Home » Beleza » Saúde » Dicas naturais para aliviar a enxaqueca

Dicas naturais para aliviar a enxaqueca

Quem sofre de enxaqueca sabe como é complicado quando surgem as dores de cabeça. Sem causas ainda definidas, as crises de enxaqueca podem a aparecer de repente se nenhuma causa aparente. Mas sim, existem algumas dicas naturais que podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida ao longo do tempo.

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é denominada como uma cefaleia, ou dor de cabeça, que acontece de forma esporádica ou periódica. Geralmente pela intensidade da dor, a enxaqueca pode apresentar sintomas outros como: náuseas, sensibilidade a luz, irritabilidade ou até mesmo visão turva.

O que causa a enxaqueca?

Não existe um consenso quanto a isso, mas algumas das possíveis causas para o aparecimento da enxaqueca podem variar de fatores hormonais à alergias.

Na homeopatia e nos profissionais naturistas alegam também outros fatores relacionados a qualidade de vida que podem influenciar ou piorar os quadros de cefaleia aguda como:

  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentação incorreta.
  • Consumo excessivo de gordura animal e saturadas.
  • Pães e excesso de alimentos baseados em farinhas refinadas (trigo).
  • Sedentarismo.
  • Esforço mental excessivo ou muitas horas usando telas (celulares, computador e TV).

Dicas naturais para aliviar a enxaqueca

Uma das principais dicas para aliviar as dores de cabeça intensas é a mudança dos hábitos alimentares aliado a prática de exercícios físicos. Fora isso, alguns alimentos e plantas também ajudam a aliviar os sintomas da enxaqueca.

Folhas de abacate e vitaminas do complexo B

Foto via: mdemulher

Faça compressas mornas utilizando o chá das folhas de abacate. A temperatura amena ajuda a aliviar a tensão da região. Tome também o chá de abacate duas vezes ao dia. O consumo da fruta também é muito indicado pois além de possuir gorduras boas e ácidos graxos essenciais, as fontes de vitaminas dessa fruta são conhecidas por ajudar a aliviar as dores de cabeça.

O abacate é rico em vitaminas do complexo B e ômega 3 que comprovadamente auxiliam na diminuição das dores. Se você investir em uma alimentação saudável incluído frutas muitos e legumes e verduras frescas, as dores tentem a melhorar.

Chá de erva cidreira

Consuma o chá morno de erva cidreira pelo menos duas vezes ao dia. Muito conhecida por ser uma erva que tem propriedades calmantes e diuréticas, a cidreira também é muito eficaz para aliviar as dores de cabeça.

Tanaceto

O tanaceto é uma planta muito parecida com a camomila, possuindo diversos benefícios para a nossa saúde. Ela possui um composto chamado partenolide, que auxilia no tratamento da enxaqueca.

O Tanaceto pode ajudar no estresse e nos quadros de depressão, é relaxante e estimulantes do útero, possui propriedades anti-inflamatórias, anti-histamínicas. Popularmente conhecida principalmente no combate as dores de cabeça provenientes da enxaqueca.

O tanaceto pode ser encontrado em farmácias naturais em forma de flores secas para se fazer o chá como também pode ser manipulado em cápsulas, facilitando o consumo da planta. Vale lembrar que o tanaceto é contraindicado para gestantes.

Veja também:

É importante destacar que o tanaceto é tóxico para animais domésticos e sua dosagem deve ser exata na confecção dos chás para evitar problemas indesejados. Procure sempre um profissional especializado para saber a dosagem ideal para o seu caso.

Cataplasma com folhas de repolho

O repolho roxo é uma das hortaliças que ajudam muito nas dores musculares e dores de cabeça. Uma dose pequena (apenas 25ml) de suco das folhas do repolho roxo ajuda a aliviar a enxaqueca e as dores pelo corpo.

Também é possível ralar o repolho e macerar as folhas e utilizar como cataplasma nos locais onde existem as dores.

E claro, um detalhe mais do que importante, consulte sempre o seu médico para averiguar as causas da enxaqueca. Dores frequentes de cabeça pode ser um sinal de algum outro problema de saúde que precisa ser averiguado.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.