Não é novidade que as guloseimas açucaradas funcionam como um sabotador de qualquer dieta. E diminuir a vontade de doces é o primeiro passo para quem quer perder peso de verdade e de forma saudável.
Parece estranho, mas a primeira atitude para quem quer diminuir a vontade de comer doces é consumindo gorduras!
Mas calma, não é qualquer gordura. Precisa ser as gorduras saudáveis e funcionais que auxiliam na saúde e por consequência, no emagrecimento.
Consuma mais gorduras saudáveis!
Além de ajudar a diminuir a fome aumentando nosso estado de saciedade, as gorduras diminuem a vontade de doces de forma saudável. O azeite de oliva extra virgem, e o óleo de coco são apenas um exemplo de gorduras benéficas para você consumir no dia a dia.
Essas gorduras possuem antioxidantes que reduzem o mal colesterol e os triglicerídeos, principais causadores das doenças do coração. Possuem altos índices de vitaminas (A, D, E, K).
Além disso, o azeite de oliva e o óleo de coco são gorduras mono e polinsaturas, que auxiliam na perda de peso e na prevenção de doenças pré-inflamatórias.
Uma dica é você consumir mais oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes que possuem uma boa quantidade de gorduras saudáveis.
Comer abacate diminui a vontade de doces
Um dos alimentos mais saudáveis e funcionais que você pode consumir com mais frequência é o abacate. Rico em gorduras saudáveis, proporciona muita saciedade e literalmente elimina a sua vontade de comer doces.
Pesquisas recentes mostram que os fitonutrientes do abacate auxiliam na redução dos níveis de colesterol e na proteção e defesa do organismo devido a sua concentração de antioxidantes.
Veja também: Como fazer uma maionese de abacate
Coma proteínas
As proteínas, afastam a vontade de comer doces e ainda ajuda o seu organismo a gastar mais calorias no processo de digestão. As proteínas são fundamentais para uma dieta equilibrada, e ajudam muita na saciedade, garantem a saúde dos músculos e do sistema nervoso central.
Esqueça os adoçantes artificiais
Se você quer realmente reduzir o consumo de doces e alimentos açucarados, vai precisar também deixar os adoçantes de lado. Estudos mais recentes revelam que os adoçantes podem ocasionar um efeito contrário ao esperado, pois os adoçantes estimulam os sensores de prazer do cérebro. Dessa maneira, o organismo acaba “pedindo” mais calorias e alimentos com carboidratos e açúcar.
Farelo de aveia
Perceberam que os alimentos que promovem a saciedade diminuem a vontade de doces naturalmente?
O farelo de aveia é outro alimento coringa na alimentação! Muito saudável e benéfico para a saúde, a aveia tem diversas propriedades:
- Ajuda a combater a diabetes;
- Regula os níveis de açúcar no sangue;
- Melhora a digestão e diminui a fome;
- Ajuda na saúde do coração.
Essas são somente alguns dentre muitos benefícios que o farelo de aveia proporciona.
Veja também: Como fazer leite de aveia em casa
Iogurte natural
Sabemos que a ansiedade e a depressão são gatilhos para o consumo exagerado de açúcar e alimentos com alto índices de carboidratos. Para minimizar essa ingestão, as vitaminas do complexo B ajudam a controlar esses sintomas.
O iogurte natural possui altos índices de vitaminas do complexo B, portanto, alimento ideal para controlar a ansiedade, melhorar o humor e ainda proporciona mais energia e vitalidade.
Veja também: Como fazer iogurte natural caseiro
Se você aliar o iogurte natural com o farelo de aveia então, melhor ainda!
Artigos Relacionados