Sabão líquido caseiro feito com óleo de cozinha reciclado

Aprenda a fazer sabão líquido caseiro usando o óleo de cozinha usado. Separamos 3 receitas para você economizar e ainda ajudar o meio ambiente!

Publicado por: Redação

Fazer o seu próprio sabão líquido caseiro é uma ótima maneira de economizar e reaproveitar o óleo de cozinha usado no dia a dia.

Hoje em dia, mesmo que as pessoas estejam mais cientes sobre o descarte correto do óleo usado, ainda assim é difícil que exista uma reciclagem efetiva em larga escala em todos os lugares. Em grande parte das cidades, o óleo de cozinha depois de usado, ainda é jogado fora com o lixo comum, sem qualquer tratamento.

E criar o seu próprio sabão líquido reutilizando o óleo de cozinha é uma ótima opção de reciclagem e economia, já que nesse processo o sabão é quase que totalmente biodegradável.

Já havíamos publicado uma matéria sobre como fazer o sabão em barras caseiro, que também é muito útil para lavar roupas de tecidos não delicados, calçados e limpeza geral. Porém, o sabão líquido é muito mais prático de ser utilizado em muitas maneiras na sua limpeza.

O que eu preciso para fazer o sabão líquido caseiro?  

A receita mais fácil, e a nossa primeira, é o sabão líquido caseiro a base de soda caustica, álcool, água e óleo de cozinha usado.

Se você já ficou apreensiva por causa do uso da soda cáustica, fique tranquila. Ao fazer o sabão existe um processo que é chamado saponificação, que basicamente é o sabão que usamos.

O processo de saponificação nada mais é do que a hidrólise básica de lipídeos (óleos vegetais ou gorduras) adicionado a uma base mais forte (soda cáustica) aquecida. O resultado disso tudo é sabão que conhecemos.

Processos químicos à parte, a nossa primeira receita de sabão líquido caseiro é bem simples mas muito eficaz. Os ingredientes principais são o óleo de cozinha e o álcool comum.

Então abaixo, vamos mostrar diferentes receitas de sabão líquido para que você possa escolher a sua e fazer aí mesmo na sua casa sem nenhuma dificuldade.

Sabão líquido caseiro com bicarbonato de sódio e óleo de cozinha

Antes de tudo, separe os materiais de proteção como luvas, máscara e óculos para evitar qualquer acidente no manuseio dos ingredientes.

Materiais e ingredientes necessários:

  • 1 Litro de óleo de cozinha
  • 170 gramas de soda caustica em escamas
  • 300 ml de água
  • 250ml de álcool
  • 1 litro de água fervente
  • 100 gramas de bicarbonato de sódio (opcional)
  • 10 litros de água em temperatura ambiente
  1. Em um balde, adicione os 300ml de água e a soda caustica. Misture até dissolver bem.
  2. Em seguida adicione o óleo de cozinha na temperatura ambiente ou levemente aquecido. Misture bem por 5 minutos até a mistura engrossar um pouco.
  3. Adicione todo o álcool e misture novamente por 5 minutos até formar uma pasta grossa. É normal a textura ficar dessa maneira, ok?
  4. Adicione aos pouco a água quente. Quanto mais quente melhor! Vá mexendo e batendo bem e adicionando a água aos poucos. Misture até ficar bem homogêneo e cremoso (cerca de 5 a 10 minutos).
  5. Na sequência, transfira sua mistura (se a vasilha estiver pequena) para balde maior e adicione a água em temperatura ambiente. Vá misturando e incorporando bem a mistura na água.
  6. Adicione o bicarbonato de sódio misturado em um copo de água. Misture bem por 15 minutos. Nessa fase, se preferir adicione uma essência da sua preferência (cerca de 30ml).

Se a mistura começar a ficar muito grossa, adicione um pouco mais de água e misture bem. A consistência final será quando a mistura esfriar por completo.

Esta receita é ideal para limpeza geral.

Se você quiser, adicione 50ml de amaciante concentrado no final da receita para dar um cheirinho especial e dar um up no seu sabão líquido.

Essa é uma receita base e mais comum para reciclar o óleo de cozinha que você tem aí na sua casa. Se você quiser saber como fazer o sabão em barra, acesse essa matéria que está tudo explicado.

Como fazer sabão líquido caseiro com óleo de cozinha usado.

Sabão líquido de coco rápido (sem óleo de cozinha)

Esta receita é muito simples e rápida de fazer e serve para limpeza geral e até mesmo para lavar louças. Ela não leva óleo na composição pois a barra de sabão (caseiro ou não) já forma a base da receita.

Ingredientes:

  • 1 barra de sabão de coco (200g). Pode ser caseira ou a encontrada no supermercado.
  • ½ copo de vinagre branco de álcool.
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • 3,5 litro de água fervente.
  1. Para fazer é simples. Rale ou pique o sabão de coco e coloque em um recipiente ou balde. Adicione a água fervente e mexa até dissolver bem o sabão.
  2. Adicione o vinagre branco e o bicarbonato de sódio. Mexa bem.
  3. Depois de frio, a consistência vai ficar mais grossa e viscosa. Adicione em um recipiente plástico de detergente para facilitar o uso no dia a dia.

Receita bônus: Sabão líquido caseiro feito em 1 minuto!

Essa é uma mistura super simples e rápida de fazer e muito eficiente. Nós encontramos ela no canal do Youtube, Paulo Adriano Lima. Ele é químico de profissão e tem diversas receitas caseiras de produtos de limpeza, vale muito a pena você seguir o canal!

Separe os seguintes ingredientes para fazer o seu sabão:

  • 500 ml de detergente lava louças da sua preferência;
  • ½ litro de Água;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de sal de cozinha.

Em um garrafa ou vasilha, adicione a água juntamente o bicarbonato e o sal. Misture bem.

Na sequência, adicione o detergente e misture bem para incorporar. Pronto, simples fácil e rápido!

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.