Compartilhe:

Saiba como acabar o frizz e se ver livre dos fios arrepiados

Toda mulher sofre com os fios fora do lugar mesmo que sejam aqueles fios novos que nascem arrepiados ou mesmo com o costumeiro frizz por conta da umidade.

Publicado por: Cida Ramos

saiba-como-acabar-com-o-frizz-cabelo-domado

Nem preciso dizer que o problema atinge qualquer tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado ou crespo, basta estar com os fios sem tratamento,  ressecados e sem vida para que os cabelos fiquem com frizz. Na verdade eles podem estar assim também por causa de estarem quebradiços. Outro motivo comum é a porosidade, os cabelos que sofreram com descoloração ou muita química também ficam ressecados e o resultado são os fios arrepiados.

 

Veja também:

Aprenda a fazer micro-queratina em casa

Receitas caseiras para cabelos ressecados

Como cuidar dos cabelos no verão

 

Causas do frizz

Umidade por causa da chuva, cabelos ressecados por química, excesso de creme, ou e/ou uso errado do xampu e do creme de enxágue. Muitas pessoas não sabe lavar direito os cabelos, não enxáguam abundantemente, deixam resíduos ou usam produtos alcalinos que danificam os fios.

Outras erram na hora de aplicar cremes e besuntam demais os fios. Tudo isso e também a umidade e fios novos são causas de cabelos arrepiados.

A boa notícia é que dá para resolver o problema com alguns procedimentos. Na verdade o que você mais vai precisar fazer para combater os cabelos arrepiados é hidratá-los, pois os cabelos ressecados são os primeiros a ficar com os fios arrepiados e a sofrer com o frizz.

Uma coisa é certa, não dá para ter um cabelo com resultado bonito sem secar com o secador, e isso é mais uma causa do ressecamento. Então os fios precisam sempre estar hidratados para se manterem sadios.

O que fazer para combater o frizz e ter os cabelos lindos

como-combater-o-frizz

Hidratação 

hidratacao-para-combater-o-frizz

Mas antes de qualquer coisa o primeiro passo é lavar os cabelos com o shampoo anti-resíduos ou limpeza profunda, por 1 ou 2 vezes, sem condicionador. As escamas dos fios abrirão para receber o produto, por isso fará seus cabelos ficarem ásperos. Lave seus cabelos, seque bem os fios com a toalha, deixando-os somente úmidos.

A hidratação deve ser feita pelo menos a cada 15 dias, se o seu cabelo estiver muito danificado 1 vez por semana. Uma boa máscara de hidratação e não se esqueça também do reparador de pontas.

Enluvamento

enluvamento-massagem-nos-fios-dos-cabelos

Maneira correta de aplicar o produto para fazer a hidratação é o enluvamento

Procedimentos antes de fazer a escova

Lavar e enxaguar bem os cabelos

antes-de-escovar-lavar-bem-os-cabelos

Então antes de fazer a escova, leve enxágue bem com os produtos adequados ao seu tipo de cabelo.

lavar-o-cabelo-xampo-anti-residuo

Além da hidratação bem feita, com produtos corretos para o seu tipo de cabelo, o leave in e o silicone também ajudam a combater a rebeldia dos cabelos. E se você tem cabelos cacheados use o ativador de cachos que também ajudam a manter os fios no lugar.

Pente ou escova de madeira

pente-ou-escova-de-madeira-para-evitar-o-frizz

Outra dica importante é usar um pente ou escova de madeira para evitar a ‘eletricidade’ nos cabelos, afinal o frizz tem a ver com a estática.

Retire o excesso de água

Foto via: jurovalendo.com.br

Foto via: jurovalendo.com.br

Retire o excesso de água antes de fazer a escova, nada de fazer uma escova com o cabelo ensopado.

Proteja o cabelo do calor do secador e da chapinha

antes-de-escovar-aplique-anti-termico

Aplique um leave in  termo-ativo ou o protetor térmico antes de fazer a escova ou a chapinha para não ressecar o cabelo e deixá-lo quebradiço.

Faça escova com o bico no sentido correto

usar-secador-da-forma-correta

Foto via: jurovalendo.com.br

Uma  dica importante é secar os cabelos com o bico virado para baixo no sentido do comprimento dos fios, para não esquentar o couro cabeludo e provocar queimadura ou oleosidade.Use com temperatura morna, nunca quente demais.

Jato frio depois de fazer a escova

jato-frio-depois-de-fazer-escova-para-evitar-o-frizz

Depois de terminar dê um jato frio para evitar o frizz.

Escovação à noite

Outra boa indicação é escovar bem os fios antes de dormir. Essa é a melhor hora para escovar os cabelos. Isso faz com que os cabelos distribuam melhor o óleo pelos fios além de massagear e ativar a circulação.

Dicas para depois de fazer a  escova

Depois de fazer a escova e deixar os fios esfriarem, você vai precisar colocar algum tipo de finalizador. Mas existem vários, então tem que saber qual usar.

-Para os fios finos, use um spray fixador de toque seco, aplicando a 30 cm de distância.

-Para os fios grossos use pomada à base de água, apenas para controlar o frizz. Neste caso é preciso evitar os que são a base de óleo, para não pesar ainda mais os fios.

-Nos cabelos oleosos, o melhor é aplicar pomada em pó na raiz. Ela vai ajudar a controlar a oleosidade e vai dar volume. Isso vale também para quem tem fios finos. Abra os cabelos e vá depositando pouco a pouco.

-Para os cabelos ressecados o melhor é usar um creme de pentear que possui ingredientes hidratantes. A dica para não deixar o cabelo duro, é aplicar pequenas doses na palma da mão, esfregar e depois aplicar nos fios.

-Para a escova durar mais tempo a dica e enrolar uma camiseta na cabeça antes de tomar banho e sobre ela uma touca plástica.

 

Truque para conservar a escova por mais tempo

dicas-para-conservar-a-escova-por-mais-tempo

E antes de dormir vale um coque alto enrolado, se para os cabelos modelados e para os lisos faça uma touca antes de dormir.

Produtos anti-frizz

Para quem tem os cabelos muito rebelde, uma boa opção é fazer uma escova progressiva ou botox. Os fios ficam blindados e não sofrem com o frizz.

Dicas de produtos para levar na bolsa

Para manter os cabelos impecáveis durante todo, é imprescindível ter alguns produtos sempre à mão, seja na nécessaire ou na bolsa.

cabelos-produtos-anti-frizz-defrizantes-portal-beleza-brasileira

 

O segredo é investir nos finalizadores e texturizadores. Eles são responsáveis por arrematar a produção de acordo com a escolha de cada mulher: com fios mais lisos, cacheados ou ondulados, proporcionando, entre outras finalizações, maciez, brilho, volume ou disciplina.

saiba-como-acabar-com-o-frizz-cabelo-domado-produto-Touche Perfection  Kerastase

Um finalizador que eu posso indicar, porque sou fã de carteirinha dos produtos da Kérastase, é o  Touche Perfection, da coleção Nutritive, de Kérastase. Ele tem o tamanho ideal para carregar na bolsa, promove uma nutrição imediata e aporta brilho e maciez às pontas. Perfeito!

saiba-como-acabar-com-o-frizz-cabelo-domado-produto- Kerastase elixir ultimate

Para devolver brilho aos fios, invista no  Elixir Ultime Crème Fine. Ele é um BB cream multi-tarefas. E mesmo tendo uma textura em creme, é bastante leve, devolvendo aos fios brilho e nutrição. Aplicando a quantidade de uma ervilha, no comprimento e pontas será  o suficiente para que o produto aja corretamente. O retoque deve ser feito, no máximo, três vezes durante o dia.

como-combater-o-frizz-produto-o Full Repair Touch Up Flyaway da John Frieda

Outro produtinho ideal para levar na bolsa, é o Full Repair Touch Up Flyaway da John Frieda é um anti-frizz , sua embalagem é igual a de um rímel e é ideal pra carregar na bolsa pra domar seus cabelos a qualquer hora. A aplicação é feita deslizando a escovinha da raiz até as pontas dos cabelos, eliminando o frizz instantaneamente.

Espero que tenham gostado das dicas, deixem o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *