputavam as prateleiras na preferência dos consumidores, agora várias marcas possuem as duas versões, o tradicional sabão em pó e o sabão líquido. Para quem ainda é novato nos assuntos domésticos ou até mesmo para quem já lava roupa há muito tempo, às vezes bate a dúvida de qual sabão usar. Sabão em pó ou sabão líquido, qual é o melhor?

Quais as vantagens do sabão líquido?

O sabão líquido é menos abrasivo por isso é o mais indicado para a conservação das roupas. E isso significa menos manchas também,  pois a diluição fica mais facilitada evitando que o sabão fique grudado no tecido durante a lavagem, o que é comum acontecer com a versão em pó quando não diluídos da maneira correta.

Outra vantagem do sabão líquido é a sua versão concentrada, onde é usado em menos quantidade na lavagem com um rendimento bem superior, tornando-se assim muito mais econômico para o consumidor.

Existem outras versões de sabão líquido não concentrado que são ideais para roupas delicadas ou coloridas, conservando o tecido e as cores das roupas. Algumas marcas dispensam até o uso do amaciante, pois o mesmo já vem em sua composição.

Quais as vantagens do sabão em pó?

A composição do sabão em pó é mais estável, onde vários ativos diferentes podem ser usados no mesmo produto, que o torna muito eficiente na remoção das manchas e sujeira. Diferente do sabão líquido que por se diluído em água, muito dos ativos da formula reagem entre si, diminuindo seu poder limpeza.

Portanto, quem tem problemas em lavar roupa com sabão em pó deve prestar muita atenção na forma como ele é diluído, pois o acúmulo do sabão na roupa é que geralmente ocasiona as manchas e a perda de cor do tecido. Isso acontece muito em máquinas de lavar com abertura frontal, onde a vazão de água é menor, o que faz o sabão não diluir direito. O mesmo cuidado vale para a lavagem manual, onde o sabão em pó deve ser diluído antes da lavagem.

Em resumo, tanto o sabão líquido quanto o sabão em pó são excelentes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Aqui em casa usamos da seguinte maneira e tem funcionado muito bem. Manchas mais difíceis e roupa mais suja? Sabão em pó. Roupas deliciadas, coloridas e que não sujam tanto? Sabão líquido.

Veja também >> Como lavar roupas pretas sem perder a cor

Veja também >> Dicas de como tirar bolinhas das roupas

Fontes: BBel, Yahoo

Recomendado para você

Comentários

Uma resposta para “Sabão em pó ou sabão líquido? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

  1. gabrielle couto cordeiro disse:

    gostei !!,me ajudou muito nos trabalhos de desbravadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *