Como escolher o melhor chocolate para fazer ovos de Páscoa caseiros

Saiba como escolher o melhor chocolate para fazer aquele ovo de Páscoa caseiro delicioso!

À princípio, preciso dizer que se existe uma coisa que além de deliciosa, divertida é também prazerosa, é mexer com chocolate. E chegando perto da Páscoa, parece que a vontade de criar receitas e fazer o tão desejado ovo de Páscoa caseiro aumenta.

Antes de mais nada, e da empolgação, vontade, ou até necessidade de fazer seu ovo caseiro, existem alguns detalhes que são bem importante saber antes de fazer seu ovo de Páscoa caseiro, que é a escolha do melhor chocolate para sua receita ou da mistura deles.

Portanto se essa combinação não for pensada, simplesmente o seu ovo de Páscoa caseiro irá deixar a desejar na hora da preparação, no sabor ou no resultado estético final.

O ovo com mistura errada ou sem a temperagem correta, ele pode ficar mole depois de pronto, não informar, não sair da forma, entre outros problemas.

Contudo não se preocupe, porque vamos dar um resumo do que você precisa saber para escolher o melhor chocolate, ou os chocolates se for misturar, a temperagem e todo o resto, para fazer ovos de Páscoa sem erros!

Seja como forem as suas dúvidas, para começar você precisa fazer a escolha do ingrediente principal, como já falamos, o chocolate.

E basicamente, os chocolates que você irá encontrar no supermercado para fazer as suas receitas, se dividem entre os chocolates fracionados, os especiais, nobres e o hidrogenados. Vamos saber mais sobre cada um deles para que você faça a sua melhor escolha.

Como escolher o melhor chocolate para fazer ovos de Páscoa

Os chocolates fracionados

Esse chocolate é o mais comum, fácil de encontrar, e tem uma vantagem para quem não tem muita experiência. Ele não precisa de temperagem, porque possui uma alta porcentagem de gordura vegetal. E por esse mesmo motivo, não resseca como os outros, mesmo sendo submetido à altas temperaturas.

Devido também a sua mistura, tem um preço mais acessível, e existem opções de marcas com boa qualidade para fazer suas receitas. Entretanto, se você que um sabor intenso, o chocolate ideal são os puros, nobres e/ou especiais.

Os chocolates nobres e especiais

Neste caso estamos falando daquele chocolate com a porcentagem correta de cacau e manteiga de cacau, que proporciona os sabores mais intensos e gostosos para as suas receitas.

Estes tem um custo maior, mas oferecem diversos tipos de concentração de cacau, e você pode escolher entre as versões com mais intensa, conhecida como amargo e meio amargo. Que vão desde os de 50% a 85% de cacau.

Fora esses mais concentrados, existem os de chocolate ao leite, mais suaves e aveludados com uma concentração que varia entre 25% de manteiga de cacau.

E claro, com esses outros tipos de chocolate, você precisa fazer o processo de temperagem para que o seu ovo de Páscoa, ele fique mais brilhoso, aveludado. Para forme a casquinha ideal, luminosa e que não derreta depois de pronto.

Veja mais:

O chocolate hidrogenado

Essa versão é feita com uma boa parte de gordura vegetal hidrogenada, que é uma gordura muita usada em confeitaria.

Quanto a qualidade, vou ser sincera em dizer que não é das melhores, pois já li rótulos desse tipo de produto e ficou difícil entender se dentro dele realmente tem algum tipo de cacau, ou se ele somente é aromatizado artificialmente.

Entretanto, ele aguenta bem as variações de temperatura, principalmente em chocolates que precisam ficar expostos e fora da geladeira por um tempo maior.

O que é a temperagem do chocolate?

Para quem está perdido nesse “papo” de temperagem, aqui vai um resumo básico:

Esse processo consiste em, basicamente, movimentar o chocolate derretido em um determinado tempo até obter uma temperatura necessária. Que é em torno de 29 graus.

Outra opção é fazer a temperagem por adição, que é quando você derrete parte do chocolate em banho Maria, e a outra parte você já deixe ralado previamente, e vá acrescentando, incorporando aos poucos que ele se dissolva, e ao mesmo tempo vá abaixando a temperatura até chegar aos 29 graus ideais.

Para se certificar é bom ter um termómetro culinário ou fazer o teste na mão, se estiver um pouco mais quente que a temperatura da sua pele, estará bom. Mas essa técnica é mais fácil para quem já tem experiência. Esse processo, além de mais brilho vai dar mais resistência para o chocolate, que além de deixar a sua receita mais bonita evita que o chocolate fique quebradiço, mole ou até mesmo não enforme direito.

Temperagem por movimento e por adição.

Bom, agora que você já aprendeu sobre como escolher o melhor chocolate, vamos colocar a mão na massa e fazer o nosso ovo de Páscoa caseiro!

Receita de ovo de Páscoa caseiro

Abaixo, um vídeo bem explicadinho sobre os tipos de temperagem e chocolate e claro, uma receita simples de ovo de Páscoa caseiro para você fazer aquela casquinha brilhosa e saborosa!

Créditos para o Canal Dika da Naka

Receita de ovo de Páscoa caseiro de prestígio

Essa é aquela receita para surpreender mesmo. Vamos aprender a fazer a casquinha do nosso ovo de páscoa recheado com um prestígio de coco. Veja os detalhes no link abaixo:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.