Umectação capilar caseira – Receitas e como fazer

Hoje você vai aprender a fazer uma umectação capilar caseira de forma simples apenas com óleo ou combinado a outros ingredientes para ter cabelos lindos, sedosos e com vida!

Publicado por: Cida Ramos
Foto: wallpaperscraft.com

Hoje vamos explicar como fazer uma umectação capilar caseira – receitas e como fazer com óleo 100% vegetal de sua escolha além de receitas associadas com frutas para deixar os seus cabelos lindos e sedosos. Então se você sofre com cabelos ressecados, opacos, sem vida, com fios espigados, friz e o seu dia a dia é uma verdadeira briga com suas madeixas, a solução é uma boa umectação capilar caseira!

Se você nunca ouviu falar deste tratamento, fique tranquila que vamos explicar um pouco sobre ele. Resumidamente a umectação capilar serve para devolver a umidade dos cabelos utilizando óleos vegetais naturais.

Diferente da hidratação, onde os ativos dos produtos penetram no interior dos fios, a umectação com óleos só absorvido em partes pelos cabelos. Entretanto, os resultados são fantásticos e é possível perceber uma grande diferença já na primeira aplicação.

Veja também:

Hidratação com soro fisiológico

Receita de umidificador caseiro

Umectação capilar caseira – Receitas e como fazer

Existem vários produtos que podem ser comprados para fazer umectação, mas nada impede que você compre um óleo e associe com algum outro produto ou fruta para potencializar a sua receita de umectação. Você vai poder ver algumas sugestões de receitas no final da matéria.

O que eu preciso para fazer uma umectação capilar caseira?

Para fazer a umectação capilar você vai precisa do óleo escolhido, ou da receita escolhida, e o cabelo não precisam estar limpos, basta dividir as mechas em partes e espalhar o óleo ao longo dos fios fazendo o movimento de enluvamento.

Como fazer o Enluvamento

enluvamento-massagem-nos-fios-dos-cabelos

O meu cabelo é oleoso, posso fazer uma umectação capilar caseira?

Se o seu cabelo é oleoso, evite o contato com a raiz, caso contrário, pode massagear a raiz com movimentos circulares, porém a parte mais importante são as pontas, então capriche nessa área.

Como fazer a umectação capilar caseira?

Depois da aplicação e do enluvamento, você deve deixar agir por 20 minutos, em seguida pode lavar normalmente os cabelos com água fria. Existem pessoas que costumam fazer a umectação noturna, e deixam o óleo no cabelo durante toda a noite para retirar pela manhã, mas isso não é necessário a não ser que o seu cabelo esteja extremamente ressecado. Se for fazer a umectação noturna, depois de aplicar o óleo ou a combinação escolhida, das receitas que você vai ver abaixo, enrole um pano, amarre e lave pela manhã.

Se tiver aplicado o óleo também na raiz, comece lavando e massageando bem o couro cabeludo para depois aplicar o shampoo nos cabelos, depois repita a aplicação, mas não lave tanto as pontas dos cabelos quanto vai lavar a raiz. Depois dos cabelos lavados pode aplicar um leave in apenas para desembaraçar.

Qual óleo é o mais indicado para fazer umectação?

Para fazer o processo de umectação capilar você deve usar algum tipo de óleo 100% vegetal de boa qualidade, como óleo de coco, azeite extra-virgem, óleo de amêndoas,óleo de abacate, óleo de argan, óleo de andiroba, óleo de buriti, óleo de jojoba, óleo de rícino, óleo de rosa mosqueta entre outros.

Quanto tempo para ver os resultados?

Os benefícios são notados no máximo em 1 hora depois dos cabelos lavados. O único cuidado é que não se deixe resíduos de óleo no couro cabeludo para que não aumente a oleosidade e que não ocorra descamação e por consequência perda de cabelo.

Posso combinar o óleo com algum outro produto para fazer umectação?

banana, mamão e abacate

A umectação pode ser feita apenas com algum óleo 100% vegetal como falamos, ou pode também ser associado com algum outro produto ou fruta. Você pode fazer de óleo com vinagre de maça, mel, creme de leite, bepantol líquido e até com frutas.

Procure pesquisar sobre as propriedades de cada ingrediente que pensar em usar, para fazer uma combinação de acordo com a necessidade do seu cabelo, aumentando ainda mais o poder do seu óleo vegetal escolhido e assim fazer uma umectação personalizada para você.

Quantas vezes devo fazer a umectação nos cabelos?

No máximo uma vez por semana, ou a cada 15 dias. Isso vai depender do quanto o seu cabelo é seco ou precisa de restauração.

Existem várias receitas você pode escolher a que preferir, fizemos uma seleção de algumas receitas caseiras que você pode fazer usando ingredientes simples mas que vão deixar a sua umectação ainda melhor.

Veja também:

Hidratação caseira para cabelos cacheados

Touca de Gesso para diminuir o volume dos cabelos

Receitas para fazer umectação capilar caseira com óleo 100% vegetal associada a outros produtos

Foto: wallpaperscraft.com

Vale lembrar que se a quantidade da receita depende do tamanho ou da quantidade do seu cabelo, se uma receita não for suficiente dobre a receita.

Receita 1

Umectação com azeite e vinagre: misture 2 colheres de creme, 2 colheres de vinagre de maça e 3 colheres de azeite de oliva, aplique e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.

Receita 2

Umectação com óleo, mel e mamão: amasse meio mamão, misture com 1 colher de chá de óleo vegetal (de sua preferência), 1 colher de sopa de mel, aplique sobre os cabelos lavados e deixe por 20 minutos. Lave e finalize normalmente.

Receita 3

Umectação com abacate, azeite e mel: retire a polpa de um abacate (ou meio dependendo do tamanho ou quantidade do seu cabelo) amasse-a, acrescente 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de azeite. Aplique a mistura sobre os cabelos limpos e enxágue após 30 minutos.

Receita 4

Umectação com azeite, banana, ovos e abacate: meia banana amassada e meio abacate, adicione um ovo com duas colheres de azeite extra virgem, misture bem. Aplique no cabelo seco, deixe agir por 30-40 minutos e enxágue com água fria.

Receita 5

Power Umectação: 2 colheres de leite de coco, 2 colheres de creme de leite, 2 colheres de azeite extra virgem, 1 tampinha de bepantol líquido, 2 colheres de creme hidratante. Misture todos os ingredientes, aplique a receita mecha a mecha e enxágue depois de 30 minutos.

Receita 6

azeite de oliva e mel

Umectação com óleo de oliva extra virgem e mel: 2 colheres de azeite de oliva extra-virgem; 3 colheres de mel. Separe o cabelo em mechas aplique a mistura nos cabelo massageando bem até as pontas. Deixe agir por 30 minutos e lave somente com água.

Receita 7

oleo-de-ricino-para-brilho-maciez-dos-cabelos

Umectação com óleo de rícino: Você pode misturar o óleo de rícino a outros óleos e fazer umectação capilar, ou então misturar ele com uma máscara capilar para hidratar seus cabelos. Para a umectação misture 1 colher de outro óleo de sua preferência, com uma colher de óleo de rícino, 2 colheres de creme capilar.

Veja mais sobre o óleo de rícino, suas propriedades e mais receitas

 

Atenção:

Não use secador ou chapinha após aplicar o azeite ou qualquer óleo vegetal. Isso pode trazer graves consequências como a quebra dos fios. Para fazer chapinha você precisa utilizar algum produto anti-térmico.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *