Compartilhe:

Como usar saia longa de acordo com o seu tipo de corpo

A saia longa, considerada um clássico no guarda-roupa feminino está de volta como tendência de moda primavera/verão 2014. Então veja dicas para usar de acordo com o seu tipo de corpo essa peça tão querida por nós.

Publicado por: Cida Ramos

como-usar-saia-longa-de-acordo-com-tipo-de-corpo

A saia é a peça mais feminina do guarda-roupa das mulheres, ela é eclética e pode ser usada em diversas ocasiões e lugares. Existe uma saia adequada a cada mulher, a cada evento, e a mulher fica muito mais charmosa e feminina usando saia. E podemos dizer que a saia longa é queridinha das mulheres.

A saia longa pode ser feita em tecidos lisos, nos estampados florais, animal print, com qualquer outra estampa ou tecido. E é natural que eles mudem de acordo com as estações, pois elas podem ser usadas o ano inteiro. Seja como for elas tem o seu lugar de destaque na hora de produzir o look com uma peça tão atemporal.

Pode parecer fácil usar uma saia longa, ela tem vários fatores a favor como te de dar uma alongada, de afinar a silhueta, mas se for usada com a cor, à estampa ou com uma combinação errada pode estragar o look. Por isso, selecionamos algumas dicas de com usar saia longa de acordo com o seu tipo físico e partir daí, compor vários looks para o seu dia a dia, vamos lá?

Saia longa para quem tem quadril largo

Cores – Procure usar saias com os tons escuros e se for usar estampa prefira as com fundo escuro e estampas menores e para combinar na parte de cima, prefira cores mais claras, se possível que combine com alguma cor da estampa da saia, para destacar a parte de cima e fazer com que visualmente a parte de baixo, o quadril fique equilibrado.

Tecido – Evite tecidos que causem volume ao quadril, para isso prefira os que não armem, os fluídos, as malhas, os que tenham bom caimento.

Modelagem – Fuja das saias drapeadas, franzidas demais, com muito tecido, ou qualquer que modelo que arme muito. Aposte na modelagem reta, mais sequinha, ou com envase leve.

Como usar – Combine com blusas mais estruturadas ou que tenham detalhes nos ombros, pois  deixará seu quadril mais proporcional ao corpo.

saia-longa-quadril-largo

 

Saia longa para baixinhas

Cores – Só existe regra apenas para quem está acima do peso ou tenha quadril largo, que vale o mesmo que a dica acima siga a dica anterior e opte por tons escuros e cor lisa. Se você é baixinha, mas tem proporções equilibradas, não tem uma regra para as cores. A dica é usar o mesmo tom da saia na blusa, assim você consegue alongar a silhueta.

Tecido – Também não existe regra para as magras, procure usar o tecido adequado a cada hora do dia ou ocasião.

Modelagem – Atenção à posição da cintura, que deve ser colocada abaixo do umbigo para alongar.

Como usar – Se for usar cinto, dê preferência que tenha o mesmo tom da cor da saia, assim como a blusa com o mesmo tom para não dividir a silhueta. Os colares compridos também ajudam a alongar.

Evite saia longa com babados, as de cintura baixa e com o comprimento arrastando no chão, isso tudo vai te deixar mais baixinha ainda. A melhor maneira de usar é com a cintura no lugar, sem babados ou volumes e com o calçado aparecendo para dar harmonia a silhueta.

saia-longa-para-baixinhas

Saia longa para quem tem ombros largos

Cores – Neste caso para mudar o ponto focal dê preferência a usar cores claras na saia, estampas grandes com fundo claro e cores mais escuras na blusa, ai a atenção vai para saia.

Tecido – Aposte nos tecidos mais encorpados, ou os que criam volume, isso vai ajudar a aumentar o quadril  igualando a parte inferior com a superior.

Modelagem – As modelagens com pregas, plissados, franzidos ou envase amplo, são uma boa opção. Escolha modelos que dê corpo à saia, com mais tecido, mais rodados mais volume, isso vai ajudar a equilibrar o visual.

Como usar – Diferente de quem tem quadril largo, a ideia é chamar toda atenção para essa parte e não escondê-la. Então, nada de blusas chamativas, com detalhes nos ombros coloridas ou estampadas, opte por blusas lisas, de cores escuras e mais “sequinhas”. Aposte nas cores fortes, no drapeado ou um cinto mais baixo, no quadril, para mudar o foco.

saia-longa-ombro-largo

Saia longa para gordinhas

Existem mulheres gordinhas que são mais finas em cima, corpo pera, ou mais fina em baixo, corpo triangulo invertido, ou as que são proporcionais, corpo ampulheta. E as mesmas regras acima se aplicam a vocês também.

Cores – O monocromático ajuda a alongar, isso não significa que você tem que usar só preto, pode usar com, só prefira combinar os tons mais escuros. As estampas pequenas com fundo escuro também são mais adequadas.

O tecido – Opte pelos sem muito volume e com tecidos mais finos para dar caimento e não “armar”.

Modelagem – prefira os modelos de caimento leve e solto, como o envase, por exemplo, e evite qualquer modelagem que faça o corpo parecer mais volumoso, como franzidas ou plissadas.

Como usar – Use a saia com cós sempre acima do umbigo, caso contrário à saia pode criar um visual “achatado”. Combine com uma blusa mais soltinha, de preferência com decote V e meia manga. Assim, consegue-se um visual bem mais equilibrado. Se usar blusa mais justa use por dentro da saia.

Os acessórios como os slippers e sapatilhas, assim como sandálias rasteirinhas, dão um toque descontraído e moderno ao visual; enquanto os sapatos de salto alto ajudam a alongar a silhueta, ideal para o look mais elaborado.

saia-longa-para-gordinhas

Veja também:

Saia longa moda verão 2014 

Vestido longo e saia longa veja como usar: Dicas e fotos

Recomendado para você

Comentários

4 Respostas para “Como usar saia longa de acordo com o seu tipo de corpo

  1. Angela Queiroz disse:

    Eu adoro saias. Tenho um monte de tudo quanto é cor. Sempre que vejo uma que me agrada, compro. Mas, N U N C A consigo usar. Acho que fico super esquisita! Não sei usar saio! 🙁 Já li e reli tudo quanto é artigo para aprender como usar, mas não consigo acertar. Que pena!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Angela, que pena mesmo. Porque a saia é uma ótima opção para todos os climas do ano. Além de ser uma peça super charmosa e feminina, então acho que você poderia testar na frente de espelho, tentar as combinações com suas peças e com os calçados variados também. A sugestão é que você faça várias combinações, registre e depois veja as fotos, ai você vai poder avaliar e ver as que mais gosta. A partir daí você vai ter salvas os looks preferidos. Que tal? Vale a pena tentar, uma vez que você já tem tantas saias que pode vir a usar. Obrigada pela visita e pelo comentário, beijos :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *