Tudo sobre Balaiagem, a técnica que todas podem usar

Saiba tudo sobre a técnica para loiras, morenas e ruivas que querem clarear o cabelo de forma discreta e sem aquele aspecto de mechas marcadas

A técnica da balaiagem consiste em mechas mais grossas que partem do topo do cabelo até as pontas. A técnica é realizada com a ajuda de papel alumínio e pode ser utilizada por mulheres de cabelos de todas as cores, pois ela mistura vários tons.Saiba tudo sobre a balaiagem a técnica que pode ser feita em loiras, morenas e ruivas.

Veja também:

Cabelos com Luzes e com mechas, veja como fazer em casa!
Cabelos Ombré Hair: Tudo sobre a coloração das famosas
As 6 técnicas mais atuais de coloração para ficar loira

 

A balaiagem ou balayage (do francês, varrer) é a técnica ideal para quem quer começar a clarear os cabelos de forma discreta. Diferente dos outros procedimentos para iluminar os fios, na balaiagem as mechas não são tão finas como os reflexos e nem tão grossas como as mechas comuns.

balaiagem

O efeito da balaiagem é mais suave e os fios mais claros ficam apenas na parte superior da cabeça. As mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel, dispensando ajuda da touca. A coloração começa suave perto da raiz e vai ficando mais intensa em direção às pontas, o que proporciona uma mudança gradual da cor.

Por ser um processo manual (artesanal), é feito com o auxílio de um pente próprio para a separação das mechas e uma “plaquete”, onde os fios são colocados para a aplicação do produto de descoloração.

Vale lembrar que cabelos muito longos devem ser trabalhados com papel. Os cabelos curtos ou médios podem ser trabalhados com plaquete.

Ela é indicada para quem quer começar a clarear os cabelos, mas sem uma mudança muito radical, dando um efeito natural com mais brilho e melhor ainda, não deixando o cabelo com aspecto poroso e ainda pode intercalar 2 ou 3 cores.

Balaiagem californiana é um tipo do processo que dá mais luminosidade às pontas e efeito de profundidade ao cabelo.  A mecha é dividida em três partes: as extremidades são tingidas até a raiz e a do meio não, criando uma moldura para o rosto.

A balaiagem de transparência é ainda mais discretas são mechas muito finas, que clareiam e dão a impressão de um cabelo de quem foi à praia.

Quem pode fazer balaiagem?

O resultado da balaiagem nos cabelos fica bem natural, sem aquele aspecto de mechas marcadas. Outra vantagem é que a raiz com a cor natural dos fios fica menos aparente conforme os fios vão crescendo.

Por isso, loiras, morenas e ruivas podem apostar na técnica para mudar de visual, só é preciso ter cuidado para acertar no tom das mechas. Para não ter erro, é só seguir algumas dicas.

Balaiagem para loiras

A balaiagem para loiras traz luminosidade às madeixas e quem já tem fios claros pode usar a técnica para destacar a cor do cabelo. As loiras de pele bem clarinha combinam com tons de loiro mais acinzentados. Já pra as loiras de pele mais dourada, o ideal é usar tons de mel, marrom ou marrom dourado.

Balaiagem para morenas

A dica para as morenas é ter cautela na escolha das tonalidades e combinar a cor das mechas com a pele e o cabelo. As morenas com pele clara, por exemplo, podem usar cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado e até vermelho. A balaiagem para morenas de pele dourada pede tons avermelhados, tons de loiro acobreado ou dourado. Mulatas e negras combinam com castanhos e avermelhados.

Balaiagem para ruivas

Quem tem fios avermelhados também podem fazer balaiagem nos fios. Na balaiagem para ruivas, o ideal é usar o marrom em qualquer tonalidade, desde laranja até dourado.

Manutenção da balaiagem

Assim como em outro processo que usa tintura de cabelo, depois da balaiagem os fios ficam danificados, por isso é preciso fazer uma boa hidratação nas madeixas regularmente. Outra dica de manutenção da balaiagem é usar um xampu tonalizante para prevenir o desbotamento e realçar o efeito por mais tempo. Depois de oito semanas ou assim que a raiz começar a ficar muito aparente, volte ao salão para fazer o retoque.

 

Artigos Relacionados

2 comentários em “Tudo sobre Balaiagem, a técnica que todas podem usar”

    1. Olá Cátia, em primeiro lugar sugiro que você faça um curso de colorista, ou colorimetria, porque assim você vai entender de avaliação da cor de base, para que quando faça a descoloração e o resultado seja uma cor laranja, amarela ou avermelhada você saiba neutralizar. E para fazer tons mais claros você precisa descolorir para depois colorir a não ser que o cabelo seja cor de base virgem. Você quer puxar mechas mais claras, devo presumir, então tem que ser 7. Daqui a uns 2 meses pode clarear mais se ela quiser para um 8 e mais dois meses pode clarear para 9.

      O que você deve fazer para colorir neutralizando o fundo de clareamento indesejado na Estrela de Oswald, o amarelo é neutralizado com o roxo (irisado), então, para que o cabelo não tenha fundo de clareamento amarelo claro (9) ou amarelo muito claro (10), basta utilizar a coloração 9.2 ou 10.2.

      Outra pergunta, ela tem cabelos brancos? Se tiver cabelos brancos(ou muito claros) e quer cobri-los e ainda assim ter um reflexo diferente, você precisa fazer o que chamam de “base”. Compre um tubo de cor natural, por exemplo 6.0 que é a cor dela no momento e uma com reflexos tipo 6.6, misture metade de cada tubo e aplique.

      Outra coisa, quando for aplicar tinta mais clara: inicie a aplicação pela nuca. Assim, evita que a frente fique desbotada. Se o cabelo for branco, comece por onde há maior concentração de fios brancos.

      De qualquer forma acho complicado você fazer descoloração nos cabelos da cliente sem entender de colorimetria e não saber como lidar com os imprevistos que podem surgir. E tem coisa que só vendo o cabelo da pessoa para poder responder.

      Se você acha que deve então faça a abertura para a cor 7, 8 ou 9. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.