Por: Cida Ramos

Saiba como clarear cabelo preto em casa: Decapagem

Se você tem cabelo preto,ou castanho escuro e quer ficar loira, saiba como clarear os cabelos em casa com dicas e o passo a passo.

saiba-como-clarear-cabelo-preto-em-casa-capa2759

A maioria das mulheres deseja ficar loira, nem que seja para ver como fica,a mudança é uma constante em todas nós. Quem não gosta de mudar, experimentar e inovar?

Partindo deste principio, o jeito e dar dicas para você que é morena, mudar a cor do seu cabelo sem  danificá-lo e poder fazer o processo em casa.

Como clarear se o seu cabelo for virgem

Se o seu cabelo for virgem, (nunca foi tingido, alisado, feito escova progressiva, definitiva, etc), o processo de mudança pode ser feito com uma tinta loira, o cabelo não vai mudar para loiro imediatamente, mas vai descolorir de  uma forma menos agressiva, e você pode ir descolorindo assim aos poucos.

Ainda para o caso de cabelos virgens, existem algumas marcas de xampus, condicionadores e cremes sem enxágue com ação clareadora bastante eficazes para esse fim.Esse processo é mais  gradual, porém danifica menos os cabelos.

Veja também:

Novo Loiro Platinado com raiz escura, ou Ombré Highlights: Passo a passo

Cabelos com Luzes e com mechas, veja como fazer em casa!

Spray descolorantes para cabelos virgens

Existem também para os cabelos virgens, sprays que permitem uma mudança gradual e menos nociva, caso você tenha condições de adquirir é uma boa aposta. Mas vale lembrar que o clareamento é gradual.

É possível encontrar o Sun In Original aqui no Brasil, mas é muito mais caro do que lá fora , por aqui custa em torno de R$50 , o da John Frieda é a mesma coisa. O mais em conta é a versão da Phytoervas (R$14,50) que não deixa nada a desejar, a única coisa que muda é o cheiro do produto.

Como clarear se o seu cabelo não for virgem

Se o seu cabelo não for virgem, ele for preto ou castanho pintado, uma opção seria a de  ir fazendo luzes, de tempos em tempos para não correr o risco de se arrepender, e ir vendo como fica o cabelo mais claro e elem disso evitar o método que agride a fibra capilar.

Vele lembrar que o processo de clarear os cabelo é um processo  demorado, principalmente se a cor de seu cabelo for uma tonalidade muito escura ou for tingido com tinta preta.

Aviso Importante: Se o seu cabelo for tingido com henê, aquelas bisnagas que alisam e tingem, nem pense em descolorir os cabelos com decapagem, assim como fazer qualquer outro processo químico em casa. Você vai conflitar as químicas e pode até correr o risco de perder os cabelos.

Dicas importantes antes de fazer a descoloração dos cabelos pretos

-Volto a lembrar que se faz necessário que o seu cabelo esteja sadio, saudável, pois caso contrário ele vai quebrar demais durante e depois do processo de decapagem, o clareamento.

-É recomendado fazer um teste de mechas, use o pó descolorante e água oxigenada apenas em uma mechinha na nuca e veja o tempo que levou para chegar na cor que deseja e se não danificou demais os fios.

-Seu couro cabeludo deve estar saudável, sem feridas ou arranhões, porque você vai aplicar o produto descolorante que é muito forte, se o seu couro cabeludo estiver ferido vai doer e pode dar reação alérgica.

-Depois da mudança de cor, hidrate seus cabelos tingidos semanalmente, especialmente as pontas. Use todos os melhores produtos que você puder comprar para devolver maciez e brilho ao seu cabelo, além como já falei das vitaminas e queratina. O  óleo de pequi ou óleo de coco também dão bons resultados em hidratações semanais.

Bem, dadas as devidas explicações e avisos e se você ainda quer ficar loira, tem o cabelo saudável, assim como o couro cabeludo e quer fazer o processo mais rápido.  O jeito é fazer uma decapagem, que é o processo que  tira as camadas de cor e todas as proteinas do cabelo, por isso, é muito importante que depois de feita a decapagem, seja feita uma manutenção com hidratações ricas em, óleos vegetais e vitaminas que ajudem a recompor os fios com todos os nutrientes necessários tais como a  queratina e pró-vitamina B5 que amaciam e hidratam os fios. Um dos melhores produtos para esta revitalização é a Vita-Ciment da Kerástase.

Veja também >> Bruna Marquezine: Veja como fazer o cabelo sombré das estrelas!

Processo de descoloração ou Decapagem passo-a-passo

O processo de mudança de cor dos cabelos é feito em 2 etapas. A  Descoloração e Coloração.

Primeira etapa– descolorir os cabelos  (Decapagem)

O que você vai precisar para fazer a decapagem:

kit pó descolorante queratina 20g + oxicreme yamá 40 vol.- 60ml

Indicado para cabelos Quimicamente Tratados e extremamente sensíveis. Tem ação reestruturadora dos fios, minimizando a agressividade. Pó branco, sem perfume. Abre até 6 tons. Dermatologicamente Testado.

ou

Descolorantes mais potentes:

Tec Italy (pó azul, abre até 8 tons)

Blond Me (pó branco, abre até 7 tons)

Platine Precision (pó branco, abre até 7 tons)

V.Light (pó violeta, abre até 7 tons)

Você vai precisar de:

Pó descolorante – você pode usar a marca que preferir

Água Oxigenada Volume 30  ou volume 40 se o seu cabelo for mais grosso – qualquer marca

Uma vasilha de plástico para misturar

Um pincel de tintura de cabelo

Luvas de silicone

Como fazer:

-Na vasilha de plástico misture o pó descolorante á água oxigenada de acordo com as instruções dos produtos em quantidades iguais.

-Divida os cabelos e vá aplicando nos cabelos na  raiz dos cabelos. Com um pente separe os fios e tenha certeza de que está aplicando sobre todos os fios rente ao couro cabeludo.

-Em seguida continue aplicando no comprimento e por último nas pontas. Deixe a mistura agir por  pelo menos uns  45 minutos.Lembrando que deve ser verificado se o cabelo não está ficando emborrachado, se passar tempo demais ele pode quebrar, ficar elástico. Se isso for verificado você deve lavar imediatamente.

-Depois dos fios descoloridos, você deve lavar os cabelos com shampoo  suave anti-resíduo com  água morna bem quentinha, não use condicionador.

Importante:

Usar o Shampoo anti resíduos depois da decapagem

Vale informar que é muito importante o uso do shampoo anti resíduos, depois da decapagem. E por que? Você deve estar se perguntanto, é simples. O shampoo anti resíduo, vai pausar a ação do descolorante após a lavagem com água. E essa lavagem com este shampoo, deve ser feita com água morna mais para quente, e repetir a operação por pelo menos 3 a 4 vezes. Parace muito, mas não é, lave sim os cabelos por pelo menos 3 ou 4 vezes com o shampoo anti resíduos para eliminar os restos do descolorante nos cabelos e assim eliminar todo o  persulfato e peróxido de carbono dos cabelos, para evitar queda de cabelo.

Um bom produto que eu indico é o  Profondo da Tec Italy, é que ele é azul, assim ele ajuda também no caso do desamarelamento e ele não deixa o cabelo embolar como outros shampoos que vemos com mais facilidade no mercado.O cheiro é muito agradável, eu recomendo!

O que fazer depois da descoloração para o cabelo não ficar amarelado

Para manter o cabelo sem o tom alaranjado, o correto é usar pelo menos 1x na semana um shampoo desamarelador profissional (tem gente que usa todos os dias o Lumina da Tec Italy, pois ele não resseca como outros), e usar a máscara desamareladora da Tec Italy.

O nome da máscara desamareladora de Tec Italy é Lumina Forza Colore, e realmente, é uma máscara super potente e com muita cor para neutralizar o tom indesejado.

A segunda etapa – tonalizar ou tingir

Você vai precisar de:

Toner Azulado – Wella Color Charm, ou a marca que preferir

Água Oxigenada Volume 30

OU

Kit de tintura loiro acinzentado da marca que preferir

Como fazer o procedimento

Primeiro você deve misturar o toner com a água oxigenada em quantidades iguais, obedecendo as instruções do produto.

Ou se optar pelo kit de tintura loiro acinzentado, faça a mistura e a tintura do kit de acordo com as instruções da caixa. Deixe agir por 30 minutos, enxágue bem com água morna, desta vez passe condicionador, enxágue e  seque. Pronto! Você está loira, mais ainda não acabou! Tem que manter…

Hidratação para os cabelos após a descoloração

Depois de tudo isso,tanto os shampoos, creme de enxágue e cremes para massagens, além de outros produtinhos para devolver brilho e maciez ao seus cabelos devem ser usados. Caso você não queira gastar fortunas indo fazer isso no cabeleireiro, pode comprar para fazer você mesma os cuidados e  manter o cabelo hidratado, bem cuidado. Para isto é preciso fazer regularmente  aplicação de mascaras e produtos para recompor os fios que foram decapados.Eu tenho como sugestão produtos como os da foto acima, e quanto melhor for o produto melhor.

 

Não existem dúvidas que os produtos profissionais da loreal, como o Absolut repair, os da Kérastase e as ampolas de reparação são incriveis e dão um ótimo resultado. Mesmo que custem um pouco mais o resultado é exelente e você vai gastar menos se comprar e fizer uso deles em casa mesmo.

Então é isso, espero que tenha ajudado, qualquer dúvida deixe o seu comentário ai em baixo. :)

Fotos Via:http://www.delineando.net

Deixe um Comentário

16 respostas para “Saiba como clarear cabelo preto em casa: Decapagem”

  1. […] Saiba como clarear cabelo preto em casa: Decapagem […]

  2. Anne disse:

    Olá vc pode informar a cor do cabelo da Scheila na segunda foto? Grata.

    • Cida Ramos disse:

      Olá Anne. É mais de uma cor pra dar efeito “iluminado”. Castanho com 1 tom abaixo da cor do cabelo original, assim sucessivamente em degradê de cores até o tom de mel, que é mais claro. Pode-se fazer uma média de até 4 cores até chegar ao efeito desejado.

  3. nilza disse:

    obrigado pelas dicas

  4. Cláudia disse:

    Olá para fazer retoque da raiz tenho que sempre descolorir primeiro para depois passar a tinta, ou passo só a tinta?

    • Cida Ramos disse:

      Olá Claudia, vai ter sim. Se o seu cabelo é escuro, você fez a decapagem para clarear, o seu cabelo quando cresce nasce com a cor natural, e se você tiver fios brancos também. Então tem sim que retocar raiz descolorindo primeiro.

  5. SOANNY SOUSA disse:

    meu cabelo esta tingido de vermelho, como fasso para fazer a decapagem e ele tem selagem???
    obrigado se me responder

    • Cida Ramos disse:

      Você faz do mesmo jeito que descolore qualquer outro cabelo, a diferença é que o cabelo que já é tingido pode sofrer mais ressecamento ainda do que o cabelo virgem. Não deixe passar do tempo para descoloração para não enfraquecer o cabelo e não se esqueça de hidratar bem pelo menos 1 vez por semana depois da decapagem. A selagem do cabelo depois de decapado fica por conta da tinta que você vai usar. Seja ela loiro, castanho, mel, a tinta é que vai dar a selagem.

  6. Larissa disse:

    Olá, passei loiro acobreado no meu cabelo. Depois loiro acinzentado para tentar cobrir, mas a tinta vai desbotando com o tempo e já posso ver o cobre novamente. Gostaria de saber se esse processo de decapagem vai tirar o bendito cobre. Quero fazer algo no cabelo que me permita não usar mais tinta e deixar ele ir crescendo natural. Meu cabelo natural é louro escuro acinzentado. Sobre essa máscara da tec italy, devo passar a roxa ou a marrom?

    • Cida Ramos disse:

      Olá Lari, O processo de decapagem vai deixar o seu cabelo sem cor, depois você pode aplicar a cor que quiser. Porém, nenhuma tinta a não ser as escuras com número final 0 conseguem cobrir o cabelo decapado sem praticamente desbotar. Se a sua intenção é deixar a cor do seu cabelo natural, você deve tingir com a mesma cor do seu cabelo, por cima do seu acobreado e retocar sempre que preciso. Se você decapar vai acontecer o desbotamento do mesmo jeito, só que vão aparecer fios loiros. Bem, no seu caso, pra resolver mesmo o ideal é ir a um bom cabeleireiro (tinturista), especializado (a) em química para ver o seu cabelo de perto, ver se tem manchas e corrigir esse problema. Mas se vc não quiser ou puder fazer isso, vai ter que ter paciência e retocar a tinta. Decapar não vai resolver, vai castigar o cabelo que já tem tinta e pode até danificar ao ponto de quebrar, cair e causar muitos danos se não for bem feito.
      Obrigada pela visita, beijos :)

    • Cida Ramos disse:

      Olá Lari, O processo de decapagem vai deixar o seu cabelo sem cor, depois você pode aplicar a cor que quiser. Porém, nenhuma tinta a não ser as escuras com número final 0 conseguem cobrir o cabelo decapado sem praticamente desbotar. Se a sua intenção é deixar a cor do seu cabelo natural, você deve tingir com a mesma cor do seu cabelo, por cima do seu acobreado e retocar sempre que preciso. Se você decapar vai acontecer o desbotamento do mesmo jeito, só que vão aparecer fios loiros. Bem, no seu caso, pra resolver mesmo o ideal é ir a um bom cabeleireiro (tinturista), especializado (a) em química para ver o seu cabelo de perto, ver se tem manchas e corrigir esse problema. Mas se vc não quiser ou puder fazer isso, vai ter que ter paciência e retocar a tinta. Decapar não vai resolver, vai castigar o cabelo que já tem tinta e pode até danificar ao ponto de quebrar, cair e causar muitos danos se não for bem feito.
      Obrigada pela visita, beijos :)

  7. joice disse:

    Tem ter muito cuidado pois hoje eu fui tentar descolorir os cabelos o descolorante só pegou nas pontas e eu fiquei com o cabelo manchado e tive que passar por cima um castanho claro a minha sorte é que meus fios são fortes e meu cabelo não caiu pois passei duas químicas em menos de uma hora

    • Cida Ramos disse:

      Sim Joice, sempre falamos aqui que o melhor é fazer as coisas com os cabeleireiros, especialistas. Colocamos a matéria para quem deseja fazer em casa e que já tem experiência em fazer, como é o meu caso. Eu sou cabeleireira, é uma de minhas formações lá atrás, e por isso consigo cortar o meu próprio cabelo, fazer um monte de coisas e tenho experiência e sempre tenho os cuidados necessários. Mas quem não tem, e se sente insegura não deve nem tentar. Obrigada pela visita e pelo comentário. :)

  8. Jucelia disse:

    Oi tenho cabelo Preto tingido, mas quero mudar de cor será q posso fazer decapagem e pintar de outra cor

    • Cida Ramos disse:

      Ju, você pode decapar sim, mas se não tiver experiência tome muito cuidado. Esse procedimento se for feito com produtos naturais pode não dar o resultado desejado, mas quando feito com química forte, ele pode danificar principalmente se você deixar tempo demais. Ai eu recomendo que você procure um cabeleireiro para fazer com segurança. Se você for fazer sozinha, tome cuidado e faça uma hidratação antes de tingir o cabelo e outra depois. O ideal é usar uma tinta temporária, para tingir, porque se você não gostar da cor ela vai sair mais rapidamente. Obrigada pela visita e pela pergunta. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta