Compartilhe:

Saiba como se dar bem no trabalho temporário

Saiba como tratar essa oportunidade com profissionalismo para colher bons frutos no fim da experiência e quem sabe se efetivar.

Publicado por: Cida Ramos

materia-52821

Muitas pessoas começam a sua vida de trabalho em um trabalho temporário, e por se saírem bem acabam se efetivando e começando até mesmo uma bela carreira. De qualquer forma aproveitar um trabalho temporário para se firmar e conquistar uma vaga é um desafio que pode ser conseguido com algumas atitudes positivas.

O trabalho temporário é uma ótima alternativa para quem não quer ficar parado enquanto busca aquela vaga de emprego dos sonhos. Entre as grandes empresas e organizações está se tornando comum contratar profissionais por tempo determinado, para um projeto específico – sendo que às vezes, dependendo da situação, eles podem acabar conquistando um posto definitivo na empresa. Mas, como agir nesses casos? Como tratar essa oportunidade com profissionalismo e aproveitá-la ao máximo?

Separamos algumas dicas de como fazer o melhor possível e não desperdiçar as boas chances:

Aceite novas tarefas:  Se gosta de aprender um pouco de tudo sobre sua área de atuação, os trabalhos temporários são uma boa pedida para conhecer o perfil de várias empresas e as diversas abordagens de um mesmo assunto. Se acha que dá conta do recado e é uma pessoa flexível, por que não aceitar diversas responsabilidades ao mesmo tempo? Desde que elas tenham a ver com seu objetivo…

Vá mais além: Mesmo sendo um emprego temporário, faça mais do que aquilo que esperam de você. Ser competente e fazer bem o trabalho que lhe foi designado é um ponto a seu favor que poderá fazer com que você seja notado pela empresa e que só fará bem ao aprendizado.

Enturme-se:  Esse é um passo muito importante se você pretende tornar as coisas permanentes e dar um passo mais "largo" dentro da empresa. Quanto mais pessoas, de diferentes departamentos, você conhecer, mais chances terá de ficar sabendo de alguma oportunidade "mais fixa”, mas cuidado para não ultrapassar limites e se tornar um bisbilhoteiro ou um puxa-saco!

Mantenha-se em atividade: Nos trabalhos temporários é possível que às vezes você se pegue sem ter nada para fazer. Em vez de ficar lendo revistas ou navegando na internet, pergunte ao seu supervisor ou colega se há alguma outra tarefa em que você pode ajudar, especialmente se isso der a chance de aprender coisas novas ou participar de algum projeto diferente!

Promova-se:  Se você está realmente interessado em aprender e crescer dentro da empresa, escreva um resumo com tudo que você acredita que pode fazer pela empresa usando seus conhecimentos e habilidades. Pode ser uma surpresa para o seu chefe descobrir que você se sente apto a assumir diferentes responsabilidades.

Questione – e muito: Nunca se envergonhe de fazer perguntas sobre algum trabalho que lhe foi designado – por mais tolas que elas possam parecer, é melhor fazê-las do que aparecer com o trabalho completamente diferente daquilo que foi pedido.

Tenha sempre um currículo à mão: Nunca se sabe quando seu chefe ou algum colega da empresa pode pedir seu currículo para encaminhar a uma possível vaga! Se como temporário você provou ser um bom funcionário nada impede que isso aconteça…

Pense positivo, sempre: Ter atitude e postura correta diante das dificuldades e saber lidar com qualquer tipo de pressão pode fazer com que a sua vaga "temporária" se torne cada vez mais "efetiva".

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *