Tratamento caseiro para o melasma: Receitas naturais para as manchas escuras no rosto

Aprenda a remover a atenuar as manchas escuras no rosto conhecida como melasma, com receitas caseiras para esfoliar, clarear e acalmar a pele e ter resultados excelentes.

Publicado por: Cida Ramos
Tratamento caseiro para o melasma e manchas no rosto.
Imagens: Reprodução/pinterest

É claro que nenhuma mulher se sente confortável ao ver que apareceram manchas no rosto,  e um dos principais responsáveis por esse aparecimento é o melasma. Aprenda a fazer um tratamento caseiro para o melasma com receitas naturais para  essas terríveis manchas escuras do rosto.

O melasma acomete principalmente nas mulheres (mas aparece em homens também) e as manchas escuras aparecem com mais frequência no rosto e no colo ou até mesmo na região dos braços.

Não se sabe ao certo o que faz as manchas aparecerem, mas entre os especialistas o fator preponderante e desencadeador do melasma pode ser a exposição a luz ultravioleta. Entretanto o fato genético também tem peso na geração da hiperpigmentação da pele além da gravidez.

O que faz aparecer o melasma?

Popularmente conhecido como “manchas de gravidez”, o melasma pode ser desencadeado devido a alterações hormonais, por isso é comum durante a gestação. Mas em mulheres que já estão entrando na menopausa, as manchas também podem aparecer com mais frequência.

Mulheres com manchas escuras no rosto

Imagens reprodução: Pinterest/Remedies Org

O uso de determinados medicamentos, principalmente os anticoncepcionais, também podem ser um desencadeante dessas alterações. Entretanto, a exposição ao sol sem o uso do protetor solar é um dos principais motivos do aparecimento das manchas escuras no rosto.

Veja também

Veja como retirar manchas do rosto com água oxigenada 10 volumes

Veja como se livrar dos pontos pretos do rosto

Veja como retirar manchas e marcas do rosto com Dermaroller

Como tratar

Primeiramente é muito importante que o se médico dermatologista diagnostique o melasma e recomende o tratamento ideal. Mas em contexto geral, combater a exposição solar é a primeira coisa a ser feita.

Quando o aparecimento do melasma é desencadeado por fatores hormonais, as manchas tendem a sair com o tempo. Mas em alguns casos, o tratamento é bem mais demorado e as manchas podem ficar quase imperceptíveis ou bem menos aparente.

Existem tratamentos a laser, luz pulsada e cremes à base de ácido glicólico que são indicados nesses casos. Mas é possível obter resultados excelentes e mais baratos fazendo o tratamento caseiro e usando produtos simples aí na sua casa.

Mas é importante lembrar que as manchas de melasma tem níveis diferentes, e o tempo para o aparecimento dos resultados dependem do quão profunda sejam as manchas. O melasma superficial atinge somente as camadas superficiais da pele. São mais fáceis de serem tratadas e os resultados costumam aparecer mais rápido. Já o melasma profundo e misto atingem a camada mais profundas da pele. O tratamento para esses casos é mais complicada e o clareamento não é tão acentuado quando no caso anterior.

Nos dois casos a prevenção é de fundamental importância, principalmente em relação a exposição ao sol.

Tratamento caseiro para o melasma

A esfoliação é o principal método aplicado no tratamento, justamente porque esse processo retira as células mortas e proporciona uma regeneração do local da mancha. Nos casos de melasma profundo ou misto, os resultados podem nãos ser satisfatórios, portanto um dermatologista pode indicar um tratamento químico específico ou a laser, que seja forte e ideal para o  tratamento.

Em um contexto geral, as esfoliações tem bons resultados nas manchas de melasma superficial, manchinhas escuras, marcas de acne e espinhas.

Importante lembrar: A esfoliação deve ser feita no máximo duas vezes na semana.

 Receita 1  – Esfoliação com Bicarbonato de sódio e clara de ovo

bicarbonato de sódio e clara de ovos.

Ingredientes

  • 1/2 colheres de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sabonete líquido para o rosto (ph Neutro ou da pele do rosto)
  • 1 clara de ovo

Faça uma mistura e aplique no rosto com ajuda de um pincel de maquiagem. Faça uma esfoliação leve e lave com bem com água fria.
Após lavar, aplique um tônico facial para acalmar a pele e use um protetor solar se for sair logo em seguida.

Dica: Tente fazer a esfoliação a noite para deixar a pele descansar e evitar a exposição solar após o processo.

Receita 2 –  Cataplasma com argila branca

A argila é dos produtos naturais mais benéficos para a saúde da pele, pois ela possui altas concentrações de óxido de alumínio, sílica (óxido de silício) e água. Esses componentes associados à pele promovem os seguintes benefícios:

  • Suaviza e amacia a pele
  • Estimula a reprodução celular ajudando a remover a células mortas e a clarear a pele.
  • Efeito detox. Absorve toxinas e impurezas.
  • Ajuda a reconstituir os tecidos da pele.
  • Elimina a oleosidade da pele.
  • Ajuda a eliminar bactérias.
Aplicando argila branca no rosto

Imagem: Reprodução

A argila ideal para esta receita é a branca. Ela possui um nível de óxido de alumínio mais elevado deixando o pH mais próximo com os níveis da nossa pele. Tem um efeito clareado maior, é suave e cicatrizante sendo ideal para as pele mais sensíveis.

Ingredientes

  • 1/2 colher de argila branca
  • Água filtrada ou soro fisiológico;

Faça um mistura até ficar uma massa pastosa (cataplasma) e aplique no rosto evitando a região dos olhos e lábios. Deixe na pele até secar.
É normal você sentir a pele esticar, a argila provoca uma maior circulação sanguínea do local. Enxágue bem com água fria e deixe a pele descansar por três horas antes de aplicar um tônico facial.

Receita 3- “Máscara de porcelana” com dolomita

Máscara de porcelana com dolomita em pó.

A dolomita é um pó muito parecido com a argila branca, só que a mesa é extraída de rochas calcárias. Após um processo de limpeza e refinamento, a dolomita é composta principalmente de carbonato de cálcio e magnésio, proporcionado à saúde da pele o efeito analgésico, anti-inflamatórias, cicatrizantes, calmantes, relaxantes e tonificantes.

Ingredientes

  • 2 colheres de dolomita em pó;
  • Água filtrada ou soro fisiológico;

Como utilizar

Misture até formar uma pasta, aplique no rosto com a ajuda de um pincel massageando o rosto. Deixe até secar (meia hora a vinte minutos) e enxágue com água fria.
Após uma hora, aplique um tonificante facial normalmente.

Receita 4 – Esfoliação com cristais de quartzo

Pó esfoliante com cristais de quartzo (sílica).

Imagem: Reprodução/Elementomineral.com

 O cristal de quartzo, também conhecido com sílica, é mineral puro que não agride a pele. Os cristais de quartzo são ideais para a esfoliação facial, remoção de manchas escuras do rosto e suavização da pele.

Com utilizar

Você pode fazer uma mistura dos cristais de quartzo com água filtrada ou dentro do seu creme esfoliante preferido. A quantidade vai determinar o nível de esfoliação de desejado.
Massageie a pele delicadamente e deixe agir por 20 minutos. Na sequência, lave com água fria e aplique um calmante facial.

Receita 5 – Peeling facial com aspirina

Peeling caseiro com aspirina, mel e iogurte natural.

A aspirina possui um alto teor de beta hidroxiácido, ingrediente lipossolúvel utilizado na indústria cosmética em cremes e esfoliantes para renovar a pele, clarear manchas, melhorar o tom e eliminar as células mortas. Você pode ver mais detalhes deste processo aqui.

Ingredientes

  • 5 comprimidos de aspirina amassados (os comprimidos comuns e não os efervescentes)
  • ½ colher de sopa de mel de abelhas orgânico;
  • 1 colher de iogurte natural

Como utilizar:

Lave bem o rosto com água morna para tirar as impurezas e abrir os poros.
Misture tudo até formar uma pastinha, aplique no rosto fazendo uma esfoliação leve. Deixe agir por meia hora.
Lave bem o rosto com água fria ou morna e aplique um calmante facial.

Observações: Use no máximo três vezes por mês. Não é indicado para pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade no local da aplicação.

Veja também:

Receita de esfoliante caseiro natural: Diga adeus as células mortas

Receitas caseiras de beleza utilizando o café, o pó ou a borra do café

Como tirar manchas do rosto com água oxigenada 10 volumes

Receita de calmantes e tônicos naturais para a pele

Em todas as receitas anteriores, a indicação dos calmantes e tônicos foram citadas. Se você não tem um produto disponível aí na sua casa, faça o próprio! As receitas abaixo são simples e não possuem contra indicações.

Calmante facial usando vinagre de maçã

Vinagre de maçã orgânico.

Imagem: Pulzo.com

O vinagre de maça possui diversas propriedade benéficas para corpo e também para os cabelos e sua composição possui uma acidez perto do pH da pelo do rosto. O vinagre usado deve ser o orgânico, sem conservantes e corantes. Aquele vinagre de maça encontrado no supermercado não serve, ok?

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de água filtrada ou soro fisiológico
  • 1 colher de sopa de vinagre de maça (orgânico)

Como usar

Misture cinco colheres de sopa de água filtrada ou soro fisiológico com 1 colher de sopa de vinagre. Aplique no rosto com ajuda de um algodão. Deixe na pele durante à noite e retire no dia seguinte durante o banho. Não esqueça de usar o filtro solar sempre.

Calmante facial usando alecrim

Foto: Thinkstock

O alecrim tem função calmante e também ajuda na circulação. Conhecida também com a erva da felicidade, o seu uso em chás á benéfico também no combate ao estresse e a depressão.

Como usar

Você pode usar o óleo essencial de alecrim misturados em água filtrada. Use 10 gotas do óleo misturados em duas colheres de sopa de água. Aplique no rosto com algodão.

Óleo para acalmar a pele e ajudar clarear as manchas do rosto

Óleo de semente de uva, flores de mirra e óleo de rosa mosqueta.

Imagem ilustrativa

Estes óleos atuam como cicatrizantes, calmante natural para a pele e ativos naturais que ajudam a amenizar as manchas do rosto. A mirra ajuda regenerar a pele atuando diretamente nos melanócitos auxiliando a melanina ser distribuída mais ordenadamente nas camadas da pele.

Ingredientes

  • 15 ml de óleo de semente de uva
  • 15 ml de óleo de rosa mosqueta
  • 7 gotas de mirra

Como usar:

Misturar todos os ingredientes e usar depois de fazer a esfoliação para acalmar a pele. No dia seguinte retire durante o banho e use filtro solar.

Receita da farmacêutica Jaqueline Kowalczuk para o programa Vida e saúde

Concluindo

É importante ficar atento para estes detalhes durante o tratamento caseiro:

  • Faça as esfoliações a noite para evitar o contato com o sol com a pele sensível;
  • Utilize sempre um filtro solar para o rosto durante o dia;
  • Não faça esse tratamento se a sua pele estiver machucada, sensível demais ou for alérgica;
  • As esfoliações devem ser feitas no máximo duas vezes na semana.
  • Hidrate a pele

Veja também: 

Hidratante caseiro para pele

Importante

Com falamos no inicio do post, as manchas no rosto possuem níveis diferentes e cada caso pode obter um resultado diferente. O tratamento caseiro para o melasma pode ajudar a amenizar muitas das manchas superficiais entretanto, o diagnóstico correto de um dermatologista é o indicado em casos de manchas mais profundas e escuras.

Veja também:

Evolução do Peeling Fenol a Exoplastia Ortodérmica – Rejuvenesça 20 anos

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *