Home » Beleza » Saúde » Benefícios da lentilha: sorte no ano-novo e benefícios o ano inteiro!

Benefícios da lentilha: sorte no ano-novo e benefícios o ano inteiro!

Muitos conhecem a lentilha como a famosa iguaria que se come no Ano-Novo para dar sorte, porém o que talvez você precise saber seja conhecer mais sobre os benefícios da lentilha para a sua saúde. Então vamos mostrar em que ela pode te ajudar durante o ano inteiro!

De maneira resumida ela possui muitos nutrientes e também ajuda no emagrecimento. Basicamente talvez seja por isso que as lentilhas, (digo isso porque existem vários tipos) ficaram mais conhecidas e foram inclusas na dieta de quem testou e aprovou.

Vale lembrar que elas também são ricas em zinco, que ajuda a fortalecer a imunidade, são muito boas para tratar a anemia porque têm muito ferro e, além disso, ajuda a diminuir o colesterol, melhora o trato intestinal. E não para por aí! Gostou de saber? Se se isso te interessou, continue lendo essa matéria e saiba mais sobre o que a lentilha pode fazer por você!

A melhor maneira de cozinhar lentilhas

Uma das primeiras coisas que as pessoas perguntam é como cozinhar. E a verdade é que a lentilha é de fácil preparo. Ao contrário de muitas outras leguminosas, não requer que ficar de molho, imersão prévia. É aconselhável enxaguar antes de cozinhar para eliminar as impurezas. O cozimento depende do tipo, que em média cozinham em menos de 20 minutos.

Elas podem então ser colocados em uma panela, coberta com água e uma pitada de sal, levada para ferver e deixada para ferver descobertos por 15-20 minutos.

Qual é o consumo ideal da lentilha?

Ela pode ser usada como alternativa para substituir leguminosas como: feijões, grão de bico com muitas vantagens. E de acordo com pesquisas, o consumo recomendado da lentilha, é de em torno de 100 gramas, se possível entre 3 à 4 vezes por semana.

A lentilha pode ser preparada de várias maneiras como caldos, sopas e também em forma de salada. Imagens: Pixabay e MdeMulher

Você pode fazer vários tipos de receitas, para a passagem de ano, para festas e para a sua dieta no dia a dia, aproveitando todos os seus benefícios. Algumas destas reeitas já temos aqui mesmo no nosso site.

Dica: Algumas pessoas exageram no consumo das ervilhas e acabam tendo desconforto, ou reclamas dos efeitos não proveitosos dela. Para evitar faça como diz o ditado.”Seu alimentação pode ser seu remédio (comendo pouco, o recomendado) ou ser um veneno!(quando você exagera). ” E isso serve para qualquer alimento. Comer pouco e de tudo, como minha mãe me dizia, é um dos segredos da longevidade!

Os principais benefícios da lentilha incluem:

Melhora a saúde dos ossos

Além de ter cálcio, contém fósforo, isoflavonas que são nutrientes essenciais para o fortalecimento e a manutenção da saúde óssea, além de produzir os hormônios que fortalecem os ossos.

Opção saudável para mulheres na menopausa para a prevenção e tratamento de osteoporose, que é uma condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços¹.

Ajudar a diminuir o colesterol

Justamente porque a lentilha possui muitas fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.

Ajudam no emagrecimento e Detox no organismo

O poder de trazer saciedade, porque possui amido resistente, aquele mais difícil de ser absorvido, conhecido como alimento de absorção lenta e nutrientes com substancias que não digerimos. Estas são responsáveis pela limpeza e melhora do funcionamento do intestinos, prevenindo a prisão de ventre. Vale lembrar que ingerir bastante água ajuda nesse processo.

Diminuir a Tensão Pré-Menstrual

Os benefícios da lentilha também ajuda na Tensão pré-menstrual, pois contêm uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.

Prevenir e a regular o diabetes

Apesar da lentilha possuir muitos carboidratos, ela estabiliza o açúcar no sangue por se tratar de um alimento de absorção lenta, por efeito de suas fibras. Isto faz com que ela não provoque efeito de picos de glicemia no sangue.

Prevenir e tratar a anemia

Alimento muito rico em ferro, recomendado para todos, especialmente para mulheres e vegetarianos com tendência a desenvolver anemia.

Se trata de um alimento fonte de ferro não-heme. Que se refere a anemia ferro priva, por deficiência de ferro, que causa diminuição das hemácias e hemoglobinas no sangue, comprometendo a oxigenação das células.

O ferro é um nutriente crucial para a composição da hemoglobina, enquanto o ácido fólico atua na síntese dessas células vermelhas do sangue. Uma dica para aumentar a absorção do ferro é ingerir a lentilha acompanhada de algum alimento rico em vitamina C como couve, laranja ou suco de limão, por exemplo.

Veja também: Suco de inhame para restaurar a imunidade

Indicado para gestantes

Por ser um alimento com alta quantidade de ácido fólico, a lentilha é recomendada para gestantes. O ácido fólico é essencial para formação adequada do sistema nervoso do bebê. Previne assim problemas como anencefalia (má-formação congênita em que não há formação do cérebro no feto) e deformidades na medula e, ainda, pode evitar os partos prematuros. Além disso, a leguminosa possui diversos nutrientes essenciais na gestação, como vitamina K, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, fibras e proteínas.

Ajudar a prevenir o câncer de cólon

  • Capacidade anti-inflamatória, é rica em fibras que diminuem o risco de câncer no cólon têm antioxidantes que protegem as células do corpo.
  • Por ser rica em fibras e antioxidantes, a lentilha também previne câncer no intestino.

Ajuda a prevenir câncer de pele

Outra de suas vantagens é prevenir e inibir a proliferação do câncer de pele. Quando testados em laboratório, os polifenóis nas lentilhas foram capazes de parar o crescimento das células cancerosas, especialmente nas células cancerosas da pele².

Veja também:

Auxilia no bom funcionamento cardiovascular

Estudos mostram que quem comeu em torno de 60 gramas de lentilhas por dia aumentou os níveis de colesterol HDL “bom” e reduziu significativamente os níveis de colesterol LDL “ruim” e triglicerídeos.

Por ser rica em magnésio, ajuda na vascularização, transporte de nutrientes pelo sangue e flexibiliza as estruturas de veias e artérias, melhorando a pressão arterial³.

Melhorar o humor

Outro benefício da lentilha e a fonte de triptofano, substância precursora de serotonina em nosso organismo. A lentilha dá uma boa dose de prazer a quem come, melhorando o mau-humor e aliviando o estresse.

Referências importantes:

1- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5713359/

2- Lentilha e informações sobre o câncer de pele: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1756464617301202?via%3Dihub

3- Saúde cardiovascular e relação com a lentilha: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26634200/

Tabela nutricional da lentilha: https://www.healthline.com/nutrition/lentils#nutrition

Aviso Importante:
Este post tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.