receitas de sopas e caldos.
Reprodução/Pixabay

Com o inverno batendo à porta e dando início também as comemorações das Festas Juninas no mês de junho, nada melhor do que organizar o cardápio das comidas típicas da época. E um dos pratos que combinam muito no inverno, são as sopas e os caldos.

Nem preciso falar que existem uma infinidade de receitas para todos os gostos, então separamos as mais pedidas e populares dessa época.

E como todos sabem, a época de inverno no Brasil coincide com as festas juninas, e claro, algumas dessas receitas vão estar bem alinhadas com os sabores típicos dessa data, além de dar aquela esquentadinha nos dias de frio.

E agora se você está se perguntando como fazer um caldo delicioso? Tenha calma! Em muitos anos de portal tudo aqui muitas receitas de sopas e caldos passaram por aqui, e foram testadas e aprovadas. Agora é só colocar a mão na massa, ou melhor na sopa!

Receitas de sopas e caldos para o inverno

A primeira receita de caldo para o inverno é uma das receitas mais deliciosas também para as comemorações de festa junina. É o caldo verde.

1. Receita de Caldo verde

caldo verde com bacon

A base desse caldo é a batata e a couve, que dão a cor característica e o sabor delicioso. A calabresa também dá um sabor especial, principalmente pelo toque mais picante. A sugestão é acompanhar com torradas. Existe a opção de acrescentar tirinhas de cebola frita ou bacon no final por cima da sopa.

Veja a receita completa aqui

2. Sopa e caldo de inhame com carne

Apesar dessa alimento estar muito conhecido hoje em dia, e até mesmo ser considerado como um super-alimento graças a sua capacidade de aumentar o nosso sistema imunológico, o inhame até bem pouco tempo atrás não era muito consumido em algumas regiões do Brasil.

Mas esta receita é fantástica, pois a textura do inhame combina muito bem em sopas e caldos por ele engrossar o caldo e ter sabor neutro, que facilita que você possar agregar qualquer tempero que você queira usar. No inverno, esse caldo não pode faltar!

A raceita pode ser adaptada tanto para sopa, que leva carne, como também para um caldo.

Veja a receita completa aqui

3. Receita de Sopa e caldo de mandioca

Se tem um alimento que é típico no Brasil, delicioso e versátil é a mandioca. Para as receitas de caldos e sopas ela também faz toda a diferença. Nesta em particular, leva frango como proteína principal, mas nada impede que você substitua por uma carne, como o músculo, por exemplo.

Veja a receita completa aqui

4. Sopa de ervilha com bacon e calabresa

Essa é uma das sopas de inverno e festa junina mais deliciosas de se comer! A receita já é bem incrementada, mas com pedacinhos de bacon por cima e acompanhada de torrada fica ainda melhor.

Confesso que ela é um pouco mais trabalhosa, quer dizer, mais passos para se fazer a receita porém, o resultado é fantástico. Existem duas versões dela, escolha a que mais preferir (ou que o seu tempo deixar).

Eu recomendo a mais trabalhosa, não só porque é a minha versão da receita, mas porque acho mais saborosa. 🙂

Receita completa aqui

5. Sopa de cebola

Uma das mais conhecidas sopas para o inverno, mais baratas nem por isso menos deliciosa.

Aqui, separamos duas maneiras diferentes de fazer a sopa de cebola: Uma delas é regorando diretamente a cebola na panela para ficar com aquele gostinho de “rapinha” delicioso. A outra maneira é cozinhando a cebola antes do preparo, antes de refoga-las.

São apenas técnicas diferentes, escolha a sua (de preferências as duas!) e veja qual gosta mais!

6. Sopa de agnoline ou capeletti

Uma receita típica Italiana que ganhou os corações aqui na terrinha. Para quem não conhece, o agnoline parece um capeletti só que é redondinho e com as pontas unidas. Fica parecendo uma troxinha. Ele pode ser feito como molho, assim como faz macarrão, ou também na sopa.

Assim como o capeletti, o agnoline tem a vantagem de ser recheado com uma pastinha de frango ou carne. Deu água na boca né?

Veja a receita completa aqui

7. Sopa de legumes

Navegando pela internet e vendo algumas receitas deliciosas no youtube, me deparei com uma sopa de legumes deliciosa e fácil de fazer. A vantagem? Combina para qualquer época do ano pois é prática e você pode acrescentar ou tirar alguns do ingredientes conforme sua preferência.

8. Caldo de feijão amigo para o inverno

Não podia faltar né? Caldinho de feijão para o inverno é uma delícia e se for em época de festa junina pode preparar o quentão porque é festa!

Veja a receita completa aqui

9. Caldo de abóbora com carne seca

Outra iguaria típica para os dias frios e festa junina, o caldinho de abóbora com carne seca. Uma receita de caldo prática para o inverno.

10. Sopa creme de milho verde

E para fechar com chave de ouro (e aproveitar as espigas de milho verde) uma receita muito especial de sopa cremosa de milho verde com frango.

A vantagem dessa sopa além do sabor é a cremosidade e claro, se você tiver a oportunidade de usar o milho verde direto das espigas, vai fazer toda a diferença no sabor.

Veja a receita completa aqui

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.