Traje masculino para festas ,os termos e o Dress Code: Como e quando Usar

Tire as suas dúvidas sobre os termos que vem escritos nos convites para as festas, saiba o que são eles e como e quando usar. Traje Esporte, Traje passeio, Traje passeio completo ou Black Tie e para casamentos.

Diversas são as dúvidas sobre os termos que recebemos em um convite  de casamento, batizado,baile de formatura e festas em geral. Os nomes costumam ser: Traje esporte, Passeio ou esporte fino também chamado de Tenue de Ville, Passeio completo ou Social, Black Tie ou À Rigor, também chamado de Tenue de Soirée. Bem confuso para a maioria das pessoas, e mais confuso ainda para os homens que não costumam entender destas coisas. Se você é um deles não se preocupe, vamos explicar direitinho como é o traje de cada um deles e para que tipo de festa se aplica.

Veja também:

Tudo sobre smoking – Como usar e seus tipos

Blazer e Paletó: Descubra a diferença entre eles e aprenda a usar cada peça de maneiras diferentes

Quatro maneiras de vestir 1 terno

Moda masculina: Dicas para acertar nos sapatos e nas meias

 

Caso o seu convite tenha vindo por MSN, ou por qualquer mídia, não deixe de perguntar qual é o traje, para não cometer gafes na hora de comparecer e estar com a vestimenta errada, arrumado demais ou de menos.

Traje Esporte

Simples e informal também conhecido como despojado. Mas não significa que você vai poder se vestir de qualquer maneira. O bom senso e a adequação ao tipo de evento que você tenha sido convidado. Uma boa opção é calça jeans com uma camisa polo e um sapatenis cheio de estilo. Para eventos como almoço ou festa infantil vale uma bermuda social.

Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis e festa de dia ao ar livre.

Traje Passeio ou Esporte Fino

Há algum tempo atrás, o que hoje é chamado de Esporte Fino era chamado de Tenue de Ville. O traje esporte fino masculino é considerado uma junção básica entre peças formais e um estilo um pouco mais despojado.

Na verdade uma mistura de roupas casuais com roupas sofisticadas, ou melhor, uma união entre o traje Esporte (estilo muito usado no dia-a-dia) com o traje Passeio Social (estilo usado em eventos importantes, como comemorações). Só para completar, saiba “que chamar de “Esporte Fino”, é errado, pois o correto é “Traje Passeio”, mas se por acaso vier no seu convite escrito,” Esporte fino” entenda que é na verdade  “Traje Passeio” que é o correto.

Para este tipo de traje você deverá optar basicamente por roupas sociais e o famoso blazer. O uso de calças sociais ou de brim é recomendado. O jeans pode ser usado, mas é necessário atenção para escolher a tonalidade correta, um jeans de lavagem escura e modelagem reta, que realmente se harmonize com as demais peças que compõe o look. As camisas podem ser lisas, ter listras bem claras, o importante é que sejam discretas. A gravata não é obrigatória, mas pode ser usada.

Tipo de Evento: Almoços, casamentos, festa de 15 anos, confraternização de empresas

Traje Passeio Completo ou Social

O passeio completo é basicamente a roupa social. É chamado de “completo” porque existem alguns itens que não podem faltar como a gravata e o paletó. Antigamente o colete era obrigatório, agora pode ser opcional, mas se você quiser usar, fica chic. Cores claras como cinza são melhores pela manhã, se for à noite prefira as cores escuras, o sapato deve ser preto meio social (fina) da mesma cor do sapato e que o sapato preferencialmente tenha sola de couro. Quanto ao cinto precisa ser também da cor dos sapatos, e procure um cinto fino que tenha uma fivela discreta para não prejudicar a sua produção. O cinto grosso com fivela grande não é um cinto social.

Vale lembrar:

Meias brancas estão descartadas, sempre da cor preta.

Nada de meia de algodão, se não puder comprar de seda utilize a de tecido bem fininho.

Indispensável sapato com sola de madeira ou couro

O paletó deve sempre estar abotoado, nunca aberto, com exceção do último botão.

Nada de marrom, nem mesmo sapato.

Tipo de Evento: São para jantares, coquetéis, óperas, casamentos e comemorações oficiais.

 

Traje Black-tie, Rigor ou Tênue de Soirée

O traje Black-tie é aquele que você usaria para uma noite de entrega do Oscar, sabe? A noite é de gala e não tem muito que inventar, você deve vestir um belo smoking. Suntuosidade é a palavra de ordem, a palavra de ordem é se arrumar impecavelmente. O sapato deve ser preto meio social (fina) da mesma cor do sapato e que o sapato tenha sola de couro e bico fino. Quanto ao cinto precisa ser também da cor dos sapatos, e que seja fino.

Tipo de Evento: Baile de Gala, festas formais sofisticadas e luxuosas

Tudo sobre smoking – Como usar e seus tipos

Traje para casamentos – noivos, pais, padrinhos

O Fraque

Estes eventos super importantes na vida de todo casal tem sua própria organização quando se fala em trajes. Os maiores exemplos são o fraque, o meio fraque e a casaca. O fraque é um paletó de costas longas que atinge a linha dos joelhos. Ideal para vestir o noivo em cerimônias tradicionais. Somente o noivo e o pai do noivo podem usar o fraque. Se o noivo optar por esse traje, os padrinhos podem vestir o mesmo ou o meio-fraque. Se o noivo não usar o fraque, nenhum convidado deve fazê-lo, pois é uma vestimenta de grande destaque e elegância. Em geral, o noivo combina com os pais e os padrinhos sobre os trajes que irão vestir.

O Meio Fraque

Para contrastar com o noivo, é um hábito os padrinhos vestirem o meio fraque.  O meio fraque é mais formal que o terno, menos que o fraque e o smoking. Ele deve ser usado em casamentos que pedem formalidade. Na atualidade, o meio fraque tem sido utilizado em qualquer horário do dia. O que vai mudar é a cor. Durante o dia, mais claro e durante a noite, a opção mais clássica de cor – tons mais escuros.

O noivo e os pais dos noivos devem usar o mesmo tipo de traje. Ou seja, se o noivo optar por meio fraque, pai e sogro também com meio fraque.

Traje Casaca

Casaca: Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhada de calça da mesma cor e mesmo tecido. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.

Veja também>> Moda masculina: Dicas para acertar nos sapatos e nas meias

Espero que tenham gostado 🙂

Artigos Relacionados

14 comentários em “Traje masculino para festas ,os termos e o Dress Code: Como e quando Usar”

  1. Boa noite. Ao receber um convite para festa de 15 anos onde o traje é o social, fica mal o homem ir de calça jeans? Se não a camisa tem q ser de botão?

    1. Fica sim. Se no convite está escrito traje social tem que ser social. Calça jeans não é nem de longe traje social. E a camisa precisa sem de mangas longas, com botão sim e sem bolso, entendeu? Dá uma boa lida ai na matéria que tá tudo explicadinho. Obrigada pela visita

  2. fui convidado para uma formatura e está escrito “esporte fino” deveria usar jeans e um blazer?! uma camisa de gola V ou polo por baixo??? Help

    1. Olá Willian, se o traje do convite é esporte fino, você pode ir como está sugerido ai na matéria, nas fotos de traje esporte fino que é a mesma coisa que traje passeio. Pode sim usar o jeans com Blazer e a camisa pode ser gola V ou a polo. O traje passeio ou esporte fino é uma junção básica entre peças formais e um estilo um pouco mais despojado. A peça formal é o blazer, e a camisa social sem gravata, a camiseta polo ou com gola V são os despojados. Se quiser ficar mais elegante, escolha um sapato social elegante. Assim o Hi-Lo fica completo.
      Dá uma olhada na matéria sobre o sapato correto>> http://www.portaltudoaqui.com.br/sapatos-masculinos-o-essencial-iii-dicas-na-hora-de-comprar/
      Obrigada pela visita e pela pergunta.

  3. Para uma festa de 15 anos no convite solicita traje social, cabe um sapato VANS? ou só caberia sapato social com sola de couro?? Grata.

  4. sonia Maria rodrigues

    Meu filho casa no dia 8/10/2017 comprou terno cinza não vai usar gravata como os padrinhos devem se vestir o horário é 15,00hora e os pais dos noivos obrigada Sônia.

    1. Olá Sonia, o dress code da festa são vocês que determinam. Se o noivo não vai usar gravata, não há porque os padrinhos usarem também, eles podem usar um traje social sem gravata. Com os pais dos noivos a mesma coisa, afinal o casal é quem dita as regras do quanto sério, refinado ou social deva ser o vestuário de cada um a começar pelo noivo, noiva e demais pessoas inclusive os convidados se quiser estipular no convite o tipo de traje. Como o casamento srá na horário da tarde pode ser social ou passeio completo, como está na matéria. Fica a escolha de vocês, lembrando que se o noivo não vai de gravata os demais também não precisam ir. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  5. Recebi um convite pra uma festa de 15 anos que não exige trage. Perguntei a aniversariante sobreiro o tipo de roupas ela disse que eu estava a vontade pra ir como quiser . Agora não sei o que vestir !! Não queria ficar deslocado na festa por estar mais ou menos arrumado do que outros convidados. O que posso vestir para ficar bem na ocasião? ?

    1. Olá Rafael, para não errar use então um traje social ou esporte fino como você pode ver no começo da matéria. Se a festa for de uma pessoa com poder aquisitivo alto, você sabe que poderá esperar que os convidados se vistam de maneira mais formal, caso contrário, as vestes normalmente tendem a ser menos formais. Então tire um parâmetro e se vista dentro das suas condições e da maneira que te deixe confortável para curtir a festa. Obrigada pela visita e pela visita e pela pergunta. 🙂

  6. Recebi um convite de uma festa de 15 anos e pede traje social completo, mas antes de recebê-lo me pediram para ir black tie. O que faço, agradeço.

  7. Boa tarde , Cida ! Por favor, poderia me esclarecer duas duvidas ? Sou o pai do noivo e estou confuso quanto ao sapato. O casamento será a noite, usarei terno preto como manda o figurino . Tenho procurado um calçado apropriado mas a grande maioria dos sapatos que encontro, são envernizados, brilhantes demais . A questão é : Estes tipos de calçados sao recomendados para os pais dos noivos ? Nao quero “aparecer’ mais que meu filho.
    Outra questão é quanto ao corte do terno. Inglês, americano, italiano, slim. Sou alto com peso proporcional. Existe algum modelo que se enquadra melhor com cada biotipo de pessoa ? Desde ja, meu agradecimento pela atenção !

    1. Olá Yan, não tem mistério. Se o dress code é social é social para todos, se é black tie, é black tie. Os sapatos mais sociais ou para traje à rigor são sim mais brilhantes e isso é o normal, é clássico e pronto. Os sapatos acompanham o traje, se ele é a rigor o sapato tem que ser o clássico social para traje a rigor. Então siga o dress code do que está estabelecido para a festa, o que pede no convite, o que foi planejado? Embora seja à noite poderia ser uma festa informal, então como é o tipo do casamento? É a rigor? ( o que seria mais adequado até porque é à noite), depois de saber isso parta para a sua escolha de traje e sapato.
      Temos essa matéria em um outro site que escrevo, dá uma olhada por favor você vai entender tudo!
      http://www.cabelo-masculino.com/guia-completos-dos-sapatos-masculinos-veja-quais-sao-e-como-usar-adequadamente/

      O dress code não é adequado ao tipo físico ou as pessoas, ou a idade, e sim ao tipo de festa. Se ela é a rigor o traje precisa seguir o que está estabelecido. Mas você pode preferir um terno ou smoking com lapela menor se você é um homem magro. Se o homem é mais robusto o mais adequado são as lapelas maiores, fica mais proporcional. Assim como as gravatas.
      Espero ter ajudado. Obrigada pela visita e pela pergunta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.