Compartilhe:

Traje masculino para festas ,os termos e o Dress Code: Como e quando Usar

Tire as suas dúvidas sobre os termos que vem escritos nos convites para as festas, saiba o que são eles e como e quando usar. Traje Esporte, Traje passeio, Traje passeio completo ou Black Tie e para casamentos.

Publicado por: Cida Ramos

traje-masculino-para-festas-como-e-quando-usar-traje-esporte-passeio-passeio-completo-black-tie-capa2804

Diversas são as dúvidas sobre os termos que recebemos em um convite  de casamento, batizado,baile de formatura e festas em geral. Os nomes costumam ser: Traje esporte, Passeio ou esporte fino também chamado de Tenue de Ville, Passeio completo ou Social, Black Tie ou À Rigor, também chamado de Tenue de Soirée. Bem confuso para a maioria das pessoas, e mais confuso ainda para os homens que não costumam entender destas coisas. Se você é um deles não se preocupe, vamos explicar direitinho como é o traje de cada um deles e para que tipo de festa se aplica.

Veja também:

Blazer e Paletó: Descubra a diferença entre eles e aprenda a usar cada peça de maneiras diferentes

Quatro maneiras de vestir 1 terno

Moda masculina: Dicas para acertar nos sapatos e nas meias

Dicas de Stilyst para levantar o visual masculino

Camisas polo no trabalho: Saiba como usar o modelo com elegância

Caso o seu convite tenha vindo por MSN, ou por qualquer mídia, não deixe de perguntar qual é o traje, para não cometer gafes na hora de comparecer e estar com a vestimenta errada, arrumado demais ou de menos.

Traje Esporte

Simples e informal também conhecido como despojado. Mas não significa que você vai poder se vestir de qualquer maneira. O bom senso e a adequação ao tipo de evento que você tenha sido convidado. Uma boa opção é calça jeans com uma camisa polo e um sapatenis cheio de estilo. Para eventos como almoço ou festa infantil vale uma bermuda social.

Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis e festa de dia ao ar livre.

Traje Passeio ou Esporte Fino

Há algum tempo atrás, o que hoje é chamado de Esporte Fino era chamado de Tenue de Ville. O traje esporte fino masculino é considerado uma junção básica entre peças formais e um estilo um pouco mais despojado.

Na verdade uma mistura de roupas casuais com roupas sofisticadas, ou melhor, uma união entre o traje Esporte (estilo muito usado no dia-a-dia) com o traje Passeio Social (estilo usado em eventos importantes, como comemorações). Só para completar, saiba “que chamar de “Esporte Fino”, é errado, pois o correto é “Traje Passeio”, mas se por acaso vier no seu convite escrito,” Esporte fino” entenda que é na verdade  “Traje Passeio” que é o correto.

Para este tipo de traje você deverá optar basicamente por roupas sociais e o famoso blazer. O uso de calças sociais ou de brim é recomendado. O jeans pode ser usado, mas é necessário atenção para escolher a tonalidade correta, um jeans de lavagem escura e modelagem reta, que realmente se harmonize com as demais peças que compõe o look. As camisas podem ser lisas, ter listras bem claras, o importante é que sejam discretas. A gravata não é obrigatória, mas pode ser usada.

Tipo de Evento: Almoços, casamentos, festa de 15 anos, confraternização de empresas

Traje Passeio Completo ou Social

O passeio completo é basicamente a roupa social. É chamado de “completo” porque existem alguns itens que não podem faltar como a gravata e o paletó. Antigamente o colete era obrigatório, agora pode ser opcional, mas se você quiser usar, fica chic. Cores claras como cinza são melhores pela manhã, se for à noite prefira as cores escuras, o sapato deve ser preto meio social (fina) da mesma cor do sapato e que o sapato preferencialmente tenha sola de couro. Quanto ao cinto precisa ser também da cor dos sapatos, e procure um cinto fino que tenha uma fivela discreta para não prejudicar a sua produção. O cinto grosso com fivela grande não é um cinto social.

Vale lembrar:

Meias brancas estão descartadas, sempre da cor preta.

Nada de meia de algodão, se não puder comprar de seda utilize a de tecido bem fininho.

Indispensável sapato com sola de madeira ou couro

O paletó deve sempre estar abotoado, nunca aberto, com exceção do último botão.

Nada de marrom, nem mesmo sapato.

Tipo de Evento: São para jantares, coquetéis, óperas, casamentos e comemorações oficiais.

 

Traje Black-tie, Rigor ou Tênue de Soirée

O traje Black-tie é aquele que você usaria para uma noite de entrega do Oscar, sabe? A noite é de gala e não tem muito que inventar, você deve vestir um belo smoking. Suntuosidade é a palavra de ordem, a palavra de ordem é se arrumar impecavelmente. O sapato deve ser preto meio social (fina) da mesma cor do sapato e que o sapato tenha sola de couro e bico fino. Quanto ao cinto precisa ser também da cor dos sapatos, e que seja fino.

Tipo de Evento: Baile de Gala, festas formais sofisticadas e luxuosas

Traje para casamentos – noivos, pais, padrinhos

O Fraque

Estes eventos super importantes na vida de todo casal tem sua própria organização quando se fala em trajes. Os maiores exemplos são o fraque, o meio fraque e a casaca. O fraque é um paletó de costas longas que atinge a linha dos joelhos. Ideal para vestir o noivo em cerimônias tradicionais. Somente o noivo e o pai do noivo podem usar o fraque. Se o noivo optar por esse traje, os padrinhos podem vestir o mesmo ou o meio-fraque. Se o noivo não usar o fraque, nenhum convidado deve fazê-lo, pois é uma vestimenta de grande destaque e elegância. Em geral, o noivo combina com os pais e os padrinhos sobre os trajes que irão vestir.

O Meio Fraque

Para contrastar com o noivo, é um hábito os padrinhos vestirem o meio fraque.  O meio fraque é mais formal que o terno, menos que o fraque e o smoking. Ele deve ser usado em casamentos que pedem formalidade. Na atualidade, o meio fraque tem sido utilizado em qualquer horário do dia. O que vai mudar é a cor. Durante o dia, mais claro e durante a noite, a opção mais clássica de cor – tons mais escuros.

O noivo e os pais dos noivos devem usar o mesmo tipo de traje. Ou seja, se o noivo optar por meio fraque, pai e sogro também com meio fraque.

Traje Casaca

Casaca: Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhada de calça da mesma cor e mesmo tecido. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.

Espero que tenham gostado 🙂

Recomendado para você

Comentários

4 Respostas para “Traje masculino para festas ,os termos e o Dress Code: Como e quando Usar

  1. catia santos disse:

    Boa noite. Ao receber um convite para festa de 15 anos onde o traje é o social, fica mal o homem ir de calça jeans? Se não a camisa tem q ser de botão?

    1. Cida Ramos disse:

      Fica sim. Se no convite está escrito traje social tem que ser social. Calça jeans não é nem de longe traje social. E a camisa precisa sem de mangas longas, com botão sim e sem bolso, entendeu? Dá uma boa lida ai na matéria que tá tudo explicadinho. Obrigada pela visita

  2. willian klein disse:

    fui convidado para uma formatura e está escrito “esporte fino” deveria usar jeans e um blazer?! uma camisa de gola V ou polo por baixo??? Help

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Willian, se o traje do convite é esporte fino, você pode ir como está sugerido ai na matéria, nas fotos de traje esporte fino que é a mesma coisa que traje passeio. Pode sim usar o jeans com Blazer e a camisa pode ser gola V ou a polo. O traje passeio ou esporte fino é uma junção básica entre peças formais e um estilo um pouco mais despojado. A peça formal é o blazer, e a camisa social sem gravata, a camiseta polo ou com gola V são os despojados. Se quiser ficar mais elegante, escolha um sapato social elegante. Assim o Hi-Lo fica completo.
      Dá uma olhada na matéria sobre o sapato correto>> http://www.portaltudoaqui.com.br/sapatos-masculinos-o-essencial-iii-dicas-na-hora-de-comprar/
      Obrigada pela visita e pela pergunta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *