Compartilhe:

Sopa de ervilha com calabresa e bacon

Aprenda a fazer uma sopa de ervilha especial e deliciosa, uma receita de família mineira que adora cozinhar e que eu recomendo.

Publicado por: Cida Ramos

sopa-de-ervilha-com-calabresa-e-bacon

Essa sopa é uma receita realmente diferente das que você deve conhece, ela dá mais um pouco de trabalho para preparar, mas eu garanto que o resultado compensa. De qualquer forma eu dou no final da receita a indicação de outra maneira mais prática e simples de fazer,. Mas te garanto que o resultado não fica tão bom. Fica boa, dá pra comer, mas como eu sou mineira,e  como essa sopa eu conheço desde que a minha mãe fazia desse maneira. Passei a fazer igual, não abro mão de fazer do mesmo “jeitim” ” divagarim” com muito amor e carinho pra ficar de lamber os “beiçu”. Se você quer experimentar essa delícia, faz ai na sua casa, não tenha preguiça, que dá tudo certim.  “Bom dimais da conta!”

 

Receita de sopa de ervilha com calabresa e bacon

 Ingredientes

500 g de ervilha desidratada (seca)
4 dentes de alho
300 g de bacon
400g de linguiça calabresa
1 litro de água
1 cebola bem picada
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 caldo knorr de carne
4 batatas picadas em cubos
2 xícaras de coentro picado (ou salsinha se preferir)
1 folha de louro
1/2 colher de sopa tempero completo arisco (ou apenas sal à gosto)

 

Modo de preparo:

1- Coloque a ervilha numa panela e cubra de água, deixe ali por 2 horas. Depois lave e escorra.

Em seguida coloque para cozinhar em uma panela funda e destapada (porque ela ferve de dá espuma e transborda ) com uma folha de louro, e deixe cozinhar por mais ou menos 25 a 35 minutos. Não precisa colocar mais nada.

2-Enquanto a ervilha cozinha, pique as batatas e cozinhe com pouca água, apenas para cobri-las e coloque junto 1 tablete de caldo knorr de carne. Reserve.

3-Em uma panela ferva as calabresas para retirar o excesso de óleo e sal. Depois que esfriar, pique metade de uma calabresa em rodelas e a outra metade em cubinhos. Reserve.

4-A outra calabresa você vai picar a grosso modo e bater no liquidificador com metade da sopa de ervilha que você cozinhou. Reserve.

5-Escolha uma panela (bem bonita  que possa ir a mesa se você quiser). Frite o bacon bem fritinho, retire da panela e reserve.

6-Na mesma gordura do bacon (opcional, você pode retirar a gordura e substituir por azeite extra virgem, pode se preferir. Mas com a gordura do bacon fica mais gostosa a sopa. Até os chefs de cozinha de Paris concordam com isso. Banha de porco é o segredo da maioria das receitas deles, fica a dica!).

7-Então, escolha se vai ser na gordura ou no azeite extra-virgem,  frite as calabresas em cubinhos, e  também as em rodelas, retire e reserve.

8-Depois de retirar as calabresas, frite  bem os temperos do alho e da cebola que você já deixou picadinho. Se preferir faça como eu, frite bem até quase queimar as pontinhas da cebola, vai dar mais sabor, depois coloque o alho, frite bem. (Esse é o meu segredinho até para temperar o feijão, fica uma delícia!).

Mas se quiser ser mais prática, (hunf ^^),  frite tudo junto, depois coloque por cima desse tempero a ervilha que você já cozinhou, depois junte todos os outros ingredientes, a metade do bacon e apenas 1 xícara do coentro ou da salsinha. (Eu prefiro coentro, aprendi com a minha mãe assim).

9-Depois de ferver por mais ou menos 10 minutos, se precisar coloque mais um pouco de água, para a sopa não ficar grossa demais, ai vai do seu gosto. Na hora de servir, coloque um pouco de coentro e bacon picadinho e um fio de azeite. Pode colocar croutons ( para quem não sabe, são aqueles pedacinhos de pão quadradinho,torradinho). ou colocar à mesa, fatias de pão para quem quiser se servir. Pode colocar queijo ralado também se quiser.

Dicas:
-Se quiser que a sua sopa fique mais completa pode colocar 300g de costelinha defumada pra cozinhar junto com a ervilha.
-Corte a batatas e deixe dentro de um pote com água para não ficar escura até a hora em que você for usar.
-As batatas são para dar mais leveza a sopa e também serve para aumentar. Se você preferir não precisa colocar as batatas, mas eu recomento, fica bom!
-Se quiser uma sopa mais completa pode colocar 200 g  de costeletas de porco e 200 g de  lombinho

Veja também:

Sopa de ervilha com calabresas costeleta e lombo

 

sopa-de-ervilha-com-calabresa-e-bacon-especial

Outro mode de preparo – Se quiser fazer a sopa do modo fácil é assim:

Na panela de pressão coloque o óleo refogue o alho com a cebola, e frite o bacon e as calabresas.
Após o bacon bem frito coloque as calabresas e  refoque um pouco. Depois coloque os temperos, a batata, a ervilha e cubra de água cerca de 4 dedos acima da ervilha.Cozinhe por 25 a 30 minutos.
Após cozida mexa para dissolver os pedaços de ervilha que restaram.

Bom apetite!

Espero que tenham gostado da receita, experimente fazer e depois vem e me conta tá? Deixe o seu comentário e obrigada pela visita! 🙂

 

Veja também:

Caldo Verde: Sugestão para os dias frios e festa Junina!

Receita de Sopa de Mandioca e Sopa de Sagú com caldo de mandioca

Angú cremoso com couve frita e bacon

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *