Como fazer tinta de parede caseira

Aprenda a fazer tinta de parede caseira economizando e economize até 60% em relação as tintas comuns!

Como fazer tinta caseira

Você já deve ter percebido em algum momento da sua vida que pintar a sua casa não sai tão barato. Apesar das inúmeras marcas de tinta disponíveis no mercado, o valor médio de uma lata de tinta acrílica (3,6 litros) não sai por menos de 70 reais. Mas e se você pudesse fazer a sua tinta de parede caseira e economizar um dinheirão? Sim, vamos aprender!

Para quem já precisou pintar a sua casa e não teve dinheiro sabe bem como é ruim deixar as paredes sem pintar. O Mofo aparece com mais facilidade, a limpeza fica mais difícil e com o tempo a areia do revestimento começa a se soltar. Fora o aspecto estético, é claro.

Mas essa dica de como fazer tinta de parede realmente funciona e vai ajudar a você renovar a sua casa sem gastar muito dinheiro. Com apenas três materiais você consegue fazer a tinta da cor que quiser e são elas:

  • Massa corrida PVA (se a pintura for interna, use PVA) ou massa corrida Acrílica, se a pintura for em áreas externas. Essa massa é aquela que se usa para corrigir imperfeições nas paredes antes da pintura. Mas nesse caso, ela irá ser a base da nossa tinta.
  • Colar branca: Isso mesmo, aquela cola branca escola comum e bem baratinha. Esse material é importante pois é a cola que vai ajudar a fixar a tinta na parede.
  • Bisnaga de cor para pigmentar a sua tinta.

Os ingredientes são simples e talvez você tenha todos aí guardados na sua casa.

Um detalhe importante é a escolha da massa corrida. Como mencionado, a massa do tipo PVA é a ideal para o acabamento de interiores, já que não irá sofrer com ação do tempo. Já para pintar áreas externas, a massa escolhida deverá ser a acrílica, que suporta mais a umidade.

Materiais de pintura para fazer tinta.

Tinta de parede caseira: veja como fazer

Nessa receita de tinta caseira, usamos as proporções que rendem aproximadamente de 3,5 a 4 litros de tinta. Se quiser aumentar a quantidade de tinta, dobre as porções abaixo.

Materiais necessários:

  • 1 latinha de massa corrida 900ml aprox.
  • 200ml de cola branca. Aproximadamente um copinho de plástico bem cheio.
  • Bisnaga de tinta da sua preferência.
  • 2 litros de água limpa.

Preparando a tinta:

  1. Separe um balde para você misturar a tinta. Adicione toda a massa corrida, adicione 1 litro de água e misture bem. Para facilitar, use um batedor de batedeira antiga acoplado em uma furadeira. Isso ajuda muito para misturar e dissolver a massa corrida!
  2. Em seguida, adicione a cola e o restante da água. Bata bem para a mistura ficar bem homogênea.
  3. Agora é a hora da diversão! Coloque a bisnaga da sua cor preferida e vá misturando até atingir a cor desejada. Coloque aos pouco e misture bem.

Uma dica importante: Tenha a certeza de fazer uma quantidade de tinta suficiente pois se faltar, quando você fizer novamente a cor irá ficar diferente. Considere que você irá precisar passar 2 ou até 3 demãos na parede para ficar perfeito.

Considere que o rendimento dessa tinta é de aproximadamente 12 m² para cada litro de tinta. Costuma render bem mais, mas é bom usar uma margem de segurança para não faltar.

Veja também

Como pintar uma parede passo a passo

Como limpar rejunte: Dicas caseiras

Decoração quarto de casal com cores claras

Fazendo as cores em casa

Se o rendimento desta tinta e o preço já estavam bons, imagine se você pudesse fazer também as corem em casa? Sim, é possível e material não falta pois você vai precisar usar apenas de terra!

Essa técnica é muito antiga e praticamente era dessa maneira que se faziam as cores. Você precisa apenas de uma quantidade de terra peneirada e misturar bem na água que você irá usar na sua tinta caseira. Misture bem a terra na água e passe pela peneira umas duas ou três vezes. Faça isso até conseguir a cor desejada.

Como misturar as cores das bisnagas

Se você não tem muita habilidade na mistura das cores, nós temos uma tabelinha bem simples para você misturas as cores básicas primárias para criar cores secundárias. Veja:

misturando as cores primárias para criar as cores secundárias

Altere a quantidade e vá testando os tons das cores. Você vai conseguir fazer a sua tinta de parede caseira, eixar sua casa mais bonita e ainda economizar muito dinheiro.

Melhorando a qualidade da tinta

A tinta acima que aprendemos fazer possui um bom rendimento e cobertura muito bonita. Mas se você quiser melhorar a durabilidade da tinta, é possível adicionar mais alguns materiais, mas não é obrigatório ok?

Selador de parede: Você pode adicionar na sua tinta, 250 ml de selador de parede. O selador vai ajudar a fixar melhor a tinta em paredes  sem acabamento e ainda ajuda a retardar o aparecimento de mofos e fungos.

Base semibrilho: A base de semibrilho é útil para pintura interna. Ela cria uma superfície com um leve brilho, possibilitando até mesmo a limpeza da parede. Muito útil quando a criançada resolve desenhar nas paredes e dessa maneira a limpeza fica mais fácil e evita que o fundo de cor desbote e saia da parede. A quantidade na mistura também é de 200ml para 4 litros de tinta.

Como fazer uma tinta caseira para exterior

Essa receita é tão simples quanto a anterior mas com uma diferença, ela é emborrachada para pintar fachadas e áreas externas!

Veja como fazer:

  • 1 latinha de 1,500 de massa acrílica
  • 200ml de cola branca pva
  • 200ml de liqui-brilho
  • 1,7 litros de água limpa
  • Pigmento da cor de desejar

Basta misturar todos os ingredientes e pigmentar na cor desejada. A vantagem dessa tinta caseira é a adição da massa com a cola e o semi-brilho que proporciona uma camada emborrachada na parede. Você pode usar essa tinta em paredes de alvenaria crua, vasos de concreto, madeira e também fachadas expostas a sol e umidade.

Para ver mais detalhes desta tinta, temos uma matéria especial sobre ela aqui.

Dica Bônus de decoração e pintura

Bom, agora que você já sabe como fazer uma tinta caseira sem gastar muito, e da cor que quiser, que tal avançar um pouco mais na decoração da sua casa?

Parede de cimento queimado. Aprenda a fazer.
Você pode aproveitar os mesmos materiais da tinta caseira! Fonte: Imagens da internet/pinterest

Uma boa ideia é mesclar uma parede da casa com cores contrastantes e hoje, está muito em alta o estilo industrial como as paredes de cimento queimado. Mas calma, não precisa fazer massa e nem nada complicado, você pode fazer em casa apenas usando os materiais da tinta que usamos acima.

Para fazer é simples, basta utilizar a massa acrílica com algumas gotas de bisnaga na cor preta. Misture até o tom acinzentado típico do cimento queimado. Aplique com uma espátula, deixe secar e lixe com uma lixa de parede fina. Aplique novamente e pronto!

Se quiser um acabamento com mais brilho, aplique uma cera de carnaúba transparente, sua parede vai ficar brilhosa e ressaltara as cores, além de facilitar a limpeza.

Nessa matéria a gente ensina direitinho como fazer, veja: Parede de cimento queimado na decoração: Aprenda a fazer

Artigos Relacionados

25 comentários em “Como fazer tinta de parede caseira”

  1. Os muros da minha casas estão somente com reboco, eu posso pintar com tinta caseira feita de massa corrida acrílica sem passar a seladora antes?

    1. Oi Eliana, tudo bem?

      Pode sim! aqui em casa já fizemos sem aplicar selador antes e durou uns 2 anos sem deteriorar. Em área com mais umidade ela vai ficando escura com o tempo. O sol também desbota a cor, principalmente se forem cores mais fortes. Mas fica bom sim Eliana!
      Atente para esses detalhes:
      – Se tiver um pouco escura ou com mofo, lixe e retire todo a sujeira da parede. Isso ajuda a tinta durar mais tempo sem descascar.
      – Se a ideia é economizar, não precisa passar a seladora antes. Mas se tiver um pouco de selador sobrado, adicione na receita da sua tinta como mencionado no post. Fica boa e dura bem mais!
      – Se for usar cor, não esqueça de fazer uma quantidade suficiente para aplicar 2 demãos. Se precisar refazer a tinta as cores podem ficar diferentes.

      Boa sorte na pintura e depois uma foto pra gente ver como ficou! Beijos e obrigada pela visita!

      1. Olá Júlio, tudo bem? Pode sim, sem problemas. A massa acrílica é ideal para exteriores, mas como a ideia aqui é economizar e utilizar os materiais que temos em mãos, pode-se usar a acrílica sem problemas. Se for comprar, leve em conta que a acrílica é um pouco mais cara que a massa pva.
        Bjs!

  2. Pingback: 10 dicas para mudar o visual da cozinha sem gastar muito | Portal Tudo Aqui

    1. Oi Jéssica, tudo bem?

      Serve sim, mas lembrando que a massa da mistura precisa ser acrílica.
      E mais uma dica: Existe um produto que se chama “semi-brilho”. Você pode misturar um pouco e testar. Ela deixa a tinta com um pouco de brilho (Você pode aumentar ou diminuir essa quantidade de brilho) e ela fica mais resistente na parede, facilitando a lavagem. Fica parecida com as tintas acetinadas, que custam beeemmm mais caro.
      Bjs!

  3. Oi,
    Eu gostaria de saber se a massa acrílica deve ser misturada da forma que é comprada ou precisa ser dissolvida para depois utilizar nesta receita?
    Desde já agradeço.

    1. Oi Elisangela!
      Não, a massa acrílica não precisa ser diluída. O que facilita é você bater e mexer bem a massa até ela ficar lisa e macia e depois misturar na receita de tinta. Eu faço dessa maneira.

    1. Dá sim Monise, mas você tem que fazer da seguinte maneira:
      Vai colorindo com a bisnaga até chegar no tom que você quer. Depois, teste essa tinta em pedacinho da sua parede e deixe secar. Se o tom estiver do jeito que você quer, é só continuar e festa 🙂

      Mas lembre-se de fazer uma quantidade com sobra, pois se você tiver que fazer a tinta novamente não vai conseguir chegar na cor outra vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.