Por: Cida Ramos em: 23 de fevereiro de 2013

Saiba como clarear cabelo preto em casa: Decapagem

Se você tem cabelo preto,ou castanho escuro e quer ficar loira, saiba como clarear os cabelos em casa com dicas e o passo a passo.

saiba-como-clarear-cabelo-preto-em-casa-capa2759

A maioria das mulheres deseja ficar loira, nem que seja para ver como fica,a mudança é uma constante em todas nós. Quem não gosta de mudar, experimentar e inovar?

Partindo deste principio, o jeito e dar dicas para você que é morena, mudar a cor do seu cabelo sem  danificá-lo e poder fazer o processo em casa.

Como clarear se o seu cabelo for virgem

Se o seu cabelo for virgem, (nunca foi tingido, alisado, feito escova progressiva, definitiva, etc), o processo de mudança pode ser feito com uma tinta loira, o cabelo não vai mudar para loiro imediatamente, mas vai descolorir de  uma forma menos agressiva, e você pode ir descolorindo assim aos poucos.

Ainda para o caso de cabelos virgens, existem algumas marcas de xampus, condicionadores e cremes sem enxágue com ação clareadora bastante eficazes para esse fim.Esse processo é mais  gradual, porém danifica menos os cabelos.

Veja também:

Novo Loiro Platinado com raiz escura, ou Ombré Highlights: Passo a passo

Cabelos com Luzes e com mechas, veja como fazer em casa!

Spray descolorantes para cabelos virgens

Existem também para os cabelos virgens, sprays que permitem uma mudança gradual e menos nociva, caso você tenha condições de adquirir é uma boa aposta. Mas vale lembrar que o clareamento é gradual.

É possível encontrar o Sun In Original aqui no Brasil, mas é muito mais caro do que lá fora , por aqui custa em torno de R$50 , o da John Frieda é a mesma coisa. O mais em conta é a versão da Phytoervas (R$14,50) que não deixa nada a desejar, a única coisa que muda é o cheiro do produto.

Como clarear se o seu cabelo não for virgem

Se o seu cabelo não for virgem, ele for preto ou castanho pintado, uma opção seria a de  ir fazendo luzes, de tempos em tempos para não correr o risco de se arrepender, e ir vendo como fica o cabelo mais claro e elem disso evitar o método que agride a fibra capilar.

Vele lembrar que o processo de clarear os cabelo é um processo  demorado, principalmente se a cor de seu cabelo for uma tonalidade muito escura ou for tingido com tinta preta.

Aviso Importante: Se o seu cabelo for tingido com henê, aquelas bisnagas que alisam e tingem, nem pense em descolorir os cabelos com decapagem, assim como fazer qualquer outro processo químico em casa. Você vai conflitar as químicas e pode até correr o risco de perder os cabelos.

Dicas importantes antes de fazer a descoloração dos cabelos pretos

-Volto a lembrar que se faz necessário que o seu cabelo esteja sadio, saudável, pois caso contrário ele vai quebrar demais durante e depois do processo de decapagem, o clareamento.

-É recomendado fazer um teste de mechas, use o pó descolorante e água oxigenada apenas em uma mechinha na nuca e veja o tempo que levou para chegar na cor que deseja e se não danificou demais os fios.

-Seu couro cabeludo deve estar saudável, sem feridas ou arranhões, porque você vai aplicar o produto descolorante que é muito forte, se o seu couro cabeludo estiver ferido vai doer e pode dar reação alérgica.

-Depois da mudança de cor, hidrate seus cabelos tingidos semanalmente, especialmente as pontas. Use todos os melhores produtos que você puder comprar para devolver maciez e brilho ao seu cabelo, além como já falei das vitaminas e queratina. O  óleo de pequi ou óleo de coco também dão bons resultados em hidratações semanais.

Bem, dadas as devidas explicações e avisos e se você ainda quer ficar loira, tem o cabelo saudável, assim como o couro cabeludo e quer fazer o processo mais rápido.  O jeito é fazer uma decapagem, que é o processo que  tira as camadas de cor e todas as proteinas do cabelo, por isso, é muito importante que depois de feita a decapagem, seja feita uma manutenção com hidratações ricas em, óleos vegetais e vitaminas que ajudem a recompor os fios com todos os nutrientes necessários tais como a  queratina e pró-vitamina B5 que amaciam e hidratam os fios. Um dos melhores produtos para esta revitalização é a Vita-Ciment da Kerástase.

Veja também >> Bruna Marquezine: Veja como fazer o cabelo sombré das estrelas!

Processo de descoloração ou Decapagem passo-a-passo

O processo de mudança de cor dos cabelos é feito em 2 etapas. A  Descoloração e Coloração.

Primeira etapa– descolorir os cabelos  (Decapagem)

O que você vai precisar para fazer a decapagem:

kit pó descolorante queratina 20g + oxicreme yamá 40 vol.- 60ml

Indicado para cabelos Quimicamente Tratados e extremamente sensíveis. Tem ação reestruturadora dos fios, minimizando a agressividade. Pó branco, sem perfume. Abre até 6 tons. Dermatologicamente Testado.

ou

Descolorantes mais potentes:

Tec Italy (pó azul, abre até 8 tons)

Blond Me (pó branco, abre até 7 tons)

Platine Precision (pó branco, abre até 7 tons)

V.Light (pó violeta, abre até 7 tons)

Você vai precisar de:

Pó descolorante – você pode usar a marca que preferir

Água Oxigenada Volume 30  ou volume 40 se o seu cabelo for mais grosso – qualquer marca

Uma vasilha de plástico para misturar

Um pincel de tintura de cabelo

Luvas de silicone

Como fazer:

-Na vasilha de plástico misture o pó descolorante á água oxigenada de acordo com as instruções dos produtos em quantidades iguais.

-Divida os cabelos e vá aplicando nos cabelos na  raiz dos cabelos. Com um pente separe os fios e tenha certeza de que está aplicando sobre todos os fios rente ao couro cabeludo.

-Em seguida continue aplicando no comprimento e por último nas pontas. Deixe a mistura agir por  pelo menos uns  45 minutos.Lembrando que deve ser verificado se o cabelo não está ficando emborrachado, se passar tempo demais ele pode quebrar, ficar elástico. Se isso for verificado você deve lavar imediatamente.

-Depois dos fios descoloridos, você deve lavar os cabelos com shampoo  suave anti-resíduo com  água morna bem quentinha, não use condicionador.

Importante:

Usar o Shampoo anti resíduos depois da decapagem

Vale informar que é muito importante o uso do shampoo anti resíduos, depois da decapagem. E por que? Você deve estar se perguntanto, é simples. O shampoo anti resíduo, vai pausar a ação do descolorante após a lavagem com água. E essa lavagem com este shampoo, deve ser feita com água morna mais para quente, e repetir a operação por pelo menos 3 a 4 vezes. Parace muito, mas não é, lave sim os cabelos por pelo menos 3 ou 4 vezes com o shampoo anti resíduos para eliminar os restos do descolorante nos cabelos e assim eliminar todo o  persulfato e peróxido de carbono dos cabelos, para evitar queda de cabelo.

Um bom produto que eu indico é o  Profondo da Tec Italy, é que ele é azul, assim ele ajuda também no caso do desamarelamento e ele não deixa o cabelo embolar como outros shampoos que vemos com mais facilidade no mercado.O cheiro é muito agradável, eu recomendo!

O que fazer depois da descoloração para o cabelo não ficar amarelado

Para manter o cabelo sem o tom alaranjado, o correto é usar pelo menos 1x na semana um shampoo desamarelador profissional (tem gente que usa todos os dias o Lumina da Tec Italy, pois ele não resseca como outros), e usar a máscara desamareladora da Tec Italy.

O nome da máscara desamareladora de Tec Italy é Lumina Forza Colore, e realmente, é uma máscara super potente e com muita cor para neutralizar o tom indesejado.

A segunda etapa – tonalizar ou tingir

Você vai precisar de:

Toner Azulado – Wella Color Charm, ou a marca que preferir

Água Oxigenada Volume 30

OU

Kit de tintura loiro acinzentado da marca que preferir

Como fazer o procedimento

Primeiro você deve misturar o toner com a água oxigenada em quantidades iguais, obedecendo as instruções do produto.

Ou se optar pelo kit de tintura loiro acinzentado, faça a mistura e a tintura do kit de acordo com as instruções da caixa. Deixe agir por 30 minutos, enxágue bem com água morna, desta vez passe condicionador, enxágue e  seque. Pronto! Você está loira, mais ainda não acabou! Tem que manter…

Hidratação para os cabelos após a descoloração

Depois de tudo isso,tanto os shampoos, creme de enxágue e cremes para massagens, além de outros produtinhos para devolver brilho e maciez ao seus cabelos devem ser usados. Caso você não queira gastar fortunas indo fazer isso no cabeleireiro, pode comprar para fazer você mesma os cuidados e  manter o cabelo hidratado, bem cuidado. Para isto é preciso fazer regularmente  aplicação de mascaras e produtos para recompor os fios que foram decapados.Eu tenho como sugestão produtos como os da foto acima, e quanto melhor for o produto melhor.

 

Não existem dúvidas que os produtos profissionais da loreal, como o Absolut repair, os da Kérastase e as ampolas de reparação são incriveis e dão um ótimo resultado. Mesmo que custem um pouco mais o resultado é exelente e você vai gastar menos se comprar e fizer uso deles em casa mesmo.

Então é isso, espero que tenha ajudado, qualquer dúvida deixe o seu comentário ai em baixo. :)

Fotos Via:http://www.delineando.net

Deixe um Comentário

5 respostas para “Saiba como clarear cabelo preto em casa: Decapagem”

  1. […] Saiba como clarear cabelo preto em casa: Decapagem […]

  2. Anne disse:

    Olá vc pode informar a cor do cabelo da Scheila na segunda foto? Grata.

    • Cida Ramos disse:

      Olá Anne. É mais de uma cor pra dar efeito “iluminado”. Castanho com 1 tom abaixo da cor do cabelo original, assim sucessivamente em degradê de cores até o tom de mel, que é mais claro. Pode-se fazer uma média de até 4 cores até chegar ao efeito desejado.

  3. nilza disse:

    obrigado pelas dicas

Deixe uma resposta