Os melhores chás para aumentar a imunidade

Selecionamos os 5 melhores chás para aumentar a imunidade.

Sabemos que uma alimentação saudável ajuda muito a aumentar o nosso sistema imunológico. Contudo vale lembrar que, você pode também usufruir da natureza e se beneficiar de diversas plantas, e usá-las como chás para aumentar a imunidade. Todos simples, fácies de encontrar e com efeitos surpreendentes, como você irá constatar mais adiante.

O que é o sistema imunológico?

A imunidade é nossa barreira de defesa no organismo. Ou seja, o sistema imunológico é o responsável por manter o nosso corpo protegido contra patógenos estranhos como vírus e bactérias, mantendo assim o nosso organismo protegido.

A boa notícia é que existem diversas formas naturais para você aumentar a sua imunidade, e a mais fácil e acessível são os chás naturais.

Os melhores chás para aumentar a imunidade

Os melhores chás para aumentar a imunidade são simples e fáceis de encontrar em praticamente qualquer região do Brasil, ou em farmácias de manipulação e produtos naturais.

Mas também em é bom deixar claro que, nenhum chá irá resolver algum problema de saúde mais sério, que já esteja com o sistema imune já comprometido. Tenha sempre o acompanhamento do seu médico, certo?

1. Chá de capim-limão

Muito conhecido por ser um chá calmante e também para regular o sono, o capim-limão também tem propriedades que ajudam a nossa imunidade.

O capim-limão possui antioxidantes e a capacidade de combater infecções e inflamações no organismo. Além disso, o capim-limão alivia dores de cabeça, melhora o trato intestinal, melhora a tosse seca e ajuda a controlar melhor o nosso estresse e o sono.

2. Chá de limão

Se você já ouviu de quem tem um pé de limão tem uma farmácia em casa? Pois é, o limão tem tantos benefícios para a nossa saúde que precisaríamos de outro post só para poder enumerar todos.

O limão é muito rico em vitamina C e antioxidantes, que ajudam o organismo a se recuperar de infecções e inflamações. Por isso é tão importante consumir o limão para prevenir gripes e resfriados.

Receita de chá de limão com mel

Ingredientes

  • 1 limão
  • 2 colheres de mel
  • 1 xícara de água fervente

Preparo

Para fazer o chá de limão é muito simples. Corte um limão pela metade, esprema uma parte em uma xícara com 2 colheres de sopa de mel. Utilizando a outra metade do limão, ferva com na água por 10 minutos.

Depois de fervido, espere esfriar um pouco, e adicione a mistura do limão espremido com mel. Beba quanto estiver morno.

3. Chá de Gengibre

O gengibre também está na lista dos superalimento que ajuda a aumentar a imunidade. Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, combate infecções e inflamações.

O gengibre foi alvo de diversos estudos, e foi comprovado que ele possui uma substancia chamada gingerol, que combate o crescimento de diversos tipos de bactérias, principalmente as orais e pulmonares.

4.  Chá de equinácea

A equinácea purpúrea, também conhecida como flor-de-cone está entre os melhores chás para aumentar a imunidade. Com propriedades antivirais, anti-inflamatórias o chá de equinácea também é muito usado para dores de cabeça, dor de dente e principalmente para aliviar sintomas de gripes e resfriados.

Para quem está debilitado ou em recuperação de uma gripe forte, a equinácea é excelente para dar mais energia e disposição.

5. Chá de cúrcuma ou açafrão da terra

Muito comum na índia, no Brasil o açafrão-da-terra teve uma escalada de sucesso, se podemos assim dizer. Cada vez mais consumida, a cúrcuma tem os seus benefícios para a saúde cada vez mais comprovados, e não param de aparecer em pesquisas e ensaios sobre.

Imagem: Vitalatman.com.br

Recentemente, a cúrcuma foi alvo de *estudo que comprovam uma diminuição de índices de colesterol no sangue, melhora do sistema imunológico e do coração. Mas é nos estudo de combate ao câncer que essa raiz tem se destacado cada vez mais.

Diante de tantos benefícios, nada mais normal do que começarmos a utilizar mais da cúrcuma nas nossas refeições e como chá também.

Para fazer o chá da cúrcuma, ferva ½ litro de água, adicione 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó ou uma raiz pequena picadinha. Deixe em infusão por 15 minutos, coe beba quente. Se preferir, pode-se adicionar 2 colheres de mel para cada xícara do chá.

Veja também:

*Estudo brasileiro sobre a Cúrcuma (UFRGS)

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