Como limpar e polir bronze usando produtos caseiros

Veja como limpar e dar brilho em peças de bronze com materiais que você tem aí na sua casa.

Particularmente acho peças em bronze muito bonitos e que combinam bem na decoração de ambientes. Entretanto, para quem tem alguma peça dessas sabe que limpar e polir o bronze é uma rotina que não deve ser esquecida.

Esse material ganha um aspecto opaco e esverdeado devido a reação do metal com o ar úmido. Então é meio que impossível você ter o bronze intacto sempre. É preciso sempre limpar e dar o acabamento polindo as peças. Embora muitas pessoas gostem do aspecto mais envelhecido, a peça com o seu brilho original tem outro aspecto!

E se você que uma opção natural para limpar bronze, selecionamos alguns métodos com ingredientes que você tem aí na sua cozinha.

Como limpar e polir bronze: Receitas caseiras

O primeiro método é usando limão e bicarbonato de sódio. Essa técnica caseira para limpar o bronze é ideal para retirar a pátina e aquele esverdeado pesado que fica encrustado.

Você sabia?

O bronze é composto por uma liga de 88% de cobre e 12% de estanho. O seu contato com o ar e umidade causam oxidação e aquele aspecto esverdeado.

1- Limpando bronze com limão e bicarbonato

Materiais

  • 1 limão
  • Bicarbonato de sódio
  • Pano macio ou esponja macia
  1. Em um prato, coloque uma boa quantidade de bicarbonato de sódio e esprema um limão.
  2. Essa mistura irá ferver e criar um pouco de espuma. Misture bem até formar uma pasta.
  3. Com um pano, coloque essa pasta na sua peça de bronze e comece a esfregar. Se o bronze estiver muito encardido e escuro, vai precisar de mais força e insistência na esfregação. Não desista!
  4. Se a peça voltou com brilho que você queria, ótimo! Lave bem com água morna e seque com um pano macio. Nossa próxima etapa e dar um polimento final.
  5. Se você está encontrando mais dificuldade para limpar, deixe a peça com uma boa camada dessa pasta por 1 hora. Depois desse tempo, esfregue novamente e lave bem água morna.

2- Usando vinagre com farinha de trigo ou fubá

Da mesma maneira que a receita anterior, misture em uma prato porções iguais de farina de trigo ou fubá com sal de cozinha. Vá adicionando vinagre aos poucos até formar uma pasta densa.

Espalhe bem essa pasta no bronze e deixe agir por 1 hora.

Depois desse tempo, limpe bem com uma pano ou esponja macia. Lave bem com água morna e seque com um pano seco.

3- Polindo o bronze com azeite

Para dar aquele acabamento brilhoso e bonito, coloque algumas gotinhas de azeite em uma flanela de microfibra. Esfregue até o brilho da sua peça voltar e ficar do seu agrado.

Dicas para manter o bronze sempre bonito e brilhoso

Se você já está colocando a mão na massa e limpando suas peças de bronze, sabe que precisa usar bem o braço para retirar o encardido. Separamos algumas dicas para manter o bronze mais limpo, facilitando as manutenção futura:

  • Limpe regularmente estátuas e peças de bronze e decoração. Se a poeira for espessa, enxágue a peça com água morna e seque o metal com um pano macio. Nunca deixe que a poeira se acumule!
  • Para peças pequenas como moedas, antiguidades e joias de bronze, o aconselhável e guardar em sacos plásticos para evitar a exposição ao oxigênio. É esse processo de oxidação que cria a pátina.
  • Aplique hidratante, protetor solar, maquiagem e outros produtos para a pele antes de colocar as joias de bronze.
  • Esfregue suas joias de bronze com um pano macio após cada uso para remover a oleosidade corporal.
  • Joias de bronze e piscina não combinam. Nunca use-as em uma piscina, pois o cloro deteriora e gruda no metal.

Veja também:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.