Touca de gesso para hidratar e diminuir o volume dos cabelos

Receita caseira para quem deseja dar um tempo na escova progressiva e no uso da chapinha. A mistura se chama “touca de gesso” e tem a maizena como ingrediente principal.

Publicado por: Cida Ramos
Hidratação caseiro para os cabelos usando maizena.
Imagem: 54health.com

Apesar do nome estanho, a chamada touca de gesso é uma receita caseira para ajudar a reduzir o volume dos cabelos, deixar mais macio e até mesmo diminuir a oleosidade dos fios.

A gente já sabe que abusar da chapinha e da escova progressiva não é nada bom para os cabelos, principalmente se for feito de forma errada. Os problemas de queda de cabelo, fios fracos e quebradiços são problemas bem comuns para quem faz escova progressiva sem os devidos cuidados.

E para dar um alívio nos processos químicos, usar alternativas naturais são uma excelente opção e o melhor, pode ser usado também por gestantes.

A touca de gesso é feita com um ingrediente bem comum da nossa cozinha, o amido de milho a nossa famosa maizena. Para preparar é muito fácil, veja:

Touca de gesso para os cabelos: como fazer

Você vai precisar de:

  • 1 copo de água filtrada
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 1 tampinha de Bepantol líquido
  • 1 colher sopa de Yamasterol multifuncional
  • 1 colhe de chá de óleo de coco extra-virgem

Para preparar é simples,  coloque em uma panela a maizena e a água e cozinhe até formar um mingau. Com a mistura ainda morna, adicione uma o Bepantol líquido ou outro produto similar a este, o óleo de coco extra-virgem e o Yamasterol creme.

Para quem não conhece, o Yamasterol é um creminho hidratante multifuncional, que não possui óleo mineral na composição e é ideal para todos os tipos de cabelos. A versão da “embalagem branquinha” é melhor ainda para as adeptas do Less Poo, pois ela não possui parafina e nem silicone na fórmula.
Para aplicar é simples, separe o cabelo por mechas logos após o banho e ainda com o cabelos úmidos. Faça o enluvamento das mechas com a “papinha de maizena” massageando bem do comprimento as pontas dos cabelos.

Algumas pessoas usam o leite no lugar da água, mas para quem tem os cabelos oleosos, o leite não é uma boa opção. Agora, se você tiver os fios muitos secos, a gordura do leite pode ajudar a dar mais maciez.

Coloque uma touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Depois disso é só enxaguar bem. Fácil né?

A hidratação com maizena funciona?

A maizena sozinha não penetra nos fios e ela por si só não funciona como hidratante e nem como redutor de volume. Mas junto com outros produtos, a maizena reduzir o volume dos cabelos e ainda acelera o processo de hidratação e sim, funciona muito bem!

Quando você usa sua máscara de hidratação preferida, do jeito que ensinamos na receita acima, os resultados são potencializados já que maizena funciona como se fosse um selante nos fios, segurando a produto hidratante no interior dos cabelos.

E quando falamos “fazer enluvamento” em toda a extensão dos fios, é justamente para que a maisena aja como se fosse um produto selante. Você irá perceber durante a massagem nas mechas que a maizena dá uma certa resistência, a título de comparação é como se estivesse fazendo uma massagem com esfoliante nos fios.

Essa massagem ajuda o produto a penetrar melhor e aí sim, reduzir o frizz e o volume e ainda deixa os cabelos bem mais hidratados e brilhantes.

Outra dica que é muito válida é para ajudar a recuperar as pontas ressecadas dos cabelos. Você pode usar somente a mistura de maizena com água depois que for aplicado o seu óleo hidratante (Árgan, macadâmia, coco, etc). A maizena vai ajudar a selar os fios e manter a hidratação por muito mais tempo. Essa é uma excelente opção para quem quiser abandonar a chapinha por um tempo.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *