De cobertor à papel de parede – veja dicas para não passar frio em casa

Dicas e truques que você pode fazer em casa para diminuir o frio em casa.

dicas para não passar frio em casa.

Para começo de conversa, o início do inverno neste ano de 2021 chegou com vontade. Temperaturas baixas e sensação térmica negativas chegaram até o centro-oeste do Brasil, neve e geada então, não faltou na região sul.

E diante desse frio, a primeira coisa que a gente faz na hora de dormir, é tirar tudo que é edredom e cobertor de dentro do armário e se cobrir o máximo possível. Mas se eu te disser que existem diversas outras maneiras que você pode fazer na sua casa para diminuir o frio? É isso que vamos descobrir e para nos manter mais aquecidos nessa “friaca”, confira!

Os principais tópicos dessa matéria são:

  • Tenha sempre um lençol de algodão por baixo do edredom
  • Use tapetes no chão
  • Use o forno do seu fogão
  • Isole as frestas das janelas
  • Desencoste sua cama da parede
  • Deixe o sol entrar!
  • Use o secador de cabelo
  • Tecidos e cobertores nos cômodos

8 Dicas para não passar frio em casa

1. Tenha sempre um lençol de algodão por baixo do edredom

Parece meio óbvio, mas essa ordem faz diferença para nos manter aquecidos por mais tempo.

Muitas pessoas jogam logo mantas e edredons por diretamente por cima do corpo na hora de dormir. No início irá funcionar, mas não será muito eficiente.

Porque na verdade, o que esquenta não é o cobertor, mas é o nosso próprio corpo que na troca de ar frio pelo quente, em contato com a nossa pele. O cobertor forma uma barreira para esse ar quente não vá embora.

Mas quando começa a esquentar um pouco mais o que o nosso corpo faz? Começa o suar, esse é o processo natural do corpo para equilibrar a temperatura corporal. Se o tecido da manta e do edredom for um pouco sintético e não muito confortável, o tecido não irá absorver o suor, e você pode sentir muito desconforto e até começar a sentir frio novamente.

O tecido de algodão de um bom lençol, irá deixar mais confortável e ainda fazer esse papel de absorção da umidade. Portanto, não despreze o nosso querido lençol de algodão.

2. Use tapetes no chão

Em todo o lugar do Brasil é comum termos mais o piso frio de cerâmica. Muito bom no calor mas no frio é péssimo. O piso de madeira ou pvc ajuda a diminuir a troca de ar quente ao passar pelo piso, mas se não for o seu caso, coloque um tapete no máximo de espaço que você tiver.

Quanto mais você isolar o piso da cerâmica, mais o ambiente irá se conservar quentinho.

Não tem tapete? Pega aquele pedaço de EVA colorido que as crianças brincam, funciona também!

3. Que tal assar um bolo?

Além de ser uma delícia a qualquer hora, ligar o forno quando você estiver em casa vai ajudar a deixar a casa mais quente no horário mais frio.

Aproveite para assar aquele pão de queijo ou bolo na hora que você estiver em casa. Faça suas receitas que forem possível todas no forno.

4. Isole as frestas das janelas

As janelas, quase sempre com muito vidro não isolam quase nada o frio. Se possível, use uma cortina bem grossa com a parte interna de plástico blecaute. Assim a você cria mais uma barreira isolante do frio externo.

Nas portas que também forem de vidro tente fazer o mesmo processo. Isole também a fresta de baixo da porta colocando um pano ou aqueles suportes de tecido com espuma que encaixam em baixo. Assim você diminuir a entrada de ar “intruso” pelas frestas.

5. Desencoste a sua cama da parede

 A mesma dica do tapete no chão vale também para as paredes. Se a sua cama estiver encostada em alguma parede que faz divisa com a parte externa da casa, provavelmente ela irá estar muito gelada a noite.

A dica é você colocar uma manta grossa na parede para evitar essa troca rápida de ar quente e frio. Vale também até o papel de parede que funciona sim como um isolante térmico.

O isopor vai funcionar muito bem, porém não vai ficar bonito. Se isso não for problema, coloque algumas folhas de isopor para cobrir a parede no inverno.

A sugestão é deixar as crianças desenharem no isopor e mostrarem a sua arte toda ali! Pelo menos não vai ficar aquela parede branca parecendo um açougue, né?

Leia também:

6. Deixe o sol entrar!

Na hora em que o sol estiver forte, abra as janelas e deixe acontecer a troca de ar. O sol ainda vai ajudar a esquentar as paredes internas e a ajudar a manter o calor quando você fechar tudo.

7. Use o secador de cabelo

Usar o secador de cabelo no ambiente que você está vai ajudar a esquentar o cômodo bem mais rápido. Mas cuidado para deixar ele ligado por muito tempo e nem deixar ele abafado embaixo do cobertor. Isso é arriscado e pode causar incêndios e problemas na rede elétrica.

Use o tempo normal que você usaria para fazer uma escova no cabelo, por exemplo.

8. Tecidos e cobertores nos cômodos

Sabe aquele quarto ou cômodo que parece muito mais gelado que os outros? Então, as superficioes do móveis paredes e afins costumam esfriar muito mais o ar quente presente no local, deixando ele muito mais frio.

Essa é a hora daquela bagunça do bem! Espalhe cobertores nos móveis e armário, casacos e toalhas nesse local. Assim, você retarda a troca de ar e conserva o ambiente mais quente.

Enfim, nesse frio todo que está fazendo, confesso que já fiz boa parte das dicas acima. E você, já testou alguma delas?

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.