Compartilhe:

Saia ou vestido sobre calça – Tendência de moda para inverno 2012/2013

A saia ou vestido sobre a calça é tendência de moda para inverno 2012/2013. Esteve nos melhores desfiles desta temporada. E já tem adeptas, confira!

Publicado por: Cida Ramos

cal__a-em-cima-saia-terno-feminino-tres-pe__as-saruel-moda-feminina-inverno-2012-capa2

Um truque de styling ganhou as passarelas nesta temporada de desfiles inverno 2012/13. Depois de aparecer na Chanel, Prada, Louis Vuitton e Marc Jacobs, a saia usada sobre calça promete ganhar as ruas na próxima estação.

Você pode até achar estranho, e não gostar de saia sobre as calças, mas essa tendência de moda esteve presente nos desfiles Paris Fashion Week FW12. É fato que pode até parecer meio pesado, mas é trend e muita gente vai gostar, até porque a moda serve para vários lugares, e enquanto o frio por aqui no Brasil nunca é tão “frio”, existem lugares em que ele nos faz congelar, ai vai bem uma roupa em cima da outra, vale tudo que for para ficar “quentinho”.

Para quem é a favor das sobreposições, de uma roupa por cima da roupa, do efeito “cebola”,  quando vai esquentando a gente vai tirando, tá valendo! O que não vale é morrer de frio não é?!

Para alguns essa moda está sendo chamada de uma combinação clássica, que é um “terno novo”! O terno como tem que ser, de três peças- uma jaqueta ou blaser e uma saia ou vestido por cima de calças” a promessa é de que isso vai ser uma grande tendência para o inverno 2012/13. Será?!

chanel

Bem, não se sabe, mas o que se viu nas passarelas foi que assim como a Chanel a maior aposta das grifes foram na combinação de calça com saias midi – aquele modelo de saia com comprimento médio que fica abaixo do joelho, mas acima da pantorrilha -, como foi utilizada pela Prada e Luis Vuitton, mas ainda assim pode sofrer algumas variações como ocorreu no desfile da Channel, que investiu tanto em modelos de saias mais cheias como em outras mais sequinhas, no mesmo tecido da calça e em versões acompanhadas de transparência, brilhos, e até mesmo fugindo da regra com comprimento acima do joelho.

De um modo geral o styling pode ter várias propostas diferentes, basta ver os exemplos das passarelas. Na Prada, por exemplo, o ar é oriental. Na Louis Vuitton, tem uma pegada mais séria e edgy, e na Chanel, um look de camadas chique.

Os blogs internacionais apresentam a tendência saia ou vestido sobre calça como uma proposta para um look mais casual glamouroso, como para “depois do expediente”, visando a praticidade e o conforto. Acredito que o fato de priorizarmos este conceito não nos permite pensar em algo como: minissaia jeans + legging preta que já foi moda tempos atrás.

Então, para quem quiser aderir a moda, pense que o vestido sobre calças são seus melhores amigos nesta temporada com o tempo frio, chuvoso…Ai, é hora de tirar o pó de suas calças 90 de Palazzo, perneiras anos 80 em pvc e jeans skinny da última temporada. Emparelhá-las com um vestido, blusa de um namorado de grandes dimensões ou com um vestido de noite, seja criativa, seja ousada!

A moda fora das passarelas

Dica para usar:

-O estilo da calça deve seguir um padrão específico: seca e cropped (terminando um pouco acima do tornozelo).

-O comprimento e shape da saia podem variar, como mostrou a Chanel, que investiu tanto em modelos sequinhos no mesmo tecido que a calça, quanto em versões transparentes com brilho e mais fluidas, sempre acima dos joelhos.

-Para fazer a coordenação de calça + saia devemos escolher calças mais justas (a nossa skinny ta valendo na vida real) e mais sequinhas como as “cropped” (podendo terminar até mais acima do  tornozelo).

-O comprimento das saias pode variar da mais curta (que acho mais real) às  saias midi (variam do joelho até um pouco acima do tornozelo), essas geralmente achatam um pouco a silhueta.

-A parte de cima precisa acompanhar o glamour da parte de baixo, para isso tecidos nobres é escolha certeira!

-Um truque  legal é a gente transformar lenços em saias, fica interessante. Os lenços podem ser estampados, lembrando sempre que as estampas menores dão menos volume do que as maiores.

-Modelos variados de sapatos podem ser usados na composição como scarpin, peep toe, “mary janes” (sapatos estilo boneca), open/ ankle boots e sandálias.

Dica para quem está fora do peso

– Ideal é dar o efeito monocromático para a coordenação saia + calça ou parte de cima + saia deixando a calça em outro tom, que pode também ajudar no alongamento da silhueta e é uma tendência de passarela. Tons neutros – escuros são ainda mais emagrecedores como preto e azul marinho deixam a silhueta mais lisa e sem cortes.

-Experimente compor o look em camadas (blusa-saia-calça) no ton sur ton usados com tecidos leves (dão menos volume) ou pesados para quem não se preocupa com volume na região do quadril.

O que você acha? É uma tendência que você vai usar na próxima temporada ou é melhor deixar nas passarelas?

Fotos:vogue.globo.com/Chanel/Prada/Louis Vuitton/Marc Jacobs

Veja também:

O que é aposta de tendência para a moda inverno em 2012
Moda feminina outono/inverno 2012: Coleção Christian Dior

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *