Se você sempre fica com água na boca quando vê aqueles donuts açucarados dos filmes americanos, esse post é para você! Vamos aprender a fazer uma receita de donuts clássico, com calda doce e brilhante.
Para começar, temos que saber exatamente como funciona essa receita. Essa massa lembra um pouco o nosso conhecido sonho de padaria. Não é igual, mas lembra principalmente pela massa frita e bem crescida e fofinha.
Quanto a cobertura dos donuts, aqui a criatividade corre solta. Chocolate, merengue, açúcar de baunilha polvilhado enfim, cada um prefere de uma maneira. Nessa receita em especial, vamos utilizar uma calda para que os donuts fiquem brilhantes e cristalizados. Uma delícia de ver de comer!

Precisa de fermento, um pouco de sova e descanso antes e depois de cortar os donuts. Para quem tem um pouco de receio de fazer uma massa que leva fermento, fique tranquila. É muito simples de fazer e não requer nenhum “malabarismo culinário” complicado. Vamos colocar a mão na massa literalmente?
Receita de donuts
Ingredientes:
- ½ litro de leite morno
- 3 colheres de chá de açúcar
- 2 ovos
- 125 ml de água
- 11 g de fermento seco
- 125g de manteiga
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 colher de chá sal
- Baunilha
- 1 litro de óleo para fritar os donuts
Modo de preparo:
- O primeiro passo é ativarmos o nosso fermento seco. Para isso, coloque em uma tigela o leite e a água morna junto com o fermento seco. Misture bem e adicione 1 colher de açúcar. Misture, cubra com um pano e deixe o fermento agir por uns 20 minutos.
- Atenção, é importante que os líquidos estejam mornos e não quentes no ponto de fervura. Temperatura muito elevada não irá deixar o fermento crescer.
- Em seguida, coloque os ovos, o restante do açúcar, o sal, 1 colher de essência de baunilha e a manteiga derretida. Misture bem com um fue até ficar tudo incorporado.
- Na sequência, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos. Talvez precise menos ou um pouquinho mais de farinha. Depende muito da qualidade de cada farinha e também da umidade.
- Depois de um tempo, comece a amassar com as mãos. O ponto da massa deve ser macia mas não muito mole e nem grudenta.
- Coloque a massa novamente na tigela, cubra com um pano e deise descançar até dobrar de tamanho. Isso leva de uma hora e meia até duas horas dependendo da temperatura aí da sua região.
- Depois disso, retire a massa da tigela e sove um pouquinho apelas para fazer uma bola. Corte a massa ao meio e reserve a outra metade. Isso é para facilitar para abrir a massa com o rolo.
- Abra a massa como um rolo até que ela fique com aproximadamente 1,5 de espessura.
- Corte a massa em círculo com ajuda de um copo médio. O furinho no meio você pode fazer com uma tampinha de plástico de refrigerante.
- Coloque os donuts em uma forma forrada com papel manteiga e deixe eles crescerem até dobrarem de tamanho.
- Depois que os donuts estiverem crescidos, frite-os em óleo quente até ficarem douradinhos.
- Povilho açúcar refinado em cima e pronto! Receita de donuts clássicos pronta para saborear.
Veja também:
- Receita de panqueca americana. Fica pronta em 2 minutos!
- Receita de sonho de padaria
- Receita de Cookies de chocolate
Para fazer a calda cristalizada
Agora, se você quiser fazer aquela cauda cristalizada e açucarada, veja como fazer:
- Em uma tigela coloque 2 xícaras de açúcar de confeiteiro (açúcar impalpável) e meia xícara de leite.
- Adicione algumas gotinhas de essência de baunilha e misture bem até ficar uma calda.
- Mergulhe os donuts um de cada vez nessa calda e coloque eles em uma grade (dentro de uma forma para não fazer bagunça :)) até os donuts secarem.


Prontinho! Eles irão ficar com uma camada fininha e brilhante deliciosa.
Gostei muito da receita!