Compartilhe:

Sapato Masculino: Conheça os tipos social e informal parte II

Continuando nossa série sobre sapatos masculinos, que começou falando de sapatos Oxford e Mocassim (acesse aqui), hoje falaremos de outros tipos tais como  botas, sapatênis e chinelos.  Botas Após ter investido em um Oxford clássico (mais formal) e um mocassim ou outro oxford mais informal, pense na possibilidade de adquirir uma bota para o inverno. Existem […]

Publicado por: Cida Ramos

hbg_1

Continuando nossa série sobre sapatos masculinos, que começou falando de sapatos Oxford e Mocassim (acesse aqui), hoje falaremos de outros tipos tais como  botas, sapatênis e chinelos.

 Botas

Após ter investido em um Oxford clássico (mais formal) e um mocassim ou outro oxford mais informal, pense na possibilidade de adquirir uma bota para o inverno. Existem botas lindas sociais que são normalmente de couro bem polido, com cano curto e fino. Elas são uma ótima pedida para substituir o mocassim ou oxford mais esportivo em dias mais frios e caem bem com um terno informal, com jeans e até com calça social.  

 

Botas sociais

Existem as com e sem amarração, com zíper e outras opções, sendo que as com amarração são mais formais. O importante ao comprar este tipo de calçado é observar que fiquem relativamente ajustadas ao pé, pois elas devem mesmo se comportar como sapatos sociais (quando ficarem por baixo da calça) e não devem “sambar” durante o andar.

Botas informais

Uma opção de bota mais informal que acho também muito útil e estilosa para as horas vagas são as botas de escalada (hiking boots do tipo Timberland) ou as “sapatênis- boot” Botas de escalada e “sapatênis-boot”. 😉 Elas podem ser usadas nos mesmos momentos onde você usaria o sapatênis ou tênis, com a vantagem dar um ar mais arrumadinho: saídas para o cinema e programinhas diurnos, barzinhos à noite e todo e qualquer eventinho informal. Eu disse informal, ok? 😉

Sapatênis

Também conhecidos como lifestyle shoes, os sapatênis são a opção elegante para o tênis, mantendo muitas vezes o conforto do qual os homens raramente abrem mão.

 

Sapatênis sociais

Eles são ideais para momentos informais onde o tênis seria inadequado e são super versáteis para a rotina dos homens de hoje.

 

Sapatênis esportivos da CNS

 

Os sapatênis podem ser usados com jeans, calças de sarja ou cargo e bermudas e podem ser de couro camurça ou liso, além de outros materiais, porém quanto melhor o material, mais nobre o sapato, claro! Se for investir, limite-se às cores marrom, preto, cinza ou azul.

Tênis

Bom queridos, de tênis eu não vou falar muito porque cada um gosta de um modelo. O que posso dizer é que o famoso All Star está em alta, mais do que nunca, e com isso seus “afiliados” também.

Tênis mais descolados

O all star tem a vantagem de ser um tênis relativamente baratinho que hoje é considerado estiloso, ou seja, você pode jogá-lo com camisa social e calça jeans, com calça social e até terno em determinadas ocasiões, o que não é o caso dos tênis comuns. Portanto, se você gosta e se encaixa no seu estilo, invista em um! Se não, adquira o tênis que mais se adeque as suas necessidades pois eles são curingas na vida de qualquer homem!

Sandália de borracha e Chinelos

Para não ficar passando calor no verão, nada melhor do que um chinelo, não é mesmo? Porém não é todo o lugar/momento que aceita que você entre de Havaianas (que aliás são obrigatórias em qualquer closet, não é mesmo?) além do fato que deixam qualquer look completamente informal.

Sandálias de borracha

Chinelo de couro

Chinelos de couro. Existem ótimas opções em marrom também. Claro que para usar (qualquer) chinelo, seu pé tem que estar em ordem, né meninos? Calos, unhas grandes ou cutículas mal-cortadas, além de pés super ressecados não combinam com chinelos. Aliás, com lugar algum!

Por isso sempre indico como opção um chinelo de couro, que além de ser estiloso e confortável, esteve super na moda nos últimos verões. Eles ficam super legais com bermudas de algodão ou linho e com calças de linho ou jeans mais despojados. Porém todos os chinelos, sem excessão, são inadequados para o ambiente de trabalho e são mais indicados para atividades ao ar livre (a não ser talvez para aqueles restaurantes que são na praia). Claro que um bom chinelo de couro pode ser usado com jeans para um evento informal, uma festinha ou um restaurante mais relax, mas em geral a regra é esta mesmo. Use o bom-senso, ok?

 

Pronto!
Como disse no post anterior, você não precisa ter uma quantidade enorme de sapatos, porém escolhendo os modelos certos você estará seguro para as diferentes ocasiões de sua rotina. Por exemplo: um oxford preto para usar com terno nas ocasiões mais formais, um mocassim ou outro oxford (marrom por exemplo) para ternos mais informais, casual days e saídas diversas, uma bota social para os dias frios, um sapatênis ou uma bota de escalada para programinhas mais informais, uma havaiana para a praia e um chinelo de couro para o que der e vier. E um tênis, claro!

Fonte:RobertaCarlucci.com

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *