Spray hidratante para os cabelos com água de coco. Receita caseira!

Aprenda a fazer um spray super hidratante com água e óleo de coco, ideal para recuperar os fios fragilizados e deixar os cabelos mais bonitos e macios.

Publicado por: Cida Ramos
mulher com cabelos compridos e água de coco.
Imagens: Reprodução.

Soluções práticas para deixar os cabelos macios e hidratados é uma constante na vida e qualquer mulher. E se a opção para isso for usando alternativas mais naturais e baratas (não tá fácil pra ninguém), melhor ainda!

E essa receita é um curinga para ajudar a desembaraçar e deixar os fios hidratados sem muito esforço, pois a receita leva a água de coco e soro fisiológico. Combinação perfeita para qualquer tipo de cabelo.

A recomendação é sempre usar essa receita em quantidades pequenas para não estragar os produtos, já que a maioria dos ingredientes são naturais e oxidam muito facilmente. Um borrifador pequeno de 200ml (que pode ser alguma embalagem com borrifador que você já tenha em casa), por ser pequeno é ideal para levar na bolsa e usar sempre que o cabelo quiser ficar mais “rebelde”.

Spray hidratante com água de coco para os cabelos

Você vai precisar de:

  • 1 borrifador pequeno de 200ml;
  • 100 ml de água de coco. (Pode ser o de caixinha também);
  • 5 gotas de óleo de coco extra-virgem;
  • 1 colher de sopa chá de creme para pentear (opcional);
  • 50 ml de soro fisiológico.

Dica: Se quiser pode fazer a mistura apenas com a água de coco e os outros ingredientes. Fica ao seu critério, mas vale lembrar que o soro fisiológico funciona mais ou menos como a água termal.

Imagens: Reprodução

Coloque todos os ingredientes no borrifador com a ajuda de funil pequeno, feche e agite bem para misturar os líquidos. Pode durar uma semana se guardado na geladeira. Se for usar na bolsa,  guarde na geladeira no final do dia quando voltar pra casa.

Como usar

  1. Borrife nos cabelos e principalmente nas pontas dos fios, finalize o penteado e pronto.
  2. Leve na bolsa e borrife sempre que os cabelos estiverem ressecados ou precisando arrumar o penteado.

A vantagem desta receita

O spray de água de coco para os cabelos é ideal para os cabelos que ressecam facilmente ou que estão fragilizados. A união dos ingredientes faz com que o cabelo fique mais macio e fácil de modelar, tanto para os cabelos lisos e especialmente os cacheados e crespos.

A água de coco possui muitos minerais que ajudam da aquela sensação de frescos e leveza para os fios. Já o soro fisiológico, por ser uma solução isotônica, ajuda a fechar as escamas dos fios que estão fragilizados proporcionando mais brilho e maciez.

Algumas gotas de óleo de coco (dose conforme a necessidade do seu cabelo e da quantidade dele) para finalizar com uma hidratação maior, ajudam a reestruturar os fios e mantem a umidade natural dos cabelos. O óleo de coco possui vitaminas essenciais que nutrem o cabelo para deixá-los mais fortes e saudáveis.

Veja também

Poder de penetração nos fios fragilizados

A umidade no interior dos fios do cabelos é muito importante. Quando o cabelo está enfraquecido e “poroso” (principalmente depois de uma descoloração, progressiva ou processo químico) os cabelos ficam opacos e tendem a quebrar mais facilmente.

Repor a umidade e estrutura dos fios é fundamental. Este spray com água de coco vai ajudar nisso, veja:

  • O óleo e a água de coco vão penetrar melhor na estrutura do fios, hidratando, devolvendo a umidade e proporcionando nutrição e “corpo” ao fios.
  • O soro fisiológico finaliza o processo fechando as escamas dos cabelos.

Para os cabelos oleosos

É importante dosar a quantidade de óleo de coco no seu spray se o seu cabelo for mais oleoso e talvez não usar o leave-in. A combinação pode deixar o seu cabelo pesado e com aspecto engordurado.

Mas você pode usar esta receita como uma máscara de hidratação após a lavagem dos cabelos como super-hidratante. Misture algumas gotas de óleo de coco no seu creme de hidratação preferido, adicione 2 colheres de sopa de água de coco e aplique nos cabelos.

Deixe agir por 20 minutos, enxágue bem e finalize com um banho de soro fisiológico nos fios, utilizando um borrifador para ficar mais fácil.

Concluindo

Viu como é fácil deixar os cabelos hidratados? É importante olhar com mais atenção os produtos naturais e simples, que muitas vezes temos em casa. Muitos deles ajudam bastante e a vantagem de você modificar o seu spray com apenas água de coco, ou só com o soro e com os outros ingredientes da receita acima, seja como for. Com mais ou menos ingredientes você vai fazer bem ao seu cabelo, e vai te ajudar a tratar os cabelos de maneira simples e sem gastar muito!

Veja também

Comentários

Uma resposta para “Spray hidratante para os cabelos com água de coco. Receita caseira!

  1. Marine disse:

    Obrigado Marília, foi muito útil a dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.