• Curta nossa página
  • Siga-nos no Twitter
  • Encontre-nos no G+
  • Pinterest
  • Receba novidades no seu e-mail

Traje do noivo e dos padrinhos:Todos os tipos, fotos e dicas!

Por: Cida Ramos

Se você vai casar ou ser padrinho de casamento é chegada a hora de escolher o seu traje. Dependendo do estilo da cerimônia, o traje do noivo pode variar para um meio fraque ou casaca.

NOIVOS5

O noivo também tem muito que pensar quando o assunto é seu traje. O vestido da noiva é uma surpresa, guardada a sete chaves, portanto a roupa escolhida por ele também deve ser.Tão importante quanto o traje da noiva, é a roupa do noivo no dia do casamento.

 Você poderá gostar de:
Trajes para noivos: Veja o que vestir de acordo com o tipo de festa
Trajes para noivos : Passarela Gaudí Novias 2012
Traje do noivo: O noivo perfeito
Traje para noivo: Preto e Branco Elegância intemporal

Ele deve estar tão elegante quanto à noiva. Essa ideia de que todos os olhares são somente para a ela não é verdadeira. Um noivo bem vestido tem seus encantos e até a chegada da noiva, ele reina absoluto no altar e todos o estão admirando e observando. 

Como escolher o traje adequado? Os noivos devem observar a combinação entre seus trajes. É uma questão de coerência e organização, ou seja, se é um casamento mais tradicional, a roupa dos dois deve seguir o mesmo estilo. Se for moderno, a mesma coisa e assim por diante. 

Imagine que deselegante a noiva toda tradicional e o noivo com um traje colorido e moderno. Não fica bem. O casamento é uma grande produção e o traje é um elemento de extrema importância. 

Trajes de acordo com a hora do casamento

O casamento pela manhã requer um modelo mais simples, de tarde mais formal e à noite mais sofisticado. Cerimônias de gala ou muito sofisticadas pedem um fraque ou casaca. O horário da cerimônia também define o tipo de traje. O tipo físico é outro item a ser considerado.

Quanto à tonalidade dos trajes: terno branco não fica bem, pois é a cor da noiva. Em casamentos realizados pela manhã ou no início da tarde são comuns tons mais claros. Já para os casamentos realizados no fim da tarde e à noite, tons mais escuros.

 Definido o estilo, o noivo deve escolher o que lhe convém para adquirir o seu traje: lojas especializadas ou um bom alfaiate.

 Alugar ou comprar? 

Se a sua opção for um terno, vale à pena a comprar, senão, alugue. Quanto ao fraque ou meio fraque é recomendável alugar, devido à frequência de uso. 

A camisa branca é a mais cotada e a gravata num tom mais claro que o terno é uma combinação interessante. O sapato deve ser novo ou um em bom estado, bem engraxado. 

Essas são algumas sugestões para o noivo, mas assim como a noiva, deve pesquisar e experimentar para saber qual é o traje que se encaixa no seu sonho. E o noivo também sonha com seu traje.

Padrinhos 

Ser escolhido como padrinho é um elogio, pois só os mais "chegados" entram para esse time. Sinta-se lisonjeado por ser um deles e demonstre essa alegria apresentando-se impecável no dia mais feliz para o (a) seu amigo (a). 

Os padrinhos devem seguir o estilo da cerimônia e acompanhar o tipo de traje que o noivo usará. Em alguns casos os noivos determinam uma cor ou um tipo de traje para os padrinhos, esteja atento para não destoar. 

A sugestão para os padrinhos é o aluguel do traje, especialmente se for um casamento mais sofisticado. Eles podem acompanhar o noivo experimentando os trajes no mesmo local. Assim, tudo estará em harmonia, além de auxiliar o noivo na escolha de seu traje.

Veja abaixo algumas opções para as combinações entre noivos, pais e padrinhos:

 OPÇÃO 1

NOIVO: Casaca Inglesa; PAIS: Meio Fraque tradicional; PADRINHOS: Meio Fraque com camisa e gravata social

 OPÇÃO 2

NOIVO: Meio Fraque Tradicional; PAIS: Meio Fraque com camisa e gravata social; PADRINHOS: Terno social preto e gravata prata

 OPÇÃO 3

NOIVO: Terno social preto com gravata social mesclada; PAIS: Terno social preto com gravata social grafite; PADRINHOS: Terno social preto com gravata prata.

Algumas denominações para trajes masculinos e sua composição: Os tipos de trajes e suas recomendações

Casaca

Muito chique. O traje deve ser usado à noite e em ocasiões muito importantes, o modelo pode ter ou não gola. O paletó é cortado na cintura, na parte da frente, formando um "V". As lapelas são de seda e os mais tradicionais têm três botões de cada lado. As que têm a aba curta atrás são chamadas de meia-casaca. 

Traje é formal, curto na frente com colete, com longa cauda bipartida atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. A camisa é branca, com colarinho alto dobrado nas pontas. Usa-se gravata borboleta e complementa-se o traje com faixa larga preta na cintura.  O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.Pelas regras de etiqueta, quando o noivo usa casaca todos os convidados devem usar smoking.

Fraque

É um paletó curto na frente e longo na cauda, sem cintura marcada, com duas aberturas atrás. Paletó com cauda longa cinza chumbo para ser usado abotoado, colete cinza claro ou preto, calça risca de giz e gravata plastron de seda ou cetim, presa por uma pérola; Há duas opções de camisa: com a branca social usa-se gravata social em cinza-prateado, já com camisa branca de gola alta e pontas dobradas usa-se o plastrom.

 
Meio-fraque

 - Geralmente tem apenas um botão. Camisa branca, colete de cetim cinza claro e gravata acompanham o traje. É uma versão tropical do fraque. 

Paletó sem cauda (curto), e colete cinza chumbo e calça risca de giz; É similar ao fraque. O traje, no entanto, não tem cauda e o paletó é usado desabotoado. Se quiser usar o meio-fraque vista colete preto, camisa social branca e gravata social cinza, nunca plastrom (gravata de cetim cinza perolado mais larga e com pontas arredondadas). 

Smoking

- Muito elegante. Geralmente indicado para cerimônias muito formais. Sua lapela é de cetim preto com um botão, mas também encontramos com abotoamento duplo ou o tipo jaquetão com quatro botões. Sempre usados com camisa branca plissada e uma faixa horizontal que pode ter cores variadas. 

Calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca (com gola alta opcional) e gravata borboleta preta. Só deve ser usado em eventos black tie ou em eventos que se pede traje a rigor.

Regras:
Casaco curto com lapelas em seda ou cetim;
Calças com laterais no mesmo material da lapela;
Faixa ou colete preto (nunca ambos);
Camisa branca com frente trabalhada;
Laço preto de seda;
Meias pretas, preferencialmente de seda;
Sapato clássico preto, de verniz. 

Modelos:
Smoking clássico de um botão; (foto acima).
Smoking moderno de dois botões;
Smoking risca de giz 3 botões;
Smoking quatro botões
 

Summer

- O paletó é mais aberto, muito adequado para o verão. Costuma ter lapelas com tecidos brocados, em tons preto, azul ou vinho. No caso da lapela ser da cor preta, a gravata pode ser de qualquer cor. 

É um traje tipicamente para o verão, pois a cor que o destaca é o branco e alguns casais de gosto modernos optam por ambos casarem de branco. Consiste em smoking branco com faixa e gravata borboleta em cores variadas.

Terno

- É o traje mais comum usado pelo noivo e padrinhos. O terno composto de uma calça, paletó, usados com camisa e gravata, pode ser de cores e tecidos variados. As calças geralmente têm pregas e bolso faca e a barra pode ser do modelo normal ou italiana.

Consistem em calça, colete e paletó. Vale lembrar que o colete é opcional e não combina com todos os tipos físicos. Fica melhor em homens mais altos e magros. Para quem vai casar à noite o terno pode ser preto, grafite-escuro ou marinho quase preto. A camisa deve ser branca ou de outra cor muito clara. A gravata pede motivos discretos. Os sapatos devem ser pretos e nunca em verniz. 

 Túnica

A Túnica

- Usada em casamentos étnicos. Existem dois tipos: as tradicionais e as do tipo jaquetão. A sua maioria tem a gola abotoada no pescoço, mas existem as que possuem a gola um pouco mais aberta. De acordo com a cultura, podem ser de qualquer cor. 

-As túnicas, que são inspiradas nos uniformes militares, têm sido uma grande opção para os noivos que não gostam do fraque.

 
Black Tie 

O Black Tie

-paletó branco como do Summer, só que a calça, a gravata borboleta e a faixa são pretas.À noite sempre use tons escuros,por favor tons claro de jeito nenhum!!!! O sapato deve ser sempre clássico

Detalhes importantes para qualquer traje 

Gravata – a ponta da gravata não deve ultrapassar a fivela do cinto;
Calça – a barra da calça deve cobrir o peito do pé, mas sem sobrar atrás;
Camisa – o punho da camisa deve ir dois dedos além da manga do paletó.

O Sapato

Outra coisa que os noivos devem estar atentos é o sapato.  As tonalidades clássicas – as mais escuras, com pouco brilho se desejar- são as recomendadas para os casamentos a noite e no fim de tarde. Mas se o casamento for durante o dia, este deve ser mais claro e sem brilho

 

Fonte: http://bbel.uol.com.br/ www.noivasdeportugal.com/Flower noiva fashion/Noivas em fuga/Ja Casei/  Casamento e dicas/Projetando o casório/Guia do Rossi/http://casaremorar.blogspot.com
 

Comentários