Tudo sobre Menopausa: E mais, Chá de folha de amora ajuda?

Entenda o que é a menopausa e veja como amenizar os sintomas tomando chá de amora miúra, além de outros benefícios para a saúde.

Menopausa

É o nome que se dá à última menstruação espontânea da mulher. O período da vida que antecede e precede a menopausa é chamado climatério (vai dos 45 aos 60 anos).

Nessa fase, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progestógeno, de forma gradativa até perderem de vez a capacidade de funcionar. A mulher então deixa de ter a capacidade reprodutiva.

Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. No entanto, ocorrem diversas modificações no organismo feminino nessa fase que podem predispor o aparecimento e o agravamento de várias doenças.

 

 

Veja também:


 Menopausa: o lado bom

Reposição hormonal: início precoce eleva risco de câncer

 

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. No entanto, em muitas mulheres, a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor, alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia dos órgãos genitais, aparecem em seguida.

Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto, pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isso seja uma anormalidade. É dita menopausa precoce quando ocorre espontaneamente ou por cirurgia antes dos 40 anos.

Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa, nem tampouco existe relação entre a idade familiar da menopausa e a sua.

Se bem que em algumas mulheres tenham poucos ou nenhum sintoma durante o período da menopausa (climatério), a maioria poderá sentir alguns sintomas e apresentar alguns sinais:

– ondas de calor;
– suores noturnos;
– insônia;
– menor desejo sexual;
– irritabilidade;
– depressão;
– ressecamento vaginal;
– dor durante o ato sexual;
– diminuição da atenção e memória.

De acordo com recentes estudos, as ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa e sua frequência diminui para 30% das mulheres após três anos de menopausa. Apesar disso, os sintomas podem persistir em 16 % das mulheres com 67 anos de idade.

Chá das folhas de amora ameniza os sintomas da menopausa

Folhas de amora miúra

São grandes os benefícios com o uso do Chá de amora:

A Amora (Morus Alba) – É laxativa, sedativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante, diurética, antidiabético, anti-inflamatória, tônica, dor de dente, pressão sanguínea, tosse, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, diabetes, dermatoses, eczema, erupções cutâneas.

A amora ou amoreira (Morus Alba) é conhecida como a planta reguladora dos hormônios por isso atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores e algumas vezes suores frio, dor de cabeça, diminuição da libido,dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários e vários outros benefícios.

É ainda planta anti-cancerígena, no combate a osteoporose, como tônico muscular nas práticas desportivas, por possui alto teor de potássio. Depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireoide. Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvenescimento e beleza da pele.

Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvenescimento e beleza da pele. A amora ajuda a prevenir infecção urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago.

O chá da folha de amora possui 22 vezes mais cálcio que o leite, só que não tão biodisponível, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura. Para a obesidade deve-se tomar o chá (12g ao dia) auxiliado por regime alimentar o resultado é imediato e incrivelmente melhor; Para as crianças fortalecerem a memória, ferro e cálcio natural (misture o chá a um pouco de suco de uva concentrado ou outros sabores).

O sol intenso da Região Nordeste concentra mais nutrientes benéficos; o chá de amora, não é um remédio e sim um alimento, use este chá como água e os resultados irão aparecer em alguns dias. O tratamento completo recomendado é por um período de 90 dias.

Laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireoide. Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvenescimento e beleza da pele. A amora ajuda a prevenir infecção urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago. Os japoneses substituem a água por chá de amora, talvez aí esteja o segredo da longevidade e saúde.

 “A amora ajuda a prevenir infecção urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago”

 Chá de folhas de amora – Como fazer

receita do chá de amora

Para fazer o chá deixe ferver por 1 minuto, cobrir e deixar descansar por 20 minutos para fazer a infusão.  Ou você pode ferver por 5 minutos desligar e coar. Tome morno, em temperatura natural ou gelado, como quiser. Tome pelo menos 3 vezes ao dia. Ou substitua a água pelo chá para conseguir maiores resultados

cha-de-amora-para-menopausa-queda-cabelo-evitar-doencas-seus-beneficios

Dependendo do tamanho das folhas pode ser 4 ou 5 é que aqui em casa as folhas são enormes!

Tempo para conseguir ver os benefícios

O chá de amora miúra, difere de um remédio, sendo alimento natural.  Use esse chá, intercalando o consumo com água de hora em hora e os resultados irão aparecer em poucos dias. O tratamento recomendado é por um período MÍNIMO de 90 dias, devendo qualquer pessoa, manter na sua receita alimentar diária o consumo desse chá, a exemplo das tradições asiáticas que nos brindaram esse saudável hábito.

 Benefícios: Traduzido dos laudos japoneses.

1 – Combate ao Diabetes – Possui a DNJ, Inibidora da Taxa de Glicose com
a liberação Natural de insulina;
2 – Rica em Proteínas e Sais Minerais;
3 – Previne a obesidade pela decomposição do açúcar no intestino delgado;
4 – Normalizador da elevação da Pressão Arterial;
5 – Melhora nas taxas de Colesterol e de Gorduras Neutras no Sangue;
6 – Melhora do funcionamento do Fígado e dos Rins;
7 – Inibidor do Câncer;
8 – Melhoria da Prisão de Ventre;
9 – Regulador do Intestino e Sistema Endócrino;
10- Efeito Bactericida e Anti-inflamatório;
11- Previne a Osteoporose.

Informação:

Foram veiculados na TV japonesa os efeitos benéficos do Chá da folha da Amora Miúra para o controle da Diabetes em outubro de 2004. Laudos da sua eficácia foram emitidos pelo Ministério da Saúde no Japão.

Mais informações sobre a folha de amora você pode ver nesta matéria >> Tudo sobre o chá de amora no site Mulher Up.

 Esclarecemos as principais dúvidas sobre o tratamento que promete dar fim às amarguras da menopausa

Ondas de calor, irritação, ressecamento vaginal, redução na libido, menstruação irregular, insônia, fadiga, dificuldade de concentração, alterações na pele e nos cabelos.

Quando sintomas como esses começam a aparecer, normalmente entre os 45 e 50 anos, fica fácil adivinhar: é a menopausa batendo à porta. A fase marca a aposentadoria dos ovários, que gradativamente deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, culminando no fim da vida reprodutiva e na suspensão da menstruação.

Para algumas mulheres essa etapa de transição não chega a causar grandes desconfortos. Outras, no entanto, apresentam sintomas tão intensos que têm a qualidade de vida bastante prejudicada. Para ajudar essa parcela a escapar do sofrimento, os médicos começaram a indicar, na década de 1960, a Terapia Hormonal (TH). Assim, tornou-se possível driblar o déficit natural do período.

 A controvérsia

Tudo ia bem até 2002, quando uma pesquisa conhecida como Women´s Health Initiative foi publicada no Journal of the American Medical Association. O trabalho, que contou com a participação de 27 mil voluntárias americanas, chegou à conclusão de que o tratamento com hormônios aumentava os riscos de eventos como câncer de mama, infarto e derrame. A partir daí a terapêutica passou a ser vista com muita desconfiança.

Por causa do burburinho, a Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Brasileira de Climatério (Sobrac) decidiram divulgar um comunicado no qual ressaltavam alguns pontos importantes da pesquisa. Entre eles estavam o fato da pesquisa ter sido feita com mulheres que estavam na menopausa há um bom tempo. Além disso, as doses utilizadas eram altas em relação aos padrões brasileiros e só foram testados tratamentos manipulados por via oral. Sendo assim, não havia razão para pânico.

 Dúvidas freqüentes

Polêmicas à parte, uma coisa é certa: o tema ainda gera muitos pontos de interrogação. Por isso, procuramos especialistas para comentar algumas informações que sempre ouvimos, mas nunca temos certeza se são completamente verdadeiras. Confira.

 Todas as mulheres podem se submeter à terapia hormonal quando a menopausa chegar.
 Fato: Nada disso. De acordo com Maria Celeste Osório Wender, vice-presidente da Associação Brasileira de Climatério (Sobrac), há contraindicações bem definidas. Elas incluem: passado de câncer de mama ou de endométrio, presença de sangramento vaginal anormal sem diagnóstico e de doença hepática ou cardíaca severa.

Doenças ou condições pré-existentes como diabetes, colesterol alto e hipertensão inviabilizam a TH.
 Fato: Com exceção dos quadros mencionados acima, todos os outros são passíveis de análise. “Para se submeter ao tratamento é preciso, antes de tudo, ter indicação. Assim, cada caso é avaliado individualmente”, completa Dolores Pardini, diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 O tratamento eleva risco de câncer de mama, ataque cardíaco e derrame.
 Fato: Depende. Segundo a especialista da SBEM essa relação está sujeita a interferência de alguns fatores, como idade da paciente, doenças das quais é portadora, o tipo de hormônio usado, o tempo de menopausa transcorrido desde a última menstruação e o início do tratamento. Ou seja: os riscos variam de acordo com cada mulher.

“Se a paciente começar a TH anos depois da interrupção da menstruação, ocorre um aumento no fator de risco para problemas como infarto e derrame. No entanto, novos estudos indicam que se o tratamento for iniciado na transição da menopausa esses riscos diminuem bastante”, exemplifica Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP).

 Quem faz uso de hormônios engorda.
Fato: “Já está absolutamente esclarecido que isso não acontece”, afirma Dolores, para acabar de vez com o temor de uma boa parcela da população feminina. Vale lembrar que, no geral, tanto homens quanto mulheres tendem a ganhar peso com o passar dos anos. Além disso, “na menopausa, elas assumem uma distribuição corporal mais masculina, ou seja, a gordura começa a se concentrar na região do abdome. Com a terapia hormonal, no entanto, os excessos se depositam em outras áreas, como mamas e quadril”, diz a vice-presidente da Sobrac, evidenciando outro fator que pode dar a falsa impressão de que a TH causa aumento de peso.

 A terapia hormonal melhora o aspecto da pele, das unhas e do cabelo.
 Fato: É isso mesmo. Quando a menopausa chega, muitas mulheres reclamam que a pele fica mais seca e fina, as unhas se tornam fracas e o cabelo começa a cair. Com a volta do equilíbrio hormonal esses problemas estéticos são amenizados. “Mas a TH jamais pode ser iniciada única e exclusivamente por causa desses motivos”, frisa Maria Celeste.

O tratamento aumenta a libido.
 Fato: Os especialistas afirmam que, dependendo do tipo de tratamento há, sim, um aumento no desejo sexual. Em muitos casos isso ocorre devido ao aumento da autoestima feminina combinado à melhora da lubrificação vaginal (na ausência do estrogênio a área costuma ficar ressecada, causando muito desconforto durante as relações sexuais).

 Podem ocorrer sangramentos e cistite durante o tratamento.
 Fato: Depende. Quanto aos sangramentos, Zlotnik confirma que há chances de acontecerem alguns escapes. “Para normalizar a situação basta acertar as doses de hormônios”, conta. Já no caso da cistite, a reposição hormonal contribui para seu desaparecimento.

  A reposição hormonal pode ser feita só com testosterona.
 Fato: Sim, mas em casos bem específicos, “como quando há déficit isolado desse hormônio”, explica Dolores Pardini, especialista da SBEM. Normalmente a testosterona é indicada em associação a outros hormônios na pós-menopausa.

 A mamografia de quem faz TH é mais difícil de ser interpretada.
 Fato: Segundo o médico do hospital Albert Einstein, antes dos 40 anos as mulheres têm a densidade das mamas aumentada. “Quando ocorre a reposição de hormônios, é natural que voltem a essa situação”, diz. Assim, pode haver dificuldade em visualizar pequenas alterações na área por meio da mamografia.

 O tratamento via oral causa menos problemas do que aquele feito com adesivos e injeções.
 Fato: Na verdade, é o contrário. O medicamento administrado por via oral precisa ser metabolizado no fígado, o que pode causar complicações em algumas mulheres. Maria Celeste aponta ainda que em determinadas situações a via oral não é a mais indicada, como em casos de hipertensão e diabetes.

 Não é bom realizar o tratamento por muito tempo.
 Fato: Há uma limitação relativa ao tempo de uso somente quando a TH é feita com a combinação de estrogênio e progesterona. “Isso porque há evidências de que o risco de câncer de mama cresce quando esse tratamento é realizado por mais de cinco anos. O uso de estrogênio isolado não evidenciou esse aumento”, descreve a vice-presidente da Sobrac.

 Depois que a terapia é interrompida a mulher envelhece mais rápido.
 Fato: Não é bem assim. A mulher envelhece na velocidade normal. “A diferença é que durante a reposição hormonal se sente mais jovem, já que o tratamento proporciona benefícios estéticos importantes”, analisa o ginecologista Eduardo Zlotnik, do Einstein.

Que cuidados devem ser tomados?

– A Terapia de Reposição Hormonal (TRH), os riscos, as vantagens e as opções de tratamento devem ser discutidos, particularmente, por cada paciente e seu médico de confiança. O tratamento que se aplica a uma mulher pode não ser adequado à outra. Daí a importância de esclarecer todas as dúvidas com o médico;
– Seja persistente e pare de fumar;
– 30 minutos diários de caminhada ou dança, auxiliam na manutenção do peso corporal ideal, reduz a pressão arterial, fortalece os ossos e previne a osteoporose e as doenças cardiovasculares;
– Reserve, todos os dias, momentos para relaxar e meditar;
– Realize exames médicos de rotina, controle a pressão arterial, a glicemia, os níveis de colesterol e de triglicérides;
– Cuide e planeje sua alimentação;
– Controle o consumo de alimentos gordurosos, sal e açúcar;
– Coma diariamente, no mínimo, 5 porções de hortaliças e frutas;
– Faça refeições onde apenas 1/3 é carne magra e 2/3 são cereais integrais (arroz integral, aveia, cevada, centeio, gérmen de trigo, pães integrais), hortaliças e grãos (lentilha, feijão, soja, ervilha);
– Inclua sementes de linhaça na sua alimentação diária. A linhaça contém lignanas, um tipo de fitoestrógeno utilizado como alternativa de TRH (Terapia de Reposição Hormonal);
– Aumente o consumo dos alimentos que são fontes de cálcio (leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, soja e derivados). Tome de 3 a 4 copos de leite ou iogurte desnatados todos os dias;
– Não coma, na mesma refeição, alimentos que são fontes de cálcio (leite, queijos e iogurtes) e alimentos fontes de ferro (carnes). O ferro prejudica a absorção do cálcio;
– Evite as bebidas alcoólicas;
–  Tome, ao longo do dia, muita água e chás de folhas verdes (cidreira, melissa, hortelã, ban-chá, etc);
–  Consuma soja e derivados. Dietas com baixos teores de gordura animal e colesterol que incluem 25 gramas de proteína de soja diários, podem diminuir os riscos das doenças do coração;
–  Não tome nenhum medicamento ou suplemento nutricional por conta própria. Faça acompanhamento com um Médico e um Nutricionista.

 As Isoflavonas da Soja resolvem?

As evidências científicas indicam que seu consumo parece diminuir as ondas de calor (fogachos) da menopausa e auxiliar na redução dos níveis de colesterol, porém seu uso deve ser orientado e acompanhado por profissional da saúde habilitado (médico e nutricionista).

Saiba que produtos à base de isoflavonas isoladas são considerados medicamentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tendo obrigatoriedade de registro neste órgão e por isso não devem ser consumidos de forma indiscriminada, mas somente com prescrição e acompanhamento médico.

A folha da Amora Miúra  e famosa por ser muito nutritiva. Ela Possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.

Nas crianças fortalece a memória, tem ferro e cálcio natural (misture o chá a um pouco de suco de uva concentrado ou outros sabores).

Recomendado para mulheres em menopausa, visando amenizar o climatério, restabelecer a libido e a lubrificação.

Fontes de pesquisa sobre a menopausa: Ig/ R7

Fontes de pesquisa sobre amoraorganic-teas.com -nutronews.com.br – gineco.com.br – copacabanarunners.net –  motivacao.org –susunweed.com -chaamoramiura.com.br –herbshealing.com

Artigos Relacionados

135 comentários em “Tudo sobre Menopausa: E mais, Chá de folha de amora ajuda?”

  1. estou precisando muito e fiquei nuito interessada nesta dica fazer tratamento sem medo.por ser natural a amora fico confiante ja começei!

  2. Somos privilegiados, pois aqui em Ribeirão Preto, temos amoreiras em quase todos os bairros. Os resultados são realmente maravilhosos, fiquei conhecendo através de amigas que já faziam uso deste incrível chá…

    1. Quem bom Rosália! Tenho também um pé de amora no quintal da minha casa e realmente o chá de amora é muito bom. Sabia que ele ajuda a combater a queda de cabelo? Meu marido toma todos os dias 2 xícaras por dia e para nossa surpresa a queda de cabelo reduziu drasticamente, inclusive alguns cabelos brancos que insistiam em aparecer.

      Um abraço!

    1. Tudo indica que sim, como funciona para as mulheres e os fatores também são hormonais acredito que também funciona. Alguns homens que tomaram relataram que houve melhora. Se por acaso você fizer uso relata pra gente se está dando resultado ok? Um abraço!

    1. Eliete, realmente não achei nada que relativo a isso, mas se tiver oportunidade é bom perguntar a um médico se existe algum estudo que fala sobre. Nas minhas pesquisas não encontrei nada relacionado e só tenho a dizer que para mim está ajudando muito. Obrigada pela visita!

    2. Olá Eliete, eu não tenho nenhuma informação sobre isso, acho que é mentira. Se quiser dá uma lida na matéria completa ai em cima, e se puder pergunte a sua ou seu ginecologista, tudo o que eu sei é que o chá de amora só traz benefícios principalmente como regulador dos hormônios. Já tomo há mais de 2 anos e me sinto bem, as minhas taxas estão ótimas e não nunca tive mioma, nem a minha sogra. Se tomar o chá volte para contar a sua experiência. Obrigada pela visita.

  3. Fazem dois anos que faço uso diário de chá de amora. Tenho 53 anos e não tenho nenhum sintoma de climatério. Menstruo normalmente. Comecei a usar o chá, pois comecei a sentir calores durante a madrugada. Hoje não sinto mais. Tomo apenas uma xícara de chá de amora por dia. Estou me sentindo ótima. Recomendo.

    1. Olá Tânia, obrigada por compartilhar a sua experiência. Realmente o chá de amora só tem feito bem a mim e a muitas pessoas que conheço inclusive a minha sogra. Obrigada mesmo, assim temos mais motivos ainda para recomendar né? Beijos 🙂

  4. estou tomando todos dias o chá de amora branca, estou com 47 anos e já faz tres meses que não menstruo…, mas estou sentindo mais calor do que o normal , estou fazendo exercicio e tomando chá verde tambem, será que tem algum problema tomar os dois chás sempre? mas vou continuar tomando o chá de amora e se perceber que houve melhora , volta postar aqui…bjao

    1. Cleide, em primeiro lugar eu agradeço a sua participação, o seu comentário e por você dizer que virá postar o seu comentário sobre a sua experiência. E quanto a você tomar os dois chás ao mesmo tempo não vejo problema. Eu mesma também faço exercícios, tomo suco detox, chá de todos os tipos ao mesmo tempo que tomo o chá de amora todos os dias pela manhã. Aguardaremos o seu retorno aqui viu? Muito obrigada e um beijão pra você também! 🙂

    2. Olá Cleide, eu não vejo problema em tomar os dois juntos. Eu mesma tomo outros chás como cidreira, alecrim, capim limão só porque gosto. Se puder volte para contar como está sendo a sua experiência. Obrigada pela visita beijos 🙂

  5. Sandra Regina B. de Souza

    Olá. Bom dia. começei a tomar amora miúra em capsulas. gostaria de saber se há alguma diferença entre o chá ou em capsulas. Qual seria o melhor resultado rápido. tenho muita sudorese, tanto durante o dia como a noite. já estou na menopausa, e nunca fiz reposição hormonal por medo.desde já agradeço pela atenção.

    1. Olá Sandra, eu só tomei o chá até hoje. Mas acho que em cápsulas deve demorar mais um pouco a fazer efeito. Além do que não se sabe o que mais tem dentro da cápsulas não é? A quantidade do fitoterápico da folha de amora. No caso da folha, eu coloco sempre 4 folhas para um litro de água. Costumo as vezes misturar com folha de cidreira e folha de hortelã. Tomo o chá pelo menos uma vez por dia, as vezes tomo 2 vezes. No começo, nos primeiros 3 meses eu tomava 3 vezes ao dia, depois que começou a fazer o efeito, que foi na primeira semana, eu passei a tomar 2 vezes e agora depois de 2 anos tomo apenas uma vez ao dia, mas é um copo de 500 ml. Se puder volte para contar a sua experiência e obrigada pela visita e pelo comentário.

  6. estou feliz por saber que encontrei essas folhas milagrosas pois ja perdi quase tudo inclusive o marido vivo jogada no sofa a maior parte do tempo muito obrigada b.j;

    1. Olá Marlene, eu uso as folhas da amoreira que eu tenho aqui em casa que é a espécie amora miúra ( a mais comum e com frutos pequenos). Quanto as outras espécies eu não sei nunca usei. Se você fizer uso volta aqui para contar pra gente tá? Obrigada pela visita e pelo comentário.

  7. Entrei na menopausa em abril/2014. Além sintomas da maioria apresentei depressão. Eu gostaria de saber se o chá de amora melhora todos os sintomas inclusive a depressão. Tomo antidepressivos e ansioliticos. Quero muito tomar o chá e com certeza vou deixar relatado aqui o meu avanço.

    1. Olha Sheila, não posso afirmar que sim, pois não temos dados científicos sobre isso. Acredito que não, pois uma coisa são os sintomas da menopausa, outra coisa é a depressão. Pode ser que ajude, porque você não tenta, mal não vai fazer uma vez que ela melhora os hormônios e tal. Depois passa aqui para contar, beijos

    2. Olá Sheila, eu não tinha depressão, mas algumas pessoas já vieram aqui e deixaram seus comentários a respeito disso, dizendo que melhoraram também desse sintoma. Se puder volte aqui para contar como está sendo a sua experiência. Obrigada pela visita. Beijos

  8. Maria José Antonio

    Tenho 62 anos fiz reposição hormonal durante 9 anos faz 18 meses que parei mas estou me sentindo muito mal as ondas de calor triplicaram,meu ginecologista ñ me indicou mais comecei a tomar as cápsulas de amora a 3 dias por indicação de colegas ,por enquanto nada mudou,com esse calor tô sofrendo muito!!!

    1. Olá Maria, tudo bem?

      Na matéria demos a dica do chá de amora natural e não cápsulas de amora. Não tenho como te dizer nada das cápsulas de amora pois não conheço e tomar medicamento sem orientação médica é um erro. Sugiro que procure seu ginecologista par um tratamento correto. Vale lembrar que os remédios naturais não substituem o tratamento médico, eles auxiliam no tratamento e tem resultados diferentes para cada pessoa.

    2. Olá Maria José, eu nunca tomei em cápsulas, acho que deve demorar um pouco mais do que o chá para fazer o efeito. Se puder volte aqui para contar com está sendo a sua experiência, assim podemos ajudar outras pessoas com a maior quantidade de informação possível. Obrigada pela visita e aguardo o seu retorno. Beijos

  9. Tenho 49 anos e há quase um ano começaram os sintomas da menopausa. Estou tomando vários copos de chá de amora gelado durante o dia e os meus sintomas melhoraram muito. Estava sofrendo com insônia, irritação e ondas de calor insuportáveis durante o dia e principalmente a noite. Graças a Deus os sintomas melhoraram quase 100%. Recomendo muitooo o uso. abraço a todas.

    1. Olá Arlete, muito obrigada por vir compartilhar com a gente a sua experiência. Assim outras pessoas acabam confirmando a eficácia do chá de amora e podem fazer uso com mais certeza. Muito obrigada beijos 🙂

      1. Olá Arlete, acho que depende de pessoa para pessoa. Pra quem tá na pré-menopausa deve ser mais rápido. (Não sei qual é o seu caso, se já está na menopausa ou pré). Então não tenho essa resposta que serve para todas.
        Eu experimentei, continuo usando e deu certo para mim lá pela segunda semana. Usei por um ano, Dei um intervalo de uns meses. Mas você precisa experimentar e depois se puder venha aqui nos contar o seu caso, e como foi para você. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  10. Estou tomando o chá de amora a uns 30 dias e tive uma grata melhora na depressão e na insônia, passei a dormir bem e acabou aquela tristeza que eu sentia mas eu gostaria de saber se o nosso nível de hormônios melhora pois mh pele está ressecada e ficando enrugada e eu creio k é por falta do hormônio feminino, estou feliz por essa descoberta, Cida Ramos estou aguardando a sua resposta, obrigada bjooooo

    1. Olá Florinda, que bom que você está obtendo melhoras. Olha eu não sou médica, mas o que eu posso lhe dizer é que conversei com a minha médica, porque quando eu comecei a tomar a minha menstruação até voltou. E eu fiquei muito bem. E ela disse que sim, que provavelmente mecha com os hormônios porque isso só aconteceria se eu estivesse fazendo reposição hormonal. Eu não tenho pele seca, nunca tive. Tinha os calorões, insônia e irritação. Agora estou muito melhor e os calorões e irritação passaram. Eu não posso deixar de tomar o chá, porque volta tudo, incrível. Mas como eu tenho um pé de amora bem aqui em casa, fica fácil. E francamente eu acho que pela lógica o chá deve interferir sim nos hormônios, por causa da diferença que ele faz. Quando fiz a matéria eu pesquisei muito sobre ela e os benefícios eram tantos que resolvi tomar e um deles nas matérias que eu li eram que regulava o hormônio sim. Mas acho que você deveria fazer essa pergunta para sua ginecologista, saber se ela sabe de algum estudo nesse campo. De qualquer forma eu acho que sim, eu comprovei, falo por mim. Obrigada pela visita, pela pergunta e se puder volte aqui para nos contar como está indo. Beijos 🙂

    2. Olá Florinda, obrigada pela sua visita e por vir compartilhar a sua experiência aqui com a gente. Assim outras pessoas confirmam que funciona e também podem fazer uso com mais certeza. Muito obrigada mesmo! Beijos

  11. Izabel Cristina dos Santos

    Tirei o útero, ovários e trompas, tomo o chá já faz dois meses, amenizou os sintomas, mais ainda sinto muito calor, as vezes fico em situações desconfortáveis, tenho minhas dúvidas se o chá vai me ajudar, vou tomar até uns três meses, gostaria que desse certo, para não precisar de tomar o hormônio, a uma coisa que percebi, na primeira semana que estava tomando o chá, sumiu a angustia que eu estava sentindo. Beijos.

    1. Olá Izabel Cristina, eu nunca tive um comentário de alguém que tivesse tomado o chá nas mesmas condições que você. Se puder volte depois para contar pra gente como está sendo. Se você já sentiu uma pequena melhora, acho que vai melhorar mais a cada dia. Obrigada pela visita e pelo comentário.

    1. Olá Ana, não sei você mas comigo deu super certo! No meu caso eu surtava com os calorões, ficava mal-humorada…agora não sinto nada disso e ainda por cima os meu cabelos pararam de cair, e melhor estão nascendo fios pretos…Lamento que não esteja sendo bom pra vc, mas as pessoas são diferentes e cada organismo reage de um jeito. Obrigada pela visita e pelo comentário.

  12. Cida eu tenho 24 anos e estou querendo tomar o chá pelos inumeros beneficios que ele pode proporcionar, eu posso tomar sem medo, ou esse chá é indicado apenas para mulheres a partir dos 40? obrigada!

    1. Olá Alyne, pode sim! Ele age em muitas coisas e tem muitos benefícios extras fora a menopausa e a queda de cabelo. Então pode sim, conheço pessoas que começaram a tomar pelos outros benefícios que estão descritos ai em cima, e não são poucos. Então claro que pode. Ele só vai fazer bem 🙂
      Obrigada pela visita e pelo comentário. Se puder depois passa aqui para contar como está sendo a sua experiência tá? Beijos

  13. Eu vou contar sim, mas eu fiquei na dúvida quanto ao tipo de folha porque o nome “amora miúra” isso seria qualquer arvore de amora ou existe uma arvore especifica dessa folha.. eu nunca ouvi falar em mais de uma espécie de amora.. Obrigada Cida

    1. Oi Alyne, não se preocupe, é o tipo de amora que temos aqui no Brasil, a amora menorzinha. Acho que é a única que temos, o único tipo. Pois aquele outro tipo grande, acho que só é produzida lá fora, sabe aquela amora grande? Bem, então fica mais fácil porque a pequena é a que costuma existir por aqui. E se você não tem um pé na sua casa ou perto dela, pode comprar industrializada, aquela seca no saquinho que costuma vender nas casas de produtos naturais. E eu é quem agradece Alyne, porque a sua dúvida pode ajudar a outras pessoas também. Vou esperar você voltar então tá? Beijos e boa sorte 🙂

    1. Se você se sente sonolenta, acho que seria bom tomar à noite então. Vai ser bom e te ajudar a dormir bem, que bom pra vc. Pra mim ele não dá esse efeito não, acho que só ameniza a ansiedade e me livrei dos calorões noturnos que também me incomodavam muito! Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  14. boa noite, Cida Ramos Gregolin
    Achei a pesquisa muito interessante, parabéns.
    Gostaria de saber como realmente se faz o chá de amora. (deixa as folhas secarem ou pode fazer assim que retira do pé). É um tratamento contínuo?
    Desde de já agradeço e fico esperando a resposta pelo meu imail
    ass.Suzi

  15. Por favor , alguém pode me dizer se ha um tempo para o cha de amora fazer efeito ? Pois estou tomando há uma semana e até agora nao tive melhoras no meu calorão, insonia .

    Obrigada

    1. Olá Maria, em média precisa uns 3 meses (90 dias) para começar a fazer o efeito. Mas isso vai variar de pessoa para pessoa. Eu obtive resultado no primeiro mês tomando pelo menos 1 litro por dia. Obrigada pela visita 🙂

  16. jociara maria da conceiçao

    gostaria de saber qual é a folha de amora, pois estava pesquisando e vi que tem vários tipos de folha de amora.ex amora miura, amora silvestre, e fiquei na duvida .tenho uma amiga que me trouxe folhas de amora miura, porem na outra semana ele conseguil outra folha de amora a qual a cor do cha é amais amarela e mais forte. a primeira a da miura o cha é verde clarinho e com pouco sabor. se puder me ajude com essas duvidas pois estou com 40 anos e já na menopausa, e gostaria de tomar cha de amora mais fiquei com duvida.

    1. Olá Jociara, a que eu tomo é a amora miura, que o chá é verde e clarinho. Ela quase não produz amora e quando dá são bem pequenas e eu acho que é bem popular essa planta, porque já vi por todos os cantos. Nunca tomei chá de outro tipo de amora, então não sei quanto aos outros mas do chá da amora miura dá resultados muito bons. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  17. Já ouvi falar muito sobre o chá de amora mas nunica tentei, mas vou tentar, só que por aqui não tem pé de amora. Pode ser feito de folhas secas que se compra em casa de ervas ou não? Estou sofrendo muito com os sintomas da menopausa. Obrigada.

    1. Olá Maria Clara, pode fazer com folhas secas sim. O processo para fazer o chá é que demora mais um pouco, com folhas secas se ferve por 10 minutos. Deixa esfriar e côa. Obrigada pela visita e pela pergunta, boa sorte e depois que ver os resultados passa pra contar pra gente. Beijos

  18. eu tomava capsula de amora e fiquei otima dos calores e tudo mais, mas…. tive uma subida de pótassio 5.7 que é o maximo ai eu vi na internete que a amora tem grande quantidades de potassio parei e voltou todos os sintomas antigos que fazer

  19. Cida Ramos,
    Li sua publicação de 9 de fevereiro 2015, e você disse que sua menstruação voltou. Pois a minha voltou também e eu fiquei na dúvida se foi por ter tomado o chá. Você disse que sua médica falou que esse chá é como se fosse uma reposição hormonal. Então acho que foi isso mesmo.
    Eu me sinto bem melhor tomando o chá, ele fez efeito para mim. Compro o chá de folhas secas na casa de ervas na Rua Mercúrio, Centro da cidade SP.

    1. Olá Célia, que bom que está fazendo bem para você. Para mim ele foi uma benção! Ninguém merece o ‘calorão’ que a menopausa traz. Obrigada pela visita e por compartilhar a sua experiência. Beijos 🙂

  20. Oi cida vc e muito simpatica parabens por responder as perguntas das leitoras e ajudar em nossas duvidas ……digo isto porq em alguns blogs as pessoas nao nos respond e guando perguntamos e porq qeremos saber nao e . Entao e isso parabens.

  21. Eu tomava chá de amora branca uma vez ao dia. Quando fiquei sabendo da amora miura, peguei as folhas e fiz um chá que tomei a noite, e no dia seguinte 3x.
    Tive uma depressão fortíssima, e fiquei assustada.
    Parei de tomar, e melhorei.Agora estou com medo de tentar ver se foi o cha….Prefiro tentar a soja, primula, e outras alternativas.
    Alguem ja teve esta experiencia

    1. Ola Silvana, na matéria estamos falando exatamente sobre isso, o pé de amora recomendado é o da amora vermelha, pequena e que não dá muitas frutas. E eu estou mostrando a foto ai. Obrigada pela visita

  22. Tenho 49 anos e faz algum tempo q estou com sintomas da menopausa. Secura vaginal, libido zero, calores noturnos …e uma queda de cabelos que já dura cerca de 5 anos (como tinha cabelos para 5 cabeças, não estou careca). Só q essa queda de cabelos tem me tirado o sono pois parece não ter fim e já começei a ficar com pouco cabelo. Começei a fazer reposição hormonal e também a tomar chá de amora . Tomo 3 copos por dia. Quero melhorar os cabelos e melhorar um pouco os níveis de hormônios e depois parar com a reposição e ficar só com o chá de amora. Espero ter sucesso.

    1. Olá Fernanda, pois é, a tal da menopausa é um problema que tem solução. A gente não pode lutar contra a natureza, mas pode amenizar os sintomas. O meu caso é muito parecido com o seu, o fato é que eu não tinha cabelo para 5 cabeças e para mim o resultado é mais trágico. Eu não fiz reposição, meus exames deram bom quanto a isso. Mas eu já estava tomando o chá a algum tempo. E o que eu estou fazendo além do chá, é tomar um produto para os cabelos, o Inneov nutricare. Tá dando mais resultado. Com o chá o cabelo parou de cair, ai eu resolvi começar a tomar o inneov, tem um mês. Vou esperar uns 3 meses para fazer uma matéria aqui. Boa sorte pra você, vou aguardar a sua volta aqui para contar como está a sua experiência. Beijos e obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  23. fui criada com vo .estou hoje com 44 anos e ja começei a sentir os efeitos da menopausa .ai lembrei que minha vo falava muito bem do cha da amora.procurei algumas amigas e perguntei sobre o cha da amora e todas falaram que era bom.ai começei a tomar faz uma semana e ja estou sentindo melhoras.

  24. Boa Tarde,
    Faço reposição Hormonal (livial remedio) estou querendo parar e tomar esse chá. O que vc me orienta. Ja faço reposição a quase 4 anos tenho 51 anos. aguardo resposta.

    1. Olá Eliete, acho que você poderia fazer essa pergunta ao seu médico. Mas até onde eu sei não tem nenhuma contra-indicação. Acho que você pode tomar sem problemas. Obrigada pela visita

    1. Olá Bernadete, não entendi a pergunta. Você quer saber como usar? Ou qual usar? De qualquer forma pode ser uma ou outra como está escrito na matéria. Se for usar as verdes pode ferver por apenas 1 minuto. Se for usar as secas tem que ferver por 5 minutos. Tanto faz pode usar qualquer uma delas.

  25. yara dell aquila rocha

    Estou adorando os resultados,gostaria de saber se posso usar o chá pronto para preparar sucos e se posso mistura-lo ao chá matte.

    1. Olá Yara, eu misturo o meu chá com outros sucos, como o suco com inhame, suco detox e tal. Mas não misturo com chá mate, nem café nem chá preto. Não sei se pode misturar as propriedades de um com o outro. Então não uso. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  26. Olá meninas no ultimo dia 06/06 fez um ano que operei fiz histerectomia total, ou seja não tenho utero nem ovários, no primeiro mes tomei o libian que foi até bom mas em tres meses engordei 3 kilos foi então que comecei a tomar o chá de amora recomendado pelo meu médico, esta sendo muito bom pra mim todos os sintomas que eu ainda tinha acabaram pricipalmente angustia e tristeza, estou feliz demais com esse chá, meu marido até plantou no meu quintal um pé de amora kkkk tudo de bom!!!!

  27. maria de fatima cardoso de lima

    hoje dia 16/06/2015 vou começar a tomar o cha de amora pois sinto tantos sintomas primeiro mes que não mestruo mais etou sofrendo des dos meus 38 anos hoje tenho 49 anos sofro muito com resecamento vaginal deprimida insonia e muito dificil essa alterações de humor tbm gostaria de saber se meu esposo tbm pode tomar o chá de amora pois ele sofre muito com dores nas articulações gostaria de ajuda se esse resecamento e normal e muito ruim ate o fundo das minhas calcinhas me inrrita a vagina e normal devo procurar a ajuda de um especialista no assunto o que devo fazer

    1. Olá Maria de Fatima, acho que você vai melhorar com o chá, e o seu marido pode sim tomar também. Depois dos 3 meses é que se começa a ver os resultados. Mas quanto ao seu ressecamento a as articulações dele, recomendo que procurem sim um especialista. Um médico pode indicar para você algum lubrificante para remediar o seu caso, ou quem sabe fazer os testes, exames ver se você precisa de uma reposição hormonal mais forte do que a que o chá pode dar. Para mim por exemplo não tinha ressecamento como o seu, nem mudanças no humor, nem depressão. No meu caso consultei um ginecologista e fiz os exames hormonais e não precisei de fazer reposição hormonal com remédios. Ai comecei a tomar o chá e os calorões passaram e vi melhoras na queda do cabelo. Parou de cair. Mas não deixe de tomar o chá, ele não tem contra indicações e só benefícios, e espero que ele seja benéfico para você também. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  28. BOA NOITE,TENHO 44 ANOS E ACHO QUE JA COMECEI A SENTIR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA,SINTO CALOR DO NADA ,TRANSPIRO SO EM FALAR COM AS PESSOAS E ISSO TEM ME TORNADO UMA PESSOA NERVOSA POR CAUSA DA SUADEIRA EXCESSIVA PRINCIALMENTE NO ROSTO,COMECEI A FAZER ACADEMIA ,E DANÇA ,GOSTARIA DE SABER SE O CHÁ DE AMORA E BOM SÓ A FOLHA OU SE EM LOJAS DE CONVENIENCIA ,SE COMPRAMOS ELE NATURAL EM GOTAS FAZ O MESMO EFEITO.

    1. Olá Janete, eu nunca usei o chá em gotas, não sei se dá certo. O chá é o da folha de amora miúra, aquela que dá poucos frutos e que o fruto é pequenininho. Se você vai encontrar em lojas de conveniência não sei, tem que procurar, mas procure pela amora miúra, vende em saquinhos também. Outra opção é comprar pela internet. Eu uso as folhas verdes porque tenho um pé plantado aqui em cada. Acho que você deve tomar, o chá pode funcionar para você sim, ele funcionou para mim no cabelo e também para a pré-menopausa como a sua, para minha sogra e para o meu marido pros cabelos. E outras tantas pessoas tem vindo aqui e dito que funcionou para elas também. Não custa tentar. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  29. Aparecida Custódio

    olá, não posso fazer reposição hormonal devido ao estrogênio, pois tenho predisposição a embolia.será que posso tomar o chá de amora?

    1. Olá Aparecida, acho que não deve fazer mal e que você pode. Mas devido ao seu problema, acho que deveria consultar um médico. Se você tomar o chá, volte aqui para contar como foi. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  30. Boa noite Cida Ramos, pra todo mundo ai. Olha vcs não acreditar, ontem fiz uma densitometria ossea ( pois tenho osteopenia a 01 ano.) e conversando com a moça que faz o exame, ela me disse que a mãe dela toma o chá de amora. cheguei em casa e resolvi a pesquisar sobre o chá e cai direto no seu blog.Li tudo , e imediatamente fui na rua aq perto de casa que tem um pé de amora, e comecei tomar o chá ontem mesmo. Vcs não vão acreditar que já comecei a sentir pequenas mudanças em apenas 02 dias.Espero que melhore cada dia mais, pois estou com 50 anos , e já sinto os sintomas da menopausa.Volto pra falar. Bjus

    1. Olá Jeanne, fico feliz por você! Acho que você vai ficar mais feliz ainda com os resultados com o passar dos dias. Obrigada pelo seu comentário e por deixar o depoimento do seu início de experiência. Assim podemos ajudar aos outros também. Boa sorte e depois volta para contar o progresso. Beijos e mais uma vez obrigada 🙂

  31. Celia Maria Mesquita Boechat

    Boa Noite! Gente foi a melhor coisa que eu Fiz, Acabou com Meu Calor, Minha Irritação, acabou com minha falta de sono, essa chà de Amora mudou minha rotina de vida faz 1 litrou todos os dia, tomo ele tres vezes ao dia.

  32. Boa tarde!
    Gostaria de tomar esse chá, mas soube que ele também ajuda perder peso. É verdade? Pois como sou magra, perdi o interesse de fazer uso do chá. Pode me confirmar?

    1. Olá Vitorino, não tenho conhecimento de que ele ajuda a emagrecer, ele previne a obesidade, pela ajuda na metabolização do açúcar, e melhoras as taxas, mas não faz queima portanto não emagrece. As principais funções dele são o combate ao sintomas da menopausa e funciona para queda de cabelos porque já comprovamos isso. Obrigada pela visita

  33. fiz histerectomia total no dia 29/04/2015 e a mais ou menos três dias estou tomando o chá das folhas de amora para o calorão da menopausa, e já vi os resultados estou mim sentindo otima.

    1. Olá Flávia, que bom que você está se sentindo bem. Fico feliz por você e também por você dar o seu depoimento aqui. Assim outras pessoas podem ver e se tiverem a mesma condição que a sua, vão saber que faz bem. Um abraço carinhoso, obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  34. Bom dia prá todos…gente tenho que dar meu depoimento aqui….tenho 54 anos e sofro demais com os calores da menopausa desde os 45 anos ..sempre ouvi falar sobre os benefícios da amora tentei tomar aquele extrato de amoras nao consegui….cápsulas começei a tomar mas desanimei..tomo o respositor suprelle há um bom tempo e nao tá adiantando muito nao…entao resolvi devido as reportagens na internet ,fiz o chá de folhas de amora ….05 litros com 07 folhas grandes…começei na segunda feira dia 27/05 e estou me sentindo muito bem…meus calores já diminuiram..meu apetite tbem diminuiu consideravelmente …tomo o chá o tempo todo como se fosse água em uma garrafinha daquelas de gatorade..é muito gostoso o chá gelado..já indiquei prá minhas amigas e vizinhas…para tomarem tambem…estou muito contente mesmo e faço questao de deixar aqui registrado…bom dia prá todosss..e vou voltar prá contar mais pessoallll experimentem é de graçaaaa

  35. MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA

    ESTOU BASTANTE OTIMISTA COM AS SUAS DICAS,ESTOU ENTRANDO NO CLIMATÉRIO,E CONFESSO É BEM DESAGRADÁVEL .MINHA DUVIDA,APESAR DE TER LIDO TODA A SUA MATÉRIA E ACOMPANHADO OS COMENTÁRIOS,É DE QUE SE POSSO FAZER O CHÁ COM FOLHAS VERDES OU SECAS? UM GRANDE BJ …

  36. Estou tomando o cha de amora há 1 semana,os calores melhoraram,mas to pensando em parar,pois está me dando dor de estômago.Coloco 4 folhas para 1 litro de água e fervo.Sera que ta muito forte?

    1. Oi Rosana, tudo bem?

      Você pode tentar diminuir as doses diárias do chá já que a amora também tem efeito laxativo. Tenta dessa maneira para ver se resolve, assim você continuar se beneficiando dos efeitos uma vez que ele já tenha te ajudado a diminuir os calores.

      Beijos querida!

  37. Olá Cida.Obrigada pelo retorno.Parei de ter dores de estômago. Diminui as doses,agora só tomo 3 xícaras por dia,mais ou menos 600 ml e só tomo após café da manhã e refeiçoes. Um abraço.

  38. Olá, Cida. uso reposição há muito tempo e já não suporto mais esse ritual. Achei muito interessante essa matéria sobre a amora e resolvi começar a tomar o chá. Vou fazer conforme instrução e esperar o resultado. Espero que seja para melhor!

  39. Boa noite estava lendo sobre os comentários de todas vcs eu estou com 41 anos e desde 36 anos já começei com menopausa précoce eu tomei o chá de amora em cápsulas e isoflavona 75mg indicada pela médica realmente eu acho que o chá fas mas rápido o efeito que as cápsulas por isso que depois que li todos os comentários decidi tomar a partir de hoje terça feira dia 06/10/2015 o chá de amora em folhas depois eu deixo o meu comentário como estou me sentindo obrigada adriana lamarque

    1. Olá Adriana.Que bom que você deixou o seu comentário, isso só melhora ainda mais nossa matéria e compartilhamento das experiências. Depois se puder volte para contar como está sendo a sua experiência. Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos 🙂

  40. Boa noite gostaria de fazer uma pergunta posso tomar o chá de amora em folhas depois das refeições pra mim seria bem melhor porque eu trabalho e meio difícil tomar 30 minutos antes das refeições teria como me responder obrigada adriana lamarque

    1. Olá Adriana, pode sim. Você pode tomar a qualquer hora. Eu costumo tomar antes para ajudar no emagrecimento e tal. E misturo ele em um suco que faço com couve e inhame. Você poderia misturar o chá a alguma fruta e bater pela manhã. E depois tomar à tarde no seu trabalho também. O ideal é consumir pelo menos umas 2 vezes ao dia como eu faço. Mas se não puder tomar de manhã, tome à tarde depois do almoço, tudo bem. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  41. Estou sofrendo muito com o calor da menopausa , não tenho animo pra nada dores e irritação, mas tenho medo de tomar o chá pois já me falaram que aumenta a pressão arterial. Gostaria de saber se é verdade

    1. Olá Claudemira, eu nunca senti nenhuma reação adversa usando o chá. Você pode tomar o chá e ver o que acontece, te garanto que não vai aumentar a sua pressão mais do que uma azeitona, então acho que vale a pena tentar. Ou se você tem algum problema de pressão deve procurar um médico e fazer essa pergunta. Não tenho como te afirmar nada quanto a isso, a não ser que me sinto muito bem tomando o chá. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  42. Oi Cida…tenho 44 e nesse ano comecei a sentir muito mal estar. Há 2 anos tenho muito atraso menstrual e uma quentura na parte superior das costas e nuca, principalmente de madrugada. Sintomas de depressão e um peso no pescoço (garganta) e na nuca, é horrível!
    Você sabe me dizer se são sintomas de menopausa? Principalmente esse peso na garganta? Obrigada!

    1. Olá Renata, olhe infelizmente não tenho como te responder isso. Não sou médica né? Acho que você precisa consultar um médico para fazer exame hormonal e conferir se isso é uma pré ou uma menopausa. Tudo indica que seja. Se você quiser tomar o chá como experiência e ver se surte resultado, pode tentar. Porque o chá não tem contra indicação. Então fica a seu critério. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  43. Olá.
    Tenho 51 anos e tive minha menopausa aos 49. Desde os 47, comecei a sentir alguns simtomas: queda de cabelo, um pouco de secura vaginal e calores – diurnos e noturnos. Nenhum desses sintomas é muito pronunciado. Embora eu sinta alguns calores durante o dia, ninguém à minha volta percebe. Mas à noite eles são suficientes para me acordar. Me descubro, adormeço de novo e poucos minutos depois, torno a acordar com frio. Ou seja, a cada fogacho, eu acordo duas vezes. Se forem 3 durante a noite, são seis vezes em que acordo, e isto tem atrapalhado muito o meu sono.
    Li o blog e procurei o chá. Encontrei o chá de amoreira (Morus nigra) na Mundo Verde, e gostaria de saber se tem o mesmo efeito da Morus alba.
    Agradeço desde já a ajuda.

    1. Olá Cristiana, não sei te dizer se tem o mesmo efeito, porque nunca usei a Morus nigra. O que você pode fazer é experimentar e ver se dá certo, porque acho que não tem contra-indicação. Se der certo passa aqui para contar como foi assim a gente pode ajudar a quem tem a mesma dúvida que você. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

  44. olá querida… descobri essa semana alterações nos níveis hormonais e sei que o chá de amora vai me ajudar comentando com amigas me disseram que a amora que temos aqui em casa não serve que tem que ser a branca isto é verdade? por favor me responda meu nome é Rosimeri completei 44 neste mês. grata.

    1. Olá Roseli, não sabemos. Mas pela lógica o que aumenta o leite materno é uma boa alimentação, uma alimentação equilibrada. E a própria natureza da mulher, porque por experiência própria eu me alimentei bem e tive leite até para doar na maternidade e depois para filha de uma amiga. E eu só me alimentei adequadamente. Quanto ao chá fazer algum efeito nesse sentido não temos nenhum relado ou informação. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  45. Entrei na menopausa tardiamente pois fiz reposição hormonal alopática e por sianl me fez muito mal, tive que parar pois inchei muito e se continuasse nem sei o que teria me acontecido.
    Quando parei, a menopausa se manifestou, agora a pouco tive cistite e meu medico disse que é porque estou na menopausa.
    Meu medico é a favor de tratamento com alopatia e eu sou contra pois tive muitos problemas com esse tipo de tratamento.
    Vou experimentar o chá de folha de amora, mas se não encontrar será que poderia fazer com folha seca? Será que o resultado é o mesmo?

  46. Cida ramos me diga nao posso fazer reposiçao hormonal tive cancer mama…e agora fiz histerectomia total sera que vai ser bom pra mim esse cha

    1. Olá Valdicler, acho que você deve perguntar para o seu médico. Eu não posso afirmar nada diante do seu caso. Se puder perguntar e depois vir aqui para contar para a gente eu fico grata. Pode ajudar outras pessoas com o mesmo caso. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  47. Minha menstruação foi ficando irregular. Em 2015 menstruei umas três vezes e minha última menstruação foi em 2016. As ondas de calor começaram no climatério e cessaram em 2015. Comecei a tomar o chá em julho de 2017. Não parei mais. Tomo todos os dias. Não tenho gordura abdominal, minha pele e cabelos estão normais, não tenho irritação, minha libido é normal, não tenho ressecamento vaginal. Estou um pouco depressiva, mas acho que é porque estou sem namorado no momento e porque acho triste envelhecer. Vou em dois ginecologistas. Um recomenda a reposição e a outra diz que se eu não tenho sintomas, não há necessidade. Fico sem saber o que fazer. Mas, de fato, não tenho sintomas, estou com a saúde e o corpo ótimos, tenho 48 anos e aparento ter menos de 40 anos, porém, fica sempre a dúvida: Deveria estar fazendo a reposição? Gostei da sua matéria. Obrigada por compartilhar conosco. Um abraço!

    1. Olá Cláudia, essa pergunta sobre a reposição hormonal é um caso para o médico. Eu depois de tomar o chá e me dar muito bem com ele, resolvi junto com meu médico fazer sim a reposição hormonal com remédios para ajudar em outras questões. E estou indo bem com a reposição. E no meu caso será por um breve tempo. Neste período, suspendi o chá. Mas quando terminar minha reposição vou voltar a ele. Quanto a depressão, pode ser realmente por muitas causas, inclusive as hormonais, mas se a sua não for severa, não há motivos para preocupação. Apenas observe e se puder viaje,procure fazer coisas para se divertir e dar um jeito nisso. Obrigada pelo comentário!

  48. Estou tomando a capsulas de amora 500mg ja fazem 50 dias e ainda não tive melhora nos calorões, mas senti uma diferença na depressão até parei, com ajuda do medico, a tirar os medicamento que tomava, vou tentar o chá para ver se o calorões diminuem mais rapido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.