Compartilhe:

Sapatos Masculinos – O essencial (III) – Dicas na hora de comprar

Depois de falarmos sobre os sapatos formais e informais, vamos às dicas finais sobre calçados masculinos para encerrar este ciclo de posts. Na hora de comprar – Dicas – A melhor hora de comprar sapatos é no final do dia. Nossos pés vão inchando no decorrer do dia, ainda mais depois de andar para lá […]

Publicado por: Cida Ramos

shoe-shopping

Depois de falarmos sobre os sapatos formais e informais, vamos às dicas finais sobre calçados masculinos para encerrar este ciclo de posts.

Na hora de comprar – Dicas

– A melhor hora de comprar sapatos é no final do dia. Nossos pés vão inchando no decorrer do dia, ainda mais depois de andar para lá e para cá!
– Prove, prove e prove. Não me canso de falar isso. E provar não é colocar no pé e ver se ficou bonito, mas sim andar na loja com os dois pés calçados, mexer os pés para ver se está pegando em algum ponto, sentir o forro…tem que olhar bem também se ambos os pés estão iguaizinhos (tem muito couro que muda de cor e pode haver diferença entre um sapato e outro sim!), essas coisas.
Então, quando for sair para comprar qualquer coisa, saia com paciência, ok?
– Ainda mais se estiver comprando uma bota! O couro das botas normalmente não cede, portanto atenção extra na hora de comprar: ou cabe ou não cabe.
– Preste ateNção na qualidade do couro sempre, principalmente no caso dos sapatos sociais como o Oxford. Não adianta estar com uma roupa nova ou um terno especialíssimo se os sapatos não forem de boa qualidade e bom gosto.

 

Veja também:

Sapato masculino – Conheça o social e o informal parte I

Sapato masculino – Conheça o social e o informal parte II

 

Os sapatos são um reflexo do estilo e do bom gosto da pessoa que o está usando, principalmente no caso dos homens.

– Se o preço pesar um pouco, pense no custo x benefício: será um sapato que durará bastante? Você irá usá-lo com uma certa frequência? Com mais de um terno? Você não tem nenhum sapato mais formal ou informal?
– E lembre-se: um sapato de couro de boa qualidade não será muito barato mesmo!

shoe-shopping


Cores & materiais

sapato oxford- o classico

 

* O Oxford mais clássico é o preto, e é o único que combina com todos os tipos de eventos formais como casamentos, formaturas, entrega de prêmios, etc. e também com o terno de abotoamento duplo.
* Um Oxford marrom pode ser usado com terno formal ou informal, e até com um blazer mais esportivo, porém não entra nos eventos formais citados acima.
* Em termos de sapatos sociais, não recomendo nenhum material que não seja couro jenuíno. Pronto, falei! Acredito que se o evento é formal, ele pede também um nível maior de qualidade.
* Existem somente 3 cores “aceitas” para sapato social: preto e marrom.

Alguns locais como o Brasil também aceitam o marrom-avermelhado ou castor.

00004v

* Em sapatos casuais ou esporte-chique você já pode arriscar mais e não vai errar investindo nas cores preto, marrom/bege, azul ou cinza.
* Sapatos pretos vão bem com roupas pretas, cinzas e azul marinho.
* Sapatos marrons vão bem com calças em tons terrosos (verdes, marrons, beges, etc.).
* Sapatos marrom-avermelhados vão bem com praticamente todas as cores de calças/trajes.

Combinações

ternos-desfiles

* No caso de eventos formais, seu cinto deve ser da mesma cor do sapato social.
* Em eventos mais casuais e com sapatos mais informais, o cinto deve combinar, mas não precisa ser exatamente da mesma cor.
* A questão da coordenação das meias com o sapato é sempre um dilema e possui várias regras diferentes, especialmente em ocasiões mais formais. Uns são adeptos de combinar com a calça, já outros preferem combinar com o sapato. Eu sempre digo a meus clientes e amigos para usarem o bom-senso e, na minha opinião, as meias devem sempre estar em harmonia com a cor da calça E do sapato, para que a meia não destoe de nenhum dos dois, não quebre ou achate sua silhueta e não chame a atenção para a canela, né?

Neste caso, calças pretas, marinho, grafites e cinzas pedem meias pretas ou grafite, já que com estes tons de calça você normalmente usará sapatos pretos. E calças marrons, beges ou de outros tons terrosos pedem meias marrons e beges e sapato marrom. Claro que, se combina com o seu estilo e personalidade, siga sua própria regra e faça combinações inusitadas como estes da foto abaixo!

derrick-millerbros

 

* Já no caso de sapatos casuais, recomendo que a meia seja da cor do sapato ou muito próxima a ela, porém sempre prestando atenção para não destoar. Se destoar muito, procure um meio termo entre a calça e o sapato. Para não complicar, se estiver na dúvida, combine a meia com a calça ou com o sapato, ok? 😉
* Meias brancas devem somente ser usadas com tênis brancos esportivos/de corrida, ou se você é um profissional da área da saúde e usa calça e sapato brancos. E só! Em ocasiões formais, nem pensar!
* Calças jeans claras pedem sapatos marrom claros, caramelo ou bege e meia da mesma cor do sapato.
* Calças jeans escuras podem ser usadas com sapatos marrom escuro ou pretos.

Cuidados

 

* Cuide bem de seus sapatos! Afinal, já que investiu neles é bom que eles durem, não é mesmo?
* O ideal é que você não use um mesmo sapato de couro por 2 dias seguindos. Assim o couro descansa, aumentando a vida útil do calçado.
* Após o uso, limpe seus sapatos antes de guardar. Invista em produtos específicos para o tipo de couro e passe-os conforme a indicação.
* Sapatos de camurça precisam de impermeabilizantes, ou podem manchar ou mudar de cor.
* Deixe o calçado ventilar antes de guardá-lo no armário, principalmente se tiver sido molhado.
* Não guarde sapatos de couro em sacos plásticos ou vinil onde não podem respirar. O couro transpira e absorve umidade, o que pode gerar mau-cheiro e mofo.

 

Não mantenha seus sapatos sempre engraxados

cuidados-com-os-sapatos

 

isso mesmo! Não deixe o seu sapato engraxado esperando que você vá usá-lo novamente. Na verdade até eu mesma achava, ( influenciada pelo meu pai que sempre mantinha os sapatos engraxados), que eles deveriam estar sempre impecáveis e engraxados. Mas outro dia descobri que existem produtos para apenas hidratar o couro. Então se você acabou de usar, deixe ventilar, limpe e passe um produto hidratante até a hora da próxima vez que você vai usar, ai sim você deve engraxá-lo. Muitas vezes na própria loja que você comprou o sapato (nas melhores lojas) eles vendem os produtos para cuidar dos sapatos adequadamente.

Eu descobri que a graxa resseca se ficar sendo usada continuamente, então pasmem, nada de engraxar pra guardar viu?

Dá para deixá-los sem poeira, passar vinagre por fora se for de camurça para tirar manchas, um paninho umedecido com amônia para tirar mau cheiro e passar o hidratante para couros ou até mesmo a casca da banana para hidratar.

Para cuidar bem dos sapatos

* Invista em enchimentos para que o couro não enrugue ou dobre. Você pode improvisar com papel seda (aquele que os vendedores usam para embrulhar suas roupas na loja) ou pode investir em moldes de madeira encontrados em lojas especializadas. Use-os principalmente nos sapatos que são menos usados ou que ficam guardados durante determinada estação.
* Cuidado com suor e mal-cheiros: use produtos apropriados para evitá-los pois ambos danificam os sapatos, além de serem hiper desagradáveis.
* Use um “calçador”, aquele instrumento de plástico ou metal para deslisar o pé na hora de calçar seus sapatos, principalmente botas. Assim seu pé não irá amassar o couro, criando dobras ou fissuras.

Outras dicas de estilo 

* Não use chinelos ou sandálias com meia, ok? Fica horrível! Please.
* Amortecedores aparecendo informalizam qualquer sapato que seja. O ideal é procurar conforto em palmilhas específicas ou amortecedores internos.

Vê se não é o máximo este estilo?

Imagem do Sartorialist

Imagem do Sartorialist

 

No fim das contas, o que importa é se sentir bem! Mas ele pode, é um senhor, se veste bem e gosta de inovar e tem licença poêtica para isso. E afinal ele não está nem no trabalho e nem em um evento chic. Para sair casualmente você pode ousar se puder sustentar o estilo!

Manutenções dos sapatos

* Não hesite em levar seus sapatos no sapateiro para ajustes na ponta, solas desgastadas e afins. Procure um bom profissional e vá com fé. Mas isso só funciona até certo ponto, claro.
* Se seu calçado furar ou rasgar, é hora de aposentá-lo e comprar um novo. Vocês não imaginam como um sapato danificado ou mal-cuidado sabota um look!

Fonte:RobertaCarlucci.com

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *