Compartilhe:

Sopa de agnoline (capeletti) in brodo

Esta sopa o agnoline ou capeletti in brodo é bem rápida de preparar e é uma delícia para esquentar no friozinho!

Publicado por: Cida Ramos

sopa de agnoline

Entre as comidas italianas que conheci depois de me casar, essa foi uma delas, e é uma sopinha deliciosa e muito famosa entre os italianos. Para quem não sabe o capeletti in brodo é uma receita tradicional, que consistente em um caldo (o brodo) aromático e muito saboroso que pode ser à base de carne ou frango e algumas pessoas  acrescentam pedaços de carne e legumes.

Esta sopa o capeletti in brodo é bem rápida de preparar e é uma versão simplificada também, para os dias frios, e vamos combinar que com este frio que anda fazendo em algumas regiões do Brasil esta sopinha é perfeita para aquecer e confortar a barriguinha e o coração.

Brodo em italiano quer dizer caldo, ele serve como base para risottos, sopas e outros molhos.

Esta não é a receita de brodo original, na verdade nem sei se existe uma, pois há milhares de variações mundo afora. O importante é que esta receita está na família da minha sogra há algumas  gerações e sempre faz sucesso. É barato e fácil de fazer.

 

Veja também:

Receita de Agnoline ou Cappeletti ao molho Bolonhesa

 

O capeletti, ou agnoline como chamamos aqui no MS, e no sul é  cozido neste caldo “in brodo”, portanto você pode conservar o brodo na geladeira, e quando quiser comer aquela sopinha,  basta ferver a massa neste brodo.

Esta é uma ótima opção para o frio, e também um santo remédio para quem precisa curar aquele resfriado.

Para o Brodo:

Ingredientes

azeite de oliva

3 sobrecoxas com pele ou 250 gramas de carne de músculo

3 dentes de alho picados

2 cebolas grandes picadas

3 cenouras picadas

3 tomates grandes picados

1 pimentão verde picado

1 pimentão vermelho picado

2,5l de água

sal e pimenta à gosto

Preparo:

Em uma panela de pressão, cubra o fundo com o azeite de oliva e deixe aquecer em fogo alto por alguns minutos (cuidado para não queimar o óleo), coloque o peito de frango na panela e deixe dourar por igual. Quando estiver bem douradinho, coloque as cebolas picadas e o alho mexendo de vez em quando para não queimar, deixe-as até dourarem. Quando o alho estiver douradinho, adicione as cenouras, os tomates e os pimentões, deixe que a água deles escorra sobre os demais ingredientes por alguns minutos e adicione água até cobrir tudo, coloque a tampa e, depois que a panela “pegar pressão” deixe de 20 a 25 minutos, retire o frango da panela, ou que o sobrar dele, e sirva como aperitivo ou acompanhamento, com um pouco de sal e azeite de oliva, reserve o caldo.

Sopa de Agnoline ( capeletti ) in brodo:

Ingredientes:

O brodo da receita acima

800g de agnoline ( capeletti )

Cheiro verde à gosto (podem ser usadas outras ervas como manjericão, orégano e tomilho)

1 colher de sopa de manteiga (opcional)

Preparo:

Despeje o brodo em uma panela, se quiser acrescente um pouco mais de água, corrigindo o sal, coloque a manteiga e aguarde até que ele esteja fervendo bastante. Depois despeje a massa e vá experimentando de vez em quando, enquanto tiver com gosto de farinha não está pronto,  quando a massa estiver cozida acrescente as ervas, corrija o sal, e sirva com parmesão ralado na hora de comer.

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também:

Receita de Agnoline ou Cappeletti ao molho Bolonhesa

Receita-e-Agnoline-ou-Capeletti-ao-molho-bolonhesa

# #

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *