Como deixar o cabelo liso naturalmente

Se você quer dar um tempo para os produtos químicos e processos de relaxamento convencionais, selecionamos 5 maneira naturais para deixar o seu cabelo mais liso.

Se você é adepta das escovas progressivas e produtos químicos para alisar o cabelo, sabe que em algum momento é necessário uma pausa para o cabelo se reestruturar. Cabelo quebrando e fios fracos são um dos motivos para deixar de lado (pele menos um pouco) os produtos para alisamento.

Deixar o cabelo liso naturalmente é possível, demora mais tempo e não é possível obter os mesmos resultados que os produtos químicos convencionais. Mas uma das grandes vantagens do alisamento natural é a garantia de que os cabelos não irão sofrer, garantindo um tempo maior para tratar os fios já danificados e dando espaço para o crescimento dos fios novos.

Os resultados que você pode obter com os produtos naturais para alisar os cabelos são:

  • Redução do frizz;
  • Diminuição do volume;
  • Relaxamento das ondas em cada aplicação;
  • Hidratação constante;
  • Fios mais alinhados e lisos no decorrer das aplicações.

Como deixar o cabelo liso naturalmente: 5 top receitas naturais

Aqui a ideia é bem simples. Estes produtos naturais tratam o cabelo e proporcionam um visual mais liso justamente pelos benefícios constantes que trazem à saúde dos fios. Diferente do processos químicos, que durante a aplicação costumam retirar nutrientes dos fios para se conseguir os resultados.

A primeira receita de alisante natural para os cabelos, é a mistura com leite de coco e limão, veja:

1. Leite de coco com suco de limão

O leite de coco possui diversos nutrientes que hidratam os cabelos e emolientes que ajudam os fios a ficarem mais lisos e brilhosos. Além disso, o leite de coco ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo devido a sua alcalinidade.

Você vai precisar:

  • 1 xícara de leite de coco
  • Suco de 1 limão

Preparo e aplicação:

Misture bem os dois e deixe em um recipiente fechado durante a noite. No dia seguinte aplique da raiz às pontas dos cabelos. Enluve bem cada mexa e se quiser, passe um pente fino nos fios.

Deixe agir por meia hora e depois lave com um shampoo low poo livre de sulfatos.

Você pode aplicar essa receita 1 vez por semana. O resultado é excelente e você vai conseguir ver resultados logo na primeira aplicação.

2. Óleo de coco com óleo de rícino

Já havíamos falado das vantagens do óleo de rícino para os cabelos, e nessa receita, a adição do coco deixar a mistura ainda mais poderosa.

O segredo dessa receita é uso destes óleos aquecidos, que tratam os fios e aceleram os resultados:

Você vai precisar:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem
  • 1 colher de sopa de óleo de rícino

Preparo:

Misture bem os dois óleos e aqueça alguns segundos essa mistura. Cuidado com a temperatura, a mistura precisa estar ligeiramente quente para não haver risco de queimaduras, ok?

Aplique nos cabelos começando no couro cabeludo até as pontas. Massageie o couro cabeludo e enluve as mechas.

Coloque uma touca e deixe essa mistura agir por meia hora.

Por fim, lavem bem os cabelos água fria e shampoo suave (low poo).

Quais resultados esperar?

Suavidade na ondas, brilho e fios mais lisos e hidratados. O óleo de coco possuem diversos nutrientes que hidratam e reconstituem os cabelos, pois o coco é um dos óleo que consegue penetrar as camadas mais superficiais dos fios melhorando a absorção dos ativos.

Já o óleo de rícino (conhecido também como óleo de mamona em algumas regiões), tem propriedades que protegem dos fungos e bactérias, tem excelente poder de hidratação, deixando os cabelos mais lisos, macios e brilhosos.

Não é atoa que essa é uma das receitas mais antigas, onde as rainhas (reza a lenda que a Cleópatra fazia…) emebebiam os cabelos em azeites mornos para dar brilho e tratar das madeixas. Se a poderosa rainha do Nilo fazia, quem sou para discordar né?

3. Azeite de oliva extra virgem e ovos

azeite de oliva

Parece uma mistura inusitada não é mesmo? Mas a combinação tem tudo de bom. O azeite é um condicionador natural e os ovos possuem diversas proteínas necessárias para deixar os cabelos mais saudáveis.

Você vai precisar:

  • 2 ovos inteiros
  • 2 colheres de azeite

Preparo:

Misture bem os ingredientes batendo com um garfo para incorporar.

Aplique nos cabelos enluvando as mechas e deixe agir por 1 hora.

Após isso, lace com shampoo leve e água fria. Essa mistura você pode aplicar nos cabelos até 2 vezes na semana.

Por que essa receita funciona?

Os ovos são embalados com proteínas que ajudam a nutrir e suavizar o cabelo, enquanto o azeite é um excelente condicionador de cabelo. A combinação desses ingredientes proporciona cabelos macios e sem frizz, ideal para deixar o cabelo liso naturalmente.

4. Leite e mel para alisar os cabelos naturalmente

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de mel (precisa ser natural!)

Como preparar:

Misture bem o leite com o mel e aplique nos cabelos enluvando bem e deixando eles alinhados todos em um sentido, retinhos e bem cobertos com a mistura.

Deixe agir por 2 horas e lace com água fria ou levemente morna. Você poderá usar essa mistura 1 vez por semana.

Porque funciona?

Enquanto as proteínas do leite ajudam a nutrir e fortalecer os cabelos, o mel atua como um emoliente que ajuda a selar a umidade, controlando ainda mais o frizz. Esta mistura ajudará a deixar seu cabelo lisos e brilhosos.

Dica: Sempre lave com água fria ou no máximo morna. A água quente retira muito a oleosidade natural dos cabelos, já a água fria deixa os fios mais lisos e brilhosos. Se preferir, depois de lavar, aplique um pouco de soro fisiológico com um spray.

5. Babosa (Aloe vera) com azeite vegetal para alisar os cabelos naturalmente

Não é segredo para ninguém que a babosa é uma das plantas mais fantásticas quando falamos em produtos naturais para os cabelos. Essa mistura da planta e do azeite proporciona uma super hidratação e cabelos visivelmente mais lisos.

Você vai precisar de:

  • ¼ de xícara de azeite de oliva ou óleo de coco
  • 1 xícara de babosa. Uma folha média descascada já fornece o gel suficiente para esse receita, as vezes até mais!

Como preparar e aplicar:

Primeiro, bata somente o gel da babosa no liquidificador. Se você já tem o extrato em gel pronto, não precisa bater antes.

Adicione o azeite quente e bata novamente para misturar bem.

Aplique nos cabelos e enluve bem as mechas deixando agir por 1 hora.

Lace bem com água fria e shampoo natural se sódio ou sulfatos.

O que esperar dessa receita?

A babosa é rica em enzimas que ajudam a manter o cabelo liso e macio, ajudando o crescimento saudável dos fios. O ingrediente penetra no eixo do cabelo, hidratando-o e suavizando o frizz . O azeite quente funciona como hidratante e emoliente, duplinha perfeita para deixar o cabelo liso naturalmente!

Veja também:

Concluindo

Dar um descanso para o nosso cabelo é fundamental e a natureza ajuda muito nessa hora. Essas receitas são verdadeiros tratamentos para os cabelos, ajudando a reestruturar e tratar os cabelos já sofridos dos alisamentos anteriores.

Para quem está em processo de transição capilar, essas receitas ajudam a deixar os cabelos lisos naturalmente, controlando o frizz e deixando os fios brilhosos e saudáveis.

Vale lembrar que cada tipo de cabelo reage de maneiras diferentes. Cabelos mais castigados podem precisar de algumas aplicações para ter resultados, outros já se percebe uma melhora logo nas primeiras aplicações. No geral, os resultados são bons sempre!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.