Piso vinílico adesivo: como aplicar e renovar o seu ambiente sem quebradeira

Obra sem sujeira! Conheça mais sobre o piso vinílico adesivo, vantagens e como aplicar na sua casa de maneira prática.

Desde que o piso vinílico adesivo se popularizou aqui no Brasil, renovar os ambientes deixou de ser um problema. Tanto na qualidade do material quanto na diversidade de texturas e cores, o piso vinílico está entre umas das opções mais usadas e desejadas principalmente na hora de reformar.

Claro que a qualidade e o aspecto do piso contribui muito para o visual final de uma residência. Cerâmicas manchadas, piso quebrado ou que não combina muito com o ambiente deixam o visual prejudicado e até mesmo aquele sensação de desconforto. Sendo assim, reformas para mudar o chão do ambiente são bem comuns.

E a principal vantagem do piso vinílico é a facilidade na aplicação evitando sujeira e sem a necessidade de retirar o piso velho ou utilizar argamassa para colar as peças.

O que é o piso vinílico?

O piso vinílico nada mais é do que um comporto de pvc flexível, resistente a pressão e calor que possui uma ótima resistência para ser usado como revestimento.

Existem diversas marcas que comercializam os pisos vinilicos em formatos diversos, tamanhos, cores e texturas.

A forma de aplicação também evoluiu e hoje existem versões autocolantes deste tipo de piso. Basta destacar uma película na parte de trás do piso e colar no chão. Sem sujeira e sem cola, simples assim.

E claro, as peças que precisam de uma cola na hora de aplicar também são muito usadas.

Leia também:

O Piso vinílico é resistente?

Por ser considerado um piso mais “macio”, o piso vinilico tem um prazo de durabilidade de pode chegar 15 anos. Algumas marcas já comercializam as peças com uma espessura um pouco mais grossa, o que garante uma durabilidade maior.

Quando for comprar seu piso vinílico, atente a estes 2 fatores:

  • Piso para uso comercial: Espessura maior e consequentemente mais durabilidade. Pode ser usado em ambientes alto tráfego. Ideal para usar em escritórios e residenciais e comerciais.
  • Uso residencial: Indicado para uso interno residencial com baixo tráfego de pessoas. Ideal para usar em salas, quartos e home office.

Lembrando que nenhum tipo de piso vinílico é indiciado para áreas externas e nem boxes de banheiro.

É bem verdade que os pisos de pvc podem riscar mais facilmente, principalmente se você arrastar móveis pesados ou derrubar objetos no chão. Em cozinhas, por exemplo considere que se você derrubar uma faca no chão e der a “sorte” dela cair de ponta, com certeza irá fazer um corte considerável no piso.

Em contrapartida, na hora de trocar uma peça defeituosa, basta arrancar e colar outra no lugar sem precisar fazer sujeira ou quebradeira.

Vantagens do piso vinílico

O que torna o piso vinílico um dos preferidos hoje em dia são as vantagens na escolha deste tipo de piso, tanto nas reformas quanto nas obras novas.

Fácil aplicação e sem sujeira

O piso vinílico é muito rápido e prático de ser instalado. Diferente dos pisos cerâmicos, o vinilico não precisa de argamassa nem de cimento, somente aplicação de uma cola.

Já os pisos vinilicos clicados, esse apenas são encaixados e não precisam de cola. Já o piso vinílico adesivo, basta destacar a película protetora e colar na superfície.

Este tipo de piso também não necessita de rejunte pois as peças são super retificadas e as juntas praticamente não são necessárias a utilização de massa.

Conforto térmico e acústico

O pvc é um material que não tem muita variação de temperatura o que é ideal em regiões mais frias. Se você mora em apartamento, uma vantagem deste piso é o conforto acústico, propagando menos barulho.

Possibilidade de usar em paredes e tetos

Essa possibilidade é fantástica! Como é um material que é colado, dá para usar o piso vinilico adesivo por exemplo, em painéis, paredes, cabeceiras de cama e até mesmo no teto.

Como aplicar piso vinílico?

Apesar da facilidade de aplicação, algumas etapas anteriores devem ser seguidas antes de colar o piso.

Passo 1 – Nivelamento do piso

Se a aplicação vai ser feita apenas no contra piso, basta este estar totalmente nivelado, sem frestas ou buracos e totalmente limpo.

Se no local a ser instalado já existir um piso cerâmico, você deve primeiramente nivelar o local com uma massa niveladora (ou massa pronta pva para pisos) própria para cobrir as juntas da cerâmica. Como a piso vinilico é mais maleável, a aplicação do piso sem o nivelamento irá mostrar ondulações nas juntas da cerâmica.

Imagem: Tarkett Brasil.
Obra sem sujeira. Conheça mais sobre os pisos vinílicos.
Imagem: Tarkett Brasil.

Essa massa se assemelha muito a um cimento, mais é bem líquida e deve ser aplicada uniformemente em todo o piso, respeitando o tempo de secagem do fabricante.

Imagem: Tarkett Brasil.

Algumas marcas de massa niveladora indicam uso de um primer antes da massa. Isso é indicado principalmente para melhora a aderência da massa e bloquear a umidade do piso.

Passo 2 – Aplicação da cola

Após a secagem da massa niveladora, aplique a cola específica para pisos vinilicos com uma espátula. Faça em pequenas partes para não passar do tempo de secagem da cola.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Eckoflor.

A cola precisa ficar pegajosa e grudenta mas sem sair na ponta dos dedos ao toque.

Se o seu piso for adesivo, não precisa usar a cola. Basta destacar o adesivo traseiro e aplicar no piso.

Imagem: Divulgação.

Passo 3 – Aplicação do piso vinílico

Coloque as peças uma a uma pressionando bem com uma pano para que toda a peça fique bem aderida no chão. Você pode usar também uma martelinho de borracha para facilitar a aplicação.

Imagem: Divulgação/ Eckoflor.

Após a aplicação o piso já está prontinho e apto ao uso. Não precisa de tempo de espera de secagem.

Ambientes com piso vinílico

Crédito: Divulgação.
Piso vinílico semelhante ao mármore. Crédito: Divulgação.
Piso vinílico com a aparência de cimento queimado. Crédito: Divulgação

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.