Como tirar manchas de panelas e frigideiras de cerâmica

Devolva o fundo branquinho e bonito das panelas e frigideiras de cerâmica usando produtos básicos de cozinha. Como tirar manchas de panelas e frigideiras de cerâmica.

panela revestimento cerâmico.

As panelas com revestimento cerâmico já a algum tempo tem se tornado um dos utensílios preferidos das donas de casa. Além do design diferenciado com várias opções de cores, o revestimento deste tipo de panela ajuda a comida não grudar menos, o que torna a limpeza mais fácil.

A durabilidade também é outro ponto que conta a favor. A maioria das opções deste tipo de panela encontradas no mercado possuem um revestimento esmaltado, isso faz com que ela não descasque com o tempo, diferente do teflon que merece mais atenção na hora da limpeza.

Entretanto, um dos problemas recorrentes deste tipo de panela á na hora da limpeza. O fundo branco mancha com facilidade principalmente quando são feitos molhos e refogados. Por isso selecionamos algumas dicas simples para tirar manchas das panelas e frigideiras de cerâmica.

Dicas para tirar manchas de panelas de cerâmica

Bicarbonato de sódio e vinagre branco

Apesar das panelas com fundo cerâmico já serem antiaderentes, sabemos que quando se queima uma comida nela a história é bem diferente. Para ajudar a remover a comida grudada de uma maneira fácil é só colocar bicarbonato de sódio em cima da mancha com um pouco de vinagra branco e deixe agir por alguns minutos. Depois disso limpe com esponja e detergente neutro.

Outra maneira é usar o bicarbonato direto na mancha e colocar água quente ou levar a panela ao fogo e deixar ferver alguns minutos. É tiro e queda!

Sal de cozinha e vinagre

Isso mesmo, sal de cozinha! Coloque sal diretamente na macha, coloque um pouco de vinagre branco e esfregue com uma esponja de cozinha. Em seguida coloque mais sal, adicione água e ferva por alguns minutos. Além de remover as manchas ajuda o fundo a ficar branquinho.

Alvejante

Com o tempo aquele fundo branquinho e brilhante das panelas com fundo cerâmico começam a ficar cheio de manchas. Fizemos um teste com uma frigideira “velha de guerra” aqui em casa e ficou muito bom. Encha o fundo da frigideira até cobrir toda a parte manchada, adicione uma colher de sopa de alvejante e deixe agir por umas duas horas. Em seguida lave bem com água e detergente de cozinha.

Atenção, de o fundo da sua panela não for esmaltado, é recomendável que não faça essa dica do alvejante, pois esse tipo de fundo é poroso e o alvejante irá deixar um cheiro muito forte.

Panela com mau cheiro?

Ferva algumas rodelas de limão e pronto! E ainda por cima deixa a casa cheirosa.

Gostaram das dicas? Veja mais no nosso canal casa e decoração e fique por dentro de todas novidades.

Artigos Relacionados

8 comentários em “Como tirar manchas de panelas e frigideiras de cerâmica”

    1. Olá Claudineide, para algumas manchas os mesmos produtos que a gente passa por dentro serve. Dependendo da mancha além dessas receitas você pode usar produtos prontos como sapólio, sabonete, sabão de coco. Na hora de esfregar tome cuidado. Procure fazer uma pasta ou espuma, deixar o produto escolhido agir por uns 5 minutos, depois enxaguar. Obrigada pela visita e pela pergunta. Espero ter ajudado. 🙂

    1. Oi Rita,
      Na parte de fora sim, mas no interior costumo não usar pelo cheiro que fica…
      Costumo colocar água, sal e um pouco de detergente e deixo a água ferver alguns minutinhos. Sai toda a gordura e facilita muito lavar a panela e não estragar o teflon ou a cerâmica interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.