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Top 10: conheça os alimentos que mais fazem mal à saúde e por quê

Conheça o ranking dos produtos que mais fazem mal à nossa saúde e por que razão eles devem ser evitados.

Publicado por: Cida Ramos

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A grande maioria das pessoas pela correria do dia a dia, pela praticidade ou por questões até mesmo do aumento do poder aquisitivo, estão consumindo mais e mais alimentos industrializados, que fazem mal à saúde.

Outras pensam que para ter uma vida saudável, basta consumir um determinado número de calorias por dia. Mas a verdade é que não se trata apenas de quanto você come, mas a qualidade da comida que você come, e como e com que segurança ele foi produzido.

Na realidade existem vários tipos de alimentos que fazem mal à saúde e devem ser evitados por todos, sejam adultos ou principalmente as crianças.

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Veja um ranking dos produtos que mais fazem mal à nossa saúde e por quê.

1) Açúcar refinado ou açúcar comum ou branco

O açúcar inibe a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais, agride o intestino, causa desequilíbrio na flora intestinal, aumentando número de bactérias e fungos no organismo, pode causar inflamações e pode provocar diabetes.

– Além disso, o açúcar pode causar dependência, ou seja, quando não ingerimos sentimos falta e procuramos comer mais e mais açúcar.

2) Farinha de trigo refinada

Utilizada para fazer, bolos, tortas e pães ela é pobre em nutrientes e age da mesma forma que o açúcar no organismo. Também aumenta triglicerídeos, o risco de diabetes e obesidade. Esses são os problemas de se trocar uma refeição por lanches.

3) Sal em excesso

O sal aumenta a pressão arterial, sobrecarrega os rins, que têm que trabalhar mais para eliminá-lo e causa inchaço devido à retenção de líquido no corpo.

4) Embutidos (salame, salsicha, mortadela, linguiça incluindo também peito de frango ou peru defumados)

Esses alimentos apresentam sal em excesso, que aumenta a pressão arterial. Eles também têm gordura saturada, que aumenta o colesterol ruim (LDL), e são ricos em nitritos e nitratos, substancias usadas na fabricação de embutidos que tem alto poder cancerígeno. Aumenta o fator de risco principalmente no pâncreas e no intestino. Esses alimentos aumentam principalmente o risco de câncer no pâncreas e intestino.

5) Sorvete

Sorvete possui gordura, principalmente gordura trans, além de açúcar, que aumenta o colesterol ruim e triglicerídeos. Além disso, eles são muito calóricos e ajudam aumentar o peso. Os sorvetes também são ricos em corantes, que podem causar reações alérgicas, dificuldades respiratórias, irritação estomacal, problemas na pele, hiperatividade e ainda chances de desenvolver no organismo substâncias que causam câncer. Se consumidos com frequência eles podem até interferir no processo metabólico e neurológico. Os corantes só servem para dar cor e aparência e não possuem nenhum valor nutritivo.

6) Alimentos industrias (salgadinhos, pipoca de microodas e outros)

Ricos em sal, corantes, gordura trans e gordura saturada, utilizados para que os alimentos durem por mais tempo, aumentam a pressão arterial e o risco de infarto. Também são ricos em corantes artificiais  e conservantes.

7) Fast food (pizza, batata frita e hambugueres)

São alimentos hipercalóricos e pobres em fibras. Para alguns dele, uma pequena quantidade já equivale ao valor calórico de uma refeição completa em termos de calorias. Em excesso podem entupir veias, causar aumento de peso, diabetes e doenças cardiovasculares. A batata frita é um problema à parte, ela não só é rica em gorduras trans, mas também em acrilamida, uma das substâncias altamente cancerígena que é produzida quando as batatas são aquecidas em altas temperaturas.

8) Refrigerante

Esse vilão é bem conhecido, já que tem excesso de açúcar, com quase 10 colheres de sopa por copo. Quem toma está também deixando de preencher o estomago com vitaminas e outros nutrientes, presentes nos sucos. Rico em açúcar e corantes artificiais essa soma dobra os problemas causados pelos dois e que você encontra em abundância no refrigerante.

E para a versão refrigerante diet

Muita gente se engana com as versões zero, achando que elas são melhores para a saúde. No entanto, isso não é verdade: “o zero significa zero calorias, mas não zero sódio. Esse alimento vai sobrecarregar os rins, aumentar a hipertensão e é zero nutrientes. Só tem o potássio, mas o excesso de sódio tira seus benefícios”, explica.

9) Bebida alcoólicas

O excesso ao longo dos anos pode levar a perda de neurônios, causando déficit de aprendizado e falta de memória. O álcool assim como o açúcar, também provoca perda de cálcio no organismo.

10) Café

Possui cafeína, que é um estimulante, mas em excesso pode causar irritabilidade, stress, ansiedade, alterações do sono e até taquicardia. O recomendado é não ultrapassar duas a três xícaras de chá por dia.

— O mesmo vale para chá preto, chá verde, refrigerante de coca, chá mate e chimarrão  e o mate de Tereré.

Fonte:http://www.care2.com

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